Page 76 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
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Telepar e Telesp:












                                                                                          Como aprender a melhorar


















                           José  Osmir  Fiorelli,  da  Telepar,  fez                                                                                                                                                                                                       cia  de que  há  uma  concorrência, a difi-


                   um  brilhante  relato  do  processo  da                                                                                                                                                                                                                 c u ld a d e                        para                    m o tiva r                      torna-

                   qualidade,  desenvolvido  na  sua  em­                                                                                                                                                                                                                 se  in fin ita .  A  im portância  com  que


                   presa,  por ele  definido  como  lições  de                                                                                                                                                                                                             deve  ser  encarado  o  fator  concorrên­


                   um  começo.  Como  introdução,  adver­                                                                                                                                                                                                                 cia  é  uma  coisa  m uito  distante  dos


                   tiu  para  uma  série  de  fatos  que  acon­                                                                                                                                                                                                           gerentes  e  demais  empregados.  Mes­


                   teceram   no  processo  de  aprim ora­                                                                                                                                                                                                                  mo  aqueles  que  dizem  saber da con­


                   m ento  da  q u a lid a d e   na  Telepar.                                                                                                                                                                                                             corrência  e  estar  preocupados com

                    "Questões  relacionadas  a  qualidade                                                                                                                                                                                                                 ela,  na  hora  das  decisões demonstram


                   têm  m uito  de  emocional.  Mas  quem                                                                                                                                                                                                                 o contrário.


                   analisa  um  processo  de  qualidade,                                                                                                                                                                                                                           A  terceira  causa,  "crucial",  segun­


                    não  tem  o  direito  de  fazer  julgamento                                                                                                                                                                                                           do  F io re lli,  fo i  a  subvalorizaçào do


                   de  outras  pessoas  pelas  posturas  que                                                                                                                                                                                                              valor  do  complexo  Relações  Interpes-

                   elas  adotaram  durante  o  processo",                                                                                                                                                                                                                 soais-Valores-e-Objetivos,  três  coisas


                    afirm ou.  Abaixo,  um  resumo  da  sua                                                                                                                                                                                                               que  em  sua  opinião  andam  de  màos


                   conferência:                                                                                                                                                                                                                                           dadas.  Fazer  um  trabalho  verdadeira­


                            — O trabalho  de  qualidade  na Tele­                                                                                                                                                                                                         m ente  de  equipe  é  dificílim o  e  não


                    par  teve  início  em  novembro  de  1991.                                                                                                                                                                                                            está  em  nenhum  manual;  só  se con­

                    Naquela  ocasião,  o ito  gerentes  de                                                                                                                                                                                                                segue  com  a  prática.  E  só  se  aprende


                    departamentos,  com  responsabilidade                                                                                                                                                                                                                 a  prática  repetindo-a.  A  grande  lição,


                    sobre  cerca  de  40%  dos  empregados                                                                                                                                                                                                                para  Fiorelli,  é  que  primeiro  tem  que


                    da  empresa,  formaram  um  comité  de                                                                                                     J o s ó   O s m ir F io re lli,  d a   T e le p a r.                                                       se  investir  no  comportamento,  e so­


                    q u a lid a d e .  Fato  im p o rta n te   a  ser                                                                                                                                                                                                     mente  depois  na  ferramenta.  A ferra­


                    observado:  do  comité  não  participava                                                                                                                                                                                                              menta  tem  que  ser  dada  no  momento

                    nenhum   d ire to r  da  empresa.  A  p ri­                                                                                                                                                                                                           em  que  o  comportamento  motivou a


                    meira  providência  foi  servir  a  "sopa                                                                                  tâncias.  M uita  coisa  a p re n d i  pelo                                                                                vontade  de  usá-la.  Sem  isso  náo há


                    cultural"  de  letrinhas,  ou  seja:  TQC,                                                                                 "m étodo  do  b a n h e iro ":  local  onde                                                                                programa de qualidade.


                   TQS,  5S,  6M,  4M  etc.  Depois  do  bebê                                                                                  lado  a  lado,  as  pessoas  vivem   um                                                                                             No  m om ento,  a  Telepar  vive  uma


                    la, há que assimilar a nova cultura e se                                                                                   momento do verdade.  La  obtive depoi                                                                                      fase  de  retomada  do  seu  programa de

                    estabelecer o consequente domínio do                                                                                       mentos bom diferentes dos constantes                                                                                       qualidade  total.  Depois  de  dois  anos,


                   jargão da qualidade.                                                                                                        nos  formulários,  entrevistando  duzen­                                                                                   em  maio  últim o,  pela  primeira  vez a


                             No  espaço  de  seis  meses  o  comitê                                                                            tas  pessoas,  num  universo  de  duas                                                                                     diretoria  da  empresa  se  reuniu  para


                    criou  um  plano  de  trabalho,  montado                                                                                   mil.  Tomei  ciência  de  que  os  em pre­                                                                                 tratar do assunto.


                    para  um  período  de  quatro  anos.  Ofi­                                                                                 gados tinham vontade do fazer a coisa


                    cia lm e n te ,  o  plano  foi  entregue,                                                                                  de um jeito diferente do prescrito, mas                                                                                           Qualidade nos celulares da Telesp


                    aprovado  e  lançado  pelo  presidente                                                                                     sem  saber  qual,  contanto  que  fosse

                    da  empresa,  em  setem bro  de  1992.                                                                                     outro.                                                                                                                               Por sua vez,  Gilson  Rondinelli Filho,


                    Para o dia  do lançamento foi feita  uma                                                                                           —  Se  aprende  muito  mais  com  os                                                                                da  Telesp,  começou  informando que a


                    festa  reunindo  num  auditório  trezen­                                                                                   fracassos  do  que  com  os  sucessos.                                                                                     te le fo n ia   ce lu la r  conta  atualmente


                   tos  gerentes  e  o  próprio  ministro  das                                                                                 Três  causas  foram  fundam entais  na                                                                                      com  mais  de  35  milhões  de  usuários


                    Comunicações.                                                                                                              paralisação do  programa  de qualidade                                                                                      no  m u n d o   in te iro .  Residem  nos


                            —  O  tem po  passou  e  em  pouco                                                                                 da  Telepar. A  primeira  foi  a  aprovação                                                                                 Estados  Unidos  50%  deste  total.  Há

                   tempo  o  plano  foi  despertando  entusi­                                                                                  do  plano  pelo  presidente  da  empresa                                                                                    dez  anos,  quando  foi  inaugurada  a


                   asmo;  o  comitê  cresceu  para  18  mem­                                                                                   e  não  por  todos  os  d ire to re s.  Um                                                                                 telefonia celular nos EUA, haviam ape­


                   bros  e  fom os  ficando  cada  vez  mais                                                                                   plano  de  qualidade  tem   que  ser  da                                                                                    nas  oito  mil  usuários.  No ano  passado


                   otim istas.  Começamos  a  preparar  o                                                                                      empresa  e  como  tal  deve  ser  conver­                                                                                   já  a tin g ia m   15  m ilhões,  num  cres­


                   treinam ento  dos  empregados.  Cria­                                                                                       sado,  d is c u tid o ,  e  n e g o cia d o   por                                                                           cim ento  que  nunca  esteve  abaixo de


                   mos,  então,  a  seguinte  situação:  ensi­                                                                                 todos.  E  não  basta  aprovar  um  plano:                                                                                  35%  ao  ano.  No  princípio,  existiam


                   namos  o  cliente  a  consertar  o  carro,                                                                                  é  preciso  cumprí-lo.  Ou  todos  se  en­                                                                                  apenas  os  aparelhos  veiculares,  uti­


                   mas esquecemos de saber se ele tinha                                                                                        volvem,  ou  nada  feito.  São  comuns  as                                                                                  lizados  principalm ente  nos  trajetos


                   vontade  de  fazê-lo.  Em  maio  de  1993,                                                                                  frases:  "com   esses  em pregados,  o                                                                                      entre  residências  e  escritórios,  numa


                   com  a  decisão  de  avocar a  si  todas  as                                                                                plano  é  inviável"  e  "com  essa  direção                                                                                 espécie de extensão do aparelho fixo.

                   decisões  com  relação  ao  programa  de                                                                                    que  tem   a  em presa,  é  im p o ssíve l                                                                                           De  3  m il  d ó la re s,  o  preço  dos


                   qualidade, o comitê se desfez.  E, como                                                                                     cumprir o plano". Ambas estão certas,                                                                                       a p a re lh o s  caiu  para  uma  variação


                   numa  batalha  onde  algumas  fileiras                                                                                      porque evidenciam falta de coesão.                                                                                          entre  US$  800  e  US$  1.000.  No  início,


                   de  soldados  param  e  outras  avançam,                                                                                            Outra  dificuldade  -   por  ele  reputa­                                                                           a conta  média  mensal  girava em torno


                   alguns  gerentes  prosseguiram  empol­                                                                                      da  com o  m uito  grave  -   que  Fiorelli                                                                                 de  US$  150.00,  tendo  se  reduzido  a


                   gados  com   o  processo  e  o u tro s  o                                                                                   detectou  com  o  "m étodo  do  banhei­                                                                                     US$  40.00.  Entre  os  países com  maior


                   abandonaram.                                                                                                                ro",  falando  com  aproxim adam ente                                                                                       densidade  dem ográfica  de  usuários,

                           —  Numa  empresa,  alguém  sempre                                                                                   quatrocentas  pessoas,  foi  a  falta  de                                                                                   destacam -se  os  nórdicos,  liderados


                   é  cliente  de  alguém,  com  as  posições                                                                                  entendimento  quanto  ao  fator  concor­                                                                                    pela  Finlândia  e  seguidos  de  Suécia,


                   se  invertendo,  conform e  as  circuns-                                                                                    rência.  Segundo  ele,  sem  a  consciên­                                                                                   Noruega  e  Islândia.  Em  quinto  lugar,
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