Page 65 - Telebrasil - Maio/Junho 1981
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N o   f u t u r o ,   a s   l i s t a s   i m p r e s s a s   p o d e r ã o   s e r   t e r m i n a i s   d e   v í d e o .










                 çáo principal,  qual seja a de                                                         sa é certa: a importância rela­                                                            Apesar de empresa  privada                                                               tual para à companhia telefô­


                 informar número de  telefo­                                                            tiva das listas telefônicas im­                                                            bem organizada,  sua conta­                                                              nica,  fixada como  porcenta­


                 nes e endereços.                                                                       pressas como veículos de in­                                                               bilidade de custo  mostrava                                                             gem  da  receita  bruta  dos


                                                                                                         formações comerciais cairá.                                                               que  a  edição  das  listas era                                                         anúncios e inserções.


                 A análise da  função das  lis­                                                                                                                                                    deficitária,  onerando,  de


                 tas telefônicas como veículo                                                            Em muitos países,  inclusive                                                              modo apreciável,  o custo do                                                             Para que a atividade seja viá­


                 de informações comerciais                                                               no  Brasil,  as  companhias                                                               serviço de telefonia.  Essa si­                                                          vel, é necessário que a recei­


                 em  diferentes  cidades  do                                                             telefônicas exploraram e ex­                                                              tuação deficitária  é compre­                                                            ta bruta cubra  todos os cus­


                 Brasil confirma que,  quanto                                                            ploram  as  listas  como  veí­                                                            ensível,  porque a  venda  de                                                            tos e despesas e  proporcio­


                 mais desenvolvida  a  região                                                            culos de informações comer­                                                               anúncios e inserções  requer                                                             ne,  ainda,  um  lucro  sufi­


                 econômica,  menor a  impor­                                                             ciais. A princípio, para servir                                                           uma  organização de vende­                                                               ciente  para  remunerar o ca­


                 tância relativa das listas tele­                                                        melhor a  seus clientes;  de­                                                             dores  eficiente,  com  men­                                                             pital  fixo e  circulante  apli­


                 fônicas.                                                                                pois, como meio de obter re­                                                              talidade  inteiramente  di­                                                              cado na atividade.



                                                                                                         ceita que cobrisse os custos                                                              ferente do restante da orga­

                 A comparação do dispêndio                                                               da  impressão e  distribuição                                                             nização do serviço de telefo­                                                            A  análise  da  economia  da


                 total  com veiculação de  in­                                                           da lista básica de assinantes;                                                            nia, cuja posição monopolís-                                                             atividade revela que o custo



                 formações comerciais por to­                                                            e,  em  muitos  casos,  como                                                              tica  dispensa  maiores esfor­                                                           das listas de assinantes e de


                 dos os veículos e da porcen­                                                            fonte  de  renda  subsidiária                                                             ços  de comercialização dos                                                              endereços e a  contribuição


                 tagem  desse  mercado  que                                                              ou  auxiliar  do  serviço  de                                                             serviços,  principalmente                                                                para as companhias telefôni­


                 cabe às listas telefônicas, em                                                          telefonia.  Se as companhias                                                              quando  a  capacidade  ins­                                                              cas não decorre da produção


                 cidades pequenas e médias e                                                              telefônicas  não  tomarem                                                                 talada dos serviços é inferior                                                          dos serviços  de  veiculação


                 nos grandes centros do Rio e                                                            consciência  da  revolução                                                                 à demanda.                                                                              de  informações comerciais,


                 São Paulo,  comprova  a  as­                                                             tecnológica  que estamos vi­                                                                                                                                                      mas das relações contratuais


                 sertiva.                                                                                 vendo  e  não  procurarem                                                                Em  1947,  a  CTB contratou                                                              com a companhia telefônica.


                                                                                                          modernizar o conceito atual                                                              com uma empresa especiali­                                                               A esse respeito,  cabe ressal­


                Perspectivas Futuras:                                                                     de  listas  telefônicas,  adap­                                                          zada a edição de suas listas                                                             tar que:


                Estamos vivendo a  terceira                                                               tando-as às novas condições                                                              telefônicas,  e a  solução  foi


                revolução industrial,  com  o                                                             do mercado,  as listas  telefô­                                                          um sucesso,  porque as listas                                                            a.  as  listas de assinantes  e


                                                                                                          nicas,  além  de perderem  a                                                             passaram  a  ser  importante


                                                                                                          posição  privilegiada que  ti­                                                            fonte de  renda  para a  con­                                                           de endereços não proporcio­
                                                                                                                                                                                                                                                                                            nam  receita  suficiente  para
                                                                                                          veram no passado, acabarão                                                               cessionária, graças à agressi­


                                                                                                          por deixar de  ser  fonte de                                                             vidade comercial  dessa em­                                                              cobrir seus  próprios custos


                                                                                                          renda  para  as companhias                                                                presa,  que  aumentou  de                                                               de  produção e distribuição,
                                                                                                                                                                                                                                                                                            que são pagos pelo resultado
                                                                                                          telefônicas,  que  passarão a                                                             modo extraordinário a recei­
                                                                                                                                                                                                                                                                                            da edição da  lista  classifi­
                                                                                                          suportar o  custo de  tornar                                                              ta de anúncios e inserções.                                                             cada.  Como não há  uma re­


                                                                                                          acessível a todos os assinan­
                                                                                                                                                                                                                                                                                            lação entre as diversas espé­
                                                                                                           tes a informação do número                                                               Desde essa  época,  as  listas


                                                                                                          dos telefones.  Prova disso é                                                             telefônicas no Brasil são edi­                                                          cies de  listas,  o encargo su­
                                                                                                                                                                                                                                                                                            portado  pela  empresa,  cor­
                                                                                                          a penetração do mercado po­                                                               tadas  por  empresas  priva­                                                            respondente às  duas  listas


                                                                                                          tencial de São Paulo e Rio de                                                             das,  mediante contrato com                                                             deficitárias, varia no tempo e


                                                                                                          Janeiro que,  tendo atingido                                                              as companhias  telefônicas,                                                             de uma região para outra;


                                                                                                          547c  na  década  de 50,  caiu                                                            passando  essa  atividade a


                                                                                                          para  18%  apenas,  principal­                                                            ter organização inteiramente


                                                                                                          mente por causa do elevado                                                                distinta da companhia  tele­                                                            b.  a  parcela  de participação


                                                                                                          índice de  preços das  inser­                                                                                                                                                     que cabe à companhia telefô­


               extraordinário  desenvolvi­                                                                ções — até 10 vezes maior do                                                              fônica e economia própria.                                                              nica é fixada com base na re­


               mento  da  eletrô n ica,  da                                                               que o  habitual.  O  custo da                                                                                                                                                     ceita  bruta  e  não  no  resul­


               computação  e  da  informá­                                                                edição da lista básica de assi­                                                           A maior parte da receita nas                                                            tado da  atividade de edição


               tica.                                                                                      nantes — totalmente sob a                                                                 grandes cidades é derivada                                                              das listas.


                                                                                                          responsabilidade  das  edi­                                                               de anúncios e inserções na


               É fácil prever que, no futuro,                                                             toras — já não encontra cor­                                                              lista classificada (72%); a re­                                                         Por outro lado,  a  contribui­


               parte do mercado de veicula­                                                               respondência nos anuncian­                                                                ceita da lista de assinantes e                                                          ção da companhia telefônica


               ção de  informações  comer­                                                                tes.  Chegou-se a tal ponto,                                                              das  listas  de  endereços  é                                                           para  a  produção  do serviço


               ciais do tipo que hoje usa lis­                                                            que a lista classificada de São                                                           bem  m enor  (19%  e  9% ,                                                              consiste  no  fornecimento à


               tas telefônicas ou guias espe­                                                             Paulo  tem  hoje  menor nú­                                                               respectivamente).  Nas  de­                                                             empresa  editora  das  infor­


              cializados  será  dominada                                                                  mero  de  anunciantes  e  o                                                               mais cidades,  a lista de assi­                                                         mações  constantes  do  seu


               por sistemas eletrônicos com                                                               mesmo número de  páginas                                                                  nantes repre senta em média                                                             cadastro  de  assinantes.  O


              acesso a bancos de dados.                                                                  que tinha em 1954, embora a                                                                60% da receita.                                                                         custo dessa informação é re­


                                                                                                         rede  telefônica  seja aproxi­                                                                                                                                                     lativamente pequeno e não é


              É possível  que as  próprias                                                               madamente 10 vezes maior.                                                                 Os custos  suportados  pela                                                              função apenas da  produção


              listas telefônicas impressas,                                                                                                                                                        editora  incluem,  além  de                                                              da  lista básica.  Em compen­


              na  sua  concepção atual,  ve­                                                                                                                                                       salários e comissões de ven­                                                             sação,  a  companhia  telefô­


              nham a  ser substituídas —                                                                 Receitas e Custos da Edição                                                               dedores,  todas as despesas                                                              nica é exonerada do custo de


              ao menos nos grandes siste­                                                                de Listas Telefônicas                                                                     com a organização de venda                                                               produção e distribuição das


              mas telefônicos — por termi­                                                                                                                                                         dos  anúncios  e  inserções,                                                             listas e recebe,  ainda,  como


              nais de  vídeo  ligados  pela                                                              No Brasil, até 1947, a CTB —                                                              editoração,  impressão,  aca­                                                            já foi dito,  uma participação


              própria  linha  telefônica  ao                                                             Companhia Telefônica  Bra­                                                                bamento e entrega das listas                                                             na receita bruta.


              cadastro central  da  compa­                                                               sileira  — explorou  direta­                                                              nos                d o m icílio s                               dos



              nhia telefônica.                                                                           mente as  listas  telefônicas                                                             assinantes;  impostos  e  as                                                             Ciclo Operacional

                                                                                                        como  veículo  de  informa­                                                                parafiscalidades que  inci­                                                              A atividade de edição de lis­



              Seja qual  for a  solução  tec­                                                           ções comerciais,  vendendo                                                                 dem sobre a atividade,  bem                                                              tas telefônicas caracteriza-se


              nológica do futuro, uma coi-                                                              anúncios e inserções.                                                                      como a participação contra­                                                              por um ciclo operacional ex-}
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