Page 74 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
P. 74

Equitel e Furukawa:











                                                                                                          O desafio da qualidade



















                          Jairo  Martins  da  Silva,  da  Equitel,  ini­                                                                                                                                                                                                   grama  Brasileiro  de  Qualidade  e  Produti­


                  ciou  sua  palestra  observando  que  "em                                                                                                                                                                                                               vidade e o Código de Defesa do Consumi­


                  todas  as  palestras  que  ouvimos,  pude­                                                                                                                                                                                                              dor,  ou  lei  8078,  que  normatiza  as rela­


                  mos  perceber  que  foram  diferentes  as                                                                                                                                                                                                               ções  entre  consumidores,  fornecedores e


                  abordagens do  mesmo tema.  Nos demos                                                                                                                                                                                                                    prestadores de serviços.


                  conta  de  que  o  mundo  parece  estar  sen­                                                                                                                                                                                                                    Os desafios  brasileiros, segundo Foad,

                  do tocado por três palavras mágicas: qua­                                                                                                                                                                                                               situam-se  no  âmbito  da  modernização,


                   lidade,  produtividade  e  competitividade.                                                                                                                                                                                                            nacionalização  de  produtos  e  na com­


                   Isso porque existe um elemento, em todo                                                                                                                                                                                                                petitividade, e,  para superá-los, qualidade


                  esse  contexto  da  qualidade,  que  está  fi­                                                                                                                                                                                                          e produtividade são indispensáveis.


                  cando  cada  vez  mais  exigente  e  comple­                                                                                                                                                                                                                     Um  novo  sistema  administrativo, oti­


                   xo, que é o cliente."                                                                                                                                                                                                                                  mizando  recursos  materiais  e  humanos,


                           Considerando o  mundo das telecomu­                                                                                                                                                                                                            com  um  mínimo  de  investimentos, foi

                   nicações,  disse  que  a  microeletrônica                                                                                                                                                                                                              desenvolvido  na  Furukawa.  Segundo


                   provocou  uma  verdadeira  revolução  nos                                                                                                                                                                                                              Foad,  isto  foi  conseguido  através da eli­


                   negócios.  Os  produtos,  em  função  da                                                                                                                                                                                                               minação  de  desperdícios,  continuidade


                   globalização  tecnológica,  tendem  a  ficar                                                                                                                                                                                                           nos  melhoramentos  e,  sobretudo, desen­

                   muito  semelhantes.  Em  outras  palavras,                                                                                                                                                                                                             volvendo  e  valorizando  o  homem. Um


                   declarou que, se se produz com a mesma                                                                                                Jairo Martins da Silva, da Equitel.                                                                              dos  mais  importantes  suportes  do sis­


                   tecnologia,  a tendência é que os preços e                                                                                                                                                                                                             tema  é  a  valorização  dos  funcionários,


                   os  prazos  decresçam.  A  seguir,  um                                                                                                                                                                                                                 como  seres  humanos.  "Não  só na filoso­


                   resumo de sua apresentação.                                                                                                ou seja: planejar, realizar, controlar, e rea-                                                                              fia,  mas  também  na  prática,  não existiria


                           — A  cadeia  empresarial  compreende                                                                               limentar.                                                                                                                   empresas  sem  as  pessoas  e  vice-versa",

                   vários  fornecedores  e  vários  clientes,                                                                                         —  Para  que  toda  a  sistemática  fun­                                                                            disse  Foad.  "Empresa  é  um  meio de sub­


                   internos  e  externos.  Se em  cada  um  des­                                                                              cionasse  na  empresa,  definiu-se  um  pla­                                                                                sistência que funciona  através da recipro­


                   ses componentes existir o cuidado com a                                                                                     no  de  açao.  Foram  fixadas  datas  para                                                                                 cidade de  interesses,  da  organização e de


                   qualidade,  o  resultado  final  será  a  quali­                                                                           todas  as  atividades,  desde  o  lançamento                                                                                seus  colaboradores",  afirmou.  Pelo novo


                   dade total.                                                                                                                oficial  do  sistema,  até  os  resultados  dos                                                                             sistema,  todos  os  esforços  dessa  uniáo

                           Os  usuários  de  telecomunicações                                                                                  primeiros projetos de melhoria e,  posteri-                                                                                devem  se  direcionar  para  um  único obje­


                   estão  cada  vez  mais  exigentes  em  ser­                                                                                ormente,  a  obtenção  do  certificado  ISO                                                                                 tivo: o cliente.


                   viços amplos e melhores, em prazos mais                                                                                    9000,  através  da  escolha  da  ISO  adequa­                                                                                        As  raízes  das  idéias  apresentadas por


                   curtos  e  a  preços  mais  baixos.  De  outro                                                                             da, no caso, a ISO 9001", finalizou.                                                                                        Foad  estão  no  Japão,  fruto  da  contínua


                   lado,  o  ambiente  tecnológico  exige  uma                                                                                         "Nos  países  desenvolvidos,  a  supera­                                                                            busca  dos japoneses  por competitividade


                   permanente  adequação  à  evolução  das                                                                                    ção de problemas econômicos e o avanço                                                                                       internacional.  Na  indústria de cabos, tudo


                   telecomunicações.  Nas  últimas  duas  ou                                                                                  tecnológico  são  determinantes  para  o                                                                                    começou  na  Furukawa  Electric Company,

                   três  décadas,  houve  uma  concentração                                                                                   grau  de  competitividade  comercial  de                                                                                    que  desenvolveu  o  N F P S -N ew   Furukawa


                   muito  grande  de  novos  desenvolvimen­                                                                                    produtos e serviços.  No  Brasil,  apesar da                                                                                P r o d u c t io n   S y s te m .  Sob  a  sigla  NFC


                   tos, fruto do avanço da microeletrônica.                                                                                   grande  necessidade  de  ampliação  da                                                                                       (Nova  Furukawa  de  Curitiba),  a  experiên­


                           A  Equitel  não  podia  navegar  contra  a                                                                          rede telefônica, tem  sido difícil  acelerar a                                                                              cia  foi  transferida  para  o  Brasil  e imple­


                   corrente  e  ingressamos  nessa  tendência,                                                                                expansão,  pela  falta  de  recursos  das                                                                                    mentada na Furukawa brasileira. (R.N.H.I


                   iniciando  uma  revisão  de  nossa  aborda­                                                                                operadoras."

                   gem  em  relação  ao  tema  qualidade.  Na                                                                                          A  afirmação  foi  feita  por  Foad


                   Equitel,  o  programa  de  qualidade                                                                                       Shaikhzadeh,  gerente  geral  da  fábrica  de


                   denominou-se  SEQT-Sistema  Equitel  de                                                                                    Curitiba, da Furukawa S/A -  Produtos Elé­


                   Qualidade  Total.  O  primeiro  passo  foi  a                                                                              tricos,  que  apresentou  interessante


                  conscientização  da  diretoria  em  rever  o                                                                                palestra  no XVIII  Painel Telebrasil. Segun­


                  tema  da  qualidade.  Os  principais  funda­                                                                                do  ele,  atualmente,  o  controle  de  quali­


                   mentos  foram  o  comprometimento  de                                                                                      dade  volta-se  para  o  consumidor.  "O


                  todos  e  a  obtenção  da  certificação  ISO                                                                                princípio de vender ao consumidor aquilo


                  9000.                                                                                                                       que  o  produtor  produz  —  P ro d u c t-o u t  -


                           Quando  o  sistema  foi  implantado,                                                                               funcionava  até  pouco  tempo,  mas,  de


                  nossa  primeira  preocupação  foi  com  o                                                                                   agora em diante, o que deve  prevalecer é

                  organograma  da  empresa.  Antes  a  quali­                                                                                 o  M a rk e t-in ,  ou  seja,  o  sistema  em  que  a


                  dade  ligava-se  apenas  ao  processo  pro­                                                                                 necessidade  do  cliente  vem  em  primeiro


                  dutivo  e  havia  um  único  departamento                                                                                   lugar", disse ele.


                  para  cuidar  do  assunto.  Agora  a  quali­                                                                                        A melhoria  da  qualidade dos  produtos


                  dade está disseminada  por toda a empre­                                                                                    brasileiros  (bens  e  serviços)  e  da  produ­


                  sa.  Foram  feitas  revisões  nos  procedi­                                                                                 tividade  das fábricas,  é  o  caminho  para  a


                  mentos  internos e  a  identificação  das  ne­                                                                              conquista de competitividade  no mercado

                  cessidades  de  melhoria,  sempre  obser­                                                                                   interno e externo.  Segundo  Foad,  a  políti­


                  vando as exigências do  mercado. Seguiu-                                                                                    ca  governamental,  ciente  desta  realidade,


                  se um ciclo de aperfeiçoamento contínuo,                                                                                    definiu  e  criou  mecanismos  como  o  Pro­                                                                                              Foad Shaikhzadeh, da Furukawa.
   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78   79