Page 50 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1981
P. 50
pressão potência intermitente por vçzes tos de carvão. Contrariamente, motores Não obstante as curvas de consumo es
é substituída por potência automotriz. com pouca carga ou funcionando até em pecífico se assemelharem bastante, seria
vazio, além de antieconômico, do pon- um erro tomar uma como representativa
Potência contínua caracteriza aqueles to-de-vista mecânico é contraprodu ou padrão para qualquer tipo de motor.
motores com regime de rotação cons cente. Pelo contrário, cada motor tem sua
tante. Neste tipo de instalação, o con curva específica e, umas poucas gramas
sumo de óleo não é, como no caso an a menos não é senão o fruto de longas
O critério de superdimensionar grupos
terior, condicionado pela velocidade an pesquisas e melhoramentos técnicos al
geradores para cargas inicialmente pe
gular e sim somente pelo fator carga. É tamente significativos.
quenas (de menos de 20%) e em sua
típico desta classe de motores, os grupos
concepção final, de até 50% da capaci Quanto mais que a determinação precisa
geradores e mais especificamente os
dade do grupo, sob este aspecto, encon dessas curvas estaria condicionada tam
destinados a estações telefônicas.
traria suas restrições. bém pelos fatores que mencionamos no
início e que, eventualmente, podem afe
As curvas de consumo volumétrico se tar bastante o consumo de combustível.
O s m o t o r e s c o m p o u c a diferenciam quantitativamente umas das
outras, naturalmente, em razão do tam a A elaboração, portanto, de um gráfico
c a r g a o u f u n c i o n a n d o e m nho do motor. Também não poderia ser com as curvas de consumo, para que re
v a d o s ã o a n t i e c o n ô m i c o s . de outra forma. Já as curvas de consumo almente tenha valor informativo, teria
específico se assemelham, mesmo entre que ser feita para cada instalação em par
os mais diferentes tipos de motor e siste ticular, levando em conta todos os fa
mas de combustão. Uma diferença, no tores envolvidos. Para isso, duas opções
O consumo volumétrico se apresenta entanto, se faz notar: no caso de potência se nos oferecem. Uma seria baseada em
mais linear nestes últimos, e a curva de automotriz, ao invés de um patamar de cálculos teóricos e uma segunda com
consumo específico se caracteriza por desempenho mais ou menos extenso, base em medições. Ambas teriam que se
um patamar ligeiramente declinante seria mais apropriado falar em ponto confirmar mutuamente.
com o aumento da carga e abruptamente ideal de desempenho, e que se situa qua
elevada quando com pouca ou nenhuma se que invariavelmente entre 1200 e Para um cálculo teórico preliminar, e do
carga. As figuras 2 e 3 representam as 2000 rpm. Nesta faixa o consumo espe qual não é possível prescindir, é neces
curvas típicas de consumo específico cífico dificilmente ultrapassa 170 g/HP/ sário dispor ao menos de uma das curvas
para potência contínua e potência auto h., havendo casos de um rendimento (volumétrica ou específica) apuradas
motriz, respectivamente. ótimo de até 150 g.HP/h. Qualitativa pelo fabricante, curva esta resultante de
mente este dado é bastante significativo. inúmeros testes, nas mais variadas con
dições. Sobre este particular, os fabri
Isto confirma o que em mecânica é so Fora daquela faixa o consumo especí
bejamente conhecido, ou seja, que um fico tende a subir, chegando até cantes costumam oferecer farta informa
motor trabalha melhor quando sente o 2(X) g.HP/h. nas rotações altas do motor ção técnica, quando se trata de potência
peso da carga. A combustão é melhor e a e ultrapassando esse valor nas baixas ro automotriz. Não tem acontecido o
potência produzida proporcionalmente tações . mesmo com relação a potência contí
nua, onde as informações são bastante
mais barata. Neste regime, além de me
lhor rendimento por grama de combustí Com motores de potência contínua, ao restritas.
vel, o comportamento mecânico toma- contrário, a curva apresenta-se mais ho Este fato, talvez, seja devido às dificul
se também melhor, visto que a queima mogênea, declinando levemente com o dades, não de ordem técnica, e sim por
do combustível é completa, não haverá aumento da carga, se bem que, aumen causa das discrepâncias de critérios no
partículas a contaminar o óleo lubrifi tando bruscamente quando com pouca que diz respeito a potência e forma de
cante nem haverá a formação de depósi carga. medir essa potência.
f igura 2 — Consumo específico — Potência contínua Figura 3 — Consumo específico — Potência Automotriz