Page 28 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1995
P. 28

CAPA



















         competição,  na  ausência  da  qual  o


         principal estará prejudicado.



                  A  exemplo  do  que  ocorreu  na



          Austrália, segundo Fernando Xavier,



          num primeiro momento do processo,



          é  necessário  que  a  própria Telebrás


          possa  ser  uma  real  competidora



           perante os novos exploradores.



                   O  ministro interino destacou que


           em  vários  países  europeus,  quando



           se  fala  em  privatizar  a  empresa



           nacional  estatal,  utiliza-se  um  con­


           ceito  de  privatização  bastante  dife­



            rente do existente no Brasil.



                    Trata-se,  nesses  casos,  segundo



            ele,  de  transformar  em  uma  S/A  o


            que  era  uma  autarquia,  como  os



            Correios e Telégrafos brasileiros.



                     Ilustrou sua afirmação informando


            que  as  estatais  France  Telecom  e



             Deutsche  Telekom  estão  evoluindo



             apenas para ser aquilo que a Telebrás


            já é há muito tempo.



                      Por  aqueles  conceitos  europeus                                                                                                                     Durante  o  evento  alguns  estandes  expuseram  produtos



             Fernando  Xavier demonstrou  que  a                                                                                                                                                                     de  empresas  participantes.


             Telebrás é  hoje  uma empresa extre­



             mamente privatizada, onde o gover­



              no federal possui apenas 22%  do seu



             capital, já que 78% estão na mão de


              terceiros.                                                                                                                                                                                                                            A  importância di



                      O que  faz  a  grande diferença,  na



              verdade, é a legislação. Na França e


              na  Alemanha,  em  função  das  leis,                                                                                                         A  implementação da  reforma  das                                                                                       Esses  membros,  segundo ele, ml



              pelo  fato  de  essas  empresas  terem                                                                                                telecomunicações  brasileiras  passa                                                                                   poderiam  ser  demitidos  ad  nutura



              ações cotadas em bolsa e à disposição                                                                                                 pela criação de um órgão regulador                                                                                      Somente  em  casos  de  improbidade


              do público em geral, elas atuam num                                                                                                   imparcial.  forte  e  independente.  A                                                                                  administrativa  ou  falta  de decorv.



              ambiente de gestão como se  fossem                                                                                                    opinião  foi  expendida  pelo  consul­                                                                                  após  reconhecimento judicial. De\ o



               empresas privadas.                                                                                                                   tor  de  telecom unicações  Sávio                                                                                        riam,  em sua opinião, ser escolhidos

                                                                                                                                                    Pinheiro.                                                                                                               pelo  presidente  da  República,  que
                       No  Brasil,  basta  ter  50%  c  mais

                                                                                                                                                             Para  prom over  a  com petição,                                                                                também  nomeará  o  seu  presidente
               uma  ação  do  capital  votante  em

                                                                                                                                                    defendeu  uma  nova  estrutura  legal                                                                                    E somente poderão tomar posse ape>s
               mãos do Estado,  para que  nos com­
                                                                                                                                                    para  os  serviços  de  telecomunica­                                                                                    ratificação  pelo  Senado  Federal.

               portemos  cada  vez  mais  como                                                                                                       ções.  Tal  medida,  ele  reputa  funda­                                                                                        Sávio vê duas possibilidades come



               repartição pública.  Esse,  na opinião                                                                                                mental  para  inspirar  confiança  na                                                                                   objetivos para o órgão regulador. Sã


               de Fernando Xavier, é um problema                                                                                                      sociedade.  Isto  como  resultado  de                                                                                  prim eira  hipótese  a  ele  cabcnc



               seríssimo a ser resolvido.                                                                                                            que  as  normas  e  decisões  tomadas                                                                                    regulamentar,  conceder e fiscali:ar.



                       O terceiro grande ponto, segundo                                                                                               serão sempre em busca da satisfação                                                                                     Na  segunda,  ficaria  apenas  com e


               ele, é a necessidade de um referencial                                                                                                do  interesse público.                                                                                                   regulamentação.



               regulatório  mínimo,  extremamente                                                                                                             Segundo  ele,  investidores  priva­



               bem elaborado. Infelizmente o Brasil                                                                                                   dos  nacionais  e  estrangeiros  só po­

                                                                                                                                                      deriam  se  sentir  atraídos,  se  pu ­
               não tem qualquer tradição de regula­

                                                                                                                                                      dessem se sentir seguros em  relação
               mentação  e,  principalm ente,  de

                                                                                                                                                      à  estabilidade  das  regras  do jogo  e
               fiscalização eficiente  daquilo  que  é
                                                                                                                                                      aos  humores  do  poder  político

               regulamentado.                                                                                                                         transitório.



                        O próprio fato do Sistema Telebrás                                                                                                     Para  ser  imparcial, forte  e  inde­


                ser  monopolista  e  único,  e  de  além                                                                                              pendente, o órgão regulador precisa,



                disso estarem confundidos os papéis                                                                                                   em  sua  opinião,  de  algumas  carac­



                do  poder  regulador com  o  do  acio­                                                                                                 terísticas.  Sávio sugere que  suas  de­



                nista principal                                        tudo sob a mesma                                                               cisões,  por exemplo,  sejam  tomadas


                autoridade, representada pelo Minis-                                                                                                  por uma comissão de cinco membros.
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33