Page 7 - Telebrasil - Setembro/Outubro de 1963
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Anos Coeficientes Anos Coeficientes
1946 .......................................... 14,98 1957 .................. 3,46
1947 ......................................... 13,31 3,3
1948 ......................................... 12,14 1958 ___ ..................
1949 .......................................... 11,23 2,49
1950 ......................................... 10,15 1959 .................. .................. 1,94
1960 .................. ..................
1951 .......................................... 8,25 1961 .................. .................. 1,43
1952 .......................................... 7,75
1962 .................. .................. 1,00
1953 .......................................... 6,76
1954 .......................................... 5,67 As empresas que já tenham reavaliado
1955 .......................................... 4,77 os seus ativos imobilizados com base nos
1956 .......................................... 3.98 índices anteriores poderão reajustá-los
aos novos níveis aqui fixados.
POR QUE CABO SUBMARINO
Colaboração da WESTERN
A fabricação do cabo submarino, seu Quando se decide estender um novo
lançamento e sua manutenção são ope cabo. a rota projetada é inspecionada e
rações altamente dispendio>as; seu re traçada em mapas e amostras são tira
paro é difícil. Entretanto, o tipo de co das do fundo do mar para descobrir-se
municação que êle oferece é perfeito, a natureza de sua composição.
combinando segurança, velocidade e
precisão inigualadas por qualquer ou O navio cabográfico navega, então,
tra forma de comunicação. perto da praia nas proximidades do
ponto onde o nôvo elo deve começar.
Os pioneiros do cabo submarino fo I ma extensão de cabo é transferida do
ram negociantes de visão que antevi navio para uma chata que o conduz
ram a necessidade de comunicação rá para a terra. Lá, a extremidade é pu
pidas entre diferentes países. Em 1S57 xada até o ponto de aterramento en
com a ajuda do navio de guerra inglês quanto a chata retorna ao navio cabo-
“Agamemnon” e a fragata a vapor gráfico lançando o resto do cabo em seu
americana “Niagara” foi feita a pri trajeto.
meira tentativa para estender um cabo
transatlântico. Embora éste cabo nun São três os principais tipos de cabo:
ca tenha sido usado para mensagens “Shoreend”, “Intermediate” e “Deep
comerciais, proporcionou grande expe Sea”. i.e.: ‘‘Terminal”, “Intermediário”
riência e em julho de 1866 foi lançado e “Alto-mar”.
com sucesso, pelo navio inglês “Great
Eastern ’, o primeiro cabo transatlân O cabo “deep-sea”, (alto-mar) corre
tico. menos perigo do ponto de vista mecâ
nico. É finíssimo, com um diâmetro
Hoje o leito oceânico através do aproximado de 2.3 cms; o tipo ‘inter
mundo é ziguezagueado por milhares de mediário”. é mais espesso e pesado,
milhas de cabos submarinos. Grandes para uso em profundidades onde possa
foram os melhoramentos técnicos in haver perigo de âncoras de navios, rê-
troduzidos no cabo submarino através des de pesca e outros objetos, e onde
dos anos. O moderno cabo “coaxial” há sempre movimento no leito do mar
transatlântico, recentemente lançado devido à maré e à correnteza, como
entre a Grã-Bretanha e o Canadá tem também a ação corrosiva do mar perto
uma capacidade de cinqüenta mil pala do litoral, ao passo que para pontos de
vras por minuto, confrontada com as aterragem e a certa distância da costa,
15 palavras por minuto do primeiro o cabo “terminal” tem, geralmente,
cabo transatlântico! uma camada adicional de pesado reves
timento de fios para maior proteção.