Page 68 - Telebrasil - Maio/Junho 1981
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As listas classificadas suportam financeiramente as demais listas.
a. liberam -se do custo de companhias telefônicas não Há casos em que o objetivo c. o caminho para as compa-
produção e distribuição da fixam os preços cobrados de obter o máximo de renda nhias telefônicas aumen
lista básica de assinantes, in- pelas empresas editoras, e a curto prazo é influenciado, tarem sua renda derivada do
d is p e n s á v e l ao se rv iço sim alguns dos seus custos em parte, pela insuficiência mercado de veiculaçâo de in
telefônico; e mais importantes. O efeito das tarifas telefônicas. formações não é fortalecer o
p rá tico , e n tre ta n to , é o m onopólio de um instru
b. recebem em moeda uma mesmo, porque: Algumas com panhias che m ento de significação ca
parte da receita bruta da edi gam a obter mais renda das d en te. Uma forma de au
tora, além de remuneração a. as empresas editoras não listas telefônicas do que do mentar a receita das compa
pelos serviços de cobrança prestam serviço monopoli próprio serviço de telefonia. nhias telefônicas é utilizar de
através das contas, telefô zado, pois com petem no E evidente que essa situação modo mais eficiente os servi
nicas. m ercado com outros veí revela uma distorção, pois é ços que elas são capazes de
cu lo s de d iv u lg a çã o de inconcebível que uma ativi prestar às editoras de listas,
A empresa editora, para ser informações; dade subsidiária e auxiliar, propiciando-lhes melhores
viável, precisa angariar no como a edição de listas tele condições de competir no
mercado anúncios e inser b. embora possam aumen fô n ica s, p o ssa p ro d u z ir mercado de veiculaçâo de in-
ções em valor suficiente para tar os preços dos anúncios maior renda líquida do que a fo rm a ç õ e s comerciais,
cobrir seus custos, para pa para com p ensar o incre atividade principal do ser sendo remuneradas pelos
gar os benefícios das compa mento de custos, todo au viço de telefo n ia , d en sa serviços que efetivamente
nhias telefônicas e realizar mento real tende a reduzir a mente capitalizado. prestarem.
lucro que remunere o capital clientela e há, de qualquer d. o conhecimento da eco
fixo e circulante aplicado. modo, limites impostos pela
concorrência; nom ia das empresas edi
9. Conclusões toras demonstra que é irr
Esse m odelo de contrato praticável que companhia:
funcionou com grande efi c. através da fixação de seus Essas consid erações m os telefônicas com sistemas de
ciência durante cerca de 20 benefícios, as companhias tram que a proteção do in dim ensões diferentes, ser
anos, enquanto as compa telefônicas podem, com is teresse das companhias tele vindo a áreas de densidadee
nhias telefônicas também so, conduzir a empresa edi fônicas em obter renda deri desenvolvim ento econó
eram em presas privadas, tora à situação de inviabili vada das listas telefônicas mico completamente diver
com a flexibilidade adminis dade financeira. não deve ser alcançada ex sos, possam obter, das res
trativa que lhes permitia re clusivamente com leis ou de pectivas listas telefônicas,
ver periodicamente as con cretos que tendem a transfor volume de benefícios fixa
dições contratuais, de modo mar em monopólios de direi
a ajustá-las às modificações to a vantagem relativa de dos arbitrariamente;
no mercado que refletissem que gozam as com panhias e. a realidade econômica,
na econom ia da em presa telefônicas pelo fato de lhes que a legislação deverá abs
editora. Graças a esse pro com petir a divulgação das ter-se de deformar, é o fato
cesso de adaptação do con listas de seus assinantes, isto de as companhias telefôni
trato à realidade da econo por que: cas e as empresas editoras de
mia do negócio, as empresas listas serem parceiras na
editoras tiveram sucesso na a. estabelecidas as condi prestação de serviços. Am
sua ativid ad e, d esen vol bas contribuem com seus re
ções básicas do contrato de
vendo o mercado de anún cursos e esforços para apn-
cios em listas telefônicas, em prestação do serviço em tela, morá-los, para o que neces
a evolução dos fatos é regida
benefício próprio e da com sitam auferir resultados eco
pela livre com petição entre
panhia telefônica, que se li os diversos meios de divul nômicos sadios.
berou de uma atividade defi
É natural que as companhias gação e pelas leis da oferta e
citária. telefônicas procurem obter o da procura. A elevação da produtivi
máximo de benefícios possí dade, a redução de custosea
Depois que os serviços tele veis nos contratos de edição ampliação dos serviços ofer
fônicos no país foram estati- de listas, mas é óbvio que, se b. a tendência é para que as tados darão melhores e mai>
zados, essas relações per o volume desses benefícios listas — ao m enos na sua estáveis resultados que o su
deram a flexibilidade que for incompatível com a eco forma usual — diminuam de gerido pelo imediatismoque
g a r a n tir a se u s u c e s s o nomia da atividade, o resul im p ortân cia relativ a, nos preside os que buscam ntf
durante tanto tempo, por tado prático será o abandono grandes centros, com o veí contratos de publicação de
que as companhias telefôni da atividade, a falência das cu lo de in fo rm a ç õ e s co listas telefônicas os recurso
cas tenderam a enquadrá-las em p resas p riv ad as, e as merciais; que ambicionam. T
no esquema clássico do con co m p a n h ia s te le fô n ica s
trato de concessão de serviço serão obrigadas, após a de
público, adotando postura sorganização dos mercados
característica de poder con- de serviço existentes, a esta-
cedente, a que se deve, na tizarem a atividade; e — cer-
maior parte, a falência do ta m e n te — ao m e n o s
instituto da concessão como durante o período neces
modo de organizar os servi sário para se organizarem a
ços públicos. fim de produzir com eficiên
cia os serviços, perderão no
Releva notar que, no caso fu tu ro volu m e de renda
AUGUSTO MARIOSANTANA
dos contratos de edição de maior do que o excesso que
E co n o m ista , Superintender>íf '
listas telefônicas, a situação p ro cu ram o b te r a cu rto D ep artam en to Econômico uJ
é diferente, de vez que as prazo tora d e Listas LTB S/A.