Page 11 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
P. 11

TELEBRÁS
































            cicdadc brasileira e a comunidade inter­                                                                                   horas do dia, para pagamento de contas                                                                                        O PROJETO TELECENTRO



            nacional.                                                                                                                  e solicitação de serviços.



                     Concomitantemente, está sendo am­                                                                                         A avaliação de uma empresa está vin­                                                                                    O Projeto  Telecentro representa um



            plamente divulgada e discutida no âm­                                                                                      culada à i ua imagem, e parte dessa ima­                                                                                nova estratégia  de oferta  de  serviços




             bito do Sistema TELEBRÁS a Diretriz                                                                                       gem é transmitida muito mais pelos em­                                                                                  implementada  pelo  Sistema TELE­


             "Consultoria em  Telecomunicações",                                                                                       pregados do que pela mídia. Só é possí­                                                                                 BRÁS  para dar suporte  à melhoria de




             que  contém  as  principais  orientações                                                                                  vel prestar um serviço com Qualidade se                                                                                  Qualidade de  vida das comunidades e



             relativas ao assunto.                                                                                                     os empregados estiverem sendo ouvidos.                                                                                  alavancar seu progresso através da uti­



                     Para consolidar esse trabalho, a idéia                                                                                    Com base nesse princípio e em ações                                                                              lização intensiva e extensiva das teleco­



             que  fundamentará o papel  da Consul­                                                                                     e esforços calcados no conceito de ge­                                                                                  municações e da informática.



             toria cm  relação aos clientes internos,                                                                                  rência participativa, a Telesp  realizou                                                                                        O Telecentro é  um centro de atendi­



             empregados das empresas do Sistema                                                                                         pesquisas que possibilitaram conheceras                                                                                 mento coletivo, que oferece serviços em



             TELEBRÁS, pode ser sintetizada como                                                                                        expectativas c necessidades de seus co­                                                                                regime de parceria aos diversos segmen­



             segue:  "se você não está servindo à um                                                                                    laboradores internos.                                                                                                   tos da área urbana c da área rural, utili­



             cliente externo, seu trabalho é servir al­                                                                                        Foram  também  realizadas  diversas                                                                              zando facilidades de  telecomunicações



             guém que está, pois todos nós temos um                                                                                     reuniões e debates, em que esses cola­                                                                                  e de informática e atuando como agen­



            cliente;  lembre-se sempre que a Quali­                                                                                     boradores tiveram a oportunidade de ser                                                                                 te  de desenvolvimento econômico,  po­



            dade começa dentro da organização"                                                                                          ouvidos e de apresentar sugestões com                                                                                   lítico  e  sócio-cultural.  Sua  operação



                                                                                                                                        a  finalidade  de  contribuir para que  o                                                                               compreende quatro módulos básicos:
              MELHORIA NA  QUALIDADE

                                                                                                                                        atendimento ao cliente ocorresse na for­

                                                                                                                                                                                                                                                                 Módulo  1:  Serviços  Públicos  e Tele-
                     Consoante com o Programa Brasilei­                                                                                 ma  mais  adequada e  com  Qualidade

                                                                                                                                                                                                                                                                                                   in formação
             ro da Qualidade e Produtividade, e com                                                                                     cada ve/ melhor.  Foi com essa motiva­

                                                                                                                                                                                                                                                                 Módulo 2: Telescritório
             o intuito de promover ações para situar                                                                                    ção e  esse envolvimento que  a Telesp


                                                                                                                                                                                                                                                                 Módulo 3: Aplicações para Negócios
            o Sistema TELEBRÁS cm  posição de                                                                                           planejou e  executou o Projeto da Loja

                                                                                                                                                                                                                                                                 Módulo 4: Aplicações Educativas.
            excelente  prestador  de  serviços,  a                                                                                      Sete de Abril.



            TELEBRÁS decidiu implementar, a par­                                                                                               O Programa de Melhoria na Qualida­                                                                                        Quase Tudo em Serviços, com Suporte



             tir de 1992, o Programa de Melhoria na                                                                                     de  de Atendimento ao  Cliente é exem­                                                                                  de Telecomunicações e Informática é o



             Qualidade de Atendimento ao Cliente.                                                                                       plar e  deve  se  multiplicar  na  própria                                                                               "slogan" que caracteriza o Telecentro. A



                    O Programay que visa elevar a níveis                                                                               Telesp e em todas as empresas do Siste­                                                                                   figura  5  apresenta  seus  componentes



            internacionais o atendimento pessoal ou                                                                                     ma TELEBRÁS.                                                                                                             básicos.




            por telefone  ao cliente, já produz bons
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Figura 5

            resultados, como no caso da Telesp. Sen­



            sível  às circunstâncias,  a Telesp  vem                                                                                                                                                                                 TRABALHO


                                                                                                                                                                                                                                   À DISTÂNCIA
            apostando em ações que possam garan­



            tir a satisfação total de seus clientes.


                                                                                                                                                         ENCONTROS
                    Exemplo disso  pode ser  notado cm                                                                                               COMUNITÁRIOS                                                                                                                                                     BANCO DE



            sua nova loja na 7 de Abril, que se dife­                                                                                                                                                                                                                                                                     DADOS



            rencia por ser a primeira loja da Capital




            onde são atendidas cerca de três mil pes­                                                                                                                                                                                                                                                                                           APOIO A



             soas por dia, por intermédio de  82 em­                                                                                       TELEFONES                                                                                                                                                                                  MICROEMPRESAS

                                                                                                                                              PÚBLICOS
             pregados.  Nessa loja tradicional de São



            Paulo, para ter suas necessidades satis­



            feitas, o cliente precisa ter sua priorida­


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     APOIO
            de  assegurada  Ninguém  melhor para
                                                                                                                                                         SERVIÇOS                                                                                                                                                               AO ENSINO

            perceber e relatar  isso do que os aten­                                                                                                     PÚBLICOS



            deu tcs.




                    Cumpre ainda destacar na 7 de Abril



            o Projeto  Telesp  Toda Hora, que ofere­                                                                                                                                                                                   TELESCRITÓRIOS



            ce atendimento ao cliente durante as 24
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16