Page 49 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1981
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G r u                                                        G e r a d o r e s   D i e s e l                                                                                                                                                                                                         Máximo Renedo Ruiz





                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Engenheiro



             C o n s u m o   d e   C o m b u s t í v e l



















              Energia é uma das prioridades do Governo.  O artigo discute os parâme­                                                                                                                                                                                volumétrico aumenta quase linearmente



              tros envolvidos no consumo de combustível dos grupos geradores diesel.                                                                                                                                                                                com a cilindrada, a velocidade angular e



              Todas as instalações de comunicações têm grupos geradores de emer­                                                                                                                                                                                    a carga, ao passo que o consumo especí­



              gência.                                                                                                                                                                                                                                               fico diminui quase proporcionalmente a




                                                                                                                                                                                                                                                                    esses parâmetros.  Ver fig.  1.


             O consumo de combustível por um mo­                                                                                        possamos agrupar características e de al­



             tor diesel está condicionado a uma série                                                                                   guma forma chegar a um denominador



              de fatores que,  a priori,  não é possível                                                                                comum.



             estabelecer uma regra de cálculo aplicá­



              vel a todos os tipos, sob pena de incorrer                                                                                Em primeiro lugar devemos conceituar



              em erro. Dados sobre temperatura, alti­                                                                                   quantitativamente esse consumo.  Para



              tude, umidade do ar, qualidade do óleo e                                                                                  isso, dois critérios se impõem: consumo



              condições mecânicas do motor, têm que                                                                                     volumétrico e consumo específico.



              ser levados em consideração no cálculo



              de consumo.                                                                                                               O primeiro como o próprio nome indica



                                                                                                                                         representa a quantidade  total  de óleo



              No entanto,  independente desses  fa­                                                                                     consumida por um motor, num determi­


              tores, que teriam que ser levantados para                                                                                  nado tempo.  E expresso em  litros (ou




              cada instalação em particular, outros cri­                                                                                 galões americanos) e o tempo conven­


              térios nos permitem equacionar o fator                                                                                     cionado é  1  hora.




              consumo de combustível, dentro de cer­


              tos parâmetros já pré-estabelecidos e                                                                                      O consumo volumétrico é proporcional



              que nos dão uma aproximação razoável,                                                                                      ao tamanho do motor, entendido esse ta­



              além de uma visão do problema tecnica­                                                                                     manho como cilindrada, essa cilindra­



              mente correta.                                                                                                             da como potência e essa potência como



                                                                                                                                         resultante direta da velocidade angular
                                                                                                                                                                                                                                                                    Figura 1 — Potência — Consumo volumétrico

                                                                                                                                         (r p m) ou da carga alimentada.                                                                                            (l-Kg) e consumo específico,  relacionado à



                                                                                                                                                                                                                                                                    velocidade angular — rp m



                                                                                                                                         O consumo específico é representativo



                                                                                                                                         do que poderíamos chamar de fator de                                                                                        Outro conceito que devemos abordar e



                                                                                                                                         qualidade; quanto mais baixo for,  em                                                                                       que diferencia bastante o consumo de



                                                                                                                                         igualdade de condições, pressupõe um                                                                                        um motor diesel é o que esta relacionado



                                                                                                                                         motor com aperfeiçoamentos técnicos
                                                                                                                                                                                                                                                                     com tipo de trabalho.  Um mesmo tipo


                                                                                                                                         que, eventualmente, o recomendariam.                                                                                        de motor, dependendo do trabalho que




                                                                                                                                                                                                                                                                     executa e para o qual foi naturalmente

                                                                                                                                         O consumo específico é expresso em
                                                                                                                                                                                                                                                                     preparado,  assume um sentido de con­

                                                                                                                                         gramas por Cavalo-Vapor-hora, (g. CV/
                                                                                                                                                                                                                                                                     sumo bastante diferenciado.  Basica­

                                                                                                                                         h) ou em libras por HP/hora; ou seja, o                                                                                     mente são dois tipos de potência que se



                                                                                                                                         consumo específico representa a quanti­
                                                                                                                                                                                                                                                                     apresentam na prática:

                                                                                                                                         dade,  em gramas (ou libras), de óleó



                                                                                                                                         consumido por CV (ou HP) durante  1
                                                                                                                                                                                                                                                                     — Potência intermitente

                                                                                                                                         hora.                                                                                                                       — Potência contínua.








                                                                                                                                         A grosso modo poderíamos equacionar
                                                                                                                                                                                                                                                                     Dois conceitos de potência diferentes,


                                                                                                                                         o problema da seguinte forma:
                A   p a t e n t e   d o   m o t o r  D i e s e l                                                                                                                                                                                                     que pressupõem dois tipos de trabalho,


                                                                                                                                                                                                                                                                     também diferentes.

              f o i   o b t i d a   e m   1 8 9 2   p o r   s e u                                                                        Maior cilindrada                                                               Maior consumo



                                                                                                                                         maior velocidade                                                               volumétrico

                    i n v e n t o r  R u d o l f  D i e s e l .                                                                          angular (r p m)                           Maior potência                       Menor consumo                                O primeiro caracteriza aquela potência


                                                                                                                                         maior carga                                                                    específico                                   resultante de rápidos câmbios de regime



                                                                                                                                                                                                                                                                     de carga, conseqüência direta e propor­




                                                                                                                                         Plotados em gráfico ambas as curvas de                                                                                      cional de idênticos câmbios de veloci­



              Antes de mais nada será necessário fixar                                                                                   consumo tomam um sentido nitida­                                                                                            dade angular do motor. É típico de mo­



              alguns pontos básicos, a partir dos quais                                                                                  mente divergente, porque o consumo                                                                                          tores veiculares e por esse motivo a ex-
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