Page 30 - Telebrasil - Maio/Junho 1979
P. 30

Tf':-  _                 '                                  '        •-                    . .  .  •                                   -  :
            28











            mais  típico de  industriais  que  flo­                                                                                                              —  Pesquisa  de  mercado  e  busca                                                                                                                 será  lícito supor que grande parte -




            rescem,  atingem  rapidamente  o                                                                                                                     de novos mercados                                                                                                                                  dessas atividades seriam executa" 1



            clímax e depois  lentamente se es­                                                                                                                                                                                                                                                                     das  dentro  das  estruturas já exis-




            vaziam  até  a  insolvência  quando                                                                                                                  —  Escolha  e  seleção  de  protóti­                                                                                                              tentes,  ficando  apenas  um  grupo



             novas  soluções  de  caráter empíri­                                                                                                                pos e seu custeio industrial                                                                                                                      de trabalho funcionando na super,




             co, e freqüentemente desastrosas,                                                                                                                                                                                                                                                                     visão  e  condução  destas  ativida­



             são tomadas.                                                                                                                                        — Controle de investimentos                                                                                                                       des e utilizando os potenciais dis­



                                                                                    ,  S  •    *    •   *
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   poníveis  da organização. Com ba­
                                                                    .  •    V     *    —     *    •

             Evidentemente na era do computa­                                                                                                                    —  Divulgação e                                                                    feedback                                                       se  neste  principio,  apresentamos,



             dor, a terceira forma é a mais lógi­                                                                                                                                                                                                                                                                  na figura 1, um organograma típico




             ca e ela é precisamente a que leva                                                                                                                  3.  Objetivos                                                                                                                                     para  o  setor  de  Marketing,  onde



             o  industrial  a  instituir  a  área  de                                                                                                                                                                                                                                                              aparecem  os  elementos  básicos




             Marketing  como  órgão  básico  em                                                                                                                  Basicamente, o setor de Marketing                                                                                                                 da Administração de  Marketing, a



             torno do qual a empresa gravitará.                                                                                                                 deve ser estrutrado tendo em vista                                                                                                                 saber:




                                                                                                                                                                os objetivos que se  pretende  atin­




            2.  Princípios  Gerais  para  Implan­                                                                                                               gir que são:                                                                                                                                      4 . 1. Diretoria de Marketing — Esta



            tação                                                                                                                                                                                                                                                                                                  ainda poderá ser chamada de Dire'



                                                                                                                                                                a)  Pesquisa de mercado, busca de                                                                                                                 toria ou Gerência Comercial e tem




            Como  tudo  que  é  novo,  nenhum                                                                                                                   novos mercados                                                                                                                                     por  objetivos  básicos  a  coorde­



            executivo  pretende  arriscar-se  in­                                                                                                                                                                                                                                                                  nação  de  todas  as  atividades na




            vestindo  excessivamente  em  uma                                                                                                                   b)  Escolha  e  seleção  de  protóti­                                                                                                             consecução  dos  objetivos descri­



             área  que  não  altera  diretamente                                                                                                                pos e sua avaliação                                                                                                                               tos  anteriormente  —  ela  analisa




            seus  meios  de  receita  ou  fatura­                                                                                                                                                                                                                                                                 relatórios, discute com outras dire­



             mento  imediato.  Por  conseguinte,                                                                                                                c)  Previsão e controle de custos e                                                                                                               torias e escalões superiores, deci­




             para  adoção  da  sistemática  de                                                                                                                  rentabilidade                                                                                                                                     de o prosseguimento ou o início de



             Marketing  será  necessário  levar                                                                                                                                                                                                                                                                   velhos e novos projetos, seleciona



            em  consideração  os  seus  custos                                                                                                                 d)  Divulgação,  formação  de  ima­                                                                                                                critérios  e  discute  com os órgãos



            operacionais,  pois  os  resultados                                                                                                                 gem do produto, feedback                                                                                                                          subordinados  as  sistemáticas de




            não são facilmente contabilizáveis                                                                                                                                                                                                                                                                   ataque  aos  problemas  emergen­



            e só serão  sentidos  indiretamente                                                                                                                Como se pode notar, este setor só                                                                                                                 tes.




            a médio e longo prazo.                                                                                                                             poderá funcionar a contento se es­


                                                                                                                                                               tiver  estruturado  para  atender  or-                                                                                                            4.2.                   Gerência de Pesquisa de Mer­




                                                                                                                                                               ganizadamente  seus  objetivos,  e                                                                                                                cado —  Estabelece contato direto
            Partindo  do  principio  de  que  o  in­



            dustrial decide a adoção desta me­                                                                                                                 deve ser capaz de intervir em todas                                                                                                               com  clientes  antigos  ou  poten­



           todologia  quando  pressente  apu­                                                                                                                  as fases do processo; sobre ele irá                                                                                                               ciais  e  outras  empresas.  Colecio­




            ros financeiros próximos ou  remo­                                                                                                                 recair  toda  a  responsabilidade  do                                                                                                             na  dados  de  experiências  alheias



           tos,  a  implantação  deverá  se  pro-                                                                                                              sucesso  ou  fracasso  de  um  em­                                                                                                                visando  absorvê-las  e  analisar fa­



   ,  cessar com  o  mínimo  de  despesa                                                                                                                       preendimento.                                                                                                                                     lhas  e  acertos  incorridos.  Prepara




   j|  aproveitando-se  indivíduos  expe­                                                                                                                                                                                                                                                                        relatórios  objetivos.  Mantém-se a


                                                                                                                                                               Uma  vez  implantado,  ele  funcio­                                                                                                               par  de  queixas  e  inconvenientes _
           rientes  no  seio  da  própria  empre­



           sa,  rearranjando-se  as  atividades                                                                                                               nará  como  um  órgão  diretor  do                                                                                                                 dos  produtos  da  empresa, tentan­

                                                                                                                                                              complexo  industrial  e  como  um                                                                                                                  do, através de relatórios, descobrir
     •  que vão deixar, a fim de não preju­


                                                                                                                                                              órgão de assessoramento à Socie­                                                                                                                   novas  necessidades. Verifica qua­
          dicar as áreas de onde provêm. Em



          uma empresa de grande porte esse                                                                                                                    dade Anônima.                                                                                                                                      lidade  e  quantidade  necessárias




          arranjo não apresenta maiores pro­                                                                                                                                                                                                                                                                     em  potencial  no mercado, antes e



          blemas  porque  existe  muita  divi­                                                                                                                Na  maioria  de  nossas  empresas,                                                                                                                 depois da implantação de um novo


                                                                                                                                                             este órgão ou  não existe ou  é  em­                                                                                                                produto.
         são de atividades e uma tendência



         acentuada a se exigir apenas  uma                                                                                                                   brionário e muitos dos objetivos ci­




         parcela das potencialidades  laten­                                                                                                                 tados têm sido extratificados e di­                                                                                                                 4.3.  Gerência  Técnica  —  Exerce



         tes  nos  indivíduos  mais  capazes,                                                                                                                luídos em diferentes setores.                                                                                                                       função  coordenadora  de  dados


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 disponíveis  dos  produtos  afins,
        talvez  devido  à  maior  rigidez  dos

                                                                                                                                                             Nestas  condições  será  fácil  com­                                                                                                                recursos  tecnológicos,  produtos
        organogramas funcionais.

                                                                                                                                                             preender  que  não  poderá  haver                                                                                                                   de empresas similares ou associa­




                                                                                                                                                             uma  coordenação  eficiente  e  se                                                                                                                  das no exterior para poder firmara


        Uma  vantagem  para  o  aproveita­                                                                                                                  ela existir será encargo obrigatório                                                                                                                 imagem precisa do produto que se



        mento dos indivíduos de dentro da                                                                                                                   da  direção  da  empresa,  de  forma                                                                                                                 pretende oferecer — verifica a via­




       organização  será  a  de  que  o  mes­                                                                                                               quase  sempre  subjetiva  e,  portan­                                                                                                                bilização técnica e utiliza os recur­



        mo já conhece razoavelmente seus                                                                                                                   to, incorreta.                                                                                                                                       sos  da  engenharia  de  produto da




       mecanismos e o que poderá espe­                                                                                                                                                                                                                                                                          fábrica  para  a  preparação  de



       rar dela.
                                                                                                                                                           4.  Estruturação                                                                                                                                     protótipos.









       Para  podermos  estimar  o  volume                                                                                                                  Se  fôssemos  estabelecer  uma  es­                                                                                                                 4.4.  Divulgação e Controle — Tem



       de trabalho a ser gerado, podemos                                                                                                                   trutura  independente  para  a  exe­                                                                                                                 por  objetivo  lançar  idéias  através




       fixar  as  seguintes  atividades  que                                                                                                               cução de todas essas atividades, o                                                                                                                  de contatos,  palestras e conferên­



      deverão ser criadas:                                                                                                                                 custo  seria  muito  alto,  portanto,                                                                                                               cias, verificando a receptividade a
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35