Page 7 - Telebrasil - Setembro/Outubro de 1963
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Anos  Coeficientes                                       Anos                                         Coeficientes

1946 ..........................................  14,98   1957 ..................                      3,46
1947 .........................................   13,31                                                3,3
1948 .........................................   12,14   1958 ___                 ..................
1949 ..........................................  11,23                                                2,49
1950 .........................................   10,15   1959 .................. ..................   1,94
                                                         1960 .................. ..................
1951 ..........................................    8,25  1961 .................. ..................   1,43
1952 ..........................................   7,75
                                                         1962 .................. ..................   1,00
1953 ..........................................    6,76
1954 ..........................................   5,67        As empresas que já tenham reavaliado
1955 ..........................................    4,77  os seus ativos imobilizados com base nos
1956 ..........................................    3.98  índices anteriores poderão reajustá-los
                                                         aos novos níveis aqui fixados.

      POR QUE CABO SUBMARINO
         Colaboração da WESTERN

   A fabricação do cabo submarino, seu                      Quando se decide estender um novo
lançamento e sua manutenção são ope­                     cabo. a rota projetada é inspecionada e
rações altamente dispendio>as; seu re­                   traçada em mapas e amostras são tira­
paro é difícil. Entretanto, o tipo de co­                das do fundo do mar para descobrir-se
municação que êle oferece é perfeito,                    a natureza de sua composição.
combinando segurança, velocidade e
precisão inigualadas por qualquer ou­                       O navio cabográfico navega, então,
tra forma de comunicação.                                perto da praia nas proximidades do
                                                         ponto onde o nôvo elo deve começar.
   Os pioneiros do cabo submarino fo­                    I ma extensão de cabo é transferida do
ram negociantes de visão que antevi­                     navio para uma chata que o conduz
ram a necessidade de comunicação rá­                     para a terra. Lá, a extremidade é pu­
pidas entre diferentes países. Em 1S57                   xada até o ponto de aterramento en­
com a ajuda do navio de guerra inglês                    quanto a chata retorna ao navio cabo-
“Agamemnon” e a fragata a vapor                          gráfico lançando o resto do cabo em seu
americana “Niagara” foi feita a pri­                     trajeto.
meira tentativa para estender um cabo
transatlântico. Embora éste cabo nun­                      São três os principais tipos de cabo:
ca tenha sido usado para mensagens                       “Shoreend”, “Intermediate” e “Deep
comerciais, proporcionou grande expe­                    Sea”. i.e.: ‘‘Terminal”, “Intermediário”
riência e em julho de 1866 foi lançado                   e “Alto-mar”.
com sucesso, pelo navio inglês “Great
Eastern ’, o primeiro cabo transatlân­                      O cabo “deep-sea”, (alto-mar) corre
tico.                                                    menos perigo do ponto de vista mecâ­
                                                         nico. É finíssimo, com um diâmetro
   Hoje o leito oceânico através do                      aproximado de 2.3 cms; o tipo ‘inter­
mundo é ziguezagueado por milhares de                    mediário”. é mais espesso e pesado,
milhas de cabos submarinos. Grandes                      para uso em profundidades onde possa
foram os melhoramentos técnicos in­                      haver perigo de âncoras de navios, rê-
troduzidos no cabo submarino através                     des de pesca e outros objetos, e onde
dos anos. O moderno cabo “coaxial”                       há sempre movimento no leito do mar
transatlântico, recentemente lançado                     devido à maré e à correnteza, como
entre a Grã-Bretanha e o Canadá tem                      também a ação corrosiva do mar perto
uma capacidade de cinqüenta mil pala­                    do litoral, ao passo que para pontos de
vras por minuto, confrontada com as                      aterragem e a certa distância da costa,
15 palavras por minuto do primeiro                       o cabo “terminal” tem, geralmente,
cabo transatlântico!                                     uma camada adicional de pesado reves­
                                                         timento de fios para maior proteção.
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