Page 49 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1981
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G r u G e r a d o r e s D i e s e l Máximo Renedo Ruiz
Engenheiro
C o n s u m o d e C o m b u s t í v e l
Energia é uma das prioridades do Governo. O artigo discute os parâme volumétrico aumenta quase linearmente
tros envolvidos no consumo de combustível dos grupos geradores diesel. com a cilindrada, a velocidade angular e
Todas as instalações de comunicações têm grupos geradores de emer a carga, ao passo que o consumo especí
gência. fico diminui quase proporcionalmente a
esses parâmetros. Ver fig. 1.
O consumo de combustível por um mo possamos agrupar características e de al
tor diesel está condicionado a uma série guma forma chegar a um denominador
de fatores que, a priori, não é possível comum.
estabelecer uma regra de cálculo aplicá
vel a todos os tipos, sob pena de incorrer Em primeiro lugar devemos conceituar
em erro. Dados sobre temperatura, alti quantitativamente esse consumo. Para
tude, umidade do ar, qualidade do óleo e isso, dois critérios se impõem: consumo
condições mecânicas do motor, têm que volumétrico e consumo específico.
ser levados em consideração no cálculo
de consumo. O primeiro como o próprio nome indica
representa a quantidade total de óleo
No entanto, independente desses fa consumida por um motor, num determi
tores, que teriam que ser levantados para nado tempo. E expresso em litros (ou
cada instalação em particular, outros cri galões americanos) e o tempo conven
térios nos permitem equacionar o fator cionado é 1 hora.
consumo de combustível, dentro de cer
tos parâmetros já pré-estabelecidos e O consumo volumétrico é proporcional
que nos dão uma aproximação razoável, ao tamanho do motor, entendido esse ta
além de uma visão do problema tecnica manho como cilindrada, essa cilindra
mente correta. da como potência e essa potência como
resultante direta da velocidade angular
Figura 1 — Potência — Consumo volumétrico
(r p m) ou da carga alimentada. (l-Kg) e consumo específico, relacionado à
velocidade angular — rp m
O consumo específico é representativo
do que poderíamos chamar de fator de Outro conceito que devemos abordar e
qualidade; quanto mais baixo for, em que diferencia bastante o consumo de
igualdade de condições, pressupõe um um motor diesel é o que esta relacionado
motor com aperfeiçoamentos técnicos
com tipo de trabalho. Um mesmo tipo
que, eventualmente, o recomendariam. de motor, dependendo do trabalho que
executa e para o qual foi naturalmente
O consumo específico é expresso em
preparado, assume um sentido de con
gramas por Cavalo-Vapor-hora, (g. CV/
sumo bastante diferenciado. Basica
h) ou em libras por HP/hora; ou seja, o mente são dois tipos de potência que se
consumo específico representa a quanti
apresentam na prática:
dade, em gramas (ou libras), de óleó
consumido por CV (ou HP) durante 1
— Potência intermitente
hora. — Potência contínua.
A grosso modo poderíamos equacionar
Dois conceitos de potência diferentes,
o problema da seguinte forma:
A p a t e n t e d o m o t o r D i e s e l que pressupõem dois tipos de trabalho,
também diferentes.
f o i o b t i d a e m 1 8 9 2 p o r s e u Maior cilindrada Maior consumo
maior velocidade volumétrico
i n v e n t o r R u d o l f D i e s e l . angular (r p m) Maior potência Menor consumo O primeiro caracteriza aquela potência
maior carga específico resultante de rápidos câmbios de regime
de carga, conseqüência direta e propor
Plotados em gráfico ambas as curvas de cional de idênticos câmbios de veloci
Antes de mais nada será necessário fixar consumo tomam um sentido nitida dade angular do motor. É típico de mo
alguns pontos básicos, a partir dos quais mente divergente, porque o consumo tores veiculares e por esse motivo a ex-