Page 16 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1989
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Edmur Pollini (Telebrás).                                                                       Mario Martinho (DT Telesp).                                                              Antonio Lins Lima (DO Telesp                                                                 Otávio Azevedo (DT Telemig).









       na instalação de equipamentos de TCs, exce­                                                                                presidente do Citybank.                                                                                                      doras de equipamentos CPCT.  Dependendo,

       tuando os serviços prestados pelas empresas                                                                                         Momentos depois, Costabile explicou a di­                                                                           a empresa também negociará para que as re­


       concessionárias.  Ele também  falou  sobre os                                                                              ferença entre  a  prestação do  serviço de  im­                                                                              clamações sobre estes serviços passem pelo

       serviços de informática que o banco mantém.                                                                                 plantação e a prestação do serviço de m anu­                                                                                 103 (reparo) da Telesp.


       “O Citybanck, por exemplo, tem  um serviço                                                                                  tenção. “Existem empresas que são excelen­                                                                                           Finalizando, Lins achou importante colo­


        chamado eletronic-bank, que nada mais é do                                                                                 tes  vendedoras,  entregadoras e  im planta-                                                                                car uue sua palestra objetivou dar uma pin­

        que a  instalação de  microcomputadores  nos                                                                               doras,  mas são  péssim as  na  m anutenção.                                                                                cel aaa “em como nós vemos, na Telesp, a qua-


        escritórios das empresas clientes,  para que                                                                               Não  basta  vender e  im plantar.  E  preciso                                                                                lidade  de  serviços da  rede, assim como de

        acessem os serviços do banco“, revelou.                                                                                    manter a imagem da empresa                                                           destacou o                              m ostrar que temos pontos ainda a melhorar,


                 Depois de explicar que o objetivo do City-                                                                        executivo.                                                                                                                   independente de todas as crises que estão aí


        bank náo é a informática e nem telecomuni­                                                                                         Concluindo sua  palestra,  Henrique Cos­                                                                             presentes.  Mesmo  assim ,  estamos conse­

         cações e  sim  uma  empresa  voltada  para  a                                                                             tabile enfatizou  mais uma  vez que  “o  nosso                                                                               guindo  reduzir o  índice de  reclamações por


         área bancária, Costabile  assegurou que to­                                                                               negócio não é telecomunicações.  (Instaría­                                                                                   100 telefones e também o de chamadas repe­

         dos os  serviços  alheios ao  setor  bancário,                                                                            mos de contratar o máximo possível. Na pres­                                                                                 tidas.  Medidas como estas  náo se concreti­


         geralmente são feitos por terceiros,  mas os                                                                              tação de serviços, por empresas privadas, náo                                                                                zam num “click”, por mágica, massimgeren-

         que requerem padrões de qualidade, exigidos                                                                               existe  monopólio.  Elas competem entre  si  o                                                                               ciando os serviços no dia-a-dia da empresa”.


          pelo banco,  são  mantidos por uma pequena                                                                               devem ser escolhidas as  melhores,  as  mais                                                                                 (.NPR)

          equipe.                                                                                                                  experientes,  as  mais capacitadas.  Isso para


                  Mais adiante, o palestrante disse ter no­                                                                        nós do Citybank também é muito bom!” (JP).

          tado a inexistência de mão-de-obra especiali­                                                                                                                                                                                                                          Otávio Marques de Azevedo


          zada.  E deu como exemplo a contratação de

          uma empresa de engenharia para fazer um                                                                                                    Antonio Lins de Lima Filho                                                                                          O diretor técnico da Telemig veio enfocar,


          projeto de telecomunicações e que só se  li­                                                                                                                                                                                                          particularm ente, o setor referente à presta­

          mita a fazer o aludido projeto.                                                                                                   O  Diretor de  Operações da Telesp  frisou                                                                          ção de  serviços das empreiteiras de redes e


                  — Depois nós temos que contratar outra                                                                           em  sua exposição  no evento que, quanto  à                                                                                  equipamentos  para  instalaçáo/manutençào

          empresa para executar o projeto e, na maio­                                                                               distribuição de defeitos  na  rede,  na  área da                                                                            dos sistem as, em  relação aos resultados de


          ria das vezes, mais outra para a manutenção.                                                                              Telesp, a externa é responsável  por cerca de                                                                               rentabilidade  e qualidade gerados junto à


          Cada empresa tem um critério de manuten­                                                                                  60% dos defeitos; 31% fica por conta das ma­                                                                                Telemig, e qlie irão refletir, (liretamente, nos

          ção, de instalação ou qualidade. Enfim, elas                                                                              nobras de pares e 9% para a rede interna.                                                                                   serviços que  são  oferecidos aos clientes e

          são diferentes e nem sempre a mão-de-obra é                                                                                       No entanto, ele chama atenção quando se                                                                              acionistas.


          muito especializada — acrescentou o execu­                                                                                compara a rede externa (30 milhões de pares/                                                                                         Como  resultado  favorável do equilíbrio


          tivo.                                                                                                                     km) com a interna (135 mil  pares/km) vê-se                                                                                  alcançado entre concessionária e empreitei­

                   Costabile reclamou da  alta rotatividade                                                                         uma certa  desproporção entre o  número  de                                                                                  ra,  Otávio Azevedo  ressalta que a Telemig

          da  mão-de-obra  das empresas contratadas                                                                                 defeitos, levando-se em consideração a quilo­                                                                                está no 2" lugar no grau de satisfação do cli­


          pelo Citybank, o que vem causando transtor­                                                                               metragem dos pares.  “Há realm ente um es­                                                                                   ente,  em  pesquisa  feita  neste ano de 1989,


          nos.  Quando  acontece algum  problema  no                                                                                forço a ser feito na parte da rede interna”, re­                                                                            pela Telebrás.

          equipamento  nem sempre o técnico repara­                                                                                 conhece.                                                                                                                             Entre alguns dados que comprovam este

          dor consegue facilmente identificar o defeito,                                                                                     Entre as principais causas de defeitos na                                                                          sucesso,  ele  cita que a empresa apresentou


          porque a montagem foi feita por outro. E, às                                                                              rede externa, Lins aponta o desgaste e corro­                                                                               um crescimento da receita na década de 1970


          vezes,  esse técnico reparador nem é funcio­                                                                              são (35%) do m aterial empregado, “e não vejo                                                                               da  ordem  de  30%, e  na de  1980 um cresci­

          nário da empresa montadora. Trata-se de um                                                                                ações firmes sendo tomadas neste sentido”. A                                                                                 mento de 7%. “Estamos também num esforço


          técnico subcontratado para fazer o serviço.                                                                                mesma causa se repete na rede interna (cai­                                                                                de  redução  de  despesas”, ele explica. “Por

                  — E  o que é pior — alertou o orador —,                                                                           xa  interna)  numa proporção  de defeito  que                                                                                exemplo, a despesa média por terminal nesta


          fica difícil estabelecer quem é o responsável                                                                              atinge 64%.                                                                                                                 década reduziu-se da ordem de 36,5%. 0 in­

          quando a coisa não sai do jeito que nós que­                                                                                      As chamadas  repetidas alcançaram   um                                                                               vestimento por terminal em todos os nossos


          remos.                                                                                                                    índice de problemas de 17% na rede externa,                                                                                  term inais é inferior 20% à do STB”.

                  Costabile fez uma resalva quanto aos ser­                                                                         sendo que na interna chegam a 29%. “O fio de                                                                                         Em termos de rentabilidade, as taxas de


          viços prestados pela IBM, “que tem um pós-                                                                                ligação é responsável  por 45% destes defei­                                                                                 rem uneração de  investimento alcançaram,

          venda excelente.  Eles fazem  visitas,  verifi­                                                                           tos, na caixa interna, sendo que 20% devido à                                                                                nos últimos 5  anos,  um resultado de 32,6%.


          cam se o cliente está contente, fazem pesqui­                                                                             qualidade do m aterial”, explicou o dirigente.                                                                               superior ao do próprio STB. Já a taxa de soli­

          sas, treinamento para o cliente, mostram os                                                                                       Visando diminuir a incidência da falha de                                                                            citação de consertos por 100 telefones é da or­


          novos produtos;  enfim,  a  IBM  náo esquece                                                                              mão-de-obra junto às redes, item importante                                                                                  dem  de  3,32%,  “quando a própria meta do


          que o cliente existe e está sempre presente”.                                                                             quando a meta é melhoria dos serviços, Lins                                                                                  STB é de 4%”, enfatizou.

                  Ainda no âmago das reclamações, Costa­                                                                            colocou que há um trabalho grande a ser feito                                                                                         Como nem tudo são flores, reconhece Otá­


          bile disse que “os técnicos estão sempre mais                                                                             junto aos construtores de redes, e na própria                                                                                vio Azevedo que o maior número de defeitos

          interessados em  software (a  parte  in teli­                                                                             Telesp,  onde se  está  im plantando  os  OCR                                                                                p a rte   de  lin h a s  e  aparelhos telefônicos


          gente das instalações) do que em hardware (a                                                                              (Centro de Controle de Rede).                                                                                                (60,3% ); aparelhos (35,6%); fios internoeex­

          parte física, ferramental), que relegam a se­                                                                                      Os resultados já estão se fazendo sentir”,                                                                          terno (11,3%); telefone público (9,0%);outros


          gundo plano”. Ele acha que as instalações fí­                                                                              ressalta. “Tínhamos um contigente de 1.18%                                                                                  (4,4% ). De forma geral, os defeitos sem remo­

          sicas são muito importantes e citou o caso da                                                                             de chamadas repetidas em janeiro deste ano,                                                                                  ção  atingem   11,9%  e  com  remoção 88,1T


          instalação, através de cabos coaxiais, de uma                                                                              e já estamos com 0.84%. A taxa de solicitação                                                                               “Considerando-se a planta instalada doTP,o


          mesa  operadora de  open-m arket,  na  qual                                                                                de consertos para os telefones decaiu em mé­                                                                                 índice  do  número de defeitos é muito alto”,

          será feita transações da ordem de  1  bilhão/                                                                              dia de 20%, nos últimos 10 anos”.                                                                                           avaliou  o  DT,  “e os TPs também são os res­


          mês de dólares.                                                                                                                    A Telesp partiu  para o  mês de setembro                                                                             ponsáveis  pelo  maior  número de chamadas

                  — Eu gostaria que o técnico que está fa­                                                                           com  a  proposta de pesquisa junto aos  usuá­                                                                                procedentes com remoção”.


          zendo esta instalação entendesse sua respon-                                                                               rios de CPCTs (Central Particular de Comu­                                                                                            Enfocando o  lado das empreiteiras, para

          sabilidade e  que  ele  não  considere  o  cabo                                                                            tação Telefônica) a fim de conhecer seu grau                                                                                 receberem   um trabalho encomendado pela


          como mais um fio ligado a uma tomada do ou­                                                                                de satisfação com a qualidade dos serviços e                                                                                 Telemig, elas têm que ser uma empresa na­

          tro   lado  da  p o n ta  —  e n fa tiz o u   o  vice-                                                                     atendim entos  executados  pelas  m antene­                                                                                  cional  e  sofrer seleção  rígida por parte daí







          14                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Telebrasil. $et/0ut)$
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