Page 8 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
P. 8

SISTEMA



                                                     BRÁS

































                                                                                                                                                                                                                                                                               Foi um período caracterizado pela de­
                                                    Investimento do Sistema TELEBRAS e Ganho Anual de Terminais

                                                                                                                                                                                                                                                                        terioração  na  Qualidade  dos serviços,
                                                                              (Empresas  Controladas, inclusive  EMBRATEL)


                       USS Mil                                                                                    Dólares  Dez/92                                                                                          MIL                                         que prejudicava o estabelecimento e a
                       Investim                                                                                                                                                                                            TERMINAIS                                   manutenção das ligações telefônicas, e



                       5.000                                                                                                                                                                                                      -i 1 000
                                                                                                                                                                                                                                                                       pela exaustão da planta, que impedia a

                       4 500                                                                                                                                                                                                          900
                                                                                                                                                                                                                                                                       oferta de novos serviços e o atendimen­

                       4 000                                                                                                                                                                                                          800
                                                                                                                                                                                                                                                                       to  aos  planos de  expansão comercia­


                       3 500                                                                                                                                                                                                          700
                                                                                                                                                                                                                                                                       lizados.

                       3 000                                                                                                                                                                                                          600
                                                                                                                                                                                                                                                                                O perfil do investimento total das em­

                       2.500                                                                                                                                                                                                          500
                                                                                                                                                                                                                                                                       presas do Sistema TELEBRÁS em tele­

                       2.000                                                                                                                                                                                                          400

                                                                                                                                                                                                                                                                        comunicações, em milhões de dólares, e

                        1.500                                                                                                                                                                                                         300
                                                                                                                                                                                                                                                                        a correspondente quantidade de termi­
                        1 000                                                                                                                                                                                                         200

                                                                                                                                                                                                                                                                        nais  urbanos  em  serviço  no período

                           500                                                                                                                                                                                                         100
                                                                                                                                                                                                                                                                        1973/1993 mostram o desaceleramento



                                      73        74  75  76                  77  78  79  80  81                           82  83  84                  85  86            87       88  89  90                  91       92  93                                             no crescimento da planta ao longo da dé­




                                                   Investimentos                                 Terminais                                                                                                                                                              cada de 80.  (Figura 1)


                                                                                                                                                                                                                                                                                A reversão desse quadro se deu a par­
                                                                                                                                                                                                                                        Figura  1

                                                                                                                                                                                                                                                                        tir do início da década de 90, quando o



                                                                                                                                                                                                                                                                        Sistema TELEBRÁS,  inserido no Pro­
             metodologias de treinamento e progra­                                                                                        nário nacional e  mundial  de telecomu­

                                                                                                                                                                                                                                                                        grama Brasileiro da Qualidade e Produ­
             mas de intercâmbio nacionais e interna­                                                                                      nicações.

                                                                                                                                                                                                                                                                        tividade, instituiu política básica para o
             cionais  que  garantem a aplicação das                                                                                               Contudo, o ambiente desfavorável em

                                                                                                                                                                                                                                                                        desenvolvimento de um novo modelo de
             demais políticas e a  homogenia do de­                                                                                       que se viu imersa a economia brasileira

                                                                                                                                                                                                                                                                        gestão empresarial, calcado na aplicação
              sempenho c da produtividade do Siste­                                                                                       na década de 80, refreou o desenvolvi­


                                                                                                                                                                                                                                                                        dos conceitos e princípios da Qualida­
              ma TELEBRÁS.                                                                                                                mento acelerado que vinha sendo impri­


                                                                                                                                                                                                                                                                        de total.
                                                                                                                                          mido âs telecomunicações brasileiras,



                     Esse  conjunto  de políticas  levou  o                                                                               com reflexos indesejáveis na Qualidade                                                                                                Como resultado claro dessa política,



              Brasil a alcançar um alto padrão de Qua­                                                                                     e na quantidade dos serviços prestados                                                                                       a Qualidade dos serviços prestados vem



              lidade de serviços, ocupando inclusive,                                                                                      à sociedade pelas empresas do Sistema                                                                                        retornando aos padrões internacionais.


                                                                                                                                                                                                                                                                        Há  sinais  inequívocos da melhoria do
              no período, posição de destaque no ce­                                                                                      TELEBRÁS.

                                                                                                                                                                                                                                                                        desempenho  dos  serviços,  como de­





                                                                                                                                                                                                                                         Figura 2                       monstram  por exemplo os indicadores

                                                                                                                                                                                                                                                                         "taxa de complctamento de chamadas'



                                                                                 TX Chamadas completadas DDD -Term. (OK)                                                                                                                                                 e "taxa de congestionamento", nas figu­


                                                                                                                                   %
                                                                                                                                                                                                                                                                         ras 2 e 3.



                                                                                                                                                                                                                                                                                 Hoje,  destaca-se como ação estraté­



                                                                                                                                                                                                  OBJ. STB                                                               gica do  Sistema TELEBRÁS a Gestão

                                                                                                                                                                                                      58,00
                                                                                                                                                                                                                                                                         pela  Qualidade  Total,  que  vem  per­




                                                                                                                                                                                                                                                                         meando  todas  as  atividades organi­



                                                                                                                                                                                                                                                                         zacionais e servindo de alicerce para o



                                                                                                                                                                                                                                                                         crescimento do  setor,  ao privilegiara



                                                                                                                                                                                                                                                                         visão do mercado com  enfoque no cli­



                                                                                                                                                                                                                                                                         ente e enfatizar o papel da liderança, a



                                                                                                                                                                                                                                                                         gestão participativa e o crescimento do



                                                                                                                                                                                                                                                                         ser humano.




                                                                                                                                                                                                                                                                                  A figura 4 ilustra a caminhada do Sis­



                                                                                                                                                                                                                                                                         tema TELEBRÁS cm  direção ao aper­



                                                                                                                                                                                                                                                                          feiçoamento da Qualidade na prestação



                                                                                                                                                                                                                                                                         de serviços de telecomunicações à soci­



                                                                                                                                                                                                                                                                         edade brasileira.




            t
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13