Page 26 - Telebrasil - Maio/Junho 1979
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fone tornou-se realmente uma par­                                                                                                                   na  Organização;  b)  a  relação  dos                                                                                                             Este  último  se  fundamenta  em



          te  do  indivíduo.  Realmente  seria                                                                                                               valores  das  pessoas  que  detêm  o                                                                                                               compartimentos  denominados




          difícil distinguir entre o ouvido e o                                                                                                               poder com os valores de Recursos                                                                                                                  órgãos  (Departamentos,  Divisões,




          telefone que serve  ao ouvido.  Sua                                                                                                                 Humanos.                                                                                                                                         seções,  etc.),  enquanto que o sis­



          opinião  é  que  não  podemos  ‘cor­                                                                                                                                                                                                                                                                 têmico  se  fundamenta  em  siste­



          tar’ o telefone, assim como não po­                                                                                                                4.5. Cultura Organizacional:                                                                                                                       ma,  subsistemas  e  componentes.




          demos  ‘cortar’  a  orelha  de  uma


                                                                                                                                                                                                                           %                                                                                    Portanto,  a  grande  deficiência do
           pessoa  de  uma  maneira  satis­                                                                                                                  A  Cultura  Organizacional  é  outro                                                                                                              enfoque  linear  como  instrumento




           fatória. O telefone é parte do siste­                                                                                                             aspecto do enfoque sistêmico que                                                                                                                   de análise é que este não vai além



           ma que chamamos de pessoa indi­                                                                                                                   merece  cuidadoso  diagnóstico.  A                                                                                                                 da  fronteira  do  órgão,  enquanto




           vidual” .  Quando  falamos  no  Am­                                                                                                               Cultura Organizacional é um  refle­                                                                                                                que  o  sistêmico  facilita a análise



           biente, queremos dizer que o siste­                                                                                                               xo da filosofia organizacional.  Co­                                                                                                               da  Organização  como  um  todo e



           ma  pode  fazer  relativamente  pou­                                                                                                              mo  as  pessoas  se  comunicam?  A                                                                                                                 sua interatuação com o ambiente.




           co  a  respeito  de  tal  coisa.  Recor­                                                                                                          comunicação  é  de  cima  para  bai­                                                                                                              Ao  utilizar  o  enfoque  sistêmico,



           rendo ainda a Churchman para es­                                                                                                                  xo?  De  baixo  para  cima?  Em  am­                                                                                                               não seria analisado o Órgão de Re­




           clarecer melhor o que  nós chama­                                                                                                                 bas  direções?  Em  todas  as  di­                                                                                                                crutamento e Seleção, mas o sub­



           mos de Ambiente,  utilizaremos  as                                                                                                                reções?  Como  as  pessoas  tomam                                                                                                                 sistema  de  Recrutamento  e  Se­



           perguntas que ele utilizou: “ posso                                                                                                               decisões?  As  decisões  são  toma­                                                                                                                leção que vai  além da fronteira do




           fazer alguma coisa a  respeito dis­                                                                                                               das por uma única pessoa? As de­                                                                                                                  Órgão.  Primeiro  seria  analisado



           to? e isto tem  importância com re­                                                                                                               cisões  são  tomadas  sem  partici­                                                                                                               cada  componente  deste subsiste­




           lação aos objetivos” ? Se a respos­                                                                                                               pação e sem dar importância à opi­                                                                                                                ma e suas interações com os com­



           ta à primeira questão é “ não” , mas                                                                                                              nião de outros envolvidos? Ou sem                                                                                                                 ponentes  destes  e  dos  demais



           a resposta à segunda é “ sim” , en­                                                                                                               participação,                                               mas                       justificada?                                                subsistemas. A titulo de exemplo,




           tão o “ isto” está no Ambiente.  No                                                                                                               Com  participação  procurando  na                                                                                                                 poderíamos  considerar no subsis­



           nosáo  modelo  consideramos  co­                                                                                                                  medida do possível atingir consen­                                                                                                                tema de recrutamento e seleção o



           mo Ambiente os sistemas político,                                                                                                                 so?  Delega  ao  Grupo?  A  que  as                                                                                                               componente                                                  “ análise  profis-




           social,                             econômico,                                              financeiro,                                           pessoas  dão  maior  importância?                                                                                                                 siográfica” .  Este  componente da­



           jurídico,  administrativo  e  cultural.                                                                                                           As  normas  da  organização  são  ri­                                                                                                             ria  subsídio  ao  componente ‘‘pro­



           Embora  a  Organização  não  possa                                                                                                                gorosamente  seguidas                                                                                  mesmo                                      cesso  seletivo",  ao  indicar as ca­




           atuar  diretamente  no  ambiente,  é                                                                                                              que estas dificultem a consecução                                                                                                                 racterísticas                                               e  aptidões  ne­



           importante  que  ela  tenha  um                                                                                                                   dos  objetivos?  Ou  dariam  maior                                                                                                                cessárias  aos  ocupantes dos car­



           quadro-diagnóstico do ambiente e                                                                                                                  importância  aos  objetivos  mesmo                                                                                                                gos, possibilitando que as baterias




           possa, de certa forma, influir neste                                                                                                              que para atingir a consecução des­                                                                                                                de  testes  sejam  montadas  para



           quadro.                                                                                                                                           tes  fosse  necessário,  em  alguns                                                                                                               mensurar estas e  não outras apti­




                                                                                                                                                             momentos,  desobedecer  a  algu­                                                                                                                  dões.                            Este                       componente  dá


            4.4. Estrutura de Poder:                                                                                                                         mas normas? Ou dariam maior im­                                                                                                                   subsídios  também  para o compo­





                                                                                                                                                             portância à  pontualidade,  assidui­                                                                                                               nente  “ planejamento  de  treina­


          Ao  considerar  a  Estrutura  de  Po­                                                                                                              dade do que à produtividade? Ou a                                                                                                                  mento"  do  subsistema  de  treina­



          der,  não devemos confundi-la com                                                                                                                  produtividade  ó  prioritária?  Como                                                                                                               mento,  ao  indicar a  situação ocu-




         a estrutura de autoridade indicada                                                                                                                  as  pessoas  planejam,  coordenam,                                                                                                                 pacional  de  cada cargo,  possibili­



          pelo  organograma.  No  organogra­                                                                                                                controlam,  executam?  Enfim,  o                                                                                                                    tando  um  planejamento de treina­




         ma  se  percebe  a  distribuição  de                                                                                                               diagnóstico  da  Cultura  Organiza­                                                                                                                 mento  fundamentado  na situação



         autoridade  na  Organização,  mas                                                                                                                  cional como da Estrutura de Poder                                                                                                                   ocupacional,  evitando  um  treina­




         nem  sempre  esta  estrutura  de  au­                                                                                                              é uma poderosa ferramenta que in­                                                                                                                   mento  acadêmico,  desligado  da



         toridade  coincide  com  a  Estrutura                                                                                                              dica  a  viabilidade  da  implemen­                                                                                                                 re a lid a d e                                       empresarJal.  Dá




         dé  Poder.  A autoridade é a investi­                                                                                                              tação  do  modelo,  no  todo  ou  em                                                                                                                subsídios,  ainda,  ao  componente



         dura  legal  em  determinadas  po­                                                                                                                 parte,  ou  até  mesmo  a  inviabilida­                                                                                                             “ avaliação  de  desempènho"  do



         sições  hierárquicas,  e  poder é  ca­                                                                                                             de da implantação.                                                                                                                                  subsistema  de  avaliação,  possibi­




         pacidade de influir no processo de­
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                litando  uma  avaliação  de  desem­


        cisório.  Em  muitas  organizações,                                                                                                                 4.6.  Recursos do Sistema:                                                                                                                          penho centrada na situação de tra­



        embora  a  autoridade  maior  seja  a
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                balho.  O  enfoque  sistêmico  nos


        do  Presidente  (ou  do  primeiro  ho­                                                                                                               Evidentemente  que  é  básico.  Os                                                                                                                 possibilita,                                        assim,  fazer  uma



        mem, o que está  no topo), o  poder                                                                                                                  recursos  humanos,  financeiros  e                                                                                                                 análise integrada de todos os sub­




        se  encontra  não  nas  suas  mãos,                                                                                                                 materiais  irão  indicar em  que  pro­                                                                                                              sistemas  de  Recursos  Humanos



        mas  muitas  vezes  nas  do  Diretor                                                                                                                porção  se  implantaria  o  modelo.                                                                                                                 através  dos  componentes  dos




        Superintendente (segundo  homem                                                                                                                      Entretanto,  para a eficácia do  mo­                                                                                                               vários subsistemas.



        do topo), e às vezes até  mais abai­                                                                                                                delo é de alta  relevância o estabe­




        xo ainda na hierarquia organizacio­                                                                                                                  lecimento  de  prioridades  na  utili­



        nal,  nas  mãos  de  um  Diretor  (ter­                                                                                                             zação destes recursos.                                                                                                                            4.8.  Administração do Sistema:



        ceiro  homem  no  topo  da  organi­




       zação).  Outro  aspecto  a  conside­                                                                                                                 4.7.  Subsistema  e  suas  intera-                                                                                                                 Estabelece  os  planos  para  a  im­




        rar  seria  indagar  em  que  percen­                                                                                                               tuações:                                                                                                                                           plantação  do  sistema,  determina



        tual  o  poder é  distribuído  pela  es-                                                                                                                                                                                                                                                               as  finalidades  dos  subsistemas,



        trurura organizacional. É importan­                                                                                                                 Como  já  observamos,  o  enfoque                                                                                                                  estabelece o orçamento e controla




       te saber: a) a distribuição do poder                                                                                                                 sistêmico difere do enfoque linear.                                                                                                                a eficácia do sistema.
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