Page 40 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1980
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Pessoas,  Nossa Razão de  Ser:  De                                                                                           sessorar os gerentes na fixação dos                                                                                            descobrir  meios  de  aferir  essa ca­



      acordo com a Política Operativa do                                                                                          respectivos  objetivos  e  avaliação                                                                                           pacitação.  Observem os  um  es­



      Sistema  TELEBRÁS,  as  operado­                                                                                           dos  resultados;  ajudá-los  a  se  de­                                                                                         quema  simplificado  do  ciclo  de



     ras  existem  em  função  dos  seus                                                                                          senvolverem  e  a  seus  subordina­                                                                                            ftmcionamento de uma organização




    usuários,  acionistas  e empregados.                                                                                         dos,  procurando  sempre  alcançar                                                                                             (figura 3).  Os objetivos determinam


     Para  atender  a  este  propósito,  as                                                                                      os  resultados  esperados.  Com  pes­                                                                                          a  composição  de  um  sistema  de



     empresas  têm  necessidade a  serem                                                                                         soas capacitadas  em  termos  geren­                                                                                           trabalho  que  nada  mais  é  do  que



      supridas.  Vejamos  quais  são  estas                                                                                      ciais e  técnicos  as  empresas dispo­                                                                                          um  processador.  Ali  são  estabele­




      necessidades:  a) equipamentos  efi­                                                                                       rão  de  equipamentos  eficientes  e                                                                                           cidas  as  previsões  (expectativas)


     cientes —-  isto reflete a obrigatorie­                                                                                     eficazes  que  lhes  darão  condições                                                                                          sobre os resultados que  são preten­



     dade  de  serem  bem  projetados,                                                                                          de  conseguirem  um  bom  resultado                                                                                             didos  alcançar.  O  produto  do  sis­



     convenientemente  instalados e cor­                                                                                        financeiro.  Tendo  um  bom  resul­                                                                                             tema  de  trabalho  é  avaliado  para



      retamente interligados. Nisto reside                                                                                      tado  financeiro  poderão  atender                                                                                              serem  verificadas  as existências de



      a  responsabilidade  das  Diretorias                                                                                       aos  seus  propósitos:  Pessoas  (fi­                                                                                         desvios.  Agrupamos os desvios em



     Técnicas  das  subsidiárias.  Neste                                                                                        gura 2):                                                                                                                       duas  categorias,  para  mais  fácil



     contexto está inserida a responsabi­                                                                                                                                                                                                                      compreensão:  causados  por agen­



     lidade  das  mesmas  sobre  a  quali­                                                                                      — Ao usuário,  com  as  ampliações                                                                                             tes  externos  e/ou  por desempenho



     dade  do  serviço  de  terceiros,  quer                                                                                    dos  equipamentos  e  do  elenco  de                                                                                           deficiente  das  pessoas  que  com­



      acompanhando  os  projetos,  quer                                                                                          serviços.                                                                                                                      põem  a  força  de  trabalho.  Enten­



     fiscalizando  as  instalações  dos                                                                                          —  Ao  acionista,  proporcionando-                                                                                            damos  como  agentes  externos:



     equipamentos.  Estudos  de  amplia­                                                                                         lhe lucro  ao capital  aplicado.                                                                                               condições  climáticas  (enchentes,



      ção do sistema instalado, decorren­                                                                                        —  Ao  empregado,  remunerando                                                                                                 tempestades,  nevascas,  etc.),  aci­



      tes de análises da demanda bem fei­                                                                                        adequadamente  o  seu  trabalho  e                                                                                            dentes  (rupturas  de  cabos  por ter­



     tas,  instalações corretamente  reali­                                                                                      propiciando-lhe  desenvolvimento                                                                                              ceiros,  incêndios,  quebra  de  equi­



      zadas, perfeita distribuição de cana­                                                                                      profissional  e  social,  por  meio  de                                                                                        pamentos,  etc.)  e conjuntura sócio-



      lização,  adequados  planos  de  nu­                                                                                       programas de treinamento e benefí­                                                                                             econômica  (restrições  a  importa­


      meração,  enfim,  um  bom  trabalho                                                                                        cios,  o  que  reverterá  em  melhor                                                                                          ções,  atrasos  na  entrega  de  mate­




      de  engenharia  reduz  o  número  de                                                                                       desempenho pessoal.                                                                                                            riais, racionamento de combustível,


      futuros  defeitos  e  de  rotas conges­                                                                                                                                                                                                                   mudanças  na  legislação,  limites de




      tionadas;  b) equipamentos  eficazes                                                                                       Causas de Desvios nos Resultados                                                                                               investimentos,  etc.).  Estes  desvios


     —  significam  equipamentos  bem                                                                                                                                                                                                                           são  geralmente  corrigidos  por uma



      mantidos  e  operados  e  uma  bem                                                                                         Se  pessoas  capacitadas  são  condi­                                                                                          ação  específica.  Quando  o  agente



      feita  comercialização  do  serviço.                                                                                       ções  para que  a empresa tenha  um                                                                                            provocador  não  for  externo,  a



      Este é o negócio das nossas empre­                                                                                         bom  resultado  financeiro  e  possa                                                                                          causa  está  no  desempenho  defi­




      sas: vender chamadas telefônicas e                                                                                         atender ao  seu  propósito,  devemos                                                                                           ciente da mão-de-obra.


     alugar  circuitos.  Esta  é  a  respon­



      sabilidade das  Diretorias de Opera­



                                                                                                                                                                                                      (D  T)
      ções.  Tornar  rentáveis  os  equipa­                                                                                                                                                       «r«-i ^ t »rrrrrm


      mentos  instalados;  pesquisai' novas                                                                                                                                                 iiwsiÿüjwçs?



      fatias  do  mercado;  buscar  novas



      oportunidades  de  serviços;  extrair                                                                                                                                                                                                                                                                 ::7rrrn rrw           *                 USUÁRIO


                                                                                                                                                                 9
                                                                                                                                                                          • ¦                                                                                                                                             *****
     dos  equipamentos  a  plena  capaci­                                                                                                                                                                                                        :tU  úi*8MÉNra$::                                   •     i  t  v  i  i  «  »  •  •        •  •        •  *
                                                                                                                                                                 •
                                                                                                                                                                          •   •                                                                  • • * 1
     dade.  Porém,  projetos  bem  desen­                                                                                                                       K         •   <                                                                   • • •                                          MMmwaaKe*}                                         ACIONISTA


                                                                                                                                                                          •   «
                                                                                                                                         : c a  r a c is m :              •   9
      volvidos,  instalações  bem  feitas,                                                                                                                                                           (  D  O  )                                          94 ••0«9994l4tl*9                                                 •  •        •  •        •  •

                                                                                                                                                                 «                                                                                                                              MI  ;                      •  •        •  •        «  •     EMPREGADOR
     operação  correta  dos  equipamen­



      tos,  oportuna  e  rentável  comercia­



      lização  do  serviço,  tudo  isso  só



      pode  ser  feito  por  pessoas  capaci­



      tadas  e  eficazes.  Esta  conclusão,                                                                                       Figura  2



      tão  evidente,  nem  sempre  é  consi­



     derada  pelos  responsáveis  pelas



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        •     •     •     •     *  4    •     •
     empresas.  Esta  é  a  responsabili­                                                                                                                                                                                                                                                                                                      é  i     •        «     •  «     ?  •    «  I •   »   w  -       •  1   -


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                •
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             4   ê
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   t

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             I

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                •
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               •
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                ; ftGfflJrtES
      dade  da  Diretoria  Administrativa,
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                •

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  ¦


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             •
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               •
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   •     »     •     •  * • • •
      sua  área  de  eficácia:  capacitar  os
      empregados em  todos os níveis,  in­                                                                                                    QBJErnwos                           afáíêvi&êfe                             fteatfctftOQs                           :SlSÎRvtA|DK                            ::oes.vtos
                                                                                                                                                                                         •     •                                                                  •AVAÜÀjçÃo:
                                                                                                                                               •     •     ¦     •                                                                                                . ........... .
                                                                                                                                                             •     *     •     r  ÎPREWSÔES
      teragindo  com  as  outras  Diretorias
                                                                                                                                                                               u i  U f t M  a uiftMi                                                             luiauí MUU                             UfcàiáUMAU
                                                                                                                                                               m   i     1
     da empresa,  de  modo  que  eles  sai­
      bam  e  queiram  fazer  o  que  lhes



     cabe;  conhecer  a  contribuição  que



     deles  se  espera;  instrumentai'  e  as-


                                                                                                                                  Ficara 3
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