Page 30 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1989
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XX PAINEL TELEBRASIL
Sugestões para um programa de Governo.
Foz do Iguaçu (PR) — 20 a 24.10.89
S e s s ã o d e A b e r t u r a
poucos minutos de leitura. Em seguida teremos o aprofundamento
A poucos dias da eleição do novo Presidente da República, a do tema através das palestras de conferencistas do mais alto padrão,
TELEBRASIL realiza em Foz do Iguaçu o seu XX PAINEL. O
tema não poderia ser mais oportuno para uma época de transição de convidados pela TELEBRASIL em função de sua elevada representa-
governo. Quando se procura extrair a síntese de muitos seminários e tividade pessoal e associativa. Os textos das palestras, bem como o
encontros que reúnem profissionais de telecomunicações de todas do documento-síntese, constituem uma monografia que será distri
as origens, as conclusões são surpreendentemente coerentes e ho buída aos participantes no final do PAINEL. Será também encami
mogêneas, e nos levam a pensar que não seria difícil recuperar o se nhada aos candidatos à Presidência da República e a outras lideran
tor de Telecomunicações e reverter o quadro atual de crise ao tempo ças nacionais expressivas, que possam influir nos destinos do setor.
recente em que se conseguia prestar um bom serviço e as Telecomu A despeito da homogeneidade de opiniões e da simplicidade do
nicações brasileiras se caracterizavam pela qualidade e pelo desen diagnóstico e proposições, não tem sido possível obter as soluções
volvimento. necessárias ao bom desempenho do setor. Nosso objetivo, ao promo
A análise é de tal maneira consensual que foi possível obter um ver o XX PAINEL, é o de dar a contribuição da TELEBRASIL à luta
texto sintético, caracterizando diagnóstico e proposições, endossado pela recuperação das Telecomunicações brasileiras, aproveitando a
pelas duas maiores revistas do setor — TELEBRASIL e RNT e por transição de governo para levar as posições dos profissionais p usuá
sete associações profissionais e de classe: TELEBRASIL, ABINEE, rios do setor aos novos dirigentes nacionais.
ABECORTEL, ABERIMEST, ABEPREST, SINDIMEST e SINDICEL
Nada melhor como abertura do XX PAINEL do que a apresentação
desse importante documento, que proporciona uma visão completa, Luiz de Oliveira Machado
ainda que resumida, dos problemas do setor, acessível através de Presidente da TELEBRASIL
Diagnóstico que se implantou e atingiu a sua maturidade • Recuperar as tarifas, no menor prazo pos
sível — digamos, entre 12 a 24 meses —
no País nos últimos 15 anos vive o drama da
irregularidade de encomendas e da falta de para restabelecer seus valores de 1975. En
0 setor público de telecomunicações en planejamento da demanda. Com isso, a pro quanto a capacidade de investimento do se
dução cai e se desorganiza. Os custos se ele tor náo estiver restabelecida, as expansões
frenta hoje, entre outros, cinco graves pro
vam. 0 País deixa de exportar. Seus produ poderão ser feitas mediante a venda de no
blemas: congestionamento geral dos servi
ços, demanda reprimida, tarifas aviltadas, tos perdem competitividade tanto no plano vos term inais telefônicos por valores que
interno quanto no exterior. cubram seus custos reais de implantação.
crise industrial e desprofissionalização.
• Desprofissionalização — Ao longo dos úl Ora, se há um mercado paralelo que se dis
• Congestionam ento — As telecomunica
timos anos, a crise setorial acabou provo põe e pode pagar preços muito superiores
ções brasileiras vivem um longo retrocesso.
Não apenas os serviços telefônicos estão cando o êxodo de milhares de profissionais aos vigentes nos planos oficiais de expan
congestionados, mas também os de telex, de telecomunicações, altamente qualifica são, por que não começar pelo atendimento
dos, do setor público para o setor privado de dessa demanda, orientando-se por valores
de comunicação de dados e os serviços in
telecomunicações, inclusive para outras reais de mercado?
ternacionais. Essa situação afeta a comuni
cação de emergência, a vida social e a eco áreas que não telecomunicações. Com isso, • Dedicar maior atenção aos setores indus
nomia do País; eleva custos de produção, re o setor perdeu recursos humanos formados a trial e de serviços diretamente dependentes
tarda a circulação de bens, prejudica o abas duras penas ao longo de mais de duas déca das telecom unicações, de modo a evitar
das pelo Sistema Telebrás e pela indústria. tanto a ociosidade quanto os picos de de
tecimento, realimenta a inflação, atrasa as
exportações e prejudica milhões de bra Essa desprofissionalização se agravou ainda manda de curto prazo, mediante um plane
sileiros. mais com a entrada de funcionários e diri jamento industrial adequado e racional das
gentes não profissionais do setor, designa encomendas do sistema nacional de teleco
• Demanda reprim ida — A falta de investi
mentos necessários em telecomunicações dos por critérios políticos. municações.
ao longo de mais de um decênio conduziu o • Reprofissionalizar o setor, mediante a fi
País a essa situação de demanda altamente Proposições xação de critérios profissionais para a ad
reprimida. Os planos de expansão não aten missão de funcionários e designação de diri
dem sequer a um décimo da demanda real. Diante desse quadro, sugerimos que o gentes no setor público de telecomunica
• Tarifas aviltad as — Sistem aticam ente novo Governo Federal, a instalar-se em 15 ções.
reajustadas abaixo da inflação ao longo de de março de 1990, enfrente esse quadro de • Promover e estimular, por todas as formas
mais de 15 anos, as tarifas dos serviços pú problemas com as seguintes principais me possíveis, a participação da iniciativa pri
blicos de telecomunicações no Brasil vêm- didas: vada nos investimentos setoriais, de modo a
se desvalorizando ano a ano e hoje não equi • Atacar prioritariam ente o congestiona garantir o aporte de recursos financeiros a
valem a mais do que 22% de seu valor real mento com um plano capaz de restabelecer todos os segmentos da exploração de servi
de 1975. Não bastam sequer para custeara o mínimo de qualidade geral dos serviços; ços públicos de telecomunicações, mesmo
simples manutenção dos padrões de quali em paralelo, elaborar e implementar um pla que para isso seja necessário promover,
dade, sem considerarmos aí a necessidade no de maior alcance (médio e longo prazos) pelos meios legais, alterações em dispositi
de expansão e de modernização do sistema. que atenda efetivamente à demanda exis vos constitucionais, legais ou regulamen
• Crise industrial — A indústria brasileira tente. tares com vigor.
• Tomar as medidas cabíveis para o sanea
mento económico-financeiro das empresas
estatais do setor e promover, em especial, o
mercado acionário a elas ligado, garantindo
aos investidores rentabilidade competitiva e
aplicação de critérios técnicos que esti
mulem investimentos crescentes em teleco
municações. Para promover o mercado acio
nário das telecomunicações, sugerimos que
se atribua às empresas operadoras a mais
ampla autonomia de gestão, sendo tais em
presas controladas por seus resultados e não
submetidas a controle de meios ou quais
quer tipos de restrições que limitem sua efi
Mesa de abertura do XX Painel, tendo o PR da Telebrasil, L.O. Machado, ao microfone. ciência.