Page 7367 - Revista Telebrasil
P. 7367

CDI, com o que aumenta o custo do pro­


                                                                                                                                                                                                                                                               duto  a  ser exportado.  Mostrando  uma


                                                                                                                                                                                                                                                               transparência, Cláudio Leig, apontou que


                                                                                                                                                                                                                                                               diodos  e  transistores  aqui  adquiridos


                                                                                                                                                                                                                                                               custam 2,8 vezes mais que os importa­


                                                                                                                                                                                                                                                               dos, conectores 2,1 vezes mais, placas de

                                                                                                                                                                                                                                                               circuitos 2 vezes mais e capacitores 1,8


                                                                                                                                                                                                                                                               vezes  m ais  caros  que  os  sim ilares



                                                                                                                                                                                                                                                               estrangeiros.
                                                                                                                                                                                       “A  área de vocação

                                                                                                                                                                                      natural de nossos                                                                   As especificações para o mercado in­


                                                                                                                                                                                      produtos é, sem                                                          terno também podem constituir um pro­

                                                                                                                                                                                      dúvida, o 3? M undo"                                                      blema quando os órgãos de normatiza-


                                                                                                                                                                                      afirm ou Cláudio Leig,                                                   ção criam exigências superiores àquelas

                                                                                                                                                                                       diretor da ABC/Telettra.                                                que são correntes no exterior.


                                                                                                                                                                                                                                                                          Segundo o diretor da ABC — Telettra,


                                                                                                                                                                                                                                                               se as administrações dos países desen­


                                                                                                                                                                                                                                                               volvidos aplicassem o índice de naciona­


                                                                                                                                                                                                                                                               lização em uso no Brasil, o resultado se­


                                                                                                                                                                                                                                                               ria a estagnação de seus sistemas, por­


                                                                                                                                                                                                                                                               que nenhum fornecedor as atenderiam.





                                                                                                                                                                                                                                                                                           Parafernália de leis






                                                                                                                                                                                                                                                                          No que denominou de “parafernália


                                                                                                                                                                                                                                                               de leis”, o conferencista fez referência às


                                                                                                                                                                                                                                                               inúmeras leis e decretos que regulam a


                                                                                                                                                                                                                                                               exportação e que exigem a manutenção


                                                                                                                                                                                                                                                               de funcionários altamente especializa­


                                                                                                                                                                                                                                                               dos e até de equipes completas para cal­


                                                                                                                                                                                                                                                               cular o simples valor de venda dos pro­


                                                                                                                                                                                                                                                               dutos.


                                                                                                                                                                                                                                                                         As leis se alteram em prazo relativa­


                                                                                                                                                                                                                                                               mente  curto  e  não é  fato  incomum  de


                                                                                                                                                                                                                                                               existirem  linhas  de  crédito  em  teoria,

                 A última palestra do XII  Painel Tele-                                                                                       É neste contexto que o Brasil compe­                                                                             mas que, na prática, não se conseguem


         Drasil coube ao diretor da ABC-Telettra,                                                                                  te quando deseja comercializar seus pro­                                                                                    encontrar,  queixou-se  o  empresário.


         Cláudio Leig, que traçou  um quadro do                                                                                    dutos de TCs o que explica, em partes, o                                                                                    E prosseguiu:


         mercado internacional de TCs e Informá­                                                                                    modesto resultado de 21 milhões de dó­                                                                                               —  Preocupam  as  modificações  in­


         tica e dos objetivos e dificuldades encon­                                                                                 lares exportado em 82.                                                                                                     troduzidas nos critérios de financiamen­


         trados para a colocação de produtos bra­                                                                                                                                                                                                              to  após  a  proposta ter sido  feita,  visto


         sileiros neste mercado.                                                                                                                                    Objetivos claros                                                                           que este tipo de negócio exige prazos re­


                                                                                                                                                                                                                                                               lativamente longos, que com freqüência


                                 O mercado mundial                                                                                            “A área de vocação natural para nos­                                                                             se extendem  para 24 ou mais meses.

                                                                                                                                   sos  produtos é,  sem  dúvida,  o terceiro                                                                                            — A atividade de exportação exige



                  — 0  mercado mundial de TCs em 83                                                                                 mundo, em partjcular as Américas Lati­                                                                                     uma  estrutura  específica  na empresa,


         foi estimado em 55 bilhões de dólares,                                                                                     na e Central e a África, merecendo algum                                                                                   consolidação dos produtos no mercado


         detendo os Estados Unidos 41%, a Euro­                                                                                    esforço no bloco oriental, em particular                                                                                    local para depois atacar o exterior, a exis­


         pa Ocidental 23%, o bloco da União So­                                                                                    a China, visto que os demais mercados                                                                                       tência de representantes ativos nos paí­

        viética, China e Europa Oriental  14%, o                                                                                   são  fortemente  protegidos”,  afirmou  o                                                                                   ses que se deseja atuar, além de um pro­


        Japão 9%  e  sobrando  para o  resto  do                                                                                   conferencista.                                                                                                              grama de acompanhamento das vendas,


         mundo 13%. As estimativas para 88 man­                                                                                               Cada empresa deve procurar os pro­                                                                               de treinamento de pessoal e de manuais


        tém os Estados Unidos ainda na frente                                                                                      dutos que  lhe  permitam competir com                                                                                       técnicos em língua estrangeira, mesmo


        com 38%, a Europa Ocidental com 20%                                                                                        vantagem  aproveitando  as oportunida­                                                                                      em se tratando de castelhano.


        em condições de igualdade como bloco                                                                                       des que o mercado lhe oferece. No caso                                                                                                — O principal,  no entanto, é a exis­


        sino-soviético, passado o Japão para 8%                                                                                    da ABC-Telettra a estratégia adotada foi                                                                                    tência de um esforço global indústria-go­


        e o restante do mundo para 14%, num to­                                                                                    a de colocar produtos que sejam ao mes­                                                                                     verno. A exportação de produtos de TCs

                                                                                                                                   mo tempo interessantes para o mercado                                                                                       não  pode ser encarada como  uma aci­
        tal de 85 bilhões de dólares.


                 — Os 10 maiores fabricantes, líderes                                                                              interno e que a Telettra não  produza,  o                                                                                   dental idade. Quando houve uma concor­


        do mercado mundial  de equipamentos                                                                                        que permitiu exportar 5,4 milhões de dó­                                                                                    rência na Bolívia para um pacote rural de


        de TCs, são: a Western Electric (23%), a                                                                                   lares em 82, e colocar produtos como 30                                                                                     30  milhões  de dólares,  em  realidade  a


         1JT (9%), a Siemens (9%), a LM Ericsson                                                                                   mil canais  FDM  para a Líbia,  10 mil ca­                                                                                  ABC-Telettra estava concorrendo com o


          5%),  a GTE (5%),  a  NEC  (4%),  a  GEC                                                                                 nais PCM para a Noruega e equipamen­                                                                                        governo japonês.


        (4%), a Thompson (3%) e a Philips (2%).                                                                                    tos c a rrie r para a Colômbia.                                                                                                       Até que ponto, hoje, as autoridades
                                                                                                                                             “Para maximizar a probabilidade de
         Nada porém  se  compara  ao  fabuloso                                                                                     sucesso se faz necessário fixar objetivos                                                                                   fiscalizadoras de nosso comércio exter­
                                                                                                                                                                                                                                                               no conhecem as peculiaridades próprias
        cercado do processamento da informa­                                                                                       mercadológicos bem claros de maneira                                                                                        às  telecomunicações?  —  finalizou  o


        ção que em 82 apresentou uma deman-                                                                                                                                                                                                                    conferencista com esta indagação.


                       145 bilhões de dólares distribuídos:                                                                        a minimizar os custos de venda”, adver­


               /o em hardw are e periféricos, 38% em                                                                               tiu o diretor da ABC-Telettra, que deseja


        ecluipamentos de TCs e os restantes 7%                                                                                     atingir 10 milhões de dólares no ano de


        em softw are.                                                                                                              85.


                  — Preparando-se para este fan                                                                                                      Dificuldades para exportar


           9 Arcado, que deve atingir a fabi                                                                                                                                                                                                                   EXPORTAR


            Jra de 325 bilhões de dólares em                                                                                                 Uma das dificuldades encontradas                                                                                  É A SOLUÇÀO                                                                II i r 2021622
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Nov. 1983

            s grandes  indústrias  mundiais  (                                                                                     pelas  empresas  aqui  sediadas  é  o  da                                                                                   A TEORIA


         ^ncretizando associações para s                                                                                                                                                                                                                                                                                                  PAINEL
                                                                                                                                   obrigatoriedade do emprego de compo­                                                                                        EA PRÁTICA

         e Ph ?rem’como já ocorreu com a                                                                                           nentes nacionais para atender a índices

         inm 1 'Ps> a Ericsson e a Honeywe                                                                                         de  nacionalização  preconizados  pelo                                                                                                                                                                 TELEBRASIL


         IBMe a R 0lm.
   7362   7363   7364   7365   7366   7367   7368   7369   7370   7371   7372