Page 46 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1980
P. 46

seu  custo-benefício,  para  não  se


                                                                                                                                                                                                                                        ETAPA 3
       tornarem  mais  caros  do  que  as



       conseqüências  do  desvio  encon­



       trado.                                                                                                                                                                                                                          3   1









       3.3.  Pode  ser  que  tenhamos  que



       substituir  o  empregado  quando  o



       custo da intervenção for incompa­



       tível com o benefício.  Neste caso,



        após  certo  período  de  desempe­



        nho,  volta-se  a  comparar  os  de­



        sempenhos real e padrão (2.2.).








        3.4.  Neste  caso  cabe-nos  chamar



        a atenção para o seguinte aspecto:


        não  esquecer  que  deficiência  de



        desempenho  é  multidimensional.



        Isto  significa que  na execução das



        medidas  deve  ser  observado  se  o



         planejamento  está  sendo  aten­



        dido.  Pode  ocorrer  que  a  aplica­



         ção  de  uma  medida corretiva  seja



        feita  de  tal  maneira  que,  corri­



         gindo  uma  deficiência  não  provo­



         que  outra.  Por  exemplo:  dar



       feed-back  de  maneira  grosseira.


         Informa  a  pessoa,  mas  a  deixa



         magoada.








         d) Avaliar a Intervenção (Etapa 4)



         — (figura 7)                                                                                                               F igu ra 6




                                                                                                                                    ção  de  resultados,  auxiliados,                                                                                            dos  e  para  tanto  deve  evitar que


          4.1.  Determinado  período  após  a                                                                                       pode  ser,  pelos proponentes da in­                                                                                         ocorram  desvios  nos  alvos a atin­


          intervenção,  deve  ser  medido  o                                                                                        tervenção.                                                                                                                   gir.  Isto  significa  que  deve  adotar



          seu  efeito  em  term os  reais.                                                                                                                                                                                                                       medidas  preventivas.  Além disso,



          Volta-se  à  posição  de  trabalho                                                                                                                                                                                                                      a  antecipação de  discrepâncias no



         (individual  ou  da  unidade)  c                                                                                                                                    ETAPA 4                                                                             desempenho dos empregados pos­



         comparam-se os desempenhos.  Sc                                                                                                                                                             i.i ii                                                       sibilita  o  crescimento  profissional



         ocorrer  o  caso  de  estar  o  desem­                                                                                                                             uiiffitiiJvjJKCi::::                                                                 e  pessoal  dos  mesmos,  através de



         penho  real  abaixo do desempenho                                                                                                                                  •     •     U     .     I     ,     •     •     •     •     •     i     i     I     i     ,     I  cursos  ou  de  outros  programas de



         padrão,  voltamos  a  Etapa  3  (3.1.)                                                                                                                                                                                                                   aperfeiçoamento  da  mão-de-obra.



         para  novo  planejamento  da  inter­                                                                                                                                                                                                                     A  antecipação  de  problemas  em



         venção.  No  caso,  quando  o  de­                                                                                                                                                                                                                       potencial  (previsões)  permite  a



         sempenho  real  satisfizer,  voltamos                                                                                                                                                                                                                    adoção  de  medidas  preventivas



         à  Etapa  1  (1.3.)  para  verificar  se
                                                                                                                                                                                                                                                                  que  poderão  evitar  ou  diminuir o

         os  resultados  da  área  de  eficácia                                                                                                                                                                                                                   aparecimento  de  desvios  e  suas



         obtidos  melhoraram  e  quanto.                                                                                                                                                                                                                          conseqüências.  Mostraremos  a



         Consideramos que  somente  os  re­                                                                                                                                                                                                                        seguir  o  fluxo  de  procedimentos



         sultados  nos  indicarão  com  segu-
                                                                                                                                                                                                                                                                  que  recomendamos,  com  os devi­


         rança                            a  análise  do  desvio  foi                                                                                                                                                                                             dos comentários (figura 8).



         bem  feita  e  a  intervenção  bem



         executada.  Do  que  nos  adianta
                                                                                                                                     Figura  7                                                                                                                     a/b/c  —  Comentários  idênticos

          haver  tido  grande  número  de  trei­                                                                                                                                                                                                                   aos  apresentados  na  Etapa  1,



         nados  ou  centenas  de  horas/aula                                                                                         Análise  e  Prevenção  de  Potenciais                                                                                         Análise de  Resultados.  Se o resul­



          sc  os  resultados  não  melhorarem?                                                                                       Desvios nos Resultados                                                                                                        tado  obtido  for  menor  do  que o



         O  máximo que  isto  pode  nos  indi­                                                                                                                                                                                                                     estabelecido,  então  temos  um



         car  é  que  o  nosso  dinheiro  foi jo­                                                                                    Outra  aplicação  da  metodologia                                                                                             desvio  de  fato  e  procederemos



         gado fora!  Achamos que  esta  ava­                                                                                         apresentada  é  sob  a  ótica  preven­                                                                                        corretivam ente  (figura  4,  passo



          liação  deve  ser  feita  por  aqueles                                                                                      tiva.  Teoricamente,  ao  adminis­                                                                                             1.7.).



          que  são  responsáveis  pela  obten­                                                                                        trador  cabe  obter  ótimos  resulta­
   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51