Page 75 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
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Copeland










                                                                                      A experiência da Tandem

















                  W illiam  Copeland,  diretor da Tandem,                                                                                                                                                                                                    processo  que,  no  entanto,  envolve todos


          apresentou  sua  em presa  com o  líder                                                                                                                                                                                                            os  empregados  da  empresa.  Segundo


          m undial  no  fornecim ento  de  com puta­                                                                                                                                                                                                         afirmou  Copeland,  "qualquer  programa


          dores tolerantes  a  falhas,  num  ambiente                                                                                                                                                                                                        de  qualidade  deve  contar  com  o  pleno  e


          contínuo  de  operação.  Tais  m áquinas,                                                                                                                                                                                                          direto  envolvimento dos altos executivos

          utilizadas  em  aplicações  críticas,  como                                                                                                                                                                                                        da  organização.  Se  isto  não  acontecer,


          no gerenciamento de  redes de telecomu­                                                                                                                                                                                                            todo  o  resto  da  empresa  se  desinteres­


          nicações,  necessitam  manter  elevadíssi                                                                                                                                                                                                          sara.  A  alta  direção  da  Tandem  dedica,


          ma  confiabilidade.  Mesmo  em  situações                                                                                                                                                                                                          religiosamente,  um  dia  por  semana  para

          com o  na  atualização  de  sua  base  de                                                                                                                                                                                                          discutir  melhoramentos  no  programa  de


          dados,  expansão  de  capacidade  ou  de                                                                                                                                                                                                           qualidade  com  equipes  m ultidisciplina-


          sim ples  m anutenção,  esses  co m p u ta ­                                                                                                                                                                                                       res, incluindo fornecedores e clientes."


          dores simplesmente não podem falhar.                                                                                                                                                                                                                       Entre  as  recomendações  repassadas

                  O  conferencista  deixou  de  lado  o  ter                                                                                                                                                                                                 pelo  conferencista,  foi  destacada  a  im ­


          reno  das especulações e  partiu  para  des                                                                                                                                                                                                        portância  de  um  programa  de  com uni­


          crever a  realidade  do  programa de quali                                                                                                   W illia m   C opeland,  da  Tandem                                                                    cação  social  e  de  relações  publicas  -   in­


          dade  da  Tandem,  já  em  pleno  funciona­                                                                                                                                                                                                        terno  e  externo  -   voltado  para  divulgar

          mento. Para entregar ao  mercado m áqui­                                                                                                                                                                                                           os  resultados  alcançados.  Cada  empre­


          nas  que  operem   365  dias  por  ano,  24                                                                                                                                                                                                        gado da  Tandem  recebe,  por correio  ele­


          horas  p o r  dia ,  sem   n en hu m a   in te r­                                                                         necedores  e  os  diversos  grupos  que                                                                                  trônico,  noticias  sobre  o  andamento  da


          rupção,  a  Tandem  reconheceu,  em  1991,                                                                                compoem a organização,  num só progra                                                                                    qualidade,  além  de  videoconferências,

          a  necessidade  de  instituir  um  programa                                                                               ma,  visando  ter  usuário  satisfeito,  em                                                                              prom ovidas  a  intervalos  regulares.  O


          de  qualidade  to ta l.  P artiu  do  p ro p rio                                                                          pregados  m otivados  o  menores  custos                                                                                 proprio  presidente,  Jim   Treybig,  p ro ­


          c h ie f e x e c u tiv o  da  corporação,  Jim  Trey                                                                      operacionais",  resum iu  W illiam   Cope                                                                                move  anualmente  um  grande  "sum m it",


          big,  a  idéia  de  que  a  Tandem  nào  exis­                                                                            land.                                                                                                                    uma  festa  para  prem iar  grupos  e  pes­


         tiria  caso  seus  clientes  nao  estivessem                                                                                        Com  a  finalidade  de  manter  um  sis­                                                                        soas que se distinguiram  pela  qualidade.

         totalm ente  satisfeitos  com  a  qualidade                                                                                tem a  do  qualidade,  a  Tandem  -   uma                                                                                Uma  remuneração  pecuniária  para  ge­


         dos produtos recebidos.                                                                                                    empresa  de  âm bito  m undial  -   montou                                                                               rentes  e  empregados  que  contribuiram


                 —  "Nosso enfoque,  rumo á  qualidade                                                                              um  s t t if f permanente de cerca  de 30  pos                                                                           para  a  melhoria  da  qualidade  atua  como


         total, foi  integrar clientes,  parceiros e for                                                                            sons  para  acom panhar  o  dia-a  dia  do                                                                               poderoso incentivo.  (J  C  F.)













                                                                                                                             Roberto Lopes Leme:












                                                                                          0 cliente é quem manda

















                 Durante  sete  anos  gerente  de  qua                                                                                                                                                                                                        para  o cliente.  Roberto  Lopes  Leme  reco­


        lidade  da  Editora  A bril,  Roberto  Lopes                                                                                                                                                                                                          menda  exatamente  o  contrário:  comece


        Leme  viveu  o  começo  de  um  plano  de                                                                                                                                                                                                             pelo  cliente.  Mas  alerta  que  a  primeira


        qualidade  total.  O  que  faz  a  diferença                                                                                                                                                                                                         coisa  a  ser  definida  e,  justamente,  quem


        entre  em presas  que  vencem ,  que  en                                                                                                                                                                                                             são  os  clientes.  Depois  disso,  venfique-


        cantam  o cliente  e  dão  lucro  e  empresas                                                                                                                                                                                                         se junto a ele, o que ele quer.

        que  não  conseguem  isso?  Segundo  ele,                                                                                                                                                                                                                     A  partir  das  respostas  do  cliente,  são


        uma  só:  saber  o  que  o  c lie n te   quer.                                                                                                                                                                                                       form ados  os  indicadores  de  qualidade.


        Todos  estão  preocupados  em  dar  o  que                                                                                                                                                                                                            Se  o  cliente  disser  que  o  que  mais  inte­


        o  clien te   quer.  Mas  isto   está  errado,                                                                                                                                                                                                        ressa  é  a  rapidez  no  atendimento,  surge


        porque  isso  começa  pela  pressuposição                                                                                                                                                                                                             ai  a  necessidade  da  criação  de  um  indi­


        de  que  se  sabe  o  que  ele  quer.  Antes,                                                                                                                                                                                                        cador que comprove o grau de satisfação


        tem  de  perguntar  a  ele  o  que  ele  quer",                                                                                                                                                                                                       do cliente naquele ponto.


        alertou.                                                                                                                                                                                                                                                      É  com um   se  ouvir  dizer,  p rin cip a l­

                Muitas  empresas  se  preocupam  com                                                                                                                                                                                                          mente  em  departam entos  de  recursos


        a excelência, mas  nem  todas conseguem                                                                                                                                                                                                               hum anos,  que  o  m aior  patrim ônio  da


        obtê-la.  Para tanto,  e preciso m elhorar os                                                                                                                                                                                                        empresa são  as  pessoas.  E  verdade,  mas


        processos  e  criar  indicadores  de  melho                                                                                                                                                                                                          em  primeiro  lugar vem  o  cliente,  porque


        ria  Pela  conceituação  japonesa,  se  faz  o                                                                                                                                                                                                       sem  ele,  não  há  área  de  recursos  hu­


        inverso:  verificam  se  os  processos,  reú­                                                                                                                                                                                                         m anos,  nem  pessoas,  nem  em presa.


        ne-se  as  pessoas  e  melhora-se  as  coisas                                                                                                R oberto  Lopes Lem e, consultor.                                                                        (R N . H l
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