Page 14 - Telebrasil - Março/Abril 1979
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princípios  morais  e  éticos já que es­                                                                                             sinergismo  no  grupo  liderado, e  isto                                                                                           a  sofismas.  Note-se  que assim esta­



       tes  não  estão  vinculados diretamen­                                                                                               é  bem diferente. Sinergismo, a  nível                                                                                              remos  nos  expondo  muito  mais a



       te  a  tipos  de  lideranças,  mas  a  pa­                                                                                           comportamental,  somente  é  possí­                                                                                                 críticas  e a  erros  impossíveis de co­



       drões  incorporados  na  formação do                                                                                                vel  com  altíssima  habilidade  de  lei­                                                                                            meter  enquanto  se  discute.  Esteja­



       caráter  e da  personalidade que ante­                                                                                              tura  e  interpretação  de  demandas,                                                                                                mos  certos, porém, que esta é a úni­



       cedem a escolha do  processo.                                                                                                       tanto  das  pessoas  como  dos grupos                                                                                               ca  maneira de crescer como pessoas,



                                                                                                                                           a  que  pertencem.  E  conhecer a  de­                                                                                              como  técnicos,  como gerentes, e de



        Isto  assim  colocado,  deixa  apenas                                                                                               manda  das pessoas é o  primeiro  pas­                                                                                             tornar  maiores  nossas organizações.



       duas questões: uma, para os especia­                                                                                                so  para  não  fazer as  coisas por elas,                                                                                           Se  não  o  fizermos, outros terão de



        listas, e outra, para os gerentes. Para                                                                                             mas de dar-lhes condições para tal.                                                                                                fazê-lo  à  nossa  revelia,  com  estilos



       os  primeiros,  a  de  que  nos  cabe  o                                                                                                                                                                                                                                de  que  gostaríamos  ou  de que não




       desafio  de  encontrar  fórmulas ade­                                                                                               Condições  que  implicam,  não  raro,                                                                                              gostaríamos.  Isto  é  crescimento. E


       quadas,  práticas  e  capazes  de  con­                                                                                             até  em mudança de posições ou em­                                                                                                  precisamos  crescer,  ainda  que doo.




       duzir as pessoas a melhores soluções,                                                                                               prego para que elas mesmas cresçam.                                                                                                 Dor  esta  que  pode  chegar até uma



       encontrando-se  como  parte  de  um                                                                                                 Sinergismo,  em  última  instância,  é                                                                                             realidade  contrária  às  nossas fanta­



       contexto  que  traz  em  si  uma  vasta                                                                                             como  diz  Maslow: quando  o  egoís­                                                                                               sias,  pois,  muitas  vezes,  o  cresci­



       gama  de  demandas  situacionais  de                                                                                               mo  e o altruísmo perdem  o seu sig­                                                                                                mento  é  justamente  a aceitação da



       variados  tipos,  às  quais  elas devem                                                                                            nificado antinômico.                                                                                                                própria  posição  estática, desfrutan­



       reagir.  Isto  não  se  consegue a  partir                                                                                                                                                                                                                             do-a  em  tudo  que  pode  oferecer,



       de  modelos  e,  sim,  de  pragmáticas                                                                                             Para  todos,  em  última  instância, f i­                                                                                           mas  não  impedindo  outras trajetó­



       aplicações  dç  modelos  onde  a  pes­                                                                                             ca  a  demanda  de  ação  e  de  defini­                                                                                            rias  através  de  si.  Neste  contexto,



       quisa  e  o  levantamento  de  campo                                                                                               ção.  Não  se  pode construir ou fazer                                                                                             acreditamos,  os  modelos de lideran­




       completam-se  com  a  execução,  em                                                                                                evoluir  modelos,  não  se  pode  cons­                                                                                             ça  serão  forçados  a  se  aperfeiçoar,



      vez  da  discussão  teórica  e das inter­                                                                                          truir  e  gerenciar  uma  organização                                                                                               ajudando  os  líderes  a  serem  cada



       pretações  de  gabinete.  Para  os  ge­                                                                                           apenas  discutindo  e  protelando  de­                                                                                              vez  mais  eficazes, tal  como ocorreu



      rentes,  a  de  que  seu  papel  não  é                                                                                             cisões porque  as  variáveis são com­                                                                                              com  outros  instrumentos utilizados



      simplesmente  dirigir  gente  —  o  que                                                                                            plexas  e sobre o problema  incidem                                                                                                 para  construir,  há  5.000  anos.  De



      seria  sempre  manipulativo  —  e  de                                                                                              outros  fatores,  é  preciso  bem mais,                                                                                             forma  mais  humana,  estamos con­



      levá-la a trabalhar.  Bem mais do que                                                                                              o  que  se  consegue através de defini­                                                                                             victos.



      isto,  deles  espera-se  conseguirem                                                                                               ções e posicionamentos antagônicos

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 Y


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  %






                                                                                                                                             —  Atividados  na  Divisão  Comercial  da
                2.° Encontro                                                                                                                 TELEBRÁS  -   Dr.  Luiz  Del  Fiorentino                                                                                       Adms -  GTE-EUA;
                                                                                                                                                                                                                                                                             Harley  Leonard  de  Mello  e  Deecher




              Comercial da                                                                                                                   -T E L E B R Á S ;




                                                                                                                                                                                                                                                                            -   Estrutura Tarifária  Básica para Servi­
               TELEBRÁS                                                                                                                      —  Aspectos Jurídicos  dos Procedimen­                                                                                         ços  Telefônicos  -   Dr.  Marcos  César




                                                                                                                                             tos Comerciais das Companhias Telefô­                                                                                          F.  Gomes — TELEBRÁS;
                                                        I  II  | ¦¦¦  M M —        —        —       —       —      —

             Foi  realizado  em  fevereiro/79,  no  Au­                                                                                      nicas  —  Dr.  Wanderley  Gregoriano  de


             ditório  da  TELESP,  em  SP,  o  29  En­                                                                                       Castro  -  TELEBRÁS;                                                                                                           Na  ocasião  foram  apresentados  3 fil­


             contro  Comercial  da TELEBRÁS, oca­                                                                                                                                                                                                                           mes  versando  sobre  a  venda de benefí­


             sião  em que foram abordados temas da                                                                                          —  A  Nova  Política Tarifária e a  Comer­                                                                                      cios,  plano  de  gerente  e  atendimento



            maior relevância da área comercial.  Fo­                                                                                        cialização  do  Serviço  DDD  —  Dr.  Claú-                                                                                     de  reclamações dos usuários.


            ram  enfocados  os  seguintes  aspectos                                                                                         dio              Reis               Vieira                   -           EM B R A TEL;



            pelos  seus  respectivos  conferencistas:                                                                                                                                                                                                                       O  conferencista  da TELEBRASIL, Jai­


                                                                                                                                            —  Sistema  de  Telefone  Público  e                                                                                            me  Cimerman,  em  sua  palestra  abor­


            —  Comercialização  do  Telefone  a  Te­                                                                                        Semipúblico  —  Dr.  Jaime  Cimerman —                                                                                          dou  os  aspectos  gerais  de  administra­


            clado  —  Projeto  TELEBRÁS  —  Dr.                                                                                             TE LE B R A S IL;                                                                                                               ções  de  Telefones  Públicos  e Semipú-



            Paulo                  Ribemboin                               —           TELEBRÁS;                                                                                                                                                                            blicos  quanto  à  localização, o mercado



                                                                                                                                           —  Uso  de  Estudos  de  Demanda  na  Co­                                                                                        e  sua  estratégia  e  desenvolvimento, as­

            —  Área  de  Serviço  -   Experiência  da                                                                                      mercialização  de  Terminais  em  Áreas                                                                                          sim  como  os critérios de rentabilidade,



           TELEM IG  —  Dr.  Alberto  Pinto  Coe-                                                                                          de  Multi-estações  —  Dr.  Sérgio  Pereira                                                                                      custos  e  ponto de equilíbrio, dando es­


     k  lho J ú n io r-T E L E M IG ;                                                                                                      de  Pizzo  —  TELERJ;                                                                                                            pecial  destaque  às  normas de adminis­



                                                                                                                                                                                                                                                                           tração,  distribuição  e coletas de fichas,


           —  Facilidades  Operacionais  de  um                                                                                            —  Comercialização  e  Dimensionamen­                                                                                            incluindo  uma  explanação  geral  sobre


           Cadastro  de  Assinantes  em  Computa­                                                                                          to  de  PABX  —  Dr.  Mário  Pollastri  La-                                                                                      as modernas técnicas de equipamentos,


          dor  —  Dr.  Osmir Fiorelli — TELEPAR;                                                                                           jos Bodnar — A B IN EE;                                                                                                         elementos  básicos  para  o  perfeito con­



                                                                                                                                                                                                                                                                           trole de operação.


           — Comercialização  Porta a Porta — Dr.                                                                                          —  Sistema  de  Informações  de  Mar­


           Ênio  Benito  Mary  Finochi — TELESP;                                                                                           keting  —  Dr.  Nilo  Chaves  Teixeira  F i­                                                                                    Na  oportunidade  do  evento,  reali­



  r>*i j* *  * I
  ?•            , ¦                                                                                                                        lho  -  TELEBRÁS;                                                                                                               zou-se  uma  exposição  de  diversos fa­

          —  Alternativas  de  Comercialização                                                                                                                                                                                                                             bricantes,  tendo  a  DARUMA apresen­


          para  Pequenos Serviços Verticais — Dr.                                                                                         —  Marketing  na  Organização  de  Servi­                                                                                        tado  os  seus  novos  modelos de telefo­


          Wanderley Orquiza -  SESA;                                                                                                      ços  e  o  Processo  de  Marketing  —  Drs.                                                                                      nes  Semipúblico,  Público  e  a Teclado.
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