Page 61 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1976
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Métodos de avaliação de investimentos
JOSÉ FERNANDES PAULETTI
Ex funcionário do Departamento M uni
Graduado em Adm inistração de Empre cipal do Abastecim ento Público cie Caxias
sas pola Faculdade de Economia e A d mis cio Sul -- RS. da Secretaria cie Educação
tração da Universidade de Caxias do Sul do Estado do Rio Grundo do Sul e do Fun
— RS. Aluno do Curso de Pôs-GraduaçAo do Estadual do Construções Escolares da
de Adm inistração (ospecinli/uçfto; Con Secretaria de Educação do Estado do São
tabilidade « Finanças) da EAE da São Paulo. Atualm ente á Cheio da Divisão de
Paulo - FGV, Produtividade o Custos da EMBRATEL.
1. INTRODUÇÃO A avaliação de propostas de inves produção satisfatória, possivelmente
timento envolve a análise dos retornos perderá mercado para a concorrência;
0 entendimento de vários autores de proporcionados. A taxa de retorno é o 2) Investir em volumes exagerados;
finanças classifica como investimento elo entre a decisão do investimento e a proporcionar grandes despesas á em
de capital, todos os projetos que a em avaliação de ações (2). Esta relação presa.
presa esteja envolvida, cujos bene exige altos cuidados da parte da ad
fícios futuros estendem-se por mais de ministração financeira, ao tomar Uma terceira condição é a necessidade
um ano. Ê uma coiocação arbitrária decisões relacionadas ao investimento de uma previsão da data em que será
podendo, em algumas situações, en de capital. necessária a concretização de um
contrarmos posições que possam tor projeto de investimento. Isto se deve à
nar a afirmação com reduzida validade. Uma série de fatores reforçam a im necessidade de aquisição do inves
portância do investimento de capital timento e, muitas vezes, esta apresen
São considerados dentro do âmbito do no âmbito de uma empresa. ta algumas dificuldades. As decisões
investimento de capital, os gastos com tardias podem levar a empresa a uma
terrenos, edifícios, equipamentos e O primeiro aspecto é com relação ao situação de perda da fatia do mercado
adições permanentes ao capital cir período que envolve um investimento que atende, e a posteriores dificul
culante (especialmente estoques) de capital. Este, geralmente, com dades na sua recuperação. Ao lado
relacionados com a expansão da fá preende um período de extensão acen deste aspecto está o problema da
brica. Ainda se incorporam como in tuado exigindo a previsão de acon qualidade dos investimentos. Estes
vestimento de capital, campanhas de tecimentos futuros, levando o exe devem ser apropriados ao fenômeno a
promoção e propaganda, bem como cutivo a perder parte de sua flexibi que se destinam, após seleção cui
programas de pesquisa e desenvol lidade. dadosa das alternativas apresentadas
vimento (1), em vista de proporcio pelo mercado.
narem benefícios, na maioria das Em segundo lugar, os investimentos de
vezes, a mais de um exercício. capital estão relacionados com as ven Com a previsão adequada da neces
das futuras da empresa. Os investi sidade do investimento para uma fir
As propostas de investimento estão mentos em ativos estão relacionados ma, para uma data futura, a empresa
envolvidas por dois aspectos interes com as previsões de vendas; quando deve ter um cuidado especial, ou sejá,
santes: custo de capital e risco. O estas apresentarem distorções, o o de levantar fundos que serão exi
presente trabalho, cometem o sentido reflexo estará no próprio investimento gidos pelo investimento. Na verdade,
de analisar as técnicas de investimento de capital. E, diante disto (por exem os investimentos de capital, de uma
de capital, parte exclusivamente de um plo, num investimento em equipamen forma geral, exigem vultosos recursos.
custo de capital conhecido; não inclui tos), duas situações possíveis poderão
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na análise dos projetos, o aspecto ris ocorrer:
co. 1 2 # 2. MODALIDADES DE
1) Investir volumes insuficientes: os INVESTIMENTO DE CAPITAL
equipamentos poderão não ser su
(1) Weston e Brígham. Manageriat Finança. Cap. 7, pág. ficientemente modernos, não tendo 0 processo de investimento de capital
136, 4? ed.
(2) Van Home. Política e Adm. Financeira. Cap. 3, pág. condições de produzir competitiva envolve distintas etapas no seu desen
35. mente e, se a empresa não apresentar volvimento: