Page 52 - Telebrasil - Março/Abril 1982
P. 52
A D M I N I S T R A Ç Ã O
I
!
V A M O S D E S B U R O C R A T I Z A R
A S C E N T R A I S ?
A n t ô n i o M a r t i n s F e r r a r i — E n g e n h e i r o E l e t r i c i s t a ( * )
O c e n t r o d e d o c u m e n t a ç ã o d a E r i c s s o n d o dentes, disparando o mecanismo auto-regulador para mante-
B r a s i l e x p e d i u , n o s ú l t i m o s 1 5 a n o s , lo competitivo.
s o m e n t e p a r a a s c e n t r a i s t e l e f ô n i c a s Junto aos equipamentos das centrais e naqueles departamen
p ú b l i c a s d o p a í s , d o c u m e n t o s tos das empresas operadoras que lidam com os mesmos, ha
r e p r e s e n t a n d o 1 5 0 t o n e l a d a s o u 5 k m d e bibliotecas de manuais que os descrevem por meio de doeu
mentos. Nossas considerações sobre burocracia dos equipa
e s t a n t e s s e m c o m p u t a r a s v i a s c o p i a t i v a s mentos se referem exclusivamente a uma análise dessas bibli
n e m a s r e m e s s a s d e a t u a l i z a ç ã o . U m otecas, seus problemas e meios para racionalizá-las.
e n f o q u e d e s b u r o c r a t i z a n t e d e v e s e r
Biblioteca de centrais
e m p r e e n d i d o p a r a d o m i n a r a " m o n t a n h a "
d e d o c u m e n t o s q u e d e v e m s e r Natureza das informações e composição de uma biblioteca:
a d m i n i s t r a d o s .
Uma biblioteca de central divide-se em módulos ou seções.
Burocracia na sociedade Cada uma delas reúne determinado tipo de informações, por
exemplo:
A sociedade reclama o retorno às coisas e procedimentos sim
— documentos específicos da central (lay-out, ferragens, dia
ples. Depois de exigir dos indivíduos um crescente de infor
grama de entroncamento, etc.);
mações, comprovantes, atestados, atingiu-se um clímax insu
portável obrigando o cidadão a buscar o auxílio de uma inven — documentos de produtos (independentes da instalação
específica);
ção brasileira o despachante — para vencer a burocracia e
evitar um colapso nervoso. — documentos de graduação e programação, software de da
dos semipermanentes (específicos da configuração da cen
tral à rede);
Ao se mencionar a burocratização associa-se o termo a reparti
— documentos padrões de cabeação (dependem da especifi
ções governamentais. É uma injustiça conferir-lhes a exclusi
cação dos produtos).
vidade. O mal grassa hoje também pelas empresas privadas.
A menor gravidade na empresa privada, quando bem admi
Documentos específicos
nistrada, se deriva de um mecanismo auto-regulador; quando
a burocracia aumenta os custos, reduz o poder de competição
Vemos que há seções com informações específicas a cada ins
e diminui a margem de lucro, imediatamente há ações des-
talação que resultam da engenharia de projeto. São atualiza
burocratizantese de racionalização para retomara eficiência, o
lucro e velocidade de ação no mercado. das cada vez que se promove uma ampliação da capacidadeda
central ou sua reconfiguração na rede.
A empresa estatal — especialmente no seu regime preferido
Documentos de produtos, Documentos padres de
de atuação, o monopolístico — não tem sua performance aferi
cabeações
da pelo mercado por meio da competição, não havendo moti
vação ou desafio para reduzir custos operacionais pela des-
Constituem as informações vinculadas aos produtos e inde
burocratização. Cremos resumir nisto a maior burocracia nes
sas empresas. pendem da posição da central na rede. Centrais para uma
mesma aplicação (local, trânsito ou rural) de mesmo sistema e
fabricante quase sempre conterão mesma relação qualitativa
Burocracia nas centrais
de produtos (jogos de relés, cartões de circuito impresso, bas
tidores, software funcional, etc.). Seus documentos podem
Ao se falar de burocracia nas centrais não temos em mente
ser usados em todas as centrais que possuem o produto cor
abordar a complexidade maior ou menor da máquina comuta
respondente, salvo se o produto se apresentar em estados de
dora. Supomos que os projetistas foram suficientemente obje
revisão diferentes. Esta utilização de um mesmo documento,
tivos para incluir somente facilidades funcionais realmente
comum a uma série de centrais da mesma concessionária, re
necessárias. Uma máquina "burocratizada" seria aquela com
presenta o maior potencial para medidas de desburocratiza-
quantidade exagerada de facilidades funcionais optativas, ção das bibliotecas nas empresas operadoras.
uma flexibilidade em excesso, que acabaria por complicar sua
engenharia e operação. Esta possibilidade de equipamentos Redundância de documentos — Herança do passado
"burocratizados" pelo projetista generalista pode ocorrer,
mas as conseqüências sobre o custo do equipamento são evi As especificações de fornecimento de documentação do an
tigo grupo CTB prescreviam que toda a documentação devia
ser fornecida em cinco vias. Esta cláusula acabou por influir
nos contratos padrão do grupo Telebrás que inicialmente obri
(*) Currículo do autor no fim do artigo. gavam ao fornecimento de "cinco vias de documentos sendo