Page 74 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
P. 74
Equitel e Furukawa:
O desafio da qualidade
Jairo Martins da Silva, da Equitel, ini grama Brasileiro de Qualidade e Produti
ciou sua palestra observando que "em vidade e o Código de Defesa do Consumi
todas as palestras que ouvimos, pude dor, ou lei 8078, que normatiza as rela
mos perceber que foram diferentes as ções entre consumidores, fornecedores e
abordagens do mesmo tema. Nos demos prestadores de serviços.
conta de que o mundo parece estar sen Os desafios brasileiros, segundo Foad,
do tocado por três palavras mágicas: qua situam-se no âmbito da modernização,
lidade, produtividade e competitividade. nacionalização de produtos e na com
Isso porque existe um elemento, em todo petitividade, e, para superá-los, qualidade
esse contexto da qualidade, que está fi e produtividade são indispensáveis.
cando cada vez mais exigente e comple Um novo sistema administrativo, oti
xo, que é o cliente." mizando recursos materiais e humanos,
Considerando o mundo das telecomu com um mínimo de investimentos, foi
nicações, disse que a microeletrônica desenvolvido na Furukawa. Segundo
provocou uma verdadeira revolução nos Foad, isto foi conseguido através da eli
negócios. Os produtos, em função da minação de desperdícios, continuidade
globalização tecnológica, tendem a ficar nos melhoramentos e, sobretudo, desen
muito semelhantes. Em outras palavras, volvendo e valorizando o homem. Um
declarou que, se se produz com a mesma Jairo Martins da Silva, da Equitel. dos mais importantes suportes do sis
tecnologia, a tendência é que os preços e tema é a valorização dos funcionários,
os prazos decresçam. A seguir, um como seres humanos. "Não só na filoso
resumo de sua apresentação. ou seja: planejar, realizar, controlar, e rea- fia, mas também na prática, não existiria
— A cadeia empresarial compreende limentar. empresas sem as pessoas e vice-versa",
vários fornecedores e vários clientes, — Para que toda a sistemática fun disse Foad. "Empresa é um meio de sub
internos e externos. Se em cada um des cionasse na empresa, definiu-se um pla sistência que funciona através da recipro
ses componentes existir o cuidado com a no de açao. Foram fixadas datas para cidade de interesses, da organização e de
qualidade, o resultado final será a quali todas as atividades, desde o lançamento seus colaboradores", afirmou. Pelo novo
dade total. oficial do sistema, até os resultados dos sistema, todos os esforços dessa uniáo
Os usuários de telecomunicações primeiros projetos de melhoria e, posteri- devem se direcionar para um único obje
estão cada vez mais exigentes em ser ormente, a obtenção do certificado ISO tivo: o cliente.
viços amplos e melhores, em prazos mais 9000, através da escolha da ISO adequa As raízes das idéias apresentadas por
curtos e a preços mais baixos. De outro da, no caso, a ISO 9001", finalizou. Foad estão no Japão, fruto da contínua
lado, o ambiente tecnológico exige uma "Nos países desenvolvidos, a supera busca dos japoneses por competitividade
permanente adequação à evolução das ção de problemas econômicos e o avanço internacional. Na indústria de cabos, tudo
telecomunicações. Nas últimas duas ou tecnológico são determinantes para o começou na Furukawa Electric Company,
três décadas, houve uma concentração grau de competitividade comercial de que desenvolveu o N F P S -N ew Furukawa
muito grande de novos desenvolvimen produtos e serviços. No Brasil, apesar da P r o d u c t io n S y s te m . Sob a sigla NFC
tos, fruto do avanço da microeletrônica. grande necessidade de ampliação da (Nova Furukawa de Curitiba), a experiên
A Equitel não podia navegar contra a rede telefônica, tem sido difícil acelerar a cia foi transferida para o Brasil e imple
corrente e ingressamos nessa tendência, expansão, pela falta de recursos das mentada na Furukawa brasileira. (R.N.H.I
iniciando uma revisão de nossa aborda operadoras."
gem em relação ao tema qualidade. Na A afirmação foi feita por Foad
Equitel, o programa de qualidade Shaikhzadeh, gerente geral da fábrica de
denominou-se SEQT-Sistema Equitel de Curitiba, da Furukawa S/A - Produtos Elé
Qualidade Total. O primeiro passo foi a tricos, que apresentou interessante
conscientização da diretoria em rever o palestra no XVIII Painel Telebrasil. Segun
tema da qualidade. Os principais funda do ele, atualmente, o controle de quali
mentos foram o comprometimento de dade volta-se para o consumidor. "O
todos e a obtenção da certificação ISO princípio de vender ao consumidor aquilo
9000. que o produtor produz — P ro d u c t-o u t -
Quando o sistema foi implantado, funcionava até pouco tempo, mas, de
nossa primeira preocupação foi com o agora em diante, o que deve prevalecer é
organograma da empresa. Antes a quali o M a rk e t-in , ou seja, o sistema em que a
dade ligava-se apenas ao processo pro necessidade do cliente vem em primeiro
dutivo e havia um único departamento lugar", disse ele.
para cuidar do assunto. Agora a quali A melhoria da qualidade dos produtos
dade está disseminada por toda a empre brasileiros (bens e serviços) e da produ
sa. Foram feitas revisões nos procedi tividade das fábricas, é o caminho para a
mentos internos e a identificação das ne conquista de competitividade no mercado
cessidades de melhoria, sempre obser interno e externo. Segundo Foad, a políti
vando as exigências do mercado. Seguiu- ca governamental, ciente desta realidade,
se um ciclo de aperfeiçoamento contínuo, definiu e criou mecanismos como o Pro Foad Shaikhzadeh, da Furukawa.