Page 40 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1980
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Pessoas, Nossa Razão de Ser: De sessorar os gerentes na fixação dos descobrir meios de aferir essa ca
acordo com a Política Operativa do respectivos objetivos e avaliação pacitação. Observem os um es
Sistema TELEBRÁS, as operado dos resultados; ajudá-los a se de quema simplificado do ciclo de
ras existem em função dos seus senvolverem e a seus subordina ftmcionamento de uma organização
usuários, acionistas e empregados. dos, procurando sempre alcançar (figura 3). Os objetivos determinam
Para atender a este propósito, as os resultados esperados. Com pes a composição de um sistema de
empresas têm necessidade a serem soas capacitadas em termos geren trabalho que nada mais é do que
supridas. Vejamos quais são estas ciais e técnicos as empresas dispo um processador. Ali são estabele
necessidades: a) equipamentos efi rão de equipamentos eficientes e cidas as previsões (expectativas)
cientes —- isto reflete a obrigatorie eficazes que lhes darão condições sobre os resultados que são preten
dade de serem bem projetados, de conseguirem um bom resultado didos alcançar. O produto do sis
convenientemente instalados e cor financeiro. Tendo um bom resul tema de trabalho é avaliado para
retamente interligados. Nisto reside tado financeiro poderão atender serem verificadas as existências de
a responsabilidade das Diretorias aos seus propósitos: Pessoas (fi desvios. Agrupamos os desvios em
Técnicas das subsidiárias. Neste gura 2): duas categorias, para mais fácil
contexto está inserida a responsabi compreensão: causados por agen
lidade das mesmas sobre a quali — Ao usuário, com as ampliações tes externos e/ou por desempenho
dade do serviço de terceiros, quer dos equipamentos e do elenco de deficiente das pessoas que com
acompanhando os projetos, quer serviços. põem a força de trabalho. Enten
fiscalizando as instalações dos — Ao acionista, proporcionando- damos como agentes externos:
equipamentos. Estudos de amplia lhe lucro ao capital aplicado. condições climáticas (enchentes,
ção do sistema instalado, decorren — Ao empregado, remunerando tempestades, nevascas, etc.), aci
tes de análises da demanda bem fei adequadamente o seu trabalho e dentes (rupturas de cabos por ter
tas, instalações corretamente reali propiciando-lhe desenvolvimento ceiros, incêndios, quebra de equi
zadas, perfeita distribuição de cana profissional e social, por meio de pamentos, etc.) e conjuntura sócio-
lização, adequados planos de nu programas de treinamento e benefí econômica (restrições a importa
meração, enfim, um bom trabalho cios, o que reverterá em melhor ções, atrasos na entrega de mate
de engenharia reduz o número de desempenho pessoal. riais, racionamento de combustível,
futuros defeitos e de rotas conges mudanças na legislação, limites de
tionadas; b) equipamentos eficazes Causas de Desvios nos Resultados investimentos, etc.). Estes desvios
— significam equipamentos bem são geralmente corrigidos por uma
mantidos e operados e uma bem Se pessoas capacitadas são condi ação específica. Quando o agente
feita comercialização do serviço. ções para que a empresa tenha um provocador não for externo, a
Este é o negócio das nossas empre bom resultado financeiro e possa causa está no desempenho defi
sas: vender chamadas telefônicas e atender ao seu propósito, devemos ciente da mão-de-obra.
alugar circuitos. Esta é a respon
sabilidade das Diretorias de Opera
(D T)
ções. Tornar rentáveis os equipa «r«-i ^ t »rrrrrm
mentos instalados; pesquisai' novas iiwsiÿüjwçs?
fatias do mercado; buscar novas
oportunidades de serviços; extrair ::7rrrn rrw * USUÁRIO
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dos equipamentos a plena capaci :tU úi*8MÉNra$:: • i t v i i « » • • • • • *
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dade. Porém, projetos bem desen K • < • • • MMmwaaKe*} ACIONISTA
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volvidos, instalações bem feitas, ( D O ) 94 ••0«9994l4tl*9 • • • • • •
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operação correta dos equipamen
tos, oportuna e rentável comercia
lização do serviço, tudo isso só
pode ser feito por pessoas capaci
tadas e eficazes. Esta conclusão, Figura 2
tão evidente, nem sempre é consi
derada pelos responsáveis pelas
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empresas. Esta é a responsabili é i • « • « ? • « I • » w - • 1 -
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dade da Diretoria Administrativa,
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sua área de eficácia: capacitar os
empregados em todos os níveis, in QBJErnwos afáíêvi&êfe fteatfctftOQs :SlSÎRvtA|DK ::oes.vtos
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teragindo com as outras Diretorias
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da empresa, de modo que eles sai
bam e queiram fazer o que lhes
cabe; conhecer a contribuição que
deles se espera; instrumentai' e as-
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