Page 30 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1995
P. 30

CAPA

















                                                                                                                                                                                                                                                          incômodo  estresse  que  começa  a
             Documentos  importantes

                                                                                                                                                                                                                                                          causar em  alguns  — o  mais  rápido
             Outra questão é quanto ao  papel  do

                                                                                                                                                                                                                                                          possível, seja no poder Executivo ou
             parque  industrial  brasileiro.  O

                                                                                                                                                                                                                                                          no Legislativo.                                                                                  ^
             ministro interino das Comunicações



              informou sobre a conclusão, no início
                                                                                                                                                                                                                                                         A importância do cliente
              de outubro, de uma importante etapa

                                                                                                                                                                                                                                                          Mas,  o  aspecto  mais  importante  na
              no  processo  de  refonna  das  teleco­

                                                                                                                                                                                                                                                         transição  do  cenário  monopolístico
              municações brasileiras.

                                                                                                                                                                                                                                                         para  um  ambiente  de  competição,
                      Trata-se  de  dois  documentos,

                                                                                                                                                                                                                                                         segundo  o  diretor  da  Motorola.
              batizados com a sigla REST (de “Re­

                                                                                                                                                                                                                                                         Flávio Grynszpan é o cliente.
               forma Estrutural do Setor de Teleco­



               municações”) e numerados de  1  a 2.                                                                                                                                                                                                              Segundo  ele,  a  maneira como se



               Neles estão claramente conceituados                                                                                                                                                                                                       trata  o  cliente  em  um  ambiente


               todos  os  aspectos  envolvidos  na                                                                                                                                                                                                       competitivo é bem diferente da que



               questão.                                                                                                                                                                                                                                  ocorre num ambiente monopolístico.



                       Os  documentos  foram  devida­                                                                                                                                                                                                            Em seu ponto de vista, a cada dia


               mente encaminhados a comissões no                                                                                                                                                                                                         cresce mais o atendimento ao cliente



               Congresso  c  na  Câmara,  especial­                                                                                                                                                                                                     como um  fator de diferenciação.



               mente  constituídas  para  tratar  da                                                                                                                                                                                                             Explicou  que  qualidade  sendo



               reforma das telecomunicações.                                                                                                                                                                                                             importante,  é  claro.  Mas,  como as


                        Fernando  Xavier  anunciou  tam­                                                                                                                                                                                                empresas  começam  a  se  nivelar na



               bém  trabalhos  que  estão  sendo                                                                                                                                                                                                        qualidade  dos  produtos,  então  o


               desenvolvidos para a criação de um                                                                                                                                                                                                       atendimento ao cliente é o que sobra



               anteprojeto de uma  nova lei  básica.                                                                                                                                                                                                    como elemento diferenciador.



               Viria para substituir o atual  Código                                                                                                                                                                                                            Flávio Grynszpan acha importante


                Brasileiro de Telecomunicações, de                                                                                                                                                                                                      que  o  Sistema  Telebrás  olhe  com



                 1962 (com base na lei 4117).                                                                                                                                                                                                           atenção  para  este  aspecto,  para



                        Não  foi  possível,  no  entanto,                                                                                                                                                                                               entender  melhor  a  importância  do


               adiantar  como  será  resolvido  o                                                                                                                                                                                                       cliente num ambiente de competição.



               convívio  entre  essa  nova  lei  básica                                                                                                                                                                                                 Isto  porque,  num  ambiente  compe­



               c,  eventualmcnte,  unia  lei  mais                                                                                   Para Dtlson Dalpiaz Dias,  a competição                                                                            titivo,  o  cliente  irá  decidir  que


                simples, ainda em cogitação, permi­                                                                                                              pode começar já.                                                                       empresa escolher.



                tindo  avançar  na  telefonia  celular



               com maior velocidade.


                        Segundo ele. a estratégia é traba­



                lhar  em  duas  frentes  simultâneas.



                Uma  proporcionando  mais  rápida


                abertura para o mercado de telefonia



                celular,  com  expectativa  de  que  os



                primeiros  editais  sejam  lançados


                ainda  no  primeiro  semestre  do  ano



                que  vem.



                        Outra,  dizendo  respeito  aos  ser­


                viços  básicos,  ou  àquilo que conti­



                nuaria como monopólio da Telebrás.



                Esta última uma matéria mais com­


                plicada, envolvendo a própria priva­



                tização da Telebrás.



                        Embora  sua  manifesta  simpatia


                pelo  que  se  fez  na  Inglaterra  e  na



                Austrália  (“soluções  de  boa  quali­



               dade  para  a  reforma  das  teleco­


                municações.  que  se  caracterizaram



               por  um  cronograma  extremamente



               bem  elaborado"),  Fernando  Xavier


               declarou-se  feliz  ao  constatar uma



               grande  dose  de  boa  vontade  e  em­



               penho  em  fazer com  que  as coisas


               no  Brasil  aconteçam                                                         apesar  do                              Carlos Augusto Junqueira de Siqueira e Eh Lona trouxeram ensinamentos da CVA'







               30  Teiobíosn. Nov /Der 195
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35