Page 51 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1981
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Essa discrepância começa já pelos valo­                                                                                   Para que um levantamento das curvas de                                                                                     HP/hora, da ordem de 6 a 8 gramas, se


               res atribuídos a HP e CV, cuja relação é:                                                                                  consumo tenha realmente  valor práti­                                                                                      bem que  o consumo  volumétrico au­



                1 CV = 0.986 HP e  1  HP =  1.014 CV.                                                                                     co,  quer dizer,  auxiliem  o  usuário no                                                                                  menta na proporção da potência, o que



               Decorre daí uma defasagem dessas uni­                                                                                      cálculo de consumo, e dêem ao mesmo                                                                                       confirma a regra.



               dades com relação a kW. Temos então,                                                                                       tempo uma visão coneta do problema



               que  1 CV = 0.736 kW e  1  HP = 0.746                                                                                      elaboramos o tipo de gráfico da fig.  4,                                                                                   Voltando à tabela de equivalência de



               kW.  Inversamente  1  kW  =1.36 CV e                                                                                       tomando como base a curva de consumo                                                                                      valores,  que  talvez  mereça alguns  re­



                1.34 HP.                                                                                                                  volumétrico fornecida pelo fabricante de                                                                                  paros e cujo correto equacionamento



                                                                                                                                          um grupo gerador diesel. Os parâmetros                                                                                    deixamos a critério dos especialistas, o



               O conceito de potência em motores de                                                                                       usados originalmente são BHP x galões                                                                                     que queremos afirmar é:  como  idéia é




               combustão interna deriva mais dos cri­                                                                                     americanos.  (Ver figura 6)                                                                                               válida e,  levada à prática,  seria  instru­


               térios usados para medir essa potência.                                                                                                                                                                                                              mento particularmente útil.



                                                                                                                                           *
               Esses critérios estão conceituados  nas                                                                                    E claro que, com apenas esses dois parâ­


               normas DIN e SAE (sistemas métrico e                                                                                       metros,  do ponto-de-vista do usuário é                                                                                   E sabido que os  métodos de  medição




               inglês,  respectivamente)  e  ambos di­                                                                                    pouco funcional. Na prática como saber                                                                                    usados  na prática,  pelo  fato de  serem


               ferem bastante entre  si,  ao  ponto de,                                                                                   a potência em HP ou CV que um motor                                                                                       pouco confiáveis,  têm contribuído para




               conforme os métodos de avaliação em­                                                                                       desenvolve  num determinado  instante                                                                                    desdenhar este  aspecto dos  custos de


               pregados, designar para um mesmo mo­                                                                                       de carga?                                                                                                                 manutenção,  e as empresas recorrem a




               tor potências 50% discrepantes.                                                                                                                                                                                                                     uma contabilização global, o que apenas




                                                                                                                                          Cremos que o uso de gráficos, como o                                                                                     caracteriza o aspecto monetário do pro­

               Como,  então,  relacionar potência com                                                                                     que apresentamos,  com  uma  tabela de                                                                                   blema.  Uma  sistemática  baseada em



               consumo  de  combustível,  sem  cair                                                                                       equivalência de valores, viria sanar essa                                                                                parâmetros mais consistentes viria mos­



               numa incoerência sem sentido?                                                                                              deficiência, já que qualquer valor de                                                                                    trar outros ângulos,  tanto ao  usuário,





                                                                                                                                          carga pode ser relacionado com o con­                                                                                    como, até, ao próprio fabricante.

               Este  nosso trabalho tem por finalidade                                                                                    sumo de combustível correspondente.



               mais especificamente grupos geradores
                                                                                                                                                                                                                                                                   Ao invés de escalas, réguas, bóias, etc.,

               diesel.  Portanto,  o campo de especula­                                                                                   Os gráficos das figuras 4 e 5 correspon­                                                                                 de concepção um tanto quanto empírica,



               ção fica restrito apenas a potência contí­                                                                                 dem a um mesmo tipo de motor. O se­                                                                                      por que não usar o único elemento que,



               nua,  sendo assim possível a fixação de                                                                                    gundo possui, com relação ao primeiro,                                                                                   tudo  indica,  é  matematicamente  mais



               critérios que de alguma forma nos aju­                                                                                     um arranjo técnico que realmente deve                                                                                    revelador?



               dem a atingir o objetivo em vista.                                                                                         encarecer bastante o projeto. Trata-se de




                                                                                                                                          motor com pós-arrefecedor, além de tur-                                                                                  De fato,  numa instalação deste gênero,

               Como dissemos anteriormente, para ini­                                                                                     bocompressor, que o primeiro também                                                                                     grupo gerador, o único dado disponível



               ciar um estudo desta natureza é neces­                                                                                     possui. Este projeto, além de proporcio­                                                                                 a todo instante é a carga medida em AM­



                sário dispor das curvas teóricas de con­                                                                                  nar um acréscimo na potência da ordem                                                                                    PERES.



                sumo, fornecidas pelo fabricante ou le­                                                                                   de 8 a 10%, propicia uma economia por



                vantadas através de medições no próprio



                local da instalação.  Estas curvas, já por



                si, bastante precisas, seriam reestudadas



               e retificadas de acordo com 'dados re­



               ferentes ao  local da instalação,  princi­


               palmente,  altitude e temperatura do ar



               aspirado. Com a altitude, o ar fica cada



               vez mais rarefeito e o potencial cai em



               tomo de 3% a cada 1000 pés (304 m). O



               subministro de combustível deve ser re­



               gulado (diminuído) proporcionalmente



               à altitude,  do contrário apresentará um



               excesso de consumo, que se evidenciará



               pela fumaça, anormalmente preta.








               Igualmente a temperatura do ar aspirado



               diminui a potência do motor na ordem



              de  1% a cada  10°F acima de 90°F (ou



               8°C acima de 32°C.).  As baixas tem­



              peraturas são igualmente prejudiciais ao



              motor e aumentam consideravelmente o



              consumo de combustível.  A tempera­



               tura ideal do ar aspirado por um motor



               deve ser entre 60 e 90F (16 e 32°C).                                                                                      Figura 4 — Consumo de combustível — Potência contínua — Motor turbinado
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