Page 10 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
P. 10

apoio  a  outras  empresas  do  Sistema                                                                                        Telemig encontrou seu caminho na área                                                                                          seus quadros de profissionais. Até 1993,



      TELEBRÁS e a entidades externas ao                                                                                             de Qualidade e produtividade.                                                                                                  por exemplo, participaram de eventos de



       Sistema, disseminando sua experiência,                                                                                                Entre  outros resultados práticos  de                                                                                  sensibilização cerca de 30.000 emprega­



       ministrando cursos de gerencia partici­                                                                                       seu trabalho, pode-se citar o projeto de                                                                                       dos e receberam treinamentos em Qua­



       pativa e apresentando resultados concre­                                                                                       parceria que a Telemig desenvolve  cm                                                                                         lidade  e  produtividade mais de  16.000




        tos de  solução de problemas nas áreas                                                                                        conjunto  com  seu  maior  cliente,  o                                                                                        profissionais do Sistema, entre dirigen­



        operacional e administrativa mediante a                                                                                       fíemge- Banco do Estado de Minas Ge­                                                                                          tes,  gerentes,  técnicos  e  pessoal de



        aplicação do MASP (Método de Análi­                                                                                           rais, para a instalação de sistemas de co­                                                                                    apoio. Isso representa investimentos da



        se e Solução de Problemas).                                                                                                   municação de dados  indispensáveis  à                                                                                         ordem de USS  10 milhões



                                                                                                                                      melhoria da produtividade bancária.                                                                                                   Enfim,  pode-se dizer que, de forma



                   EXPERIÊNCIA DE OUTRAS                                                                                                      Embratel, Telesp, Telepar e Tele-                                                                                     gradual mas irreversível, as empresas do



                                         OPERADORAS                                                                                                       também estão engajadas cm pro­                                                                            Sistema TELEBRÁS estão, uma a uma,



                                                                                                                                       gramas  de  implantação da  Qualidade                                                                                        comprometendo-se  com  a melhoria da



                 As  demais  empresas  do  Sistema                                                                                     Total e, a exemplo de outras empresas do                                                                                      Qualidade e da produtividade dos servi­



         TELEBRÁS também vem se empenhan­                                                                                              Sistema TELEBRÁS, dedicam-se com                                                                                              ços que prestam  aos seus clientes, lan­



         do  na adoção da  filosofia e da  prática                                                                                     empenho ao planejamento, desenvolvi­                                                                                          çando assim bases sólidas para o cresci­



         Qualidade Total,  sempre visando a um                                                                                         mento e implementação de serviços que,                                                                                        mento auto-sustentado das telecomuni­



         atendimento cada vez melhor, em Qua­                                                                                          do  ponto  de  vista dos  clientes  desses                                                                                    cações brasileiras.



         lidade e em quantidade, às expectativas                                                                                       serviços,  sejam  os mais  adequados às



         c necessidades de seus clientes.                                                                                              suas expectativas e necessidades.                                                                                                       PROJETO CONSULTORIA



                 A Telerj, por exemplo, já tem resol­                                                                                          Na "holding" TELEBRÁS destaca-se



          vidos cerca  de  350  problemas com  a                                                                                       o Centro de Pesquisa e Desenvolvimen­                                                                                                  O Projeto Consultoria em Telecomu­



          aplicação do Método de Análise e Solu­                                                                                        to - CPql), que, no âmbito do Programa                                                                                        nicações tem,  como  um  dos seus prin­




          ção de Problemas (MASP).  Em apenas                                                                                           da Qualidade Total, desenvolveu meto­                                                                                         cipais  objetivos,  o  de  criar condições



          um deles, envolvendo cabos telefônicos,                                                                                      dologia  inédita  para  mapeamento  de                                                                                         propícias a uma aproximação cada vez



          a Empresa vislumbra um ganho de 700                                                                                          seus processos internos.                                                                                                       maior entre empresas e clientes, visan­



          mil dólares, a melhoria das condições de                                                                                             Os resultados já obtidos pelas empre­                                                                                  do a  um  relacionamento profícuo para



          trabalho  dos  profissionais da  rede e  a                                                                                    sas do Sistema T ELEBRÁS  na  melho­                                                                                          ambas as partes.



          redução do tempo de remanejamento e                                                                                           ria de Qualidade e  produtividade deri­                                                                                                Devemos adequar nossos produtos e




          reparo em cabos telefônicos.                                                                                                  vam de uma atenção especial para com                                                                                           sennços às necessidades dos clientes e


                  A Telpa tem-se destacado na diminui­                                                                                  a educação e o treinamento, traduzindo-                                                                                        nelo  as  necessidades dos  clientes aos




          ção dos prazos de atendimento aos cli­                                                                                        se,  na  prática,  em  expressivos  investi­                                                                                   nossos produtos e serviços. Esse concei­



          entes, seja na instalação de novos termi­                                                                                     mentos das empresas na capacitação dos                                                                                         to revela a importância das decisões que



          nais, seja na transferencia de assinantes.                                                                                                                                                                                                                    valorizam o atendimento das necessida­



                   Simultaneamente,  a  Telpa  vem  de­                                                                                                                                                                                                                 des e expectativas dos clientes e, sobre­



           senvolvendo  importante  trabalho  de                                                                                                                                                                                                                        tudo, estimulam um relacionamento em




           "empowerment", educação e treinamen­                                                                                                                                                                                                                         regime de parceria.



           to do seu pessoal  de linha, que desem­                                                                                                                                                                                                                               Nesse  contexto  insere-se o Projeto



           penha importante papel no atendimento                                                                                                                                                                                                                        Consultoria  em  Telecomunicações, jâ



           às necessidades dos clientes, contribuin­                                                                                                                                                                                                                    implantado  em  algumas empresas do



           do dirctamente para a satisfação dessas                                                                                                                                                                                                                      Sistema TELEBRÁS e em  fase de im­



           necessidades e, consequentemente, para                                                                                                                                                                                                                       plantação nas demais.



           a  formação de uma  boa imagem  insti­                                                                                                                                                                                                                                Destaca-se como elemento chave do




           tucional da Telpa.                                                                                                                                                                                                                                            Projeto a figura do Consultor em Tele­



                   A partir de um intenso trabalho inten­                                                                                                                                                                                                                comunicações, pelo papel que desempe­



           so,  reunindo Diretores,  Gerentes c  de­                                                                                                                                                                                                                     nha na criação c na consolidação da par­



            mais empregados na discussão do pre­                                                                                                                                                                                                                         ceria empresa & cliente e, portanto, no



            sente  e  do  futuro da  Empresa cm  um                                                                                       Juarez M artinho Q uadros do  N ascim ento,  d i­                                                                              fortalecimento da imagem institucional




            cenário  de  mudanças  aceleradas,  a                                                                                          retor da Telebrás.                                                                                                            do  Sistema TELEBRÁS perante a so-
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15