Page 13 - Telebrasil - Agosto Extra 2003
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"Ifêlebro/il
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           deles  utilizam pelo menos um servi­
           ço de valor adicionado,  gerando uma       Receitas das operadoras espelhos fixas
           receita por linha acima da média de                        (em R$ miihões)
           mercado.  Atualmente, a GVT tem
           10% em m édia de participação de
           mercado nas 54 cidades onde atua.
           Há cidades como M aringá, onde a
           empresa mantém o Call Center, em
           que este índice beira 20%.
             A operadora investiu em 2000 R$
           400 milhões, em 2001 cerca de R$ 1,3
           bilhão e em  2002  R$ 1,1 bilhão. Para
           2003  estão previstos R$ 800 milhões.
           Ela alcançou EBITDA positivo em 19
                                                                   Obs: (1)— faturamento bruto (2)— receita líquida
           meses de operação e o seu faturamen­
           to bruto atingiu R$ 540 milhões soma­  e DDI a competição tornou-se ainda   dos, as duas somaram em 2002 um
           dos os anos de 2001 e 2002.      maior.  Mesmo com o crescimento do   prejuízo de R$ 841 milhões, superior
             Os investimentos levaram ao cum­  número de competidores neste mer­  ao do ano anterior que foi de R$ 572
          primento das metas da Anatei eà con­  cado a Intelig diz que está conseguin­  milhões.
          quista das licenças para Serviço de Co­  do manter a sua participação de mer­
          municação Multimídia para todo o país,   cado nas chamadas DDI,  que era de   Tmais
          para Longa Distância Nacional e Inter­  15% em 2000, pulando para 25% no   ATmais, espelhinho que começou
          nacional,  e para operar com numera­  ano seguinte e mantendo-se neste ní­  a operar em março último em Lajea­
          ção de telefonia local em São Paulo (área   vel em 2002.  Já nas ligações DDD a   do, no Rio Grande do Sul,  pretende
           11). Em 2003, os investimentos serão   empresa reconhece que teve queda de   instalar até o fim do ano operações em
          mais na expansão, conforme demanda   participação no mercado, passando de   outras 10 cidades gaúchas e em 2004
          e para fora da Região II - os próximos   8% em 2000 para 7% no ano seguin­  atingir outros estados. O presidente da
          focos são Rio dejaneiro e Belo Hori­  do e caindo para 5% em 2002, quan­  Tmais, Charles Frewen, afirma que a
          zonte, a partir de 2004. A transparên­  do as teles fixas locais puderam entrar   meta é conquistar cinco mil assinantes
          cia no relacionamento com o cliente,   mais fortemente neste mercado.  por cidade. Afirma estar satisfeito com
          o atendimento personalizado e a co­  A operadora teve de 2000 a 2002   os resultados e confirma os investi­
          brança justa e clara foram grandes di­  um faturamento bruto de R$ 2,878 bi­  mentos nas novas cidades gaúchas, que
          ferenciais na conquista do mercado.  lhões e não divulga os seus resultados   devem chegar a  US$ 10 milhões. A
                                           líquidos. De 2000 para o ano seguinte o   implantação em Lajeado consumiu
          Intelig                           faturamento bruto cresceu 58,4% e na   US$ 30 milhões. A previsão de fatura­
             A Intelig foi a espelho criada para   comparação entre 2001 e o ano passa­  mento em 2004 é de US$ 15 bilhões.
          competir no mercado de longa dis­  do registrou uma expansão de 53%.
          tância. Deve ser a espelho mais co­                                DDD e DDI
          nhecida do consumidor comum gra­  Vésper                             A operadora tradicional de telefo­
          ças a uma intensa campanha de ma­   Segundo dados de publicações   nia de longa distância, a Embratel, foi
          rketing que definiu até o nome da ope­  econôm icas como as revistas Valor   afetada pela concorrência nas ligações
          radora.  A disputa com  a Embratel   1000 e Conjuntura Econômica 500   DDD e DDI tanto pela espelho Inte-
          pelas chamadas DDD e DDI foi in­  M aiores, a Vésper teve entre 2000 e   lig, que levou a Em bratel a reduzir
          tensa e com a entrada das operadoras   2002 uma receita líquida de RS 764,2   tarifas em diversas ocasiões, como
          locais no mercado das chamadas DDD  milhões com suas duas operadoras, a   pelas três fixas locais, que chegaram
                                                         Vésper S/A e a Vés­  a se unir em concorrências de gran­
            Resultados  Líquidos  dos  espelhos  fixas   per SR  Em 2001  as   des empresas para oferecerem cober­
                                                         duas registraram re­  tura nacional. A Intelig diz que am­
                                                         ceita líquida  de  RS   pliou sua participação no mercado de
           Intelig       ND     ND      ND     ND
                                                         270,4 m ilhões e no   DDI de  15% em 2000 para 25% no
           Vésper S/A    -428   -296,4  -444   -1168,4
                                                         ano seguinte atingi­  ano passado. As fixas locais também
           Vésper SP     ND     -275,6  -397   -672,6
                                                         ram RS 389 milhões.   apresentam estimativas de crescimen­
           GVT           NO     ND      ND     ND
                                                         Em resultados líqui­  to, principalmente nas ligações DDD.
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