Page 49 - Telebrasil - Março/Abril 1982
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P L A N E J A M E N T O














                                                                                                                                                                                                        própria operacionalizaçáo e seu  "efeito estrutural" na em­


                                                                                                                                                                                                        presa.







                                                                                                                                                                                                        Em empresas amplamente diversificadas ou em conglomera­


                                                                                                                                                                                                        dos, a organização do planejamento estratégico e operacional


                                                                                                                                                                                                        através de "centros de lucro" parece ser uma das formas mais


                                                                                                                                                                                                        eficazes desde que haja cuidados em evitar as distorções an­


                                                                                                                                                                                                        teriormente citadas.






                                                                                                                                                                                                        Quanto as unidades produtivas têm, no entanto, forte interre-


                                                                                                                                                                                                        lacionamento,  quer compartilhando recursos ou  mercados,


                                                                                                                                                                                                        ou em processos de produção integrada,a  implantanção de


                                                                                                                                                                                                        uma filosofia de "centros de lucro" deve ser examinada cuida­


                                                                                                                                                                                                        dosamente, podendo até ser contra-indicada. E nestes casos,


                                                                                                                                                                                                        principalmente, que o conceito pode ser disfuncional, quando


                                                                                                                                                                                                        se otimiza o centro de lucro ao invés da empresa como um


                                                                                                                                                                                                        todo.






                                                                                                                                                                                                        É óbvio que, se as unidades são totalmente isoladas, a otimiza­


                                                                                                                                                                                                        ção das partes sempre conduz à otimização do todo.  Para as


                                                                                                                                                                                                        empresas multi-industriais,  porém,  não se pode perder de


                                                                                                                                                                                                        vista a recomendação de Arthur D. Little, quanto ao máximo


                                                                                                                                                                                                        desenvolvimento na habilidade de usar "a sinergia, a alavan­


                                                                                                                                                                                                        cagem e o equilíbrio", afinal propriedades tipicamente estru­


                                                                                                                                                                                                        turais.


                   O modelo de preferência de utilidades pode ser visualizado


                   tomando-se emprestado da Economia o conhecido diagrama                                                                                                                               Por outro lado,  o sistema  de administração estratégica,  o


                   de Fisher relativo a investimento (consumo) entre 2 períodos.                                                                                                                        modo contínuo do planejamento (Ansoff) deve ser implemen­


                                                                                                                                                                                                        tado com parâmetros claros e precisos no caso de centros de


                   Ainda que não se pretenda conseguir potência de resolução                                                                                                                            lucro, que assim tendem mais para o conceito de "centros de


                   com estas curvas operacionais ou que a atitude do administra­                                                                                                                        estratégia" na acepção de Arthur D. Little, com medidas pró­


                   dor seja  formulada  matematicamente,  esta  ilustração serve                                                                                                                        prias de controle, avaliação, recompensa, etc.


                   como uma metáfora gráfica que permite conceber preferências


                   entre alternativas de curto x longo prazo.                                                                                                                                           Na prática, as exigências mais estritas recaem sobre as defini­


                                                                                                                                                                                                        ções de itens de receitas e custos. De fato, mesmo a experiên­


                   Em tese,  poder-se-ia dizer que,  se existir,  o ponto A repre­                                                                                                                      cia menos recente com ps chamados "centros de custo" vinha


                   senta a situação de máxima utilidade em que é indiferente op­                                                                                                                        se limitando à apuração àe despesas por unidade organizacio­


                   tar-se pelo resultado C, de curto prazo, ou L, de longo prazo,                                                                                                                        nal. O processo de apuração de custos só tem evoluído a partir


                   em idênticas condições de risco.                                                                                                                                                      da idéia de centros de lucro, e aí envolvendo problemas com­


                                                                                                                                                                                                         plexos, e comuns ao caso de apuração de receitas — principal­


                   Ainda conceitualmente, pode-se imaginar uma família de cur­                                                                                                                           mente quando os centros de lucro compartilham recursos.



                   vas representativas da troca entre resultados de curto prazo x


                   longo prazo, associadas a risco; de modo a se supor ser possí­                                                                                                                       Como ilustração, cita-se o caso típico das próprias empresas


                   vel à empresa definir ou escolher a sua posição estratégica (ou                                                                                                                      de serviços de telecomunicações que atuam em áreas amplas,


                   de seus produtos).





                  O que se está pretendendo dizer é que o fundamental para a


                  empresa é a sua definição quanto à tomada de posição em ter­


                  mos de alcance de curto ou longo prazo. A partir daí, é sempre


                  possível conciliar a  fórmula  administrativa de  "centros de


                  lucro" com os objetivos do planejamento estratégico, embora


                  se reconheçam as dificuldades práticas,  conforme mencio­



                  nado por Banks & Wheelwright,  que sugerem,  no entanto,


                  controles e métodos de implantação que visam  minimizar o


                  impacto de eventuais tendências de curto prazo dos centros


                  de lucro.






                  Um aspecto de extrema relevância, que merece ser destacado,


                  é sempre a explicitação dos conceitos estratégicos, que,  em


                  tempo, estudiosos como Michel Vandestrick têm sido levados


                  à concepção do planejamento estratégico como uma  lingua­


                  gem, a  própria instrumentalização de um novo pensamento


                  empresarial.







                  Finalmente, deve-se evitar o risco de generalização precipita­


                  das no julgamento de métodos administrativos, cujo fracasso


                  pode estar mais vinculado a deficiências de implantação e con­


                   trole. No caso de "centros de lucro"o aspecto mais importante


                  a ser examinado não é,  a nosso ver,  a ênfase indesejável no


                  curto prazo — o que pode ser contornado — mas, antes, a sua








                 Telebrasil, Março/Abril 82                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              49
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