Page 73 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
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grande alcance social", disse Arakawa.                                                                                     serviço  entre si.  Os antigos chefes  de di­                                                                           nicos  que  viviam  estressados,  acordan­


                  Em  seguida,  relatou  os  diversos  cur­                                                                         visão viraram  consultores.  Nesse caso,  a                                                                             do  de  madrugada  para  consertar  defeito


         sos  aplicados  na  empresa  para  tre in a ­                                                                              administração  fica  praticamente  a  custo                                                                             de equipamento, e hoje estão tranquilos.

          mento  de  pessoal,  visando  uma  melhor                                                                                 zero".                                                                                                                  Não  são  mais  chamados  aos  sábados  e


         qualidade dos  produtos e  melhor atendi­                                                                                          Arakawa  contou  que  "um   distrito  es­                                                                       domingos  e  eles  têm  tempo  para  estu­


          mento ao cliente.                                                                                                         tava  com  0,27%  de  interrupção  de  cir­                                                                             dar".


                  M ais  adiante,  disse  o  palestrante:                                                                           cuitos  IU.  Aplicaram   uma  m etodologia                                                                                      E  continuou:  "Agora  são  três  m a s ­

          "Em  1991,  começamos o treinamento  da                                                                                   de  solução  de  problemas,  analisaram  o                                                                              te rs ,  imaginem  se  são  200  m a s te rs   para


          Engenharia  de  Q ualidade,  na  U n ive r­                                                                               diagrama  digital,  bloquearam  as  causas                                                                              trabalhar; o que isso alavanca a empresa


         sidade  da  Bahia.  C ontratam os  a  Fun­                                                                                 e  reduziram  para  0,06%.  Eram  cinco  téc-                                                                           é  impressionante.  Atualmente,  estamos


         dação  Cristiano  Otom  e  treinam os  807                                                                                                                                                                                                         com  oito  empregados  para  1.000  term i­

          pessoas  durante  seis  meses.  Antes,  em                                                                                                                                                                                                        nais.  E  a  nossa  meta  é  chegar  a  quatro.


          1989,  treinam os  no  curso  de  adm inis­                                                                                                                                                                                                       E  m esm o  assim   não  será  necessário


         tração  p articip ativa .  Antes  m esm o  de                                                                                                                                                                                                      d em itir  ninguém .  Então,  é  com  q u a li­


          implantarmos qualidade,  só com  o curso                                                                                                                                                                                                          dade  total  e  reengenharia  -   inform ati­

          de  administração  participativa  consegui­                                                                                                                                                                                                       zando  nossos  sistemas  -   que  chegare­


          mos  melhorar.  Em  1992,  quando  come­                                                                                                                                                                                                          mos lá".


         çamos a  falar realmente em  qualidade, a                                                                                                                                                                                                                  O  palestrante contou,  por fim, a  histó­


         coisa  melhorou ainda  mais e nosso obje­                                                                                                                                                                                                           ria  do  dono  de  uma  padaria  de  Belo  Ho­


         tivo,  este  ano  de  94,  é  conquistarmos  a                                                                                                                                                                                                      rizonte,  que  progrediu  aplicando  Quali­

          nota  10  do  Sistema  Telebrás  para  ficar                                                                                                                                                                                                      dade  Total  em  seu  estabelecim ento,


          mos  iguais a  Telepar  Isso  em  termos de                                                                                                                                                                                                        principalm ente  na  fabricação  de  pães,


         qualidade". Quanto aos custos, a Teleba-                                                                                                                                                                                                           co n vid a n d o   para  fisca is  os  p ró p rio s


          hia  também  esta  otimizando,  no  sentido                                                                                                                                                                                                       clientes,  co n su m id o re s  dos  pães  da

         de baixá-los.                                                                                                                                                                                                                                       padaria.  "Por  isso  mesmo  hoje  ele  é  um


                  O  presidente  da  Telebahia  afirm ou                                                                                                                                                                                                    dos  mais  prósperos  m icroem presarios


         que  "o  trabalho  de  reengenharia  mostra                                                                                                                                                                                                        da capital  mineira,  tendo sido convidado


         que  o  empregado  não  precisa  de  um  ca                                                                                                                                                                                                         para  proferir  palestras  no  Sebrae  e  na


         pataz  para  tom ar  conta  dele.  O  gerente                                                                                                                                                                                                       própria  Telebahia,  a  fim   de  explicar  seu

         da  em presa  e  um a  célula  autogerida,                                                                                                                                                                                                         sucesso  como  industrial  e  comerciante.


         que  não  tem  chefe.  O  pessoal  distribui  o                                                                                               S izu o  A ra k a w a, da  T elebahia                                                                 UM












                                                                                                                                                           Alvarenga:











                                                                  Parâmetros da qualidade total













                                                                                                                                            Disso o palostrante que  "n  empresa de
        O          d ire to r  c o m e rc ia l  da  SEICOM                                                                          prestaçao  de  serviços  geralmente  vende                                                                               fato  merece  uma  consideração  especial

                                                                                                                                                                                                                                                             no que se  refere ao  planejamento do con­
                   Serviços,  Engenharia  e  Instalação  de

        Comunicações S/A,  Rui  Leme Alvarenga                                                                                      dirotamente  ao  usuário  final,  ao  contrário                                                                          trole  de  qualidade,  já  que,  em  muitos  ca­


        que  escolheu  com o  tema  "Parâm etros                                                                                    das  em presas  de  produtos  m anufatu­                                                                                 sos,  não  há como corrigir  um  serviço  im­

        para  A valiação  da  Q ualidade  Total  de                                                                                 rados,  que  normalmente  vendem  através                                                                                perfeito  antes  de  ele  ser  entregue  ao


        Serviços"  -,  começou  sua  palestra  fa/en                                                                               de  in te rm e d iá rio s.  A  interação  clien-                                                                          cliente. Apesar dessas características pró­


        do  um  perfil  da  empresa  e  o  que  ela  for­                                                                          te/emprosa  ó  uma  característica  funda­                                                                                prias,  a  composição  da  qualidade  de  ser­

        nece  para  o  setor  de  telecomunicações.                                                                                 mental  e  as  empresas  de  prestação  de                                                                               viços  é  m uito  parecida  com  aquela  de


        Acrescentou  que  a  Seicom  nao  está  vin                                                                                serviços  devem  cum prir  os  prazos  con­                                                                               produção  e  compreende  os  seguintes  as­


        culada  a  qualquer  fabricante  de  equipa­                                                                               tratados".                                                                                                                pectos:  projetos e sofisticação do serviço;

        mentos.  Com  faturamento  anual  bruto  de                                                                                         Para  Alvarenga,  "o  serviço  é  produzi­                                                                       estabelecimento de pontos de controle do


        US$  11  m ilh õ e s  e  800  m il  (dados  de                                                                             do  na  medida  em  que  é  oferecido.  Esse                                                                              processo,  para  assegurar  que  os  serviços


        1992),  230 funcionários,  entre os  quais 30                                                                                                                                                                                                        estão  sendo  prestados  de  forma  correta,


        engenheiros,  a  S eicom   atua  hoje  em                                                                                                                                                                                                            consistente  e  dentro  dos  prazos;  controle

        todos  os  segm entos  de  telecom unica                                                                                                                                                                                                             do  processo  para  m onitorar  e  ajustar  o


        ções.  Pode-se até  dizer  que a  empresa  re                                                                                                                                                                                                        processo  do  serviço,  de forma  que a  pro­


        presenta  um  dos  p rim e iro s   casos  de                                                                                                                                                                                                         dução esteja de acordo com os requisitos;

        sucesso da terceirização no  Brasil.                                                                                                                                                                                                                 sistemas  de  correção  de  erros  esporádi­


                Segundo  Alvarenga,  nos  dias  atuais,                                                                                                                                                                                                      cos,  para  d e sco b rir  e  in v e s tig a r  as


        80% das  atividades da  Seicom  dizem  res­                                                                                                                                                                                                          causas,  além  de  eliminar  picos  de  defei­


        peito  a  serviços  de  im plantação  de  sis­                                                                                                                                                                                                       tos  dos  serviços;  aperfeiçoam ento  da

        temas  de  TCs.  Nesse  segmento,  ela  ofe­                                                                                                                                                                                                         qualidade  para  identificar  itens  im por­


        rece  radioenlaces,  sistemas  via  satélite,                                                                                                                                                                                                        tantes,  buscando  suas  causas  e  e lim i­


        multiplex, cabos ópticos, comunicação de                                                                                                                                                                                                             nação".

        dados,  comutação,  rede  externa  e  rede                                                                                                                                                                                                                   —  Obviamente,  -   continuou  o  pales­


        local  No que concerne a  m ultiplex FDM  e                                                                                                                                                                                                          trante  -   a  implementação  de  um  progra­


        PCM,  a  Seicom  acumula  experiência  na                                                                                                                                                                                                            ma  desse  tipo  exige  o  estabelecimento

        im plantação  de  aproxim adam ente  500                                                                                                                                                                                                             p ré vio   de  parâm etros  que  perm itam


        estações,  notadamente  nas  várias  fases                                                                                                                                                                                                           avaliar  a  qualidade  dos  serviços,  ou  seja,


        de  expansão  de  entroncam entos  PCM                                                                                                                                                                                                               o grau com que o serviço satisfaz o inten­

        para a Telesp,                                                                                                                          R u i  L e m e  A lv a re n g a ,  d a   S e ic o m                                                          to de adequação ao uso.  (J.P.)
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