Page 73 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
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grande alcance social", disse Arakawa. serviço entre si. Os antigos chefes de di nicos que viviam estressados, acordan
Em seguida, relatou os diversos cur visão viraram consultores. Nesse caso, a do de madrugada para consertar defeito
sos aplicados na empresa para tre in a administração fica praticamente a custo de equipamento, e hoje estão tranquilos.
mento de pessoal, visando uma melhor zero". Não são mais chamados aos sábados e
qualidade dos produtos e melhor atendi Arakawa contou que "um distrito es domingos e eles têm tempo para estu
mento ao cliente. tava com 0,27% de interrupção de cir dar".
M ais adiante, disse o palestrante: cuitos IU. Aplicaram uma m etodologia E continuou: "Agora são três m a s
"Em 1991, começamos o treinamento da de solução de problemas, analisaram o te rs , imaginem se são 200 m a s te rs para
Engenharia de Q ualidade, na U n ive r diagrama digital, bloquearam as causas trabalhar; o que isso alavanca a empresa
sidade da Bahia. C ontratam os a Fun e reduziram para 0,06%. Eram cinco téc- é impressionante. Atualmente, estamos
dação Cristiano Otom e treinam os 807 com oito empregados para 1.000 term i
pessoas durante seis meses. Antes, em nais. E a nossa meta é chegar a quatro.
1989, treinam os no curso de adm inis E m esm o assim não será necessário
tração p articip ativa . Antes m esm o de d em itir ninguém . Então, é com q u a li
implantarmos qualidade, só com o curso dade total e reengenharia - inform ati
de administração participativa consegui zando nossos sistemas - que chegare
mos melhorar. Em 1992, quando come mos lá".
çamos a falar realmente em qualidade, a O palestrante contou, por fim, a histó
coisa melhorou ainda mais e nosso obje ria do dono de uma padaria de Belo Ho
tivo, este ano de 94, é conquistarmos a rizonte, que progrediu aplicando Quali
nota 10 do Sistema Telebrás para ficar dade Total em seu estabelecim ento,
mos iguais a Telepar Isso em termos de principalm ente na fabricação de pães,
qualidade". Quanto aos custos, a Teleba- co n vid a n d o para fisca is os p ró p rio s
hia também esta otimizando, no sentido clientes, co n su m id o re s dos pães da
de baixá-los. padaria. "Por isso mesmo hoje ele é um
O presidente da Telebahia afirm ou dos mais prósperos m icroem presarios
que "o trabalho de reengenharia mostra da capital mineira, tendo sido convidado
que o empregado não precisa de um ca para proferir palestras no Sebrae e na
pataz para tom ar conta dele. O gerente própria Telebahia, a fim de explicar seu
da em presa e um a célula autogerida, sucesso como industrial e comerciante.
que não tem chefe. O pessoal distribui o S izu o A ra k a w a, da T elebahia UM
Alvarenga:
Parâmetros da qualidade total
Disso o palostrante que "n empresa de
O d ire to r c o m e rc ia l da SEICOM prestaçao de serviços geralmente vende fato merece uma consideração especial
no que se refere ao planejamento do con
Serviços, Engenharia e Instalação de
Comunicações S/A, Rui Leme Alvarenga dirotamente ao usuário final, ao contrário trole de qualidade, já que, em muitos ca
que escolheu com o tema "Parâm etros das em presas de produtos m anufatu sos, não há como corrigir um serviço im
para A valiação da Q ualidade Total de rados, que normalmente vendem através perfeito antes de ele ser entregue ao
Serviços" -, começou sua palestra fa/en de in te rm e d iá rio s. A interação clien- cliente. Apesar dessas características pró
do um perfil da empresa e o que ela for te/emprosa ó uma característica funda prias, a composição da qualidade de ser
nece para o setor de telecomunicações. mental e as empresas de prestação de viços é m uito parecida com aquela de
Acrescentou que a Seicom nao está vin serviços devem cum prir os prazos con produção e compreende os seguintes as
culada a qualquer fabricante de equipa tratados". pectos: projetos e sofisticação do serviço;
mentos. Com faturamento anual bruto de Para Alvarenga, "o serviço é produzi estabelecimento de pontos de controle do
US$ 11 m ilh õ e s e 800 m il (dados de do na medida em que é oferecido. Esse processo, para assegurar que os serviços
1992), 230 funcionários, entre os quais 30 estão sendo prestados de forma correta,
engenheiros, a S eicom atua hoje em consistente e dentro dos prazos; controle
todos os segm entos de telecom unica do processo para m onitorar e ajustar o
ções. Pode-se até dizer que a empresa re processo do serviço, de forma que a pro
presenta um dos p rim e iro s casos de dução esteja de acordo com os requisitos;
sucesso da terceirização no Brasil. sistemas de correção de erros esporádi
Segundo Alvarenga, nos dias atuais, cos, para d e sco b rir e in v e s tig a r as
80% das atividades da Seicom dizem res causas, além de eliminar picos de defei
peito a serviços de im plantação de sis tos dos serviços; aperfeiçoam ento da
temas de TCs. Nesse segmento, ela ofe qualidade para identificar itens im por
rece radioenlaces, sistemas via satélite, tantes, buscando suas causas e e lim i
multiplex, cabos ópticos, comunicação de nação".
dados, comutação, rede externa e rede — Obviamente, - continuou o pales
local No que concerne a m ultiplex FDM e trante - a implementação de um progra
PCM, a Seicom acumula experiência na ma desse tipo exige o estabelecimento
im plantação de aproxim adam ente 500 p ré vio de parâm etros que perm itam
estações, notadamente nas várias fases avaliar a qualidade dos serviços, ou seja,
de expansão de entroncam entos PCM o grau com que o serviço satisfaz o inten
para a Telesp, R u i L e m e A lv a re n g a , d a S e ic o m to de adequação ao uso. (J.P.)