Page 30 - Telebrasil - Maio/Junho 1979
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mais típico de industriais que flo — Pesquisa de mercado e busca será lícito supor que grande parte -
rescem, atingem rapidamente o de novos mercados dessas atividades seriam executa" 1
clímax e depois lentamente se es das dentro das estruturas já exis-
vaziam até a insolvência quando — Escolha e seleção de protóti tentes, ficando apenas um grupo
novas soluções de caráter empíri pos e seu custeio industrial de trabalho funcionando na super,
co, e freqüentemente desastrosas, visão e condução destas ativida
são tomadas. — Controle de investimentos des e utilizando os potenciais dis
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poníveis da organização. Com ba
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Evidentemente na era do computa — Divulgação e feedback se neste principio, apresentamos,
dor, a terceira forma é a mais lógi na figura 1, um organograma típico
ca e ela é precisamente a que leva 3. Objetivos para o setor de Marketing, onde
o industrial a instituir a área de aparecem os elementos básicos
Marketing como órgão básico em Basicamente, o setor de Marketing da Administração de Marketing, a
torno do qual a empresa gravitará. deve ser estrutrado tendo em vista saber:
os objetivos que se pretende atin
2. Princípios Gerais para Implan gir que são: 4 . 1. Diretoria de Marketing — Esta
tação ainda poderá ser chamada de Dire'
a) Pesquisa de mercado, busca de toria ou Gerência Comercial e tem
Como tudo que é novo, nenhum novos mercados por objetivos básicos a coorde
executivo pretende arriscar-se in nação de todas as atividades na
vestindo excessivamente em uma b) Escolha e seleção de protóti consecução dos objetivos descri
área que não altera diretamente pos e sua avaliação tos anteriormente — ela analisa
seus meios de receita ou fatura relatórios, discute com outras dire
mento imediato. Por conseguinte, c) Previsão e controle de custos e torias e escalões superiores, deci
para adoção da sistemática de rentabilidade de o prosseguimento ou o início de
Marketing será necessário levar velhos e novos projetos, seleciona
em consideração os seus custos d) Divulgação, formação de ima critérios e discute com os órgãos
operacionais, pois os resultados gem do produto, feedback subordinados as sistemáticas de
não são facilmente contabilizáveis ataque aos problemas emergen
e só serão sentidos indiretamente Como se pode notar, este setor só tes.
a médio e longo prazo. poderá funcionar a contento se es
tiver estruturado para atender or- 4.2. Gerência de Pesquisa de Mer
ganizadamente seus objetivos, e cado — Estabelece contato direto
Partindo do principio de que o in
dustrial decide a adoção desta me deve ser capaz de intervir em todas com clientes antigos ou poten
todologia quando pressente apu as fases do processo; sobre ele irá ciais e outras empresas. Colecio
ros financeiros próximos ou remo recair toda a responsabilidade do na dados de experiências alheias
tos, a implantação deverá se pro- sucesso ou fracasso de um em visando absorvê-las e analisar fa
, cessar com o mínimo de despesa preendimento. lhas e acertos incorridos. Prepara
j| aproveitando-se indivíduos expe relatórios objetivos. Mantém-se a
Uma vez implantado, ele funcio par de queixas e inconvenientes _
rientes no seio da própria empre
sa, rearranjando-se as atividades nará como um órgão diretor do dos produtos da empresa, tentan
complexo industrial e como um do, através de relatórios, descobrir
• que vão deixar, a fim de não preju
órgão de assessoramento à Socie novas necessidades. Verifica qua
dicar as áreas de onde provêm. Em
uma empresa de grande porte esse dade Anônima. lidade e quantidade necessárias
arranjo não apresenta maiores pro em potencial no mercado, antes e
blemas porque existe muita divi Na maioria de nossas empresas, depois da implantação de um novo
este órgão ou não existe ou é em produto.
são de atividades e uma tendência
acentuada a se exigir apenas uma brionário e muitos dos objetivos ci
parcela das potencialidades laten tados têm sido extratificados e di 4.3. Gerência Técnica — Exerce
tes nos indivíduos mais capazes, luídos em diferentes setores. função coordenadora de dados
disponíveis dos produtos afins,
talvez devido à maior rigidez dos
Nestas condições será fácil com recursos tecnológicos, produtos
organogramas funcionais.
preender que não poderá haver de empresas similares ou associa
uma coordenação eficiente e se das no exterior para poder firmara
Uma vantagem para o aproveita ela existir será encargo obrigatório imagem precisa do produto que se
mento dos indivíduos de dentro da da direção da empresa, de forma pretende oferecer — verifica a via
organização será a de que o mes quase sempre subjetiva e, portan bilização técnica e utiliza os recur
mo já conhece razoavelmente seus to, incorreta. sos da engenharia de produto da
mecanismos e o que poderá espe fábrica para a preparação de
rar dela.
4. Estruturação protótipos.
Para podermos estimar o volume Se fôssemos estabelecer uma es 4.4. Divulgação e Controle — Tem
de trabalho a ser gerado, podemos trutura independente para a exe por objetivo lançar idéias através
fixar as seguintes atividades que cução de todas essas atividades, o de contatos, palestras e conferên
deverão ser criadas: custo seria muito alto, portanto, cias, verificando a receptividade a