Page 31 - Telebrasil - Maio/Junho 1979
P. 31

um determinado  produto  velho  ou                                                                                                      dutos  ou  novas  formas  de  velhos                                                                                                                 setor de  Divulgação  e  Controle.  A



               novo,  visando                                                      descobrir  as                                                        produtos. Durante a vida útil de um                                                                                                                 Direção  acionà  o  setor  de  Pesqui­




               possíveis  modificações  que  pos­                                                                                                       produto  mantém  controle  de  sua                                                                                                                  sa de Mercado;  uma vez acionado,



              sam aumentar o  interesse  no  pro­                                                                                                       receptividade,  sugerindo  modifi­                                                                                                                 o mecanismo entrará em funciona­



              duto — verifica o resultado e a va­                                                                                                      cações ao setor de planejamento e                                                                                                                    mento da seguinte forma:




               riação de potencial comercial obti­                                                                                                      coordenação.



              dos na apresentação de novos pro­                                                                                                                                                                                                                                                              "O setor de Pesquisa de Mercado”


                                                                                                                                                                                                                                                                                                             prepara uma enquete para verificar




                                                                                                                                                                                                                                                                                                            o que será necessário modificar ou



                                                                                                                                                                                                                                                                                                            acrescentar  ao  produto  a  fim  de




                                                                                                                                                                                                                                                                                                            que  ele  se  reabilite  e/ou  consiga



                                                                                                                                                                                                                                                                                                            novos mercados.









 I                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Este  setor  analisará  o  comporta­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                            mento  dos  produtos  similares  e




                                                                                                                                                                                                                                                                                                            sua  aceitação,  procurando  desco­





                                  Clientes                                                                                                                                                                                         Outras                                                                   brir o  que  o cliente  espera  do  pro­

                                                                                                                                                                                                                                   Indústrias
                                                                                                                                                                                                                                                                                                           duto.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             j
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             I


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             I
                                                                                                                                                                                                                                                                                                            De  posse  dos  dados,  feita  uma




                                                                                                                                                                                                                                                                                                            análise  de  tendências  e  com



                                                                                                                                                                                                                                                                                                            auxílio                            da                  Gerência                                     Técnica,



                                                                                                                                                                                                                                                                                                            obtém-se  o  produto  modificado  e




                                                                                                                                                                                                                                                                                                            seu custo bem como as novas pos-




                                                                                                                                                                                                                                    Empresas                                                                sibil idades                                           consubstanciadas
                                  Clientes

                                                                                                                                                                                                                                   Associadas
                                                                                                                                                                                                                                                                                                            num  relatório à direção,  a qual  de­



                                                                                                                                                                                                                                                                                                           cidirá se prossegue ou não o traba­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                            lho. Se decidir, orienta o “ balão de
                                                                  Canais de Comunl                                                                                           Areas Fabris


                                                                  c a ç ã o  diversos.                                                                                                                                                                                                                      ensaio” , oferecendo o novo produ­


                                                                                                                                                                                                                                                                                                            to  aos  clientes  consultados.  As




               Figura 1 — Organograma Básico                                                                                                                                                                                                                                                                reações  destes  serão  apresenta-








                    4.5. Planejamento e  Coordenação




               —  Com  os  elementos  de  infor­



               mação  do  setor  de  pesquisa  de



               mercado e de divulgação e contro­




               le e com os elementos disponíveis



               fornecidos  pela  Gerência  Técnica



               planeja  o  produto  final,  coordena




               as  atividades  de  implantação  do



  „—  produto, prepara a documentação,




               fiscaliza e orienta todo o curso dos



               trabalhos nos órgãos da fábrica.









               5.  Sistemática de Operação









              A'sistemática  de  operação  pode



              ser visualizada nos fluxograma da




              figura 2, que procura indicar todos



              os caminhos possíveis e as interli­




             gações.




                                        P                                           •                                                          .            .            .

              Neste fluxograma,  os  blocos  1,  2,



             3,4 e 7 são elementos da Gerência




             de  Pesquisa  de  Mercado,  os  blo­



             cos 5 e 6 são elementos da Gerên­




             cia Técnica,  os  blocos  9  e  10  são



             os  elementos  do  setor  de  Divul­




             gação e Controle e, finalmente, os



             blocos 8 e 11  são os elementos do



             setor de Planejamento e Controle.  -










            5 .1 .  Exemplo  Típico  —  Tomemos,



 -   por exemplo,  um  produto tradicio­



            nal  cujo  interesse                                                                     está                      em




            declínio,  conforme  detetato  pelo                                                                                                            Figura  2  —  Fluxograma  das  Atividades de Marketing
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36