Page 71 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
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A Q U A L I D A D E T O T A L D E P R O D U T O S E S E R V I Ç O S
A Força da qualidade total
Quanto mais se expande o comércio internacional, mem - primeira e última matéria-prima da qualidade.
mais aumenta a disputa pela conquista de espaços na Abrindo o ciclo de palestras, falou o professor Gre
comercialização de bens e serviços. Introduzido pelos gorio Bouer da USP. Em seguida, apresentaram con
países desenvolvidos, surge um ingrediente novo: a ferências representantes de empresas estatais: Juarez
batalha pela Qualidade. Tào rigorosa quanto simples, Quadros, da Telebrás (sua conferência é enfocada em
a regra agora é: quem nào tiver qualidade certificada outra parte desta edição.); Osmir Fiorelli, da Telepar;
em seus produtos, nào terá como colocá-los em com- Gilson Rondinelli Filho, da Telesp; Sizuo Arakawa,
petiçào no mercado. presidente da Telebahia e Júlio Boechat Braga, presi
Com o apoio de empresas como Pirelli, Equitel e dente da Telemig.
Editei, além da Telepar, o XXVIII Painel Telebrasil, Pela iniciativa privada, falaram ainda o norte-ameri
ocorrido de 21 a 24 de maio, em Curitiba, PR, tratou, cano William Copeland, da Tandem Computers; Rui
justamente, da "Qualidade Total de Produtos e Ser Leme Alvarenga, da Seicom; Foad Shaikhzadeh, da
viços". Foi um verdadeiro curso de atualização sobre Furukawa Industrial S/A; Jairo Martins da Silva, da
o tema. Demonstrou-se, de forma cabal, que a quali Equitel; Hans Gerhard Schorer, da Abricem, e o con-
dade dos produtos e serviços começa e termina no Ho- suitor Roberto Lopes Leme. (R.n.h.)
Bouer
Modelos de segunda geração
epois do pronunciamento de abertura
D você precisa reduzir a variabilidade do das fabricas, a qualidade ja nào e mais a
processo produtivo. De tal maneira, que
simples identificação de produtos defei
do presidente da Telebrasil, Eng. Luiz
Carlos Bahiana, o prim eiro palestrante do todas as unidades produzidas estejam tuosos. Tempo de ciclo, custo, entrega, e
dia foi o p rofe sso r da USP, G regório dentro dos limites especificados e nenhu satisfação do consumidor, são algumas
Bouer, da TQS Engenharia, que escolheu ma delas tenha de ser descartada. A das dim ensões da Q ualidade Total já
o tema "Q ualidade Total - M odelos de questão ó deslocar-se do controle do pro observadas em diversas empresas".
Segunda Geração". De início, ele afirmou duto para o controle do processo", disse. Mais adiante, disse Gregorio Bouer:
que a qualidade e a profundidade das Continuando, assegurou o palestrante "Pelo menos um ponto fraco pode per
abordagens dos programas ocidentais da que "a necessidade de adequação ao manecer em empresas que sistematica
Qualidade Total têm melhorado nos últi custo tornou o conceito da qualidade mente buscam satisfazer as necessidades
mos 15 anos. "É com preensível que o m ultidim ensional. Em 1950, o conceito latentes dos seus clientes. Essa fraqueza
modelo ocidental para im plantar essas era o de uma certa porcentagem de pro não é resultante dos processos de pro
duas novas dimensões seja, por questões dutos defeituosos. Hoje, mesmo no piso jetos e produção praticados, mas da va
culturais ou a m b ie n ta is, d ife re n te do riável velocidade e da propriedade da
modelo japonês", acrescentou. melhoria e mudança".
Explicando alguns conceitos básicos — Quando as em presas ocidentais
da Qualidade Total, Bouer disse que, con- descobriram que os programas da Quali
siderando-se de um ponto de vista mais dade Total haviam sido uma das mais
atual e nao apenas da perspectiva his im portantes molas propulsoras usadas
tórica, a adequação ao padrão, usada iso pelas empresas japonesas para alcançar
ladamente como uma definição da qua a liderança em muitos "produtos e mer
lidade, tem duas fraquezas: a primeira, é cados", elas começaram a fazer algo si
a noção de que a qualidade pode ser m ilar. Na realidade, não foi tão fácil e
alcançada através da inspeção. A se tínhamos uma serie de duvidas sobre a
gunda é a negligência em relação às ne possibilidade de seguir a abordagem ja
cessidades do mercado. Outra fraqueza é ponesa. Mas, apos alguns anos de dis
que se trata de uma abordagem de custo cussões, estudos e experimentos, as rea
ções dos mercados nos obrigaram a agir.
mais elevado. E acrescentou:
Tendo descoberto a essência da abor
- Afastando-se dos altos custos do
dagem da Qualidade Total, as empresas
ín s p e c tin g q u a lit y in e através do b u il
ocidentais estão tratando de mtroduzí-la
d in g q u a lity in , as empresas japonesas,
em suas próprias organizações. Levando
no início dos anos 70, deslocaram se
em conta nossa cultura e experiência,
para o nível subsequente da qualidade.
estão construindo seus próprios progra
Adequação ao custo significa alta quali
mas, desenvolvendo e adaptando suas
dade e baixo custo. Para se ter redução
de custo m antendo qualidade elevada, Professor Gregório Bouer ferramentas" - enfatizou Bouer. (J .P )