Page 45 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1980
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também num enfoque técnico.
Após determinado período da apli 1
ETAPA 2
cação da correção, volta-se a com
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parar os resultados obtidos e esta
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belecidos (1.3.) e repete-se o fluxo. H f M l 4 f 4 A 4 4 4 4 9 4 l 9 » 4 4
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1.11. Conforme foi anteriormente
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visto, se o desvio não foi provo tmrnnnr 2 2 T rrm rrrr
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cado por “ agentes externos” , es \\m m w v mi
tamos diante de deficiência no de " SBMPHRlHaRBKi:: éfttwRsiwiiwÂij
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(Etapa 2) — (figura 5) NAO 9 t 4 é | « | | « | f | 4 « 9 9 t 9 •
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2.1 A definição do desempenho m m z :::::CA9 Ísr 4 c.i::i
padrão da posição está d ireta VW ....... . . . . . , , t i _ L A A
mente vinculada ao estabeleci SIM 1
mento das áreas de eficácia e seus r..— r r : r r \ T v m m — • • • I
respectivos indicadores. Na defi a •
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nição do desem penho padrão • i i * ¦ % « • • • • • » • « • » • •
deve-se procurar definir a posição
de trabalho em termos de resulta
dos, evitando subjetividades. O
que normalmente se encontra são
descrições de cargos (que se re
portam a generalidades e são Figura 5
pouco explícitos), funcionando
como definição do desempenho. 2.4. /2.5. Se a conclusão é a de veis. Acompanhamento, para nós,
Isto dificulta o estabelecimento da ser o desvio realmente causado significa convívio, orientação e
contribuição da posição para os por mau desempenho, cabe verifi apoio. Identificadas as causas do
objetivos globais. car a gravidade do mesmo. mau desem penho, passam os à
Etapa 3.
Assim, a definição do desempe 2.6. Sendo a gravidade baixa, po
nho padrão deve ser composta de demos deixar o problema de lado c) Planejar a Intervenção (Etapa
objetivos m ensuráveis e alguns e reiniciar a aplicação da metodo 3) — (figura 6)
comportamentos fáceis de serem logia (1.1.).
verificados (disciplina, assidui 3.1./3.2. Um planejamento cuida
dade, pontualidade, por exemplo). 2.7. C onsiderada expressiva a doso e realista da intervenção a
Se uma posição de trabalho tiver gravidade do desvio, passa-se a ser adotado reduz consideravel
objetivos difíceis de serem identi procurar as causas do mau de mente a possibilidade de erros.
ficados é quase certo que ela não sempenho. Conforme foi dito an Não devemos esquecer que esta
precisaria existir. Quando houver teriorm ente, várias podem ser mos tratando com pessoas, criatu
posições de trabalho idênticas estas causas. Pode ser uma delas ras mutáveis em atitudes e proce
(por exemplo, telefonistas de um isoladamente ou mais de uma. A dimentos. Algumas vezes, a pró
mesmo centro IU, num mesmo pesquisa deve ser muito cuida pria mudança da realidade exis
turno de trabalho), o desempenho dosa e conduzida por uma pessoa tente torna desnecessária a inter
padrão pode ser determinado para qualificada e sensível. Quando o venção. Outras vezes faz com que
o grupo. problema for de cunho motivacio- a intervenção planejada tenha que
nal a percepção torna-se, quase ser alterada. Um dos aspectos que
2.2. O desempenho real, obtido sempre, algo difícil. Não cabe, no costumamos atender é o da opor
pelo método de coleta adotado, escopo deste artigo, descer aos tunidade da intervenção, isto é,
comparado com o padrão, apre detalhes de análise nesses casos, a p lic a r a m ed id a em tem p o .
sentará a possibilidade de ocor pois trata-se de matéria vasta e Q uando o mau desem penho é
rência de desvios. complexa. Porém, uma conversa causado pela falta de conheci
bem conduzida com os envolvidos mento (como fazer), a intervenção
2.3. Se forem iguais ou o desem ajuda muito a detetar a causa do pode ser bem elaborada, pois a si
penho real for maior que o pa ’’desvio. Outra medida prática que tuação do indivíduo (falta de co
drão, então a análise do desvio pode ser adotada é o permanente nhecimento) não se alterará sem
deve ser refeita. Volta-se para a acompanhamento das atividades que lhe seja ensinado o trabalho.
Etapa 1 (1.8) e repete-se o fluxo. pelos gerentes, em todos os ní Os programas devem atentar para