Page 64 - Telebrasil - Maio/Junho 1981
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A   E C O N O M                                                                               I A   D A   E D I Ç A O   D E   L I S T A S









                                                                                                                                  T E L E F Ô N I C A S



















           A s   c o m p a n h i a s   o p e r a d o r a s   e   a s   e m p r e s a s   e d i -                                                                                                   gem  de  nom es  e  núm eros,                                                                 culação  de  informações co­


                                                                                                                                                                                                   por requerer desenhos,  arte                                                                  merciais,  mas  até a metade
           t o r i a s   d e   l i s t a s   s â o   p a r c e i r o s   e c o n ô m i c o s   e   n a

                                                                                                                                                                                                   de  composição  gráfica,  im­                                                                 deste  século  se destacavam

           p r e s t a ç ã o   d e   s e r v i ç o s .   O   a r t i g o   a n a l i s a   o   r e l a c i o ­                                                                                     pressão  e  distribuição  em                                                                  entre  os  meios alternativos



           n a m e n t o   e n t r e   e s s e s   p a r c e i r o s   f r e n t e   à s   f o r ç a s                                                                                             tempo hábil;                                                                                  de divulgação, pois que:



           d o   m e r c a d o .   A l e r t a   t a m b é m   s o b r e   a s   m u d a n ç a s

                                                                                                                                                                                                  d.  organização capaz de ad­                                                                  a.  competiam  apenas com

           q u e   p o d e r ã o   o c o r r e r  n o   f u t u r o ,   i n c l u s i v e   c o m   a                                                                                             ministrar grande número de                                                                     os  jo rn a is ,  que  atingem



            u t i l i z a ç ã o   d e   t e r m i n a i s   d e   v í d e o .                                                                                                                     co n trato s  e  p ag am en to s,                                                             quantidade  de pessoas bem



                                                                                                                                                                                                  normalmente parcelados.                                                                       m enor,  e  com  revistas, em

                                                                                                                                                                                                                                                                                                núm ero  relativamente pe­


           Lista Básica de  Assinantes                                                                 L istas  T elefô n icas  com o                                                                                                                                                           q u en o   e  de  circulação li­
                                                                                                                                                                                                  Como  se  vê,  a  organização

           O  funcionamento dos servi­                                                                 V eículos  de  Inform ações                                                                                                                                                              mitada;
                                                                                                                                                                                                   necessária  para  produzir e

           ços  de  telefonia  pressupõe                                                               Comerciais e Profissionais                                                                 vender esses serviços de vei-*


           que cada assinante possa co­                                                                Como  publicações  periódi­                                                                culação de informações é es­                                                                  b.  a  distribuição por todos


           nhecer o número do telefone                                                                 cas que são distribuídas a to­                                                             sencialm ente  distinta  dos                                                                  os  assin an tes  —  imposta


           dos  demais,  a  fim  de  poder                                                             dos  os  assinantes  de  cada                                                              serviços típicos de uma com­                                                                  pela  necessidade do serviço


           realizar suas ligações.                                                                     sistema de telefonia, as listas                                                            panhia  telefônica.  A  única                                                                 de telefonia — assegurava o


                                                                                                        ?elefônicas prestam-se a ser­                                                                                                                                                           acesso a  uma  massa poten­
                                                                                                                                                                                                  parte  das  atividades  dessa
           O  serviço  de  telefonia  com­                                                              vir de veículo para a divulga­                                                            organização que pode ser in­                                                                  cial de leitores maior do que


           preende,  portanto,  o  forne­                                                              ção  de  informações  comer­                                                               tegrada nos serviços de tele­                                                                 o s  v e í c u l o s   c o m                                 q u e


           cim en to   aos  u su ários  de                                                             ciais  ou  profissionais.  Para
                                                                                                                                                                                                  fonia  é  a  cobrança  de  inser­                                                             competia;
           uma  lista  básica  de assinan­                                                              usar  esta  virtualidade  das                                                             ções ou anúncios nas contas


           tes  que  contenha  seus  no­                                                                listas,  generalizou-se a  edi­                                                           mensais dos assinantes.                                                                       c.  a  cobrança  de  anúncios


            mes  e  respectivos  números                                                               ção — ao lado da lista de as­                                                                                                                                                            em  prestações  através da


           de telefone.                                                                                sinantes — da  lista  classifi­                                                                                                                                                          conta  telefônica  facilitava a


                                                                                                       cada,  tam bém   conhecida                                                                  Do  ponto  de  vista  econô­
                                                                                                                                                                                                   mico,  a  distinção  mais  im­                                                               venda  de  anúncios e inser­
           A  lista  básica  de  assinantes                                                            como  "Páginas  Amarelas",                                                                                                                                                               ções a  pequenas empresas e

                                                                                                                                                                                                   portante, todavia, está no re­
           se destina, portanto, a divul­                                                               na qual os assinantes são or­                                                             gime em que é criada a recei­                                                                 profissionais.



           gar para todos os usuários os                                                               denados segundo produtos,


           dados  do cadastro  da  com­                                                                atividades ou  profissões.                                                                  ta  necessária  para  tornar  a
                                                                                                                                                                                                  atividade  financeiram ente                                                                   Nas  ú l t i m                a s   três décadas,
           panhia  telefônica.  Não con­                                                                                                                                                                                                                                                        com a extraordinária expan­


           tém  outras  informações  so­                                                                                                                                                          viável:
                                                                                                       A veiculaçáo de informações                                                                                                                                                              são  de  veículos alternativos
           bre cada  assinante além  das
                                                                                                      com erciais  e  profissionais                                                                                                                                                             de informação (rádio, televi­
           constantes desse cadastro.                                                                                                                                                             a.  o serviço de telefonia  não
                                                                                                      através  dessas  listas  não  se                                                                                                                                                          são,  revistas etc.),  as listas
                                                                                                                                                                                                  decorre de  negócios  contra­
                                                                                                      confunde com  a  simples di­                                                                                                                                                              telefônicas  passaram a ter
           Sua  produção  requer  a  re­                                                                                                                                                           tados  voluntariamente,  em
                                                                                                      vulgação dos dados dos assi­                                                                                                                                                              menor poder de competição.
           produção  dos  dados  do  ca­                                                                                                                                                          regime  de  competição,  mas
                                                                                                       nantes constantes do cadas­
           dastro da  companhia  telefô­                                                                                                                                                          da  aplicação  de  tarifa  apro­
                                                                                                      tro da companhia telefônica,                                                                                                                                                              O  desenvolvimento econô­
           nica,  a  ordenação  dos  assi­                                                                                                                                                        vada  pelo  Governo,  que  os
                                                                                                      para  constituir-se  em  ativi­                                                                                                                                                           mico e o aumento da escala
           nantes por ordem alfabética,                                                                                                                                                           assinantes  sâo  obrigados  a
                                                                                                      dade  econômica  de  produ­                                                                                                                                                               das  eéonom ias  modernas
          a composição gráfica e a dis­                                                                                                                                                            pagar, sob pena de terem seu

                                                                                                      ção  de  serv iço s,  entre  os                                                                                                                                                           conduziu à especialização de
           tribuição dos exemplares aos                                                                                                                                                           telefone desligado;
                                                                                                      quais destacamos:                                                                                                                                                                         a t i v i d a d e s ,   t o r n a n d o - s e
          assinantes.


                                                                                                                                                                                                  b.  os  serviços  de  veiculaçáo                                                              a t r a t i v a   a   p u b l i c a ç ã o   d e


          Se  a  companhia  concessio­                                                                a.  as  informações  não se  re­                                                            de informações comerciais e                                                                   g u i a s                 e s p e c i a l i z a d o s


          nária  não cobrar pelo  forne­                                                              sumem a esses dados cadas­                                                                  profissionais  acham -se  na                                                                  ( c o m         e r c i a i s ,   industriais,


          cimento da lista básica de as­                                                              trais,  incluem  a  captação de                                                             área  de  liberdade  de  inicia­                                                               p r o f i s s i o n a i s ,   de serviços


          sina ntes,  sua  produção  e                                                                anúncios  ou  inserções,  con­                                                              tiva  e são explorados em  re­                                                                etc) que fornecem outras in­



          distribuição  não  se  tornam                                                               tratados  individualm ente                                                                  gime de competição; a recei­                                                                   form ações  além  do nome,


          atividades  econômicas  dis­                                                                com  o  assinante,  para  cada                                                              ta  de  anúncios  e  inserções,                                                                endereço e  número de tele­


          tintas  da  prestação  do  ser­                                                             lista  editada,  mediante  pa­                                                              em que se baseia a economia                                                                    fone.


          viço telefônico — o custo da                                                                gamento  de  preço  conven­                                                                 das  em presas  de  edição  de


          lista fará  parte do custo des­                                                            cionado;                                                                                     listas  telefônicas,  tem  ori­                                                                Por  suas  características de


          se  serviço,  que  é  pago  pelo                                                                                                                                                        gem  em  preços  livrem ente                                                                   vigência  —  um ano,  no mí­


          preço  tarifado da  assinatura                                                              b.  seleção  e  contratação  de                                                             co n tra ta d o s  p elo s  an u n ­                                                           nimo — as  listas telefônicas



         e das ligações telefônicas.                                                                  vendedores  em  número  su­                                                                 ciantes.                                                                                       são o principal veículo de di­


                                                                                                      ficiente para visitar os anun­                                                                                                                                                             vulgação  de  pequenas em­


         Seja  qual  for  a  orientação                                                              ciantes em potencial durante                                                                                                                                                                presas  e  de  profissionais,


         adotada,  o  usuário  do  tele­                                                             o  prazo  de  elaboração  de                                                                 Mercado de Serviços de Vei-                                                                    que  não  têm condições e c o ­


          fone  pagaria  o custo da  lista                                                           cada  lista,  a  fim  de  tornar                                                             culação  de  Informações  Co­                                                                  nômicas  para  usar veículos



          básica de assinantes — atra­                                                               econom icam ente  viável  a                                                                  merciais                                                                                       de divulgação de massa. As


          vés  da  tarifa,  se  fornecida                                                            atividade;                                                                                                                                                                                  empresas  médias e grandes


         gratuitamente,  ou  de  preço                                                                                                                                                            O ferta d os Serviços                                                                          utilizam também outros veí­


         distinto  cobrado  pela  com­                                                               c.  a  editoração  da  lista,  que                                                           As  listas  telefônicas  jamais                                                                culos,  reservando o uso das


          panhia  telefónica.                                                                        não  se  resume  à  mera  lista­                                                             tiveram  monopólio  da  vei-                                                                   listas  telefônicas à sua fun-
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