Page 52 - Telebrasil - Março/Abril 1982
P. 52

A D M                           I N I S T R A Ç Ã O







                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              I
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              !






                                                                             V A M O S   D E S B U R O C R A T I Z A R









                                                                                                                                           A S   C E N T R A I S ?
















                                                                                                                                  A n t ô n i o   M a r t i n s   F e r r a r i  — E n g e n h e i r o   E l e t r i c i s t a   ( * )













                  O   c e n t r o   d e   d o c u m e n t a ç ã o   d a   E r i c s s o n   d o                                                                                                                  dentes, disparando o mecanismo auto-regulador para mante-




                              B r a s i l   e x p e d i u ,   n o s   ú l t i m o s   1 5   a n o s ,                                                                                                            lo competitivo.



                              s o m e n t e   p a r a   a s   c e n t r a i s   t e l e f ô n i c a s                                                                                                            Junto aos equipamentos das centrais e naqueles departamen




                                          p ú b l i c a s   d o   p a í s ,   d o c u m e n t o s                                                                                                                tos  das empresas  operadoras  que  lidam  com  os mesmos, ha



                      r e p r e s e n t a n d o   1 5 0   t o n e l a d a s   o u   5   k m   d e                                                                                                                bibliotecas  de  manuais que  os  descrevem por meio de doeu


                                                                                                                                                                                                                 mentos.  Nossas  considerações  sobre  burocracia dos equipa
                     e s t a n t e s   s e m   c o m p u t a r   a s   v i a s   c o p i a t i v a s                                                                                                              mentos se referem exclusivamente a uma análise dessas bibli



                              n e m   a s   r e m e s s a s   d e   a t u a l i z a ç ã o .   U m                                                                                                                otecas,  seus problemas e meios para  racionalizá-las.



                                e n f o q u e   d e s b u r o c r a t i z a n t e   d e v e   s e r


                                                                                                                                                                                                                 Biblioteca  de  centrais
                   e m         p r e e n d i d o   p a r a   d o m i n a r   a   " m o n t a n h a "



                                           d e   d o c u m e n t o s   q u e   d e v e m   s e r                                                                                                                 Natureza das informações e composição de uma biblioteca:




                                                                          a d m i n i s t r a d o s .


                                                                                                                                                                                                                  Uma  biblioteca  de  central  divide-se  em  módulos ou seções.



             Burocracia na sociedade                                                                                                                                                                              Cada  uma delas reúne determinado tipo de informações, por
                                                                                                                                                                                                                 exemplo:





             A sociedade reclama o retorno às coisas e procedimentos sim­
                                                                                                                                                                                                                 — documentos específicos da central (lay-out, ferragens, dia­
             ples.  Depois de exigir dos  indivíduos  um  crescente de infor­
                                                                                                                                                                                                                          grama de entroncamento,  etc.);
             mações, comprovantes, atestados, atingiu-se um clímax insu­


             portável obrigando o cidadão a buscar o auxílio de uma inven­                                                                                                                                       —  documentos  de  produtos  (independentes  da instalação
                                                                                                                                                                                                                           específica);
             ção brasileira                                    o despachante — para  vencer a burocracia e


             evitar um colapso nervoso.                                                                                                                                                                          — documentos de graduação e programação, software de da­

                                                                                                                                                                                                                          dos semipermanentes (específicos da configuração da cen­

                                                                                                                                                                                                                          tral à  rede);
             Ao se mencionar a burocratização associa-se o termo a reparti­

                                                                                                                                                                                                                 — documentos padrões de cabeação (dependem da especifi­
             ções governamentais.  É uma  injustiça conferir-lhes a exclusi­
                                                                                                                                                                                                                          cação dos produtos).
             vidade.  O  mal  grassa  hoje também  pelas empresas privadas.


             A  menor gravidade  na  empresa  privada,  quando bem  admi­
                                                                                                                                                                                                                  Documentos específicos
             nistrada, se deriva de um mecanismo auto-regulador; quando


            a burocracia aumenta os custos, reduz o poder de competição

                                                                                                                                                                                                                  Vemos que há seções com informações específicas a cada ins­
            e  diminui  a  margem  de  lucro,  imediatamente  há  ações des-

                                                                                                                                                                                                                  talação que  resultam  da engenharia  de projeto.  São atualiza­
            burocratizantese de racionalização para retomara eficiência, o


            lucro e velocidade de ação no mercado.                                                                                                                                                                das cada vez que se promove uma ampliação da capacidadeda

                                                                                                                                                                                                                  central ou  sua  reconfiguração na  rede.




            A  empresa  estatal — especialmente no seu  regime preferido
                                                                                                                                                                                                                  Documentos de produtos, Documentos padres de
            de atuação, o monopolístico — não tem sua performance aferi­
                                                                                                                                                                                                                  cabeações
            da pelo mercado por meio da competição,  não havendo moti­


            vação  ou  desafio  para  reduzir custos  operacionais  pela  des-

                                                                                                                                                                                                                  Constituem  as  informações  vinculadas aos produtos e inde­
            burocratização. Cremos resumir nisto a maior burocracia nes­


           sas empresas.                                                                                                                                                                                          pendem  da  posição  da  central  na  rede.  Centrais para uma

                                                                                                                                                                                                                  mesma aplicação (local, trânsito ou rural) de mesmo sistema e


                                                                                                                                                                                                                  fabricante  quase  sempre  conterão mesma  relação qualitativa
            Burocracia nas centrais

                                                                                                                                                                                                                  de produtos (jogos de relés, cartões de circuito impresso, bas­


                                                                                                                                                                                                                  tidores,  software  funcional,  etc.).  Seus  documentos podem
           Ao  se  falar de  burocracia  nas  centrais  não  temos em  mente
                                                                                                                                                                                                                  ser usados em  todas as centrais que possuem o produto cor­
           abordar a complexidade maior ou menor da máquina comuta­
                                                                                                                                                                                                                  respondente,  salvo se o produto se apresentar em estados de
           dora. Supomos que os projetistas foram suficientemente obje­
                                                                                                                                                                                                                   revisão diferentes.  Esta utilização de um mesmo documento,
           tivos  para  incluir somente  facilidades  funcionais  realmente
                                                                                                                                                                                                                  comum a uma série de centrais da mesma concessionária, re­
           necessárias.  Uma  máquina  "burocratizada" seria aquela com
                                                                                                                                                                                                                   presenta  o  maior potencial  para  medidas de desburocratiza-

           quantidade  exagerada  de  facilidades  funcionais  optativas,                                                                                                                                         ção das bibliotecas nas empresas operadoras.


           uma  flexibilidade em excesso, que acabaria por complicar sua


           engenharia  e  operação.  Esta  possibilidade  de  equipamentos                                                                                                                                        Redundância de documentos — Herança do passado


           "burocratizados"  pelo  projetista  generalista  pode  ocorrer,



           mas as conseqüências sobre o custo do equipamento são evi­                                                                                                                                             As  especificações  de  fornecimento  de  documentação do an­


                                                                                                                                                                                                                  tigo grupo CTB prescreviam que toda a documentação devia


                                                                                                                                                                                                                  ser  fornecida  em  cinco  vias.  Esta  cláusula acabou por influir


                                                                                                                                                                                                                  nos contratos padrão do grupo Telebrás que inicialmente obri­


            (*) Currículo do autor no fim do artigo.                                                                                                                                                              gavam ao fornecimento de  "cinco vias de documentos sendo
   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57