Page 50 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1981
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pressão potência intermitente por vçzes                                                                                    tos de carvão. Contrariamente, motores                                                                                      Não obstante as curvas de consumo es­



      é substituída por potência automotriz.                                                                                     com pouca carga ou funcionando até em                                                                                       pecífico se assemelharem bastante, seria



                                                                                                                                 vazio, além de antieconômico, do pon-                                                                                       um erro tomar uma como representativa



       Potência contínua caracteriza aqueles                                                                                     to-de-vista mecânico é contraprodu­                                                                                         ou padrão para qualquer tipo de motor.



       motores com regime de rotação cons­                                                                                       cente.                                                                                                                      Pelo  contrário,  cada  motor tem sua



       tante.  Neste tipo de instalação,  o con­                                                                                                                                                                                                             curva específica e, umas poucas gramas



       sumo de óleo não é, como no caso an­                                                                                                                                                                                                                  a menos não é senão o fruto de longas

                                                                                                                                O critério de superdimensionar grupos
       terior, condicionado pela velocidade an­                                                                                                                                                                                                              pesquisas e melhoramentos técnicos al­

                                                                                                                                geradores para cargas inicialmente pe­
       gular e sim somente pelo fator carga. É                                                                                                                                                                                                               tamente significativos.

                                                                                                                                quenas (de menos de 20%) e em sua
       típico desta classe de motores, os grupos

                                                                                                                                concepção final, de até 50% da capaci­                                                                                      Quanto mais que a determinação precisa
       geradores e mais especificamente os

                                                                                                                                dade do grupo, sob este aspecto, encon­                                                                                     dessas curvas estaria condicionada tam­
       destinados a estações telefônicas.

                                                                                                                                traria suas restrições.                                                                                                     bém pelos fatores que mencionamos no



                                                                                                                                                                                                                                                             início e que, eventualmente, podem afe­


                                                                                                                                As curvas de consumo volumétrico se                                                                                         tar bastante o consumo de combustível.




               O s   m o t o r e s   c o m  p o u c a                                                                           diferenciam quantitativamente umas das



                                                                                                                                outras, naturalmente, em razão do tam a­                                                                                    A elaboração,  portanto,  de um gráfico

         c a r g a   o u  f u n c i o n a n d o   e m                                                                           nho do motor. Também não poderia ser                                                                                        com as curvas de consumo, para que re­





         v a d o   s ã o   a n t i e c o n ô m i c o s .                                                                        de outra forma. Já as curvas de consumo                                                                                     almente tenha valor informativo,  teria


                                                                                                                                específico se assemelham, mesmo entre                                                                                       que ser feita para cada instalação em par­



                                                                                                                                os mais diferentes tipos de motor e siste­                                                                                  ticular,  levando em conta todos os fa­



                                                                                                                                 mas de combustão.  Uma diferença, no                                                                                       tores envolvidos. Para isso, duas opções



       O consumo volumétrico se apresenta                                                                                       entanto, se faz notar: no caso de potência                                                                                  se nos oferecem. Uma seria baseada em




       mais linear nestes últimos, e a curva de                                                                                 automotriz, ao invés de um patamar de                                                                                       cálculos teóricos e uma segunda com


       consumo específico se caracteriza por                                                                                    desempenho mais ou  menos extenso,                                                                                          base em medições. Ambas teriam que se



        um patamar ligeiramente declinante                                                                                       seria mais apropriado falar em  ponto                                                                                      confirmar mutuamente.



       com o aumento da carga e abruptamente                                                                                     ideal de desempenho, e que se situa qua­



        elevada quando com pouca ou nenhuma                                                                                      se que  invariavelmente entre  1200 e                                                                                      Para um cálculo teórico preliminar, e do



        carga.  As figuras 2 e 3 representam as                                                                                  2000 rpm. Nesta faixa o consumo espe­                                                                                     qual não é possível prescindir, é neces­



        curvas típicas de consumo específico                                                                                    cífico dificilmente ultrapassa  170 g/HP/                                                                                   sário dispor ao menos de uma das curvas



        para potência contínua e potência auto­                                                                                  h.,  havendo casos de  um  rendimento                                                                                      (volumétrica ou específica)  apuradas



        motriz, respectivamente.                                                                                                ótimo de até  150 g.HP/h.  Qualitativa­                                                                                     pelo fabricante, curva esta resultante de


                                                                                                                                 mente este dado é bastante significativo.                                                                                  inúmeros testes, nas mais variadas con­

                                                                                                                                                                                                                                                            dições.  Sobre este  particular,  os fabri­

        Isto confirma o que em mecânica é so­                                                                                    Fora daquela faixa o consumo especí­



       bejamente conhecido, ou seja, que um                                                                                      fico  tende  a  subir,  chegando  até                                                                                      cantes costumam oferecer farta informa­



        motor trabalha melhor quando sente o                                                                                     2(X) g.HP/h. nas rotações altas do motor                                                                                   ção técnica, quando se trata de potência



       peso da carga. A combustão é melhor e a                                                                                   e ultrapassando esse valor nas baixas ro­                                                                                  automotriz.  Não  tem  acontecido  o



       potência produzida proporcionalmente                                                                                      tações .                                                                                                                   mesmo com  relação a potência contí­
                                                                                                                                                                                                                                                             nua,  onde as  informações são bastante

        mais barata. Neste regime, além de me­



        lhor rendimento por grama de combustí­                                                                                   Com motores de potência contínua,  ao                                                                                       restritas.



       vel,  o comportamento mecânico toma-                                                                                      contrário, a curva apresenta-se mais ho­                                                                                    Este fato, talvez, seja devido às dificul­


       se também melhor, visto que a queima                                                                                      mogênea, declinando levemente com o                                                                                         dades, não de ordem técnica, e sim por




       do combustível é completa, não haverá                                                                                     aumento da carga, se bem que, aumen­                                                                                        causa das discrepâncias de critérios no


       partículas a contaminar o óleo lubrifi­                                                                                   tando bruscamente quando com  pouca                                                                                         que diz respeito a potência e forma de




       cante nem haverá a formação de depósi­                                                                                    carga.                                                                                                                       medir essa potência.














































































         f igura 2 — Consumo específico — Potência  contínua                                                                                                                                      Figura 3 — Consumo específico — Potência  Automotriz
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