Page 73 - Telebrasil - Maio/Junho 1982
P. 73
V 1 N V P R O G R M M D £
O I S I N \ O W \ M S N T O
D l G E K S N H 5
Luís Sérgio Coelho de Sampaio, vice-presidente
J.C. Fon
da Embratel. Engenheiro e economista, pós-gra
duado em análises de sistemas.
O p r o g r a m a d e I r e m a m e n l o d o s r e c u r s o s h u m a n o s d a t m b r a l e \ d á è n t a s e a o d e s e n v o V v i m e n t o
c u U u r a V d e s e u s g e r e n t e s , p r o c u r a n d o h a r m o n i z a r o s n í v e i s d e c a p a c i t a ç ã o t é c n i c a e c u V t u r a V .
Dentro da temática Formação de Dirigentes, va sim no domínio de uma linguagem sofisticada; é a Linguística passasse a ser a ciência paradigmá
mos propor uma palestra sobre as linhas gerais o entendimento de que é através do simbólico tica das ciências sociais.
para um programa de desenvolvim ento de que o homem se diferencia do animal.
Interpretando o problema do incesto, dos mitos,
gerentes, que dá ênfase aos aspectos do desen
da comida, da roupa, etc, ele começou a ver que
volvimento cultural. É um programa que esta Na segunda metade do século XX houve uma
mos desenvolvendo na Embratel há algum convergência muito grande em tomo do simbóli uma explicação em termos linguísticos era muito
tempo, um programa que tem uma aparência co, e chegou-se a uma conclusão: a extrema rele mais importante que uma do tipo funcionalista,
pelo menos pouco ortodoxa, razão pela qual vou vância do simbólico para o homem. Muitos acon vale dizer, todo fato social deve ser visto como
me ater um pouco mais às premissas que levaram tecimentos levaram a este tipo de preocupação: fato linguístico. A própria maneira de calçar o sa
a este tipo de programa. E uma digressão que me por exemplo, a criação de linguagens artificiais pato, vestir a calça, o paletó — é como se fosse
parece necessária num terreno aparentemente para a área de processamento, e a tentativa frus uma frase, possuindo uma gramática própria. A
longe das nossas preocupações — o mundo do trada de traduzir automaticamente uma lingua sucessão de pratos à mesa também pode ser vista
simbólico. gem natural para outra. Nos EUA foi criado um dessa maneira, como se fosse uma frase em que
cada prato é uma palavra. Os mitos, histórias que
grupo de tradução automática do inglês para o os indivíduos contavam para explicar a sua pró
Numa segunda parte vamos tentar, tomando is russo e vice-versa, o que obrigou a que se pene
so como referência, considerar, sequencial trasse profundamente no problema da lin pria cultura, seriam basicamente formas lingüís-
mente, o problema do gerente de um país qual guagem. ticas da expressão da estrutura social daquele
quer, o do gerente brasileiro, o do gerente bra povo.
sileiro no setor de telecomunicações; e encer
Outro exemplo vem da biologia em que se pro Em resumo, ficou claro que a linguística deveria
rando apresentar os objetivos desse programa e
curava a essência da vida, encontrada no código ser tomada como a ciência.padrão no mundo das
dar uma idéia de sua estrutura básica.
genético. O problema da vida teve uma solução ciências humanas. E um dado importante que
bem caracteristicamente simbólica, pois a heredi mostra uma mudança muito grande em relação
0 primeiro item dessa digressão como dissemos
tariedade é um problema de linguagem, é um ao pensamento do século passado, onde o im
é uma incursão ao mundo do simbólico. A partir
problema de codificação. Outra coisa importante portante era o aspecto energia, o aspecto campo.
do fim do século passado começou a haver uma
foi a crítica do próprio discurso ideológico. Passar para o destaque do aspecto linguagem,
preocupação muito grande com os aspectos sim
significa uma mudança profunda na visão que o
bólicos da cultura. Data do fim do século a cria
ção da Semiologia, a proposta de uma ciência dos Começa toda uma preocupação com essa ques homem tem de si mesmo, da sociedade. Basica
símbolos em geral. tão do simbólico, que chega ao climax quando o mente, o homem é um animal simbólico e vive
antropólogo Levy-Strauss, que trabalhou na dentro de um universo simbólico. Esta é uma
Essa preocupação veio crescendo na primeira Universidade de S. Paulo, identifica o estudo do primeira conclusão.
metade do século XX: por exemplo, a obra filosó simbólico como fundamental na questão da cien-
fica de Cassirer gira em tomo da idéia de que a tificidade das ciências sociais. Até então as ciên Sendo o mundo simbólico tão importante, tor
especificidade do homem, vale dizer, a diferença cias sociais tomavam como padrão a Física, o que na-se necessário saber se existe uma evolução
entre o homem e o animal, não está na alma mas não vinha dando certo. Levy-Strauss propôs que desse mundo simbólico — um simbólico mais ^