Page 51 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1984
P. 51

Visão da Indústria
























           padrão Telebrás feito pela Pirelli e-equipa­                                                                                  Presente  nos segmentos  públicos  (rá­                                                                         produtos de tecnologia  de  ponta,  que en­



           mentos terminais da ABC-Telettra.                                                                                     dio enlace  analógico),  privado  (TBX/CPA,                                                                            volve altos custos, e redução da vida util do


                  Concluindo,  José  Mauro  Leal  da Costa                                                                       comunicações  móveis)  e  militar  (CPA de                                                                              equipamento em  função da  rápida  evolu­


           chamou a atenção  para  o fato de que,  da                                                                            campanha),  a  decisão  para  iniciar  novos                                                                            ção tecnológica,  prmcipalmente dos com­


            mesma forma que a fibra foi  instalada em                                                                            desenvolvimentos na Sapt é gerada por ne­                                                                               ponentes de microeletrômca” .


            Uberlândia, se concretiza a expectativa de                                                                           cessidade de inovação tecnológica (o pro­                                                                                       A Sul América Philips — revelou o con­


            que esses sistemas venham a  ser  instala­                                                                           duto fica  absoleto),  demanda  efetiva  ou                                                                             ferencista — integra o  International  Mar­


            dos no Brasil  inteiro.                                                                                               potencial do mercado, ou contratação para                                                                              keting Policy Comitee (IMPO  da  Philips

                                                           #
                                                                                                                                  um  projeto  especifico.  Prosseguindo  na                                                                              Mundial, organismo que congrega  12 paí­


                         Marcos Magalhães,  da  Philips                                                                           sua exposição disse  Marcos Magalhães:                                                                                 ses (Austrália, Europa, África do Sul e Cin-


                                                                                                                                          — A não ser os casos em que partimos                                                                           gapura) e que define as estratégias globais


                   Finalizando o ultimo painel do segundo                                                                         para um produto por motivos estratégicos,                                                                              e mercadológicas dos produtos.  Cada em­


            dia de  palestras,  Marcos Antônio  Maga­                                                                             o  parâmetro essencial  de  nossa  decisão                                                                             presa  Philips participa,  segundo sua  con­


            lhães,  Diretor  Superintendente  da  Sul                                                                             está  na  resposta  afirmativa  à  pergunta:                                                                            veniência,  do  International Development


            América  Phillips  Telecomunicações  —                                                                                Sera  que a  mercadologia  do  produto,  ao                                                                              Team,  que  desenvolve  equipam entos


            Sapt, abordou em sua  palestra o “ Modelo                                                                             longo de sua vida util cobrira os custos de                                                                             pelas especificações do  IMPC,  deixando


            de  Desenvolvimento e  Absorção de  Tec­                                                                              seu  desenvolvimento  e  atualização,  as                                                                               para cada país as engenharias de produção


             nologia de uma  Empresa  Privada no Setor                                                                            despesas administrativas,  de vendas e fi­                                                                              e de qualidade, que mais lhe convier, se os


            de Telecomunicações” .                                                                                                 nanceiras e  finalmente o  lucro operacio­                                                                             custos corresponderem.  As centrais CPAs


                    Ao  historiar  o  percurso  da  empresa,                                                                       nal?                                                                                                                    privativas TBX (baixa e média capacidade)


            desde a Divisão Inbelsa da Philips do Bra                                                                                                                                                                                                     e EBX (alta capacidade) foram desenvolvi­


             sil  Ltda  à  associação com  a  Sul  América                                                                                             Tipos de  Desenvolvimento                                                                           das (logicial  incluído),  segundo esse  sis­


             Seguros, e seus 40 anos de experiência no                                                                                                                                                                                                     tema.  •


             desenvolvimento, projeto,  fabricação e co­                                                                                   Segundo Marcos Magalhães,  “ devido a                                                                                   Ja no Desenvolvimento Derivativo aph-


             mercialização de  Sistemas de  Telecomu­                                                                              decisão de assumir a liderança tecnológica                                                                              ca-se o conceito que partes de um equipa­


             nicações  Públicas,  Privadas  e  Militares,                                                                          nos setores  em  que  atua,  a  Sul  América                                                                            mento  podem  ser empregadas  no desen­


             com aplicações no mercado brasileiro e no                                                                             Philips optou por um modelo de desenvol-                                                                                volvimento de  outro  {sinergia),  queiman-



             exterior,  Marcos  Magalhães apresentou  a                                                                            vimepto  tecnológico amplo e  flexível,  de                                                                             do-se  assim  etapas  para  seu  desenvolvi­


             abrangência da empresa  no mercado.  Co­                                                                              modo a  permitir várias alternativas deci­                                                                              mento,  tal  como aconteceu  no  CPA  de


             mercializando seus  produtos  no  Brasil  e                                                                           sórias",  distribuindo os em cinco tipos de                                                                             campanha TMX, com base no TBX, que foi


             América Latina                               do Panamá às Malvinas                                                    desenvolvimento: o Desenvolvimento Inte­                                                                                adaptado para as especificações militares


                   a empresa vem encontrando alguns'em-                                                                            gral  é  empregado  "quando a  cobertura                                                                                 brasileiras.


             pecilhos em sua expansão com a crescente                                                                              gerada assegura o total retomo dos custos


             política de proteção de mercado em alguns                                                                             do desenvolvimento” ,  e onde  podem  ser                                                                                              O  Desenvolvimento Adaptativo


             países,  como é o caso da Argentina com o                                                                             enquadrados  produtos  brasileiros como o


             novo governo,  o que vem obrigar a substi­                                                                             Radio I  nlace 24  60  120 canais e o Apare­                                                                                    O Desenvolvimento Adaptativo                                                           expli­



             tuição da  exportação  de  produtos acaba                                                                              lho Telefónico a  íeclado  Uirapuru.  0  De­                                                                            cou o conferencista                                         nada mais é do que


             dos pela exportação de kits (PKD ou CKD).                                                                              senvolvimento Participativo é aplicado “ a                                                                              a  nacionalização  de  um  produto,  visando

                                                                                                                                                                                                                                                            adequá-loa disponibilidade local dos com­



                                                                                                                                                                                                                                                            ponentes,  não se alterando as especifica­


                                                                                                                                                                                                                                                            ções  sistêmicas  do  produto  inicial,  tal


                                                                                                                                                                                                                                                            como  ocorreu  com  o  equipamento  rádio


                                                                                                                                                                                                                                                            analógico de  1  800 canais (6/8 GHz).


                                                                                                                                                                                                                                                                     O  último  tipo  de  desenvolvimento  ci


                                                                                                                                                                                                                                                             tado por Marcos Magalhães foi o Coopera­


                                                                                                                                                                                                                                                             tivo,  no  qual  várias  instituições governa­


                                                                                                                                                                                                                                                             mentais estabelecem uma cooperação tec­


                                                                                                                                                                                                                                                             nológica,  remunerada  ou  não,  com  a  Sul


                                                                                                                                                                                                                                                             América Philips.  Dentro dèste ultimo con­


                                                                                                                                                                                                                                                             texto, a empresa desenvolveu os rádios di­


                                                                                                                                                                                                                                                             gitais de 0  9/2/8 GHz (RADI), junto com o


                                                                                                                                                                                                                                                             CPqD,  o amplificador de  potência  para  o


                                                                                                                                                                                                                                                              Rádio Analógico de  6  GHz,  em  colabora­


                                                                                                                                                                                                                                                             ção com o FDTE, e o amplificador de baixo



                                                                                                                                                                                                                                                             ruído para os receptores dos rádios de 6 8


                                                                                                                                                                                                                                                             GHz (CPqD.  FDTE).


                                                                                                                                                                                                                                                                      Concluindo.  Marcos  Magalhães  frisou


                                                                                                                                                                                                                                                             que  “ a  Sul  América  Philips  orientou-se


                                                                                                                                                                                                                                                              para  uma  filosofia  de  desenvolvimento  e


                                                                                                                                                                                                                                                              absorção de tecnologia  que  lhe assegure


                                                                                                                                                                                                                                                              um completo domínio do ciclo tecnológico


                                                                                                                                                                                                                                                              dos  produtos de  sua  linha  de  fabricação,



              Engenheiro José Mouro Leal da Costa,  Diretor                                                                          Engenheiro Marco Antônio Magalhães,  Diretor                                                                             de  forma  que  mantenha  o  poder  de  rem-


              técnico da ABC Xtal.                                                                                                  Superintendente da Sul America Philips  Tele­                                                                             vestimento que,  entre  outros,  garanta  o

                                                                                                                                    comunicações S.A.                                                                                                         continuo aperfeiçoamento tecnológico de


                                                                                                                                                                                                                                                              seu corpo funcional” .                                                                                 i r
   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56