Page 14 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
P. 14

TELEBRAS


































                    Quanto à telefonia móvel celular, já

                                                                                                                                                                                                             0  SQT é Constituído dos Seguintes Módulos:
            se aplicou a pesquisa OPUS em algumas



            regiões do País; em breve sua aplicação



            estará regularizada em todas as empre­




             sas do Sistema TELEBRÁS.







                                    A MELHORIA NO



                                DESEMPENHO DOS



                    SERVIÇOS TELEFÔNICOS








                      O Desempenho dos Serviços Telefô­



              nicos (DST) 6 medido por meio de uma



              ponderação de oito indicadores que ava­



              liam a Qualidade e o desempenho dos




              serviços  prestados pelas empresas do



              Sistema TELEBRÁS.



                      A empresa que atinge as médias con­                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 Figura 6



               sideradas ótimas recebe nota 10, cm uma



               escala  de 0  a  10.  A avaliação  6  feita                                                                                  de produtos, cadastro, testes de desem­                                                                                       •  é  regular a situação cadastral do for­



               mensalmente e consolidada anualmente.                                                                                         penho em campo qualificação de forne­                                                                                         necedor do  produto perante o Sistema



                      Em  1992, a nota média foi 6,86. Em                                                                                    cedores,  engenharia, e  laboratórios de                                                                                     TELEBRÁS



               1993, essa nota foi 7,97, demonstrando                                                                                        ensaios de empresas do Sistema TELE­


                                                                                                                                                                                                                                                                           •  o fornecedor está qualificado (capaci­
               sensível melhoria na Qualidade dos ser­                                                                                       BRÁS e de terceiros.


                                                                                                                                                                                                                                                                           tação  fabril,  tecnológica c  Sistema da
               viços  prestados.  Na tabela  da página                                                                                               Finalizando, a emissão do AQT, pro­


               anterior são apresentados,  por empresa                                                                                       duto  final  do Sistema de Qualificação                                                                                        Qualidade) para  fornecer o produto ao




               do Sistema TELEBRÁS, os indicadores                                                                                           TELEBRÁS, significa que:                                                                                                      Sistema TELEBRÁS



               para o ano de 1993.
                                                                                                                                             •  há conformidade das características do                                                                                     •  o desempenho do produto em campo



                 O SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO                                                                                                   produto com os documentos aplicáveis                                                                                           será satisfatório.






                        O Sistema  de  Qualificação TELE­                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Figura'




                BRÁS (SQT) é um sistema estruturado



                que tem como produto final o Atestado



                de  Qualificação TELEBRÁS  (AQT),



                emitido quando um determinado produ­



                to de telecomunicações, com seu respec­



                tivo fornecedor, está qualificado para ser



                adquirido  pelas empresas  do  Sistema




                TELEBRÁS.  As informações sobre os



                produtos  e  fornecedores  qualificados



                estão disponíveis cm um banco de dados



                "on-line", parte integrante do SQT.



                        O resultado final  do SQT é a maior




                 Qualidade dos produtos de telecomuni­



                cações e, conseqüentcmcnte, a elevação



                dos padrões de Qualidade dos serviços



                 prestados  pelas empresas  do  Sistema



                TELEBRÁS. Figuras 6 c7)



                         Com  esse  objetivo,  trabalham  em



                 sintonia áreas envolvendo qualificação
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19