Page 67 - Telebrasil - Maio/Junho 1981
P. 67

A empresa editora depende do mercado de anúncios, para ser viável.












             b.  para  compor em  prazo                                                                                                                                    ECONOMIA DE ESCALA (RECEITAS E CUSTOS POR PAGINA EM CIRCULAÇÃO)


             curto e eliminar erros, a em­


             presa deve dispor de equipa­


             mento de composição fotoe-


             létrica,  comandado  direta­


             mente pelo computador;






             c.  a  garantia  do  serviço


             exige  máquinas  rotativas


             que permitam  a  impressão


             das listas em alta velocidade;






             d.  o uso de computadores


             pressupõe elevados  investi­


             mentos em software de pro­


             gramação  para  disposição


             dos  dados  cadastrais  se­


             gundo  o  tipo  de  lista  e co­


             mando da  unidade de com­


             posição fotoelétrica.






             A  escala  do  serviço  influi                                                           (FGTS,  salário-educação,                                                                  LTB,  que  dispendeu  gran­                                                             telefônicas e empresas edi­



             também em outros  itens de                                                                PIS,  ISS, INPS e IPI).                                                                  des somas em  softw are —                                                                toras observam o padrão de


             custo,  porque:                                                                                                                                                                    desenvolvido  inteiramente                                                               um contrato de prestação de


                                                                                                      A expansão do sistema tele­                                                                por brasileiros para a produ­                                                           serviços pelo qual a compa­


             a.  nos  grandes  centros,  o                                                            fônico  agravou  de  modo                                                                 ção das listas telefônicas das                                                           nhia telefônica delega à em­


             custo da organização de ven­                                                             apreciável a situação econô­                                                              cidades do Rio de Janeiro e                                                              presa a edição e distribuição


             das é mais elevado e a com­                                                              mica das empresas editoras,                                                               São Paulo.                                                                               das listas, fornecendo-lhe as


              petição com meios alternati­                                                            porque:                                                                                                                                                                            informações cadastrais e re­


             vos é maior do que nas cida­                                                                                                                                                        A  importância  da  inflação                                                            servando-se a  atribuição de


             des menores do interior;                                                                                                                                                            sobre a  economia  das  em­                                                             definir os aspectos das listas
                                                                                                       a.  o  número de  terminais


                                                                                                       comerciais  (que  potencial­                                                              presas  de  edição  de  listas                                                          relacionados à abrangência,
             b.  nas cidades  menores,  é                                                                                                                                                        pode ser verificada  no qua­                                                            periodicidade,  aspecto grá­


              possível obter melhor apro­                                                              m ente  geram  receita  de                                                                dro a seguir,  que,  com base                                                           fico,  capa  etc.  A  empresa


             veitamento — durante todo                                                                 anúncios) foi bem menor do                                                                em dados de  1979, compara                                                              editora  encarrega-se,  por


             o ano — da  organização de                                                                que os residenciais (que não                                                              a estrutura de custos e resul­                                                          sua conta e risco, de angariai
                                                                                                       criam  novas  receitas,  mas
             vendas, e é mais fácil a distri­                                                                                                                                                    tados,  para as  hipóteses de                                                           anúnciose inserções, produ­


             buição.                                                                                   oneram os custos);                                                                        estabilidade monetária e de                                                             zir e distribuir as listas,  pa­



                                                                                                                                                                                                 uma inflação de 40% ao ano.                                                             gando à companhia  telefô­

             A utilização de grande parte                                                              b.  grande  parte  da  expan­                                                                                                                                                     nica  uma  porcentagem  da


             desse  equipamento  dá-se                                                                 são da  rede de telefones co­                                                            Relações entre  as Compa­                                                                receita  bruta  de venda  dos


             apenas durante alguns  me­                                                                merciais foi para aumentar o                                                             nhias Telefônicas e as Em­                                                               serviços de veiculação de in­


             ses do ano,  o que  impõe  à                                                              número de terminais de em­                                                               presas Editoras                                                                          formações.


             empresa a busca e produção                                                                presas existentes,  sem  au­



             de  outros  produtos  que                                                                 m en to  de  re c e ita   de                                                             Sumariando o que  foi  dito                                                              As companhias telefônicas


             usem  a  capacidade  ociosa                                                              anúncios;                                                                                 anteriormente,  as  relações                                                            au ferem   d ois  tip o s  de


             das instalações.                                                                                                                                                                   atuais entre as companhias                                                              benefícios:



                                                                                                       c.  o custo de produção e dis­

             Esses investimentos  criam                                                                tribuição das  listas de assi­                                                                                                                                                        COM                        COM INFLAÇÃO


            custos  de  capital  que  não                                                             nantes e de endereços, que é                                                                                                                                                ESTABILIDADE                                    DE 40tf


            existem  no  sistema  de  me­                                                             pago pela lista de classifica­                                                                                           RUBRICAS*                                            MONETÁRIA                                   AO ANO


            nor porte.
                                                                                                      dos,  aumentou em grandes                                                                        Renda Bruta                                                                          100.00                                   83.71


                                                                                                      proporções,  reduzindo  a

            O gráfico (quadro 2) mostra                                                               margem  de  lucro  da  ativi­                                                                   Custos Operacionais (Comerciais/


            como variam as receitas e os                                                              dade como um todo.                                                                               Industriais)                                                                           37.14                                  38.89
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       9.51
                                                                                                                                                                                                       Encargos s/Capital
                                                                                                                                                                                                                                                                                                 1.12
            custos  da  atividade,  se­                                                                                                                                                                        Total  ........................................                                38.26                                  48.40

            gundo a escala de serviço.                                                                                                                                                                 Investimento software geral                                                               5.58                                  8.61

                                                                                                     A partir de 1974, não apenas                                                                     Encargos s/Capital                                                                         0.43                                  3.66


                                                                                                     a aceleração da inflação, mas                                                                             Total  ..............................                                             6.01                                12.27


           Aumento de Custos                                                                         também o aumento despro­                                                                         Administração                                                                              6.30                                  8.27



                                                                                                     porcional do custo do papel                                                                      Encargos s/Capital                                                                         0.33                                  2.81

           A partir de  1964,  as empre­                                                             e  m ão-de-obra  especiali­                                                                               Total  ..............................                                             6.63                                11.08


           sas editoras de listas tiveram                                                            zada,  vieram  agravar ainda


           seus custos aumentados de                                                                 mais  a  situação  financeira                                                                    Margem de atividade  ....................                                                49.10                                  11.96


           modo apreciável por novos                                                                das  em presas,  esp ecial­                                                                       Benefícios CTs:



           encargos  tributários  e  de­                                                             mente  daquelas  que,  para                                                                           Participação (Cr$)                                                                  15.00                                 12.61
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     10.70
                                                                                                                                                                                                                                                                                               10.06
                                                                                                                                                                                                           Lista Básica Assinantes
           vido à expansão do siátema                                                               adequarem-se às imposições                                                                            Subtotal:                                                                           25.06                A                 23.31

           telefônico.                                                                              da  evolução  dos  serviços,                                                                           Encargos s/Capital                                                                    0.47                                  2.27


                                                                                                    notadamente  nos  grandes                                                                                  Total Benefícios.....................                                          25.53                                  25.58

                                                                                                                                                                                                                                                                                                  •
          Desde aquela  época  foram                                                                centros,  investiram grandes
                                                                                                                                                                                                      Resultado                                                                               23.57                                 (13.62)
          criados e aumentados tribu­                                                               recursos em equipamento,



           tos que gravaram a atividade                                                             e,  como,  por  exem plo,  a*                                                                     * Em valores percentuais.
   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72