Page 16 - Telebrasil - Março/Abril 1979
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Este objetivo fo i alcançado. Hoje, o de dados estatísticos de crescimen damental à prestação dos serviços
sistema nacional, integrando este to do número de terminais e de cir públicos de telecomunicações, na
País, se encontra, até em termos de cuitos interurbanos ao longo destes área de telefonia, estão ainda em
operacionalidade, num grau de con anos, desde que se deu a partida à aberto, à espera de que para elas
solidação que se constitui num mo implantação do sistema nacional de nos voltemos num momento como
tivo de justo orgulho para todos nós. telecomunicações. o presente, quando a maré montan
te das expansões entra lentamente
6. O mesmo, porém, não se poderá
Basta, apenas, mencionar que os 5 em compasso de espera.
dizer das empresas incumbidas da
milhões de terminais em todo terri
exploração dos serviços no âmbito
tório nacional, sob responsabilidade Estamos vivendo a etapa posterior
dos Estados. Uma boa gama de pro
da TELEBRÁS, representam, sem de um estágio em que se buscou,
blemas básicos persiste, e se acentua
dúvida, uma importante conquista. com maior ênfase, o desempenho
crescentemente, deixando, de um das expansões. Nesta parada do ím
Mas, reflexa mente, ante o fenôme
modo geral nas empresas, alguma
no ainda não denominado em ter peto de crescimento, buscar-se-á a
apreensão, que, de resto, se reflete
mos de previsibilidade do cresci consolidação do progresso conquis
para fora do setor, como adiante tado.
mento da demanda, e, tendo-se por
procuraremos demonstrar ainda que
base a ambiciosa proposta do II E nesta fase, aquelas grandes ques
resumidamente.
PND, sem dúvida há, ainda, muito tões pendentes passam a ter impor
Embora as expansões realizadas nos que fazer. tância primacial, para que se possa
serviços urbanos e interurbanos te incrementar o desempenho do ex
Nos maiores centros urbanos como
nham correspondido aos planos ini pandido.
Rio e São Paulo, sobretudo, são par
ciais, a verdade é que, colhidas por
ticularmente sensíveis os indicado
fatores conjunturais situados num III — Carência de um sistema nor
res da subsistência de forte pressão
nível mais amplo, fora do setor, en mativo.
de demanda não atendida determ i
volvendo a economia do País (pelas
nais e serviços.
razões conhecidas da crise energéti No momento, porém, em que se
ca e outras, mais ou menos polêmi 2. O fato, entretanto, não desmere torna imperioso dar-se início a uma
cas), as empresas telefônicas e, no ce a opção tomada, desde o início, forma de estruturalização do setor,
seu topo, a TELEBRÁS, se viram fo r no sentido de dedicar-se o Governo, em seus aspectos fundamentais do
çadas a alterar seus programas de através do Conselho Nacional de ordenamento jurídico, as pessoas
investimento para adaptar-se às no Telecomunicações e, depois, do Mi voltadas para essa problemática en
vas linhas de redimensionamento nistério das Comunicações, à mobi contram um quadro crítico onde
traçadas pelo Governo para o con lização de capital e de recursos hu muito precisa ser feito.
junto da atividade produtiva global manos na formação de uma infra-es
mente considerada. trutura capaz de promover o grande Basta, para comprovar esta assertiva,
salto que inegavelmente foi dado. que se veja, por exemplo, a caudal
7. Certamente, as dificuldades que
de normas baixadas desde o tempo,
então advieram por reflexos do es-
Deu-se toda prioridade a uma polí do CONTEL e, agora, em maior
praiamento da contenção ao setor de
tica de expansão acelerada que, não intensidade, pelo Ministério e pela
telecomunicações, fizeram com que
obstante seu acerto, não ficou ao TELEBRÁS, regulando em seus mí
o Ministério das Comunicações de
abrigo da natural conseqüência que nimos detalhes (com perdão deste
marcasse para a TELEBRÁS e sub
hoje, melhor que ontem, podemos galicismo tão bem aclimatado ao
sidiárias, assim como para as demais
identificar de um certo desiquilíbrio nosso idioma) tudo que diga respei
concessionárias não integradas ao
na gestão político-administrativa do to a equipamentos e instalações.
sistema da "holding", campo de in
setor.
vestimento e expansão mais modes
# t Entretanto, procura-se e não se en
to, fazendo com que, pelo princípio 3. É compreensível que, numa fase
de vasos comunicantes, toda a indús de euforia vivida por muito tempo contra, por exemplo, algo que defi
tria e fornecedores de materiais e na a área onde a empresa está obri
face à disponibilidade de recursos gada a prestar o serviço pelo preço
serviços também sofressem, de fo r
em abundância, se pensasse priori básico da tarifa. Como, igualmente,
ma acentuada, recessão em seus ne
tariamente nos problemas técnicos não se vê onde se regulam as formas
gócios, conforme foi demonstrado
de implantação e operação, deixan sancionáveis de inadimplência dos
nos V e VI Painéis da TELEBRA-
do de lado outra importante gama usuários no pagamento das tarifas.
SIL, fato de pleno conhecimento de
de problemas indissociáveis das em Como não se vislumbram outras
todos.
presas exploradoras dos serviços de formas de direitos e obrigações da
II — Considerações sobre o desem telecomunicações, como adiante ve empresa para com o usuário e vice-
penho do setor. remos. versa.
# a-
1, Fugiria aos propósitos deste tra Assim é que grandes questões que Enorme é a gama de problemas até
balho, o determo-nos no registro interessam de modo imediato e fun agora insolúveis, do ponto de vista