Page 10 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
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apoio a outras empresas do Sistema Telemig encontrou seu caminho na área seus quadros de profissionais. Até 1993,
TELEBRÁS e a entidades externas ao de Qualidade e produtividade. por exemplo, participaram de eventos de
Sistema, disseminando sua experiência, Entre outros resultados práticos de sensibilização cerca de 30.000 emprega
ministrando cursos de gerencia partici seu trabalho, pode-se citar o projeto de dos e receberam treinamentos em Qua
pativa e apresentando resultados concre parceria que a Telemig desenvolve cm lidade e produtividade mais de 16.000
tos de solução de problemas nas áreas conjunto com seu maior cliente, o profissionais do Sistema, entre dirigen
operacional e administrativa mediante a fíemge- Banco do Estado de Minas Ge tes, gerentes, técnicos e pessoal de
aplicação do MASP (Método de Análi rais, para a instalação de sistemas de co apoio. Isso representa investimentos da
se e Solução de Problemas). municação de dados indispensáveis à ordem de USS 10 milhões
melhoria da produtividade bancária. Enfim, pode-se dizer que, de forma
EXPERIÊNCIA DE OUTRAS Embratel, Telesp, Telepar e Tele- gradual mas irreversível, as empresas do
OPERADORAS também estão engajadas cm pro Sistema TELEBRÁS estão, uma a uma,
gramas de implantação da Qualidade comprometendo-se com a melhoria da
As demais empresas do Sistema Total e, a exemplo de outras empresas do Qualidade e da produtividade dos servi
TELEBRÁS também vem se empenhan Sistema TELEBRÁS, dedicam-se com ços que prestam aos seus clientes, lan
do na adoção da filosofia e da prática empenho ao planejamento, desenvolvi çando assim bases sólidas para o cresci
Qualidade Total, sempre visando a um mento e implementação de serviços que, mento auto-sustentado das telecomuni
atendimento cada vez melhor, em Qua do ponto de vista dos clientes desses cações brasileiras.
lidade e em quantidade, às expectativas serviços, sejam os mais adequados às
c necessidades de seus clientes. suas expectativas e necessidades. PROJETO CONSULTORIA
A Telerj, por exemplo, já tem resol Na "holding" TELEBRÁS destaca-se
vidos cerca de 350 problemas com a o Centro de Pesquisa e Desenvolvimen O Projeto Consultoria em Telecomu
aplicação do Método de Análise e Solu to - CPql), que, no âmbito do Programa nicações tem, como um dos seus prin
ção de Problemas (MASP). Em apenas da Qualidade Total, desenvolveu meto cipais objetivos, o de criar condições
um deles, envolvendo cabos telefônicos, dologia inédita para mapeamento de propícias a uma aproximação cada vez
a Empresa vislumbra um ganho de 700 seus processos internos. maior entre empresas e clientes, visan
mil dólares, a melhoria das condições de Os resultados já obtidos pelas empre do a um relacionamento profícuo para
trabalho dos profissionais da rede e a sas do Sistema T ELEBRÁS na melho ambas as partes.
redução do tempo de remanejamento e ria de Qualidade e produtividade deri Devemos adequar nossos produtos e
reparo em cabos telefônicos. vam de uma atenção especial para com sennços às necessidades dos clientes e
A Telpa tem-se destacado na diminui a educação e o treinamento, traduzindo- nelo as necessidades dos clientes aos
ção dos prazos de atendimento aos cli se, na prática, em expressivos investi nossos produtos e serviços. Esse concei
entes, seja na instalação de novos termi mentos das empresas na capacitação dos to revela a importância das decisões que
nais, seja na transferencia de assinantes. valorizam o atendimento das necessida
Simultaneamente, a Telpa vem de des e expectativas dos clientes e, sobre
senvolvendo importante trabalho de tudo, estimulam um relacionamento em
"empowerment", educação e treinamen regime de parceria.
to do seu pessoal de linha, que desem Nesse contexto insere-se o Projeto
penha importante papel no atendimento Consultoria em Telecomunicações, jâ
às necessidades dos clientes, contribuin implantado em algumas empresas do
do dirctamente para a satisfação dessas Sistema TELEBRÁS e em fase de im
necessidades e, consequentemente, para plantação nas demais.
a formação de uma boa imagem insti Destaca-se como elemento chave do
tucional da Telpa. Projeto a figura do Consultor em Tele
A partir de um intenso trabalho inten comunicações, pelo papel que desempe
so, reunindo Diretores, Gerentes c de nha na criação c na consolidação da par
mais empregados na discussão do pre ceria empresa & cliente e, portanto, no
sente e do futuro da Empresa cm um Juarez M artinho Q uadros do N ascim ento, d i fortalecimento da imagem institucional
cenário de mudanças aceleradas, a retor da Telebrás. do Sistema TELEBRÁS perante a so-