Page 20 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1989
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G r a n d e s U s u á r i o s q u e r e m f a c i l i d a d e s
e t r a t a m e n t o d i f e r e n c i a d o
(E-L)) Lázaro dc Brito, Jorge Fernandos, Armando Medeiros, Lourival Rosário F:\ Manoel
Carvalho, na mesa-redonda Telebrasil.
Três grandes usuários do Sistema Telebrás, cado à sua disposição pelo Sistema Telebrás.
representativos das áreas energética (Petro- Impressionou, em particular, o tom objetivo e
brás), transporte aéreo (Varig) e computa comedido das críticas ao diagnosticar proble
dores (IBM Brasil) estiveram de acordo num mas e oferecer soluções. Da mesa-redonda,
ponto — as telecomunicações sâo essenciais realizada na sede da própria Telebrasil, par
para a condução de seus negócios. Ficou claro ticiparam, além dos palestrantes grandes
que eles nào pretendem, nem têm vocação, usuários e convidados, os membros do Conse
nem querem ser empresas operadoras de lho de Redação da Revista Telebrasil. 0
TCs. Mas também ficou evidente que, na qua evento foi coordenado por Armando Medei
lidade de grandes usuários, nào se sentem sa ros, diretor da entidade, que elogiou a inicia
tisfeitos com o nível de facilidades, hoje, colo tiva como fórum de idéias.
mercial, pela sua característica de presta telefônicas com cerca de 6 mil ramais ins
dora de serviços, que exige, antes de tudo, o talados e 1.150 troncos. Ainda possui média
máximo de segurança e pontualidade, é o ra de 1.500 LPs (linhas privadas) instaladas
mo de atividade mais afetado pelo congestio para diversas aplicações e 5 estações de rádio
namento das comunicações”. Por esse mo para comunicações com os aviões em vòo.
tivo, ele disse que, “as empresas precisam in Pode-se citar, ainda, aplicações computa
vestir em facilidades de comunicações e, na dorizadas (check-in, planos de vôo, informa
maioria das vezes, na duplicação de circuitos ções meteorológicas) e 17 concentradores de
e equipamentos, visando assegurar o má comunicações de dados em 11 capitais bra
ximo de eficiência e disponibilidade dos sis sileiras. Todos os terminais, concentradores
temas” e DAC (Distribuidor Automático de Chama
das) são fabricados pela própria empresa.
Sistema Mesmo com toda essa estrutura aplicada
no setor, a demanda reprimida de comunica
Embora o executivo tenha feito questão ções na Varig é grande, e seus problemas nào
de frisar que o negócio da Varig é transportar são pequenos. Por exemplo, expôs Manoel
passageiros, a importância que a empresa Carvalho:
— A Varig ficou impossibilitada de im
P rimeira empresa comercial de aviação deposita em seu sistema de comunicações é plantar uma rede de terminais fac-símile nos
criada no Brasil, em 1927, a Varig conta,
notória. Sua comunicação de dados, via ter
atualmente, com 24.179 funcionários e pro restre, consta de 190 circuitos de transm is aeroportos brasileiros para dinamizar suas
cessa 480 vôos/dia. Significa que a cada 1,5 são de dados. Além disso, a empresa conta operações, porque para completar uma liga
minutos um avião decola ou pousa. Essa es com 3 circuitos de transmissão de dados in ção interurbana no horário de pico, demora
trutura reserva à Varig a posição de grande ternacionais, a 19.2 kbit/s, 5 mil term inais do va de 10 a 15 minutos. Temos, ainda, pendên
usuária do sistema de telecomunicações bra sistema de reserva instalados, 900 agências cias de entrega de canais de voz e de circuitos
sileiro transportando, internam ente, em de turismo autom atizadas com term inais, de dados solicitados a concessionárias, em
1988, 4.164.569 passageiros, e para o ex devendo atingir 1 mil ainda esse ano. 1986. No interior de São Paulo, a empresa
terior, 1.802.908 passageiros. Esse sistema da Varig é responsável por também não está conseguindo a implantação
Segundo o assistente executivo do su média de 150 mil mensagens/dia em baixa de novos circuitos privativos em agências de
perintendente geral de telecomunicações da velocidade, e por 150 milhões de caracteres/ turismo porque as concessionárias, simples
empresa, Manoel Carvalho, “a aviação co dia em alta velocidade. Consta de 36 centrais mente, não têm condições de nos atender.