Page 15 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1989
P. 15

tagnação, a qualidade fica comprometida,                                                                               indo diretamente as empresas mantene-                                                                               so de diferenciação do empresariado indus­

           além dos custos adicionais de treinamento de                                                                           oras, sendo que o principal problema, na re­                                                                        trial face aos segmentos agro-exportadores.


           nova mão-de-obra — alertou o palestrante,                                                                           alidade, é proveniente de todo o sistema, re­                                                                                  O momento seguinte corresponde à dé­

           acrescentanto que os usuários sâo os maiores                                                                        fletindo na  imagem dos produtos e dos pró­                                                                            cada de 50 e está marcado pela projeção na­


           prejudicados em toda essa história.                                                                                 prios fabricantes.                                                                                                      cional da principal entidade de cúpula — a

                  João Esteves disse ainda que para melho­                                                                              Em seguida, Stephanin apresentou su­                                                                           FIESP — cujo papel  adquire mais centrali-


           rar a qualidade dos serviços seria necessário                                                                       gestões que poderiam solucionar os proble­                                                                              dade do que o atriW do iormalmente à CNI.

           uma relação mais criteriosa de empreiteiras                                                                         mas que afligem o setor de telecomunicações:                                                                            Em seguida, o palestrante falou do processo


           feita pela Telebrás, “eliminando os aven­                                                                           altos investimentos, de imediato, a nível na­                                                                           de transformação industrial da Argentina e


            tureiros e os pára-quedistas”. Segundo o ora­                                                                      cional, “o que nos parece inviável uma vez                                                                              comparou-o com o do Brasil.

            dor, o preço não pode ser o único critério no                                                                      que a União não tem recursos disponíveis”.                                                                                      — Com a instauração do regime militar

           julgamento das licitações. Em seguida, citou                                                                                 O vice-presidente da Abenmest sugeriu                                                                          de 64  implementou-se aqui  um projeto de


            seis tópicos como os mais importantes:                                                                              liberar as concessionárias de fazerem seus                                                                             aprofundamento do capitalismo brasileiro, o


                  Planejamento de rede em curto, médio e                                                                        próprios investimentos nos planos de expan­                                                                            qual contou com substancial suporte de nos­

            longo prazos; redução da quantidade  de                                                                             sões, “pois as mesmas são lucrativas e têm                                                                             sa classe. Com este novo regime inaugura-se

            pares/km por assinantes, aproveitando a tec­                                                                       disponibilidade financeira, além da capaci­                                                                             o terceiro momento no processo de constitui­


            nologia de comutação hoje disponível; o in­                                                                        dade de investimento”. Para Stephanin, todo                                                                             ção do empresariado, enquanto entidade de


            cremento da taxa de ocupação da rede, prin­                                                                        esse processo deveria ser aberto à iniciativa                                                                           classe — explicou o orador.

            cipalmente nas áreas de demanda já satura­                                                                          privada,  em  conjunto com as concessio­                                                                                        O quarto momento é o advento da Nova

            da; redução do serviço de corte para evitar a                                                                       nárias, ou isoladamente, para em seguida te­                                                                            República, a partir de 1985, “com a substitui­


            deteriorizaçáo das redes; utilização sistemá­                                                                       cer alguns comentários a respeito.                                                                                      ção das antigas por novas lideranças identifi­

            tica de estudos e demandas telefónicas locali­                                                                              Salientando que a viabilidade econômica                                                                         cadas com a fase mais moderna de nossa clas­


            zadas; qualidade na prestação de serviços e                                                                         e financeira do sistema telefônico brasileiro                                                                           se”, disse Pettersen, para esclarecer mais

            materiais.                                                                                                          está calcada  na arrecadação das tarifas, o                                                                             adiante: “Do ponto de vista político temos


                   Por fim, João Esteves disse que o controle                                                                   orador mencionou  a  indústria, comércio,                                                                               que nos esforçar no sentido de ampliar nossa

            de qualidade deve ser incrementado, o uso do                                                                        mercado financeiro, mercados de mídia e ele­                                                                            participação na arena política, como também


            software deve ser ampliado e que “fique com                                                                         trônica, setores liberais, Governos federal,                                                                            pela ocupação de cargos em áreas decisórias

            as empreiteiras de rede, e não com as opera­                                                                        estaduais e municipais como os responsáveis                                                                             cruciais no setor político-econômico”.


            doras ou fornecedores, a  implantação de fi­                                                                        por 80% da receita, ficando apenas 20% a                                                                                        Na segunda fase de sua palestra, Petter­

            bras ópticas”. Quanto às tarifas, ele pediu                                                                         cargo dos usuários comuns (residenciais).                                                                               sen analisou toda a evolução do setor de pres­


            tarifas reais e não tarifas sociais, para que a                                                                              —  Portanto, em  uma análise superficial                                                                       tação de serviços, de  1950  para cá, “mas

            arrecadação gere mais recursos e retome os                                                                          como esta, verifica-se que, de um modo geral,                                                                           ainda estamos longe de uma fase de maturi­


            investimentos, porque só assim haverá cres­                                                                         não há motivo para crise no setor, mesmo que                                                                            dade, como nos países desenvolvidos, com

            cimento real do setor de telecomunicações.                                                                          a maior parte da população não possua tele­                                                                             economia de mercado”.


                                                                                                                                fone próprio. O telefone é, assim, ferramenta                                                                                   O palestrante acha que a tarifa cobrada

                                                                                                                                de exploração comercial, onde o lucro é sus­                                                                            pela Telebrás ao público consumidor é muito

                               Wander Luiz Stephanin                                                                            tentáculo do mercado.  Empresas não ques­                                                                               baixa, representando hoje apenas 25% da


                                                                                                                                tionam tarifas, precisam de serviços — enfa­                                                                            tarifa cobrada em  1975, enquanto que as


                                                                                                                                tizou o palestrante.                                                                                                    tarifas de energia elétrica acompanharam a

                  O vice-presidente da Aherimest, Wander                                                                                Stephanin sugeriu ao Governo atuar tão-                                                                         inflação e, em alguns momentos, até superior


            Luiz Stephanin, que também é diretor das                                                                            somente no campo operacional e normativo,                                                                               ao 1GP da FGV. A falta de investimento alia­

            empresasTelvam Telecomunicações e Mum-                                                                              deixando as políticas industrial e comercial                                                                            da ao achatamento das tarifas impedem as


            tron Teleinformática, abriu sua palestra no                                                                          regularem-se pela lei de mercado, “onde pre­                                                                           concessionárias de aplicarem seus serviços e

            2? ENAEI criticando a formação cultural  e                                                                          valece a competência na competitividade e a                                                                             modernizarem seus equipametos.


            educacional do povo brasileiro que não sabe                                                                          melhor qualidade dos produtos lançados”.                                                                                       No final da palestra, Hermano Pettersen

            remvidicar melnor a qualidade dos serviços                                                                           Enfim, o palestrante acha que essas medidas                                                                            falou sobre o que ele denominou de “Cora­


            prestados, nos diversos ramos de atividades e                                                                       democraticub “trarão nossa emancipação e                                                                                gem” requesito básico que tem acompanhado

           segmentos. “O problema  vai  além da culpa                                                                            maturidade na prestação de serviços e produ­                                                                           sempre o setor de TCs.


           que recai sobre o consumidor, passando tam­                                                                          tos, além de  inibir ou  mesmo afastar os in­                                                                                   — Podemos prever para os próximos anos

            bém pelo setor empresarial”, acrescentou o                                                                          competentes e os aventureiros, tão comuns                                                                               uma situação caracterizada por aumento de


           palestrante.                                                                                                         hoje no País”. UP.)                                                                                                     desemprego  industrial e público. Em com­

                  -~ Esses fatos agravam-se quando existe                                                                                                                                                                                               pensação, naverá um grande aumento do se­


           o monopólio, ou seja, nós não temos referen­                                                                                                                                                                                                 tor de prestação de serviços, absorvendo este


           cial para compararmos a qual idade dos servi­                                                                                                 Hermano M. Pettersen                                                                           contingente marginal. A recente crise bra­

           ços prestados. O que temos é apenas parâme­                                                                                                                                                                                                  sileira serviu de laboratório para demons­


           tros, quanto ao tempo, isto é, passado,  pre­                                                                                 Por sua vez, o advogado Hermano Morei­                                                                         trar o fenômeno de vasos comunicantes do

           sente, futuro, quer aizer, como era, como é e                                                                        ra  Pettersen,  vice-presidente da Abeprest e                                                                           contingente de máo-de-obra. Isto ficou pa­


           como vai ser                 8 u sistema telefônico brasileiro                                                       diretor comercial  da Telemont,  iniciou sua                                                                            tente na imigração que houve dos setores in­

                                                                                                                                 palestra fazendo um histórico da evolução do
           até os anos 60 era pésBimo, em função dos                                                                            empresariado brasileiro e da  participação                                                                              dustriais e manufatureiros para o setor de
                                                                                                                                                                                                                                                        serviços. O binômio Serviçosfoesemprego re­
              roblemas já conhecidos por todos nós,  me-
           E   orando nos anos 70, e no início de 80 a qua­                                                                     das associações de classes em determinado                                                                               presentará, num futuro bem próximo, a solu­




           lidade poderia ser comparada relativamente                                                                            período da vida econômica, política e social                                                                           ção social para a evolução industrial — con­


           aos Estados Unidos, — explicou o executivo.                                                                          do País, destacando quatro momentos bási­                                                                               cluiu o orador. U.P.)

                 — Imaginem os senhores  -  comentou o                                                                          cos, “que no seu percurso indicam uma pro­


           orador—que, no começo dos anos 80, estáva­                                                                           gressiva diferenciação e o fortalecimento de

           mos com um índice de congestionamento em                                                                              nosso papel, enquanto associação de classe”.                                                                                                       Henrique Costabile


           torno de 6%. E hoje passamos para uma taxa                                                                                    O primeiro momento, que corresponde às


           surpreendente em torno de 40%. Em função                                                                             fases  iniciais do processo de redefinição da                                                                                   O engenheiro Henrique Costabile, vice-

           do baixo nível de investimento no setor, evi­                                                                        sociedade brasileira numa direção urbano-                                                                               presidente do Citybank, deu um depoimento


           dentemente esses problemas se refletem nos                                                                            industrial, estendendo-se ao longo período                                                                             de sua experiência no banco relativa à con­

           usuários e, consequentemente, acabam atin-                                                                            1930-1945, caracteriza-se por amplo proces­                                                                            tratação de serviços e de empresas privadas

























































                                                                                                                                                                                                                                                                                     Hermano Pettersen (Abeprest;

           Wunder Stephanin ^Aberimcst).                                                           Joao Esteves r Abecortel)                                                                  Henrique Costábile fCitybank)
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20