Page 64 - Telebrasil - Maio/Junho 1981
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A E C O N O M I A D A E D I Ç A O D E L I S T A S
T E L E F Ô N I C A S
A s c o m p a n h i a s o p e r a d o r a s e a s e m p r e s a s e d i - gem de nom es e núm eros, culação de informações co
por requerer desenhos, arte merciais, mas até a metade
t o r i a s d e l i s t a s s â o p a r c e i r o s e c o n ô m i c o s e n a
de composição gráfica, im deste século se destacavam
p r e s t a ç ã o d e s e r v i ç o s . O a r t i g o a n a l i s a o r e l a c i o pressão e distribuição em entre os meios alternativos
n a m e n t o e n t r e e s s e s p a r c e i r o s f r e n t e à s f o r ç a s tempo hábil; de divulgação, pois que:
d o m e r c a d o . A l e r t a t a m b é m s o b r e a s m u d a n ç a s
d. organização capaz de ad a. competiam apenas com
q u e p o d e r ã o o c o r r e r n o f u t u r o , i n c l u s i v e c o m a ministrar grande número de os jo rn a is , que atingem
u t i l i z a ç ã o d e t e r m i n a i s d e v í d e o . co n trato s e p ag am en to s, quantidade de pessoas bem
normalmente parcelados. m enor, e com revistas, em
núm ero relativamente pe
Lista Básica de Assinantes L istas T elefô n icas com o q u en o e de circulação li
Como se vê, a organização
O funcionamento dos servi V eículos de Inform ações mitada;
necessária para produzir e
ços de telefonia pressupõe Comerciais e Profissionais vender esses serviços de vei-*
que cada assinante possa co Como publicações periódi culação de informações é es b. a distribuição por todos
nhecer o número do telefone cas que são distribuídas a to sencialm ente distinta dos os assin an tes — imposta
dos demais, a fim de poder dos os assinantes de cada serviços típicos de uma com pela necessidade do serviço
realizar suas ligações. sistema de telefonia, as listas panhia telefônica. A única de telefonia — assegurava o
?elefônicas prestam-se a ser acesso a uma massa poten
parte das atividades dessa
O serviço de telefonia com vir de veículo para a divulga organização que pode ser in cial de leitores maior do que
preende, portanto, o forne ção de informações comer tegrada nos serviços de tele o s v e í c u l o s c o m q u e
cim en to aos u su ários de ciais ou profissionais. Para
fonia é a cobrança de inser competia;
uma lista básica de assinan usar esta virtualidade das ções ou anúncios nas contas
tes que contenha seus no listas, generalizou-se a edi mensais dos assinantes. c. a cobrança de anúncios
mes e respectivos números ção — ao lado da lista de as em prestações através da
de telefone. sinantes — da lista classifi conta telefônica facilitava a
cada, tam bém conhecida Do ponto de vista econô
mico, a distinção mais im venda de anúncios e inser
A lista básica de assinantes como "Páginas Amarelas", ções a pequenas empresas e
portante, todavia, está no re
se destina, portanto, a divul na qual os assinantes são or gime em que é criada a recei profissionais.
gar para todos os usuários os denados segundo produtos,
dados do cadastro da com atividades ou profissões. ta necessária para tornar a
atividade financeiram ente Nas ú l t i m a s três décadas,
panhia telefônica. Não con com a extraordinária expan
tém outras informações so viável:
A veiculaçáo de informações são de veículos alternativos
bre cada assinante além das
com erciais e profissionais de informação (rádio, televi
constantes desse cadastro. a. o serviço de telefonia não
através dessas listas não se são, revistas etc.), as listas
decorre de negócios contra
confunde com a simples di telefônicas passaram a ter
Sua produção requer a re tados voluntariamente, em
vulgação dos dados dos assi menor poder de competição.
produção dos dados do ca regime de competição, mas
nantes constantes do cadas
dastro da companhia telefô da aplicação de tarifa apro
tro da companhia telefônica, O desenvolvimento econô
nica, a ordenação dos assi vada pelo Governo, que os
para constituir-se em ativi mico e o aumento da escala
nantes por ordem alfabética, assinantes sâo obrigados a
dade econômica de produ das eéonom ias modernas
a composição gráfica e a dis pagar, sob pena de terem seu
ção de serv iço s, entre os conduziu à especialização de
tribuição dos exemplares aos telefone desligado;
quais destacamos: a t i v i d a d e s , t o r n a n d o - s e
assinantes.
b. os serviços de veiculaçáo a t r a t i v a a p u b l i c a ç ã o d e
Se a companhia concessio a. as informações não se re de informações comerciais e g u i a s e s p e c i a l i z a d o s
nária não cobrar pelo forne sumem a esses dados cadas profissionais acham -se na ( c o m e r c i a i s , industriais,
cimento da lista básica de as trais, incluem a captação de área de liberdade de inicia p r o f i s s i o n a i s , de serviços
sina ntes, sua produção e anúncios ou inserções, con tiva e são explorados em re etc) que fornecem outras in
distribuição não se tornam tratados individualm ente gime de competição; a recei form ações além do nome,
atividades econômicas dis com o assinante, para cada ta de anúncios e inserções, endereço e número de tele
tintas da prestação do ser lista editada, mediante pa em que se baseia a economia fone.
viço telefônico — o custo da gamento de preço conven das em presas de edição de
lista fará parte do custo des cionado; listas telefônicas, tem ori Por suas características de
se serviço, que é pago pelo gem em preços livrem ente vigência — um ano, no mí
preço tarifado da assinatura b. seleção e contratação de co n tra ta d o s p elo s an u n nimo — as listas telefônicas
e das ligações telefônicas. vendedores em número su ciantes. são o principal veículo de di
ficiente para visitar os anun vulgação de pequenas em
Seja qual for a orientação ciantes em potencial durante presas e de profissionais,
adotada, o usuário do tele o prazo de elaboração de Mercado de Serviços de Vei- que não têm condições e c o
fone pagaria o custo da lista cada lista, a fim de tornar culação de Informações Co nômicas para usar veículos
básica de assinantes — atra econom icam ente viável a merciais de divulgação de massa. As
vés da tarifa, se fornecida atividade; empresas médias e grandes
gratuitamente, ou de preço O ferta d os Serviços utilizam também outros veí
distinto cobrado pela com c. a editoração da lista, que As listas telefônicas jamais culos, reservando o uso das
panhia telefónica. não se resume à mera lista tiveram monopólio da vei- listas telefônicas à sua fun-