Page 71 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
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A   Q U A L I D A D E   T O T A L   D E   P R O D U T O S   E   S E R V I Ç O S














                                                                                           A Força da qualidade total

















                  Quanto  mais se  expande  o  comércio  internacional,                                                                                                                          mem - primeira e última matéria-prima da qualidade.


          mais aumenta a disputa pela conquista de espaços na                                                                                                                                            Abrindo o ciclo de palestras,  falou o professor Gre­


          comercialização  de  bens e serviços.  Introduzido pelos                                                                                                                               gorio  Bouer da  USP.  Em  seguida,  apresentaram  con­


          países  desenvolvidos,  surge  um  ingrediente  novo:  a                                                                                                                               ferências representantes de empresas estatais: Juarez



          batalha pela  Qualidade.  Tào  rigorosa  quanto simples,                                                                                                                               Quadros,  da  Telebrás (sua conferência é enfocada  em


          a  regra  agora  é:  quem  nào  tiver qualidade certificada                                                                                                                            outra  parte  desta  edição.);  Osmir Fiorelli,  da  Telepar;


          em seus produtos,  nào terá como colocá-los em com-                                                                                                                                    Gilson  Rondinelli  Filho,  da  Telesp;  Sizuo  Arakawa,


          petiçào no mercado.                                                                                                                                                                    presidente  da  Telebahia  e Júlio  Boechat Braga,  presi­


                  Com  o  apoio  de  empresas  como  Pirelli,  Equitel  e                                                                                                                        dente da  Telemig.



          Editei,  além  da  Telepar,  o  XXVIII  Painel  Telebrasil,                                                                                                                                    Pela iniciativa privada,  falaram ainda o norte-ameri­


          ocorrido  de  21  a  24  de  maio,  em  Curitiba,  PR,  tratou,                                                                                                                        cano  William  Copeland,  da  Tandem  Computers;  Rui


         justamente,  da  "Qualidade  Total  de  Produtos  e  Ser­                                                                                                                               Leme  Alvarenga,  da  Seicom;  Foad  Shaikhzadeh,  da


          viços".  Foi  um  verdadeiro  curso  de  atualização  sobre                                                                                                                            Furukawa  Industrial  S/A;  Jairo  Martins  da  Silva,  da



          o  tema.  Demonstrou-se,  de  forma  cabal,  que  a  quali­                                                                                                                            Equitel;  Hans  Gerhard  Schorer,  da  Abricem,  e  o  con-


          dade dos produtos e serviços começa e termina no Ho-                                                                                                                                   suitor Roberto Lopes Leme. (R.n.h.)





















                                                                                                                                                                          Bouer











                                                                       Modelos de segunda geração
















                   epois do pronunciamento de abertura
         D                                                                                                                          você  precisa  reduzir  a  variabilidade  do                                                                             das  fabricas,  a  qualidade  ja  nào  e  mais  a

                                                                                                                                    processo  produtivo.  De  tal  maneira,  que
                                                                                                                                                                                                                                                             simples  identificação  de  produtos  defei­
                   do  presidente  da  Telebrasil,  Eng.  Luiz
         Carlos  Bahiana, o prim eiro  palestrante do                                                                               todas  as  unidades  produzidas  estejam                                                                                 tuosos.  Tempo  de ciclo,  custo,  entrega,  e


         dia  foi  o  p rofe sso r  da  USP,  G regório                                                                             dentro dos  limites especificados e nenhu                                                                                satisfação  do  consumidor,  são  algumas

         Bouer,  da  TQS  Engenharia,  que  escolheu                                                                                ma  delas  tenha  de  ser  descartada.  A                                                                                das  dim ensões  da  Q ualidade  Total  já


         o  tema  "Q ualidade  Total  -   M odelos  de                                                                              questão ó deslocar-se do controle do  pro                                                                                observadas em diversas empresas".


         Segunda  Geração".  De  início, ele afirmou                                                                                duto para o controle do processo", disse.                                                                                         Mais  adiante,  disse  Gregorio  Bouer:


        que  a  qualidade  e  a  profundidade  das                                                                                          Continuando,  assegurou  o  palestrante                                                                           "Pelo  menos  um  ponto  fraco  pode  per­


        abordagens dos  programas ocidentais  da                                                                                    que  "a  necessidade  de  adequação  ao                                                                                  manecer  em  empresas  que  sistematica­


        Qualidade  Total  têm  melhorado  nos  últi­                                                                                custo  tornou  o  conceito  da  qualidade                                                                                mente buscam  satisfazer as  necessidades

        mos  15  anos.  "É  com preensível  que  o                                                                                  m ultidim ensional.  Em  1950,  o  conceito                                                                              latentes  dos  seus  clientes.  Essa  fraqueza


        modelo  ocidental  para  im plantar  essas                                                                                  era  o  de  uma  certa  porcentagem  de  pro­                                                                             não  é  resultante  dos  processos  de  pro­


        duas novas dimensões seja,  por questões                                                                                    dutos  defeituosos.  Hoje,  mesmo  no  piso                                                                              jetos  e  produção  praticados,  mas  da  va­


        culturais  ou  a m b ie n ta is,  d ife re n te   do                                                                                                                                                                                                  riável  velocidade  e  da  propriedade  da


        modelo japonês", acrescentou.                                                                                                                                                                                                                         melhoria e mudança".


                Explicando  alguns  conceitos  básicos                                                                                                                                                                                                                —  Quando  as  em presas  ocidentais


        da Qualidade Total,  Bouer disse que, con-                                                                                                                                                                                                            descobriram  que  os  programas  da  Quali­


        siderando-se  de  um  ponto  de  vista  mais                                                                                                                                                                                                          dade  Total  haviam  sido  uma  das  mais


        atual  e  nao  apenas  da  perspectiva  his                                                                                                                                                                                                           im portantes  molas  propulsoras  usadas


        tórica, a  adequação ao  padrão,  usada  iso                                                                                                                                                                                                          pelas  empresas  japonesas  para  alcançar


        ladamente  como  uma  definição  da  qua                                                                                                                                                                                                              a  liderança  em  muitos  "produtos  e  mer­


        lidade,  tem  duas  fraquezas:  a  primeira,  é                                                                                                                                                                                                      cados",  elas  começaram  a  fazer  algo  si­

        a  noção  de  que  a  qualidade  pode  ser                                                                                                                                                                                                            m ilar.  Na  realidade,  não  foi  tão  fácil  e


        alcançada  através  da  inspeção.  A  se­                                                                                                                                                                                                            tínhamos  uma  serie  de  duvidas  sobre  a


        gunda  é  a  negligência  em  relação  às  ne­                                                                                                                                                                                                        possibilidade  de  seguir  a  abordagem  ja­


        cessidades do  mercado.  Outra  fraqueza  é                                                                                                                                                                                                           ponesa.  Mas,  apos  alguns  anos  de  dis­


        que se trata  de  uma  abordagem  de custo                                                                                                                                                                                                            cussões,  estudos  e  experimentos,  as  rea­

                                                                                                                                                                                                                                                              ções  dos  mercados  nos obrigaram a  agir.
        mais elevado. E  acrescentou:

                                                                                                                                                                                                                                                              Tendo  descoberto  a  essência  da  abor­
                   -  Afastando-se  dos  altos  custos  do

                                                                                                                                                                                                                                                              dagem  da  Qualidade  Total,  as  empresas
        ín s p e c tin g   q u a lit y   in   e  através  do  b u il
                                                                                                                                                                                                                                                              ocidentais  estão  tratando  de  mtroduzí-la
        d in g   q u a lity   in ,  as  empresas  japonesas,
                                                                                                                                                                                                                                                              em  suas  próprias  organizações.  Levando
        no  início  dos  anos  70,  deslocaram   se
                                                                                                                                                                                                                                                              em  conta  nossa  cultura  e  experiência,
        para  o  nível  subsequente  da  qualidade.

                                                                                                                                                                                                                                                              estão  construindo  seus  próprios  progra­
        Adequação  ao  custo  significa  alta  quali­

                                                                                                                                                                                                                                                              mas,  desenvolvendo  e  adaptando  suas
        dade  e  baixo  custo.  Para  se  ter  redução


        de  custo  m antendo  qualidade  elevada,                                                                                                        Professor Gregório Bouer                                                                            ferramentas" -  enfatizou  Bouer.  (J .P )
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