Page 78 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
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X X V I I I   P A I N E L                                               H              L             A                Q U A L I D A D E   T O T A L   D E   P R O D U T O S   E   S E R V I Ç O S

                            TELEBRASIL










                                                                                                                                                                     D e b a t e s

















           Luiz Carlos Bahiana  (C o m te c h )- Gostaria


           de  saber  do  Sr.  Schorer  se  a  ABRICEM


           tem  uma  opinião  em  relação  aos  rumo­

            res  originados  nos  Estados  Unidos,  so­


           bre  a  possibilidade  de  a telefonia celular



           causar câncer?


            Hans  Gerhard  Schorer  (A B R IC E M ) -  A


            resposta  é sim.  Peço que o  nosso  Secre­


            tário  Executivo,  que  esteve  bastante  en­


            volvido  com  o  assunto,  dê  o  seu  depoi­


            mento.



            Secretário -  A ABRICEM  realizou, por so­


            licitação  da  Comunidade  de  Campinas

            (que fez  um  abaixo-assinado) verificação


            sobre os danos que as emissões das an­


            tenas  instaladas  nas  estações  de  telefo­


            nia  celular,  poderiam,  possivelmente,


            causar  à  população  daquela  cidade.  Fo­


            ram  realizadas duas medições: uma  utili­                                                                                                                                                        A   m e s a   c o o r d e n a d o r a   d o s   d e b a te s


            zando  um  medidor de  banda  larga  e  ou­


            tra,  utilizando  o  instrumento  sp e ctro a n a -

             lize r.  Após  vários  ensaios,  chegamos  à


            conclusão  que  as  radiações  causadas                                                                                    ao  diagrama  “ espinha  de  peixe” .  Depois                                                                                maior  comprador  de  insumos  de teleco­


            pelas  estações  da  telefonia  celular  si­                                                                               vieram  os  cinco  ” S",  ligados  a  seguran­                                                                               municações  do  Brasil. Visando o usuário


            tuam-se em  nível quinze vezes abaixo do                                                                                   ça, ordem,  arrumação,  limpeza. Temos o                                                                                     final,  ela  se  preocupa  com  a  qualidade


            limite  fixado  pela  OMS.  Ficou,  então,                                                                                 "TPM”  - o  T o ta l  P ro d u c tiv e   M a in te n n a n -                                                                 do  atendimento.  Como  fabricantes e for­


            provado que esse problema não existe.                                                                                      ce -  para  o  controle  das  seis  grandes                                                                                  necedores,  temos  que  ter  em  vista que
                                                                                                                                       perdas.  De  um  lado  temos  que  ter  o                                                                                    isso  faz  parte  da  estratégia  da  Telebrás.

            Ludgero  Pattaro  (P ire lli) -   Para  o  Prof.                                                                           interesse  de  internar  esses  conhecimen­                                                                                  Gostaria de perguntar ao Dr. Quadros, se

            Gregório:  entre  os  princípios  da  quali­                                                                               tos  o  buscar  introduzí-los  rapidamente                                                                                   ele concorda  que  pode  haver algum con­


            dade total,  quais são as  principais carac­                                                                               nas  organizações.  Fazer  uma  pesquisa                                                                                     flito ,  entre  o  objetivo  de  aprimorara


            terísticas  de  uma  empresa  vencedora?                                                                                   sobre o que acontece no mundo inteiro e                                                                                      qualidade  -   um  alvo  em  movimento: a


            Para  o  Quadros: quais são os  impecilhos                                                                                 quais  as  contribuições  que  podem  nos                                                                                     melhoria  da  qualidade  não  é  estática,


            ou  vantagens  que  a  Telebrás  (e  empro-                                                                                ajudar, ó o segundo passo.                                                                                                    mas  contínua  -   e  as  rígidas  condições


            sas do Sistema) tem  na  implantação dos                                                                                                                                                                                                                 dos editais?


            programas de qualidade?                                                                                                    Juarez  Quadros  -   Durante  minha  pales­

                                                                                                                                       tra,  disso,  utilizando  a  projeção  de  uma                                                                                Quadros  -   A  questão  é  muito  delicada,
            Gregório  Bouer  (USP) -   Nos  anos  90,  as                                                                              transparência,  que  a  avaliação  de  uma


            empresas  têm  que  se  adaptar  rapida­                                                                                   empresa  está  vinculada  à  sua  imagem.                                                                                     para  que  eu  possa  dar  uma  resposta no


            mente  às  mudanças.  Portanto,  têm  que                                                                                  Esta  imagem  em  parte  é  transm itida                                                                                      momento.  Hoje  o  critério  para  o  julga­


            ser  flexíveis.  Devem  ser  magras,  com                                                                                  muito  mais  pelos  empregados  dessa                                                                                         mento  de  licitações  obedece  aos  parâ­

             rapidez  de  resposta  e  devem  estar orga­                                                                              empresa do que  pela  mídia.  Isso é que  é                                                                                   metros: técnica e preço. É  muito difícil de


             nizadas por processos e não por funções.                                                                                  o mais importante, ou seja, o empregado                                                                                       ju s tific a r  depois,  até  para  a  própria


            Com  capacidade  de  monitorar,  em  curto                                                                                 estar  convicto  de  estar  trabalhando                                                                                       mídia,  por  exemplo,  quando  o  contrato


            circuito, as vontades do cliente.                                                                                                                                                                                                                         não  é  fechado  pelo  critério  do  menor
                                                                                                                                       numa  empresa  de  serviços  em  que toda                                                                                      preço, mas pelo da técnica.


            Juarez  Quadros  (T e le b rá s)  -   No  caso,  o                                                                         a  estrutura  e  a  organização  como  um

            monopólio é  relativo. Veja-se as ligações                                                                                 todo  está  tentando  realmente  prestar  o                                                                                   Gregório  Bouer  -   Acho  que  o  Quadros


            internacionais,  que  estão  com  tarifas  re­                                                                             melhor serviço.                                                                                                                acaba  de  reconhecer,  nitidamente, que o


            lativamente altas; não só o  Brasil  enfren­                                                                                                                                                                                                              processo  de  licitação  necessita  de  uma


            ta  problemas,  a  Itália  teve  problemas                                                                                 Lenine  (LR   E le trô n ic a ) -   Como  somos                                                                                melhoria.  Isso  é  um  trabalho  tanto  para


            também.  Os  Estados  Unidos,  com  o                                                                                      uma  pequena  empresa  prestadora  de                                                                                          fornecedores  quanto  para  compradores.


            avanço  tecnológico  do  setor  de  teleco­                                                                                serviços para empresas do Sistema Tele­                                                                                        E  leva  algum  tempo,  dado  que a cultura
                                                                                                                                       brás,  inclusive  a  Telesp,  gostaria  tam ­                                                                                  sempre  foi  a  da  compra  pelo  critério do
            municações,  teve  o  processo  da  chama­


            da  reversa  -   o  c a ll  b a ck -  fazendo  com                                                                         bém  de saber se essa tendência  à tercei­                                                                                     preço.


            que o serviço tenha de baixar a tarifa. In-                                                                                rização  está  enquadrada  no  enfoque  da                                                                                     Kleber  Castilho  (A b e rim e s t) -   Dr.  Qua­


            felizmente,  não  se  trata  somente  da                                                                                   qualidade total na Telebrás.                                                                                                   dros,  quando  teremos  a  qualidade total


            estrutura tarifária, tem também o proble­                                                                                  Quadros -   Dificuldades  do  setor  estatal                                                                                   na  obediência  às  regras  fixadas  pelas


            ma  da  estrutura  tributária,  uma  vez  que                                                                              determinaram a terceirização.  Cito, como                                                                                       Portarias?


            aí se  embute  38%  de  impostos.  Entre  as                                                                               exemplo,  o Sercomtel, em  Londrina,  que                                                                                      Quadros  -   Considero-me  suspeito  para


            dificuldades,  encontra-se  a  legislação,                                                                                 trabalha  com  o  seu  pessoal  em  todas  as                                                                                   responder  a  essa  questão,  uma  vez que


            que  muda  a  toda  hora  no  processo  lici-                                                                              suas  atividades.  Apesar  disso,  não  tem                                                                                     represento  a  parte  que  defende  a Tele­


           tatório.                                                                                                                     nenhuma  limitação  na  contratação  de                                                                                        brás  com  relação  ao  assunto.  Todavia,


                                                                                                                                        pessoal.  Trata-se  de  uma  autarquia  mu­
            Gregório  Bouer  -   Como  falei  durante                                                                                                                                                                                                                  considero importante dizer alguma coisa;


            minha  apresentação,  temos  um  fantásti­                                                                                  nicipal,  que  admite  e  demite  pessoal  na                                                                                  primeiro,  que  as  Portarias  (acho que há


           co  elenco  de  siglas  de  técnicas  que  po­                                                                               hora  em  que  julga  necessário.  Não  é                                                                                      um  equívoco  do  Dr.  Kleber)  não  impe­


            dem  ser aplicadas.  Os  quatro  "M "  talvez                                                                               bem essa a realidade vivida na Telebrás.                                                                                       dem  que  as  empresas  operadoras pres­


            seja  a  que  teve  mais  divulgação,  ligada                                                                              Werner Dittmer  (E q u ite l) -  A Telebrás é o                                                                                 tem serviço.
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