Page 20 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1989
P. 20

G r a n d e s   U s u á r i o s   q u e r e m   f a c i l i d a d e s









                                                                                                  e   t r a t a m e n t o   d i f e r e n c i a d o












































































































                                                                          (E-L)) Lázaro dc  Brito, Jorge  Fernandos,  Armando Medeiros,  Lourival Rosário F:\  Manoel

                                                                          Carvalho, na mesa-redonda Telebrasil.











                                    Três grandes usuários do Sistema  Telebrás,                                                                                                                   cado à sua disposição pelo Sistema Telebrás.


                                   representativos das áreas energética (Petro-                                                                                                                   Impressionou, em particular, o tom objetivo e



                                    brás),  transporte aéreo (Varig) e computa­                                                                                                                    comedido das críticas ao diagnosticar proble­



                                    dores (IBM Brasil) estiveram de acordo num                                                                                                                     mas e oferecer soluções.  Da  mesa-redonda,



                                   ponto — as telecomunicações sâo essenciais                                                                                                                      realizada na sede da própria Telebrasil, par­



                                   para a condução de seus negócios. Ficou claro                                                                                                                   ticiparam,  além  dos palestrantes grandes



                                    que eles nào pretendem,  nem  têm  vocação,                                                                                                                    usuários e convidados, os membros do Conse­



                                    nem  querem  ser empresas operadoras de                                                                                                                        lho  de  Redação  da  Revista  Telebrasil.  0



                                     TCs. Mas também ficou evidente que, na qua­                                                                                                                    evento foi coordenado por Armando Medei­


                                    lidade de grandes usuários, nào se sentem sa­                                                                                                                   ros, diretor da entidade, que elogiou a inicia­



                                     tisfeitos com o nível de facilidades, hoje, colo­                                                                                                              tiva como fórum de idéias.



















                                                                                                                                      mercial, pela sua característica de presta­                                                                                  telefônicas com cerca de 6 mil ramais ins­

                                                                                                                                      dora de serviços, que exige, antes de tudo, o                                                                                 talados e  1.150 troncos. Ainda possui média


                                                                                                                                      máximo de segurança e pontualidade, é o ra­                                                                                   de  1.500  LPs (linhas privadas) instaladas

                                                                                                                                      mo de atividade mais afetado pelo congestio­                                                                                  para diversas aplicações e 5 estações de rádio


                                                                                                                                      namento das comunicações”.  Por esse  mo­                                                                                     para comunicações com os aviões em vòo.

                                                                                                                                      tivo, ele disse que, “as empresas precisam in­                                                                                         Pode-se citar, ainda, aplicações computa­


                                                                                                                                      vestir em facilidades de comunicações e, na                                                                                   dorizadas (check-in, planos de vôo, informa­


                                                                                                                                      maioria das vezes, na duplicação de circuitos                                                                                 ções meteorológicas) e 17 concentradores de

                                                                                                                                      e equipamentos, visando assegurar o  má­                                                                                       comunicações de dados em 11 capitais bra­


                                                                                                                                      ximo de eficiência e disponibilidade dos sis­                                                                                  sileiras. Todos os terminais, concentradores


                                                                                                                                      temas”                                                                                                                         e DAC (Distribuidor Automático de Chama­

                                                                                                                                                                                                                                                                     das) são fabricados pela própria empresa.


                                                                                                                                                                                   Sistema                                                                                    Mesmo com toda essa estrutura aplicada


                                                                                                                                                                                                                                                                     no setor, a demanda reprimida de comunica­

                                                                                                                                               Embora o executivo tenha feito questão                                                                                ções na Varig é grande, e seus problemas nào


                                                                                                                                      de frisar que o negócio da Varig é transportar                                                                                 são pequenos.  Por exemplo, expôs Manoel

                                                                                                                                       passageiros,  a importância que  a  empresa                                                                                   Carvalho:


                                                                                                                                                                                                                                                                              — A Varig ficou impossibilitada de im­
           P         rimeira empresa comercial  de aviação                                                                            deposita em seu sistema de comunicações é                                                                                      plantar uma rede de terminais fac-símile nos

                     criada no Brasil, em 1927, a Varig conta,
                                                                                                                                       notória. Sua comunicação de dados, via ter­
                     atualmente, com 24.179 funcionários e pro­ restre, consta de  190 circuitos de transm is­                                                                                                                                                        aeroportos brasileiros para dinamizar suas


          cessa 480 vôos/dia. Significa que a cada  1,5                                                                                são de dados.  Além disso,  a empresa conta                                                                                    operações, porque para completar uma liga­

           minutos um avião decola ou pousa. Essa es­                                                                                  com 3 circuitos de transmissão de dados in­                                                                                    ção interurbana no horário de pico, demora­


           trutura reserva à Varig a posição de grande                                                                                 ternacionais, a 19.2 kbit/s, 5 mil term inais do                                                                               va de 10 a 15 minutos. Temos, ainda, pendên­


           usuária do sistema de telecomunicações bra­                                                                                 sistema de reserva instalados, 900 agências                                                                                    cias de entrega de canais de voz e de circuitos


          sileiro transportando,  internam ente,  em                                                                                   de turismo autom atizadas com term inais,                                                                                      de  dados solicitados a concessionárias, em

           1988, 4.164.569  passageiros, e  para o ex­                                                                                 devendo atingir 1 mil ainda esse ano.                                                                                          1986.  No interior de São Paulo, a empresa


           terior,  1.802.908 passageiros.                                                                                                     Esse sistema da Varig é responsável por                                                                                também não está conseguindo a implantação

                   Segundo o  assistente executivo  do su­                                                                             média de  150 mil  mensagens/dia em baixa                                                                                      de novos circuitos privativos em agências de


           perintendente geral de telecomunicações da                                                                                  velocidade, e por 150 milhões de caracteres/                                                                                   turismo porque as concessionárias, simples­


           empresa, Manoel  Carvalho,  “a  aviação co­                                                                                 dia em alta velocidade. Consta de 36 centrais                                                                                  mente, não têm condições de nos atender.
   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25