Page 27 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1995
P. 27
Luiz Carlos Bahiana, da TELEBRASIL,
presidiu os trabalhos, e
Fernando Xavier defendeu uma
reforma sem atropelos.
Segundo ele, nosso processo não nacionais de longa distância são
deve caminhar muito rápido. Muitos muitas \ ezes acusados de serem mais
dos países que optaram por uma linha caros que os lá de fora, mas fre
mais agressiva, tiveram que refazer quentemente o usuário não sabe
o caminho, criando um sistema identificar que dentro da tarifa final
total mente independente. temos 38% de carga tributária — a
Lembrou os anos que antecede maior carga de tributos que se
ram a criarão da Telebrás, quando o conhece no mundo, já que o usual
Ma,nríf,Z Hlckman: Pnmeiro deve
pnvatizar o monopólio estatal. Brasil explorava os serv iços de tele é algo situado entre cinco e dez
comunicações através de empresas por cento", esclareceu.
privadas e quando havia um verda No entanto, no que diz respeito ao
deiro caos. serviço local, Fernando Xavier
“Julgamos que a melhor solução lembrou que ele é um dos mais
para o Brasil não e a privatização baratos do planeta. “Talvez somente
selvagem, mas uma evolução para a a China tenha um serviço mais
flexibilização de uma maneira barato", disse.
pensada, calculada e programada", (Uma assinatura residencial men
ressalvou. sal no Brasil custa R$0,41. Com os
impostos chega a R$0,60 centavos.
Três pontos fundamentais Isso fez com que muitas empresas
Nas palavras do ministro interino das operadoras não mais emitam contas
Comunicações, o mundo dos negó abaixo de R$10,00.)
cios terá que aderir ás oportunidades “Duvido que algum empresário
que serão geradas, com elas organi esteja disposto a se lançar em um
zadas e disciplinadas de modo a aten projeto com investimento de algumas
der ao objetivo maior, que é a so centenas de milhões de reais, não
ciedade. Dentro do processo, ele tendo nenhuma garantia sobre como
identifica três pontos fundamentais a tarifa evoluirá", declarou Fernando
a serem devidamente equacionados, Xavier.
antes que se dê início ao processo de Superado o problema da reestru
privatização. turação tarifária, na opinião dele o
O primeiro, trata da realidade segundo ponto fundamental e que
tarifária. “Temos distorções extre também é uma premissa, é o enges-
mamente significativas. Os serviços samento das empresas estatais.
A seu ver, o objetivo principal de
atender à comunidade estará garan-
tido pela prestação de serviços
quantitativa e qualitativamente da
melhor qualidade e a preços razoá
veis. E isso, em sua opinião, se obtém
Mesa de abertura do
XXXI Painel Telebrasil. através de um ambiente de real O