Page 79 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
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Luiz Carlos Bahiana - Julio, como evoluí
ram os gastos com equipamentos de in
formática para prover a grande quanti
dade de novos serviços informatizados?
Júlio Boechat - Para 1994, a parcela des
tinada a comunicação de dados (suporte
a comunicação de dados) representa
40% dos investimentos da Telemig.
Bahiana - Evidentemente, há a convicção
de que esse investimento se paga. Outra
pergunta: o que estavam fazendo os
diretores de operação, antes da tentativa
de implantação daquelas medidas na Te-
lemig?
Júlio Boechat Recentemente, criamos,
no projeto de qualidade da Telemig, um
K l e b e r C a s t i l h o W e r n e r Dittmer
novo indicador. Trata-se do TBC-Taxa de
"Bumbum na cadeira". Por ele, o gerente
que tem uma alta TBC é péssimo. Pes
soalmente, sempre tive uma baixa TBC.
Letícia (E m b ra te l) - Como é que vocês,
altos dirigentes de empresas operadoras
do Sistema Telebrás, estão lidando com
a questão de serem concorrentes e par
ceiros em empresas do mesmo sistema?
Júlio Boechat A Telemig esta aberta a
parcerias. Em 1991, procuramos a Em
bratel fomos a prim eira empresa a
fazer isso para em parceria com ela
assumir a rede especializada de dados
do Estado. Há seis meses aguardamos
uma resposta sobre uma nova parceria
que propusemos Pelo que sei, o assunto
está engavetado.
Sízuo Arakawa (T e lô b n h ia ) Da minha L u i z A l b e r t o
parte, acho fundamental a parceria Esta
mos com a rede VSAT a Telebahla foi a
primeira empresa da rede operadora a corno h o ld m g do sistema, ó a do que os Júlio Boechat Nos serviços que presta
Instalar urna rede VSAT o há dois anos serviços para os clientes nacionais sorao mos, temos alguns preços que são esta
temos discutido a parte comercial do prestados pela Embratel. Os serviços res belecidos pela empresa Nesses casos,
transponder e até agora não consegui tritos no âmbito do cada Estado, são de no decorrer do tempo, a Telemig tem re
mos chegar a um acordo. A Embratel responsabilidade da empresa operadora duzido os preços à medida em que o
tem que olhar as operadoras estaduais Bahiana Do uma certa forma, o que custo cai. No ano passado, alguns preços
como parceiras e unir forças perante o você disse e que não há um modelo per da Telemig ficaram congelados durante
cliente. Se tivermos quo competir, com foito e uniforme para todo o País. Quer três ou quatro meses, beneficiando
petiremos, mas nosso interesso é unir quem estava entrando no serviço e
dizer, as empresas mais desenvolvidas,
forças e não dividí-las. poderão fazer mais, mas as menos de quem nele já estava. As tarifas consti
Bahiana Talvez valesse a pena lembrar senvolvidas continuarão necessitando do tuem um outro problema. Muitas vezes,
à Letícia que no regime de concessão suporte da Embratel. somos obrigados a cumprir tarifas com
por area geográfica, não existe essa figu Foad Shaikhzadeh (Furukawa) - Falando as quais não concordamos. Em relação a
ra da competição pelos mesmos serviços pelo lado da empresa privada, gostaria algumas delas, a Telemig já fez gestões
dentro da mesma área, a não ser com a de fazer uma observação sobre o modelo junto à Telebrás e ao Minicom, para que
Embratel. japonês. Ele é muito forte na atuação so fossem mais baixas e nada con
seguimos. Achamos que as portarias de
Júlio Boechat Na realidade, não esta bre o cliente. O fato de ele ser forte, é tarifas deveriam estabelecer tarifas máxi
mos parados. A Telemig e a Telesp têm fruto da competitividade com os Estados mas e não tarifas iguais para todos.
um projeto conjunto prontinho para ser Unidos e da valorização do Yen, forçada
licitado, interligando São Paulo a Minas pelos EUA. A presença do cliente é fun A Telemig deveria poder escolher quais
Gerais. F estamos também com um proje damental na administração japonesa, as rotas de interurbano que interessam a
to para interligar a Telerj à Telemig. E tanto que vários conselhos de adminis ela e concorrer livremente. Do jeito que
esses sistemas que vamos fazer - e não tração de empresas japonesas contam está, não teremos tarifas justas nem
tenham dúvidas quo vamos fazer - é para com a participação dos clientes. clientes bem atendidos. Não vamos pra
transmitir comunicação de dados. Flávio Fernandes (Z e ta x ) - Quando se ticar a qualidade total no preço, que é
reduz custos com base em programas de um item da qualidade total. A assinatura
duarez Quadros A Embratel teve que residencial é uma vergonha. O serviço
prestar serviços de comunicação de da qualidade, os fornecedores tendem a um interurbano é caro, a instalação de apa
dos mais cedo, uma vez que as empre preço mais competitivo. Como podemos relhos ó cara. Podemos praticar preços
s a operadoras nos diversos Estados nao obter uma redução de custos, sem que o muito mais baixos do que os que estão
estavam preparadas para o preslaçao cliente seja prejudicado em primeira ins sendo praticados hoje.
desses soi viços A posição na Telebrás, tância?