Page 82 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
P. 82

S O FTW A R E














                                         uso  do  computador  na  sala  de
                     O                                                                                                                                                                                                                                    A   i n f o r m á t i c o

                                         aula  é  bem  diferente  do  giz  e


                                         das  cartolinas  coloridas.  Novas



                     aplicações  da  informática  para  a  edu­


                     cação  surgem  a  toda  hora,  como  a                                                                                                                                                                                                 n a   e d u c a ç ã o


                      integração de imagem, texto e  som  no



                      computador  (multimídia),  a  comu­


                      nicação em  rede  mundial  para estudos


                      meteorológicos,  o  computador  usado



                      com  fax  e  telefone  especializados,  o


                      computador utilizado como uma  lousa


                      eletrônica  ou  como  um  videocassete


                       sofisticado,  acoplado  a  um  disco  CD-


                       ROM.



                                A  gama de programas educacionais


                       em  computador  inclui:  os  tutoriais


                       para  ensinar  algo,  com  instrução  pro­                                                                                            Na informática para educação



                       gramada;  os  exercícios  gerados  alea­                                                                                                 é difícil saber onde termina o


                       toriamente  com  resposta  correta  ge­                                                                                                 jogo e onde começa o ensino.


                       rando  grau  crescente  de  dificuldade;                                                                                                                   O Windows veio para
                                                                                                                                                                                           mascarar o DOS.
                       os  simuladores que  interagem  com  o



                       operador;  a linguagem Logo desde da


                       década de  70  utilizada para o constru-


                        tivismo de  Piaget em que  um conheci­


                        mento  serve  de  base  para  outro;  o



                        questionamento  que  mantém  diálogo


                        em  linguagem  natural;  as  atividades                                                                                     ware  -   sempre  haverá  coisa  melhor -                                                                                    já  aponta  na  esquina  uni  novo com­


                        criativas  como  a  música;  as  referen-                                                                                   mas  que  é  conveniente  ficar  com  a                                                                                       petidor, o Chicago, da Microsoft,


                        cias com  enciclopédias  ou  com  hiper­                                                                                    maioria.  Nos  EUA  há  100  milhões  de                                                                                               Segundo  Lemos,  só  vale a pena ter



                        textos que permitem vários desfechos.                                                                                       PC 's, rodando em  DOS e Windows que                                                                                          redes  local  -   algo  que  exige cabea*


                                 Programas  de  computador  para  a                                                                                 disputam  espaço  com  12  milhões  de                                                                                        mento  e  gerenciamento - em insta­


                        educação,  além  tias  revendas  comer­                                                                                     usuários tia  Mc  Intosh.  Então,  há  mais                                                                                   lações  acima  de  10  micros. Nada im­


                        ciais,  como  o  programa  niultimída                                                                                       aplicações  voltados  para  o  PC  do  que                                                                                    pede  porém  que  micros  isolados com­



                        Beethoven  da  Microsoft,  podem  tam                                                                                       para  o  Mc  Intosh.  Na  área  dos  sis­                                                                                     partilhem dispositivos comuns. Micros


                        bém  ser encontrados em  universidades                                                                                      temas  operacionais,  que  são  progra­                                                                                       para  educação  podem  ser instalados


                        como  o  Multilogo  da  PUC7RJ  ou  o                                                                                       mas  que  comandam  a  máquina,  o                                                                                            em  salas  de  aula  -   cinco alunos por


                        Abracadabra  da  PUC/RGS.  O  progra­                                                                                       padrão  DOS  com  Windows  sobrepuja                                                                                          máquina  -   ou  em  bibliotecas. 0 uso



                        ma shareware da  rede de  nacional  de                                                                                      em  popularidade  nos  EUA,  o  Win­                                                                                          do  computador  na  sala cie  aula é bem


                        pesquisas,  com  conexão  internacional                                                                                     dows  NT  da  IBM,  o  SO  n°  7  da  Mac                                                                                     diferente  do  giz  e  das  cartolinas co­


                       com a  Internet, permite acessar aplica­                                                                                      Intosh e  o  Unix das  versões  “ix".  Mas                                                                                   loridas.



                        tivos  educacionais,  bem  como sua  im­


                        portação através dos correios.


                                A  oferta  de  programas  para  a  edu­                                                                                                                                                       O r i e n t a d a   a   o b j e t o s


                       cação é variada. A  IDT, em São Paulo,                                                                                                 computador é uma máquina comanda­                                                                                   de funcionameno.  Cada  objeto é dono â



                       oferece lousa eletrônica com videocas­                                                                                       Oda por impulsos elétricos binários cuja                                                                                      seus próprios dados e tem regras própriiu


                       sete  e  CD-ROM;  a  People,  em  Cam­                                                                                       organização  está  muito  mais próxima  da                                                                                    para  trata-los.  Coin  o encapsulamentos



                       pinas,  o  people-logo  e  a  Tecso,  no                                                                                     lógica  matemática  do  que  da  linguagem                                                                                     obtém  sempre  a  mesma  reposta de uf


                       Rio, o multilogo; a  IBM em seu  proje­                                                                                      humana. A linguagem orientada a objetos é                                                                                      objeto  interrogado.  O  objeto  "auditor


                       to  Horizonte,  o  Iogowriter;  a  Eclu-                                                                                     uma das tentativas para aproximar a infor­                                                                                    por exemplo,  interroga o saldo do obp


                       system,  em  Santos,  o  “redescobrindo                                                                                     mática do mundo real.                                                                                                            “conta-corrente ”  e  recebe sempre o mo



                       ciência  e  matemática"  desenvolvido                                                                                                O  consultor João  Carlos  Deiró,  da                                                                                  mo tipo de reposta.


                       em  Israel  e  EUA  e  sendo  traduzido                                                                                      O b jeto ,  em  recente evento deu os concetos                                                                                          No p o lim o r f is m o ,  a  mesma mensa
                                                                                                                                                    básicos da  linguagem  orientada  a  objetos.

                       para  o  português;  o  Senac-SP  o  “di­                                                                                    Uma c la sse  -   o molde de coisas iguais que                                                                                 recebe  diferente  tratamento conforme
                                                                                                                                                                                                                                                                                   tipo  de  dados  consultados. A operap

                       vidir  para  conquistar";  e  a  Informate                                                                                  se diferenciam de outra -  acrescida de uma                                                                                     soma,  se aplicada a dados numéricos, to-


                       um  banco  de  questões  de  prova  com-                                                                                    in s tâ n c ia   ou  valor  individual  dentro  da                                                                              um  número  e se aplicada a símbolos (/ '



                       paturadorizado.  Já  existe  um  atlas  do                                                                                  classe,  definem um objeto.  Uma conta cor­                                                                                     béticos,  gera  uma  concatenaçáo. A 0


                       Brasil  em  CD-ROM  e  um  dicionário                                                                                        rente (uma  classe) e  um  valor nesta  conta                                                                                  padronizou  a  definição de objetos c oj


                       Aurélio e  Michaelis para uso em com­                                                                                        (uma  instância)  definem  um  objeto.  H ie ­                                                                                 definindo padrões para de bases de did"



                       putador  e  o  “fala  tudo"  traduz  textos                                                                                 ra rq u ia  é a propriedade de uma classe her­                                                                                  e para  linguagens de pesquiza (scjlI crie
                                                                                                                                                                                                                                                                                   tadas a objeto. A  linguagem Small Toil*-
                       em  inglês,  português,  francês  e  es­                                                                                    dar os atributos de outra,  a que estiver su­                                                                                   mais antiga e a  C++  utilizada em cent'
                                                                                                                                                   bordinada.  A  classe  conta-corrente  (pai)
                       panhol,  palavra  por  palavra.  Quem                                                                                       pode ter como filhos as contas de pessoas                                                                                       telefônicas é uma das mais complexas.



                       tem  dinheiro  só  não  se  educa  se  não                                                                                  jurídicas  e  naturais,  ambas  com  atributos                                                                                           Segundo  Deiró,  se obtém maior ituf


                       quiser.                                                                                                                     herdados do  “pai”.                                                                                                             laridade,  capacidade  de  reutilizW:í


                               John  Lemos,  da  Forman  vende  a                                                                                           Outro  conceito  importante  é o  do  e n ­                                                                            saber compartilhado pelo desenvolvira



                       idéia que na área da educação não vale                                                                                      c a p s u la m e n to .  Um  objeto  encapsulado                                                                                de programs  com  linguagens orient


                       a  pena  postergar  a  compra  do  hard-                                                                                    esconde  e protege  seu  mecanismo  interno                                                                                    para objeto. (JCF)
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