Page 45 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1980
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também  num  enfoque  técnico.



          Após determinado  período  da  apli­                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               1

                                                                                                                                                                                                                                           ETAPA 2
          cação da correção,  volta-se  a com­

                                                                                                                                                                                                                                                                                                              /  :)
          parar  os  resultados  obtidos  e  esta­
                                                                                                                                                                                                                                                                               1 • 9 • 4 • 4 4 9 9 4 • • 4 • 9 • • • • •

          belecidos (1.3.) e  repete-se  o fluxo.                                                                                                                                                                                                                              H  f  M  l  4  f  4  A  4  4  4  4  9  4  l  9  »  4  4


                                                                                                                                                                          :3?enkq:pwkhà’q::

                                                                                                                                                                          • 4  t  t  9  t  «  4  ê  9  4  «  4  9 ^ 4 * • • • •
                                                                                                                                                                                                                                                                                :::::::: ai
                                                                                                                                                                          • 4 t 4 « « 4 t < * « « 9 4 4 9 9 « « 4 #                                                             B # « # ,   « * « * • • • • » • * » • * * '
         1.11.  Conforme  foi  anteriormente

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             2 I
         visto,  se  o  desvio  não  foi  provo­                                                                                                                                 tmrnnnr                 2 2                                                                                                                                    T rrm rrrr
                                                                                                                                                                                          I

        cado  por  “ agentes  externos” ,  es­                                                                                                                            \\m m w v mi



         tamos diante de  deficiência no de­                                                                                                                              " SBMPHRlHaRBKi::                                                                                                                                     éfttwRsiwiiwÂij



         sempenho.                                                                                                                                                          #     •


                                                                                                                                                                                        X í i t u  n  n  u  â

                                                                                                                                                                                                                                                       2 T

         b)  A nalisar  os  D esem p en h o s                                                                                                                                                                                r rrryrt i m n  iTf                                »r»>i r i n  it rrrr        9     •     •     •
                                                                                                                                                                                                                                                                                  A
                                                                                                                                                                                                                                                                                     4
                                                                                                                                                                                                                                                                                       9
                                                                                                                                                                                                                                                                                    A
                                                                                                                                                                                                                                                                                                  »
                                                                                                                                                                                                                                                                                                 »
                                                                                                                                                                                                                                                                                                    á
                                                                                                                                                                                                                                                                                                       «
                                                                                                                                                                                                                                                                                                      «
                                                                                                                                                                                                                                                                                            «
                                                                                                                                                                                                                                                                                           4
                                                                                                                                                                                                                                                                                         a
                                                                                                                                                                                                                                                                                               #
                                                                                                                                                                                                                                                                                              |
                                                                                                                                                                                                                             «  •  «  t  v  f  l  t  t  l  l  t  l  i  f  l  f  l  •     »  •  9  l  »  »  9  4  |  l  «  9  9  9  t  l  ê
                                                                                                                                                                                                                                                                                «  9  >  9  |  l  9  «  9  A  é  9  l  l  l  9  |  l  9
        (Etapa 2)  — (figura 5)                                                                                                                                                                               NAO                                                               9  t  4  é  |  «  |  |  «  |  f  |  4  «  9  9  t  9     •
                                                                                                                                                                               w w ím v                                      i;Âi3 kâíkc i*i3 ic                                     9     »     •     9     •  ; ;  A  ;  :
         2.1  A  definição  do  desempenho                                                                                                                                      m           m           z                                                                       :::::CA9 Ísr 4 c.i::i
         padrão  da  posição  está  d ireta­                                                                                                                                          VW                                     ....... .     .  .  .     .     ,     ,     t i _ L A  A
         mente  vinculada  ao  estabeleci­                                                                                                                                        SIM       1

         mento das áreas de eficácia e  seus                                                                                                                                   r..—    r r : r r \  T v m  m                                                                             — • • •         I



         respectivos  indicadores.  Na  defi­                                                                                                                                                                                                                                                           a     •
                                                                                                                                                                               uiawuNaaí:::                                                                                                    K-t->

         nição  do  desem penho  padrão                                                                                                                                        •  i  i  *  ¦  %  «  •  •  •  •  •  »  •  «  •  »  •  •



         deve-se  procurar definir  a posição



         de  trabalho  em  termos  de  resulta­



         dos,  evitando  subjetividades.  O



         que  normalmente  se  encontra  são



         descrições  de  cargos  (que  se  re­



         portam  a  generalidades  e  são                                                                                           Figura  5


         pouco  explícitos),  funcionando



         como  definição  do  desempenho.                                                                                           2.4.  /2.5.  Se  a  conclusão  é  a  de                                                                                   veis.  Acompanhamento,  para nós,



         Isto dificulta o estabelecimento da                                                                                        ser  o  desvio  realmente  causado                                                                                        significa  convívio,  orientação  e



         contribuição  da  posição  para  os                                                                                        por mau desempenho,  cabe  verifi­                                                                                        apoio.  Identificadas  as  causas  do



         objetivos globais.                                                                                                         car a gravidade do  mesmo.                                                                                                mau  desem penho,  passam os  à


                                                                                                                                                                                                                                                              Etapa  3.




         Assim,  a  definição  do  desempe­                                                                                         2.6.  Sendo  a  gravidade  baixa,  po­



         nho  padrão  deve  ser composta de                                                                                         demos  deixar  o  problema  de  lado                                                                                      c) Planejar  a  Intervenção  (Etapa



         objetivos  m ensuráveis  e  alguns                                                                                         e  reiniciar  a  aplicação da  metodo­                                                                                  3)  — (figura 6)



         comportamentos  fáceis  de  serem                                                                                          logia (1.1.).



         verificados  (disciplina,  assidui­                                                                                                                                                                                                                  3.1./3.2.  Um  planejamento  cuida­


         dade,  pontualidade,  por exemplo).                                                                                        2.7.  C onsiderada  expressiva  a                                                                                         doso  e  realista  da  intervenção  a



         Se  uma  posição  de  trabalho  tiver                                                                                     gravidade  do  desvio,  passa-se  a                                                                                        ser  adotado  reduz  consideravel­



         objetivos  difíceis  de  serem  identi­                                                                                    procurar  as  causas  do  mau  de­                                                                                        mente  a  possibilidade  de  erros.



         ficados  é  quase  certo  que  ela  não                                                                                    sempenho.  Conforme  foi  dito  an­                                                                                       Não  devemos  esquecer  que  esta­



         precisaria  existir.  Quando  houver                                                                                      teriorm ente,  várias  podem  ser                                                                                          mos tratando com  pessoas,  criatu­



         posições  de  trabalho  idênticas                                                                                         estas  causas.  Pode  ser  uma  delas                                                                                      ras  mutáveis  em  atitudes  e  proce­



         (por  exemplo,  telefonistas  de  um                                                                                      isoladamente  ou  mais  de  uma.  A                                                                                        dimentos.  Algumas  vezes,  a  pró­



         mesmo  centro  IU,  num  mesmo                                                                                            pesquisa  deve  ser  muito  cuida­                                                                                         pria  mudança  da  realidade  exis­



         turno  de  trabalho),  o  desempenho                                                                                      dosa e  conduzida por uma  pessoa                                                                                          tente  torna  desnecessária  a  inter­



         padrão pode  ser determinado para                                                                                         qualificada  e  sensível.  Quando  o                                                                                       venção.  Outras vezes faz com que



         o grupo.                                                                                                                  problema for de cunho  motivacio-                                                                                          a  intervenção  planejada  tenha que


                                                                                                                                   nal  a  percepção  torna-se,  quase                                                                                        ser alterada.  Um dos aspectos que



         2.2.  O  desempenho  real,  obtido                                                                                        sempre,  algo difícil.  Não cabe,  no                                                                                     costumamos  atender  é  o  da  opor­



         pelo  método  de  coleta  adotado,                                                                                        escopo  deste  artigo,  descer  aos                                                                                        tunidade  da  intervenção,  isto  é,



         comparado  com  o  padrão,  apre­                                                                                        detalhes  de  análise  nesses  casos,                                                                                       a p lic a r  a  m ed id a  em  tem p o .



         sentará  a  possibilidade  de  ocor­                                                                                      pois  trata-se  de  matéria  vasta  e                                                                                      Q uando  o  mau  desem penho  é



         rência de desvios.                                                                                                       complexa.  Porém,  uma  conversa                                                                                            causado  pela  falta  de  conheci­


                                                                                                                                  bem conduzida com os envolvidos                                                                                             mento (como fazer),  a intervenção




         2.3.  Se  forem  iguais  ou  o  desem­                                                                                    ajuda  muito  a  detetar  a  causa  do                                                                                     pode  ser bem elaborada,  pois a  si­



         penho  real  for  maior  que  o  pa­                                                                                   ’’desvio.  Outra  medida  prática  que                                                                                        tuação  do  indivíduo  (falta  de  co­



         drão,  então  a  análise  do  desvio                                                                                     pode  ser  adotada  é  o  permanente                                                                                        nhecimento)  não  se  alterará  sem



         deve  ser  refeita.  Volta-se  para  a                                                                                   acompanhamento  das  atividades                                                                                             que  lhe  seja  ensinado  o  trabalho.


         Etapa  1  (1.8) e  repete-se  o fluxo.                                                                                   pelos  gerentes,  em  todos  os  ní­                                                                                        Os  programas  devem  atentar  para
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