Page 29 - Telebrasil - Maio/Junho 1979
P. 29

JOAQUIM  GONZALEZ  DE  LEMA




                                                                                                                                                             FILHO









                                                                                                                                                             Formado pola Escola Nacional do Engenha­                                                                                                          projetos, tendo feito parte do grupo de  tra­


                                                                                                                                                             ria,  em  1963,  como  Engenheiro  Eletricista,                                                                                                   balho de  modernização  de  aeroportos  des­



                                                                                                                                                             especializado em  Eletrónica;  formado  pela                                                                                                      de 1957; Professor e Instrutor da  Divisão do


                                                                                                                                                             “ Aeronautical  Academy” ,  USA, nos  cur­                                                                                                        Atualização Técnica no  M. Aeronáutica  en­



                                                                                                                                                             sos de “ Communications Equipmont” , “ Ra­                                                                                                        tre  1962 o  1964;  Gerente  de  Construção de


                                                                                                                                                             dar Engineering” o “ Flight Inspection” , sob                                                                                                     redos  oxtornas  —  SESA,  1964;  Gerente  de



                                                                                                                                                             o patrocínio da “ Federal Aviation Agoncy” ;                                                                                                      instalações de  transmissão  —  SESA,  1965


                                                                                                                                                             concluído  om  1959.  Formação  básica  ató                                                                                                       a  1971;  Diretor  da  ENTEL  S.A.  de  1971  a


                                                                                                                                                              1945, egresso da Academia Militar das Agu­                                                                                                       1972;  Engonheiro  sénior  de  Multiplex,  CTB



                                                                                                                                                              lhas Negras; Técnico Inspetor da Panair do                                                                                                       1972  a  1973;  Administrador  e  Gerente  de


                                                                                                                                                              Brasil  do  1946  o  1947;  ox-Assossor  de  Elo-                                                                                                proposta  de  vendas  —  SESA, de  1974  a



                                                                                                                                                              trônica  da  Dirotorla  do  Protoçôo  ao  Vóo                                                                                                     1976; Administrador de Contratos  — SESA,


                                                                                                                                                              desde 1947 ató  1964, ondo atuou nas áreas                                                                                                       1977.


                                                                                                                                                              de  planejamento,  ongonharia,  instalaçõos,














                  1.  Porque Marketing?                                                                                                                       objetivos básicos  podem  ser resu­                                                                                                              I  —  Pela  intuição  ou  tino  comer­



                                                                                                                                                              midos  como  a  da  solução  ou  res­                                                                                                            cial.




                  Com  a  moderna  industrialização                                                                                                           posta aos seguintes quesitos:



                  das  últimas  décadas  cresceu  a                                                                                                                                                                                                                                                            II  —  Pela  experiência  e  conheci­




                  complexidade                                                    das                       relações                                          —  Estarei  fabricando  exatamente                                                                                                               mento  genérico  e  estatístico  do



                  cliente-empresa  e  a  interdepen­                                                                                                          aquilo que meus clientes querem?                                                                                                                 mercado.



                  dência comercial-industrial. Os fa­




                  tores  influentes,  como  variáveis                                                                                                         —  Quem são meus clientes poten­                                                                                                                 III  —  Pelo  tratamento  sistemático



                  cada vez em maior número,  atuan­                                                                                                           ciais e o que fazer para conquistá-                                                                                                              do problema.



                  do no comportamento do mercado,                                                                                                             los?




                  criaram a necessidade de  uma ati­                                                                                                                                                                                                                                                           A primeira forma é uma forma sub­



                  tude  de  precaução  por  parte  da­                                                                                                        —  Meu  produto  é.bem  recebido?                                                                                                                jetiva  e  a  decisão  é  tomada  pela



                  queles  que  confiam  seu  patrimô­                                                                                                         Quais  as  queixas,  quais  as  lacu­                                                                                                            opinião  pessoal  do  dirigente  que




                  nio à empresa industrial, pois que,                                                                                                          nas?                                                                                                                                             pode ou  não estar correta. Os  pro­



                 por experiências  malogradas  e  às                                                                                                                                                                                                                                                            cessos  mentais,  as  impressões



                 vezes  desastrosas,  muitos  foram                                                                                                            —  Qual  é  a  tendência  do  merca-                                                                                                             pessoais  dele  são  determinantes




                 aqueles que demonstraram  que já                                                                                                      •  do?                                                                                                                                                   na tomada de decisão e,  portanto,



                 não  basta  mais  fabricar  qualquer                                                                                                                                                                                                                                                           não têm nenhum elemento consis­



                 coisa  para  se  ter  assegurado  o                                                                                                    •  —  Que  posso  fazer,  no  mínimo,                                                                                                                   tente  de  segurança.  A  eficiência




                 cliente fácil e dócil.                                                                                                                        para  ampliar  a  aceitação  de  meu                                                                                                             dos  resultados  em  geral  é  impre­


                                                                                                                                                               produto?                                                                                                                                         vista  e  existe  probabilidade  acen­



                 E isto é uma verdade bem mais evi­                                                                                                                                                                                                                                                             tuada dela ser baixa.



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      %
                 dente se o cliente também for uma                                                                                                             —  Como  estão  se  comportando                                                                                                                                         #



                 organização  que  adquire  bens                                                                                                              os meus consumidores e como en­                                                                                                                   A segunda forma nem sempre pro-,




                 duráveis.                                                                                                                                    trar em sintonia com eles?                                                                                                                         picia uma resposta exata e a deci­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 são  tomada  pode  ser  distorcida


                 A  necessidade  de  usar  algum                                                                                                               —  Quais poderão ser meus  novos                                                                                                                  pelos elementos de informação es­




                 método ou processo novo de trata­                                                                                                            clientes e em que poderia eu inves­                                                                                                                tatística  que  focalizam  apenas  si­



                 mento  prévio  em  função  dos  ele-,                                                                                                        tir sem  muitos  riscos  para aumen­                                                                                                               tuações passadas e que nem  sem­



                 mentos do mercado,  apurados em                                                                                                              tar  substancialmente  meu  fatura­                                                                                                                pre podem ser extrapoladas para o




                 pesquisa  e  observação,  e  ainda                                                                                                            mento?                                                                                                                                            futuro. Ela é aceitável para uma to­



                 com a publicidade dirigida,  os  ba­                                                                                                                                                                                                                                                            mada de decisão  a curto  prazo  ou



                 lões de  ensaios  e  a  comunicação                                                                                                           Como  se  vê,  a  resposta  a  estas                                                                                                              imediata,  mas  será  bastante  falha




                 geraram  o  que  hoje  se  chama  de                                                                                                          perguntas  poderá  ser  feita  de                                                                                                                 para planejamento a médio ou  lon­



                 Marketing  ou  mercadologia,  cujos                                                                                                          várias formas:                                                                                                                                     go  prazo.  Este  tipo  de  atitude  é  o
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34