Page 52 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1981
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Devidamente plotados os valores em




                                                                                                                                                                                                                                                              amperes,  teremos,  a todo instante, os


                                                                                                                                                                                                                                                              correspondentes valores em potência




                                                                                                                                                                                                                                                              mecânica e elétrica, bem como, capaci­



                                                                                                                                                                                                                                                              dade do grupo, seja kVA ou em porcen­



                                                                                                                                                                                                                                                              tagem.  Os gráficos das figuras 7,  8, 9



                                                                                                                                                                                                                                                              foram obtidos  tomando como base a



                                                                                                                                                                                                                                                              curva de consumo volumétrico forne­



                                                                                                                                                                                                                                                              cida pelo fabricante.  Trata-se de um



                                                                                                                                                                                                                                                              mesmo tipo de motor, usado em três re­




                                                                                                                                                                                                                                                              gimes diferentes de velocidade angular:



                                                                                                                                                                                                                                                               1200,  1 0 0 0  e 900 rp m .








                                                                                                                                                                                                                                                              Como podemos observar,  as potências



                                                                                                                                                                                                                                                              nominais são proporcionais à velocidade



                                                                                                                                                                                                                                                              angular.  Aliás,  isto é princípio básico.



                                                                                                                                                                                                                                                              Q uerem os  porém   ressaltar  dois




                                                                                                                                                                                                                                                              aspectos: primeiro — como se trata de



                                                                                                                                                                                                                                                              motor de grande porte, a rotação normal



                                                                                                                                                                                                                                                              de trabalho não pode exceder de certo li­



                                                                                                                                                                                                                                                               mite, sob pena de desequilíbrios perigo­



                                                                                                                                                                                                                                                               sos.  Segundo — diminuindo a rotação



                                                                                                                                                                                                                                                               para regime aparentemente mais seguro

          Figura 5 — Consumo de combustível — Potência contínua — Motor turbinado e pós-arrefeado
                                                                                                                                                                                                                                                               (900 r p m) a potência cai em até 30%, o



                                                                                                                                                                                                                                                               que de forma alguma o toma um projeto




                                                                                                                                                                                                                                                               viável.


























































































           Figura 6 — Gráfico de um motor gerador de 800 kW                                                                                                                                         Figura 7-^Curvas do motor em regime de 900 rpm















































































            figura                      Curvas do motor em regime de  1000 rpm
                                                                                                                                                                                                       Figura 9 — Curvas do motor em regime de  1200 rpm
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