Page 18 - Telebrasil - Agosto Extra 2003
P. 18
etebro/il
------------extra
al para se atender às necessidades dos
clientes da forma mais competitiva
possível.
Inclusão
Ao lado dos desafios técnicos,
mercadológico ou gerencias, a ques
tão da inclusão digital, até há pouco
tempo relegada a um segundo plano,
tem surgido como uma das preocu
pações comuns a todo o segmento.
Embora o número de internautas ati
vos tenha saltado de menos de 1 mi
lhão há cinco anos para 14,3 milhões
atualmente, a penetração do serviço
ainda atinge apenas 8% da população.
O número de acessos de TV por assi
natura está estagnado em 3,4 milhões,
diante de 46,5 milhões de domicílios
A inclusão digital é um dos maiores desafios do país. Rogério Furtado, diretor de
marketing estratégico da área de tele
técnicas de transmissão e comutação viços de voz atuais. “A Lucent Tech comunicações da Siemens, lembra
de Voice over IP - ou VoIP - já é nologies participa ativamente dos Fó
que, se o atendimento às necessida
possível fazer chamadas de voz com runs Internacionais que definem os
des de comunicação de voz deu um
qualidade semelhante a da telefonia padrões a serem adotados. Além dis
salto gigantesco, a taxa desse cresci
convencional, embora seu uso ainda so, temos soluções convergentes tan
mento desabou, indicando a satura
esteja relativamente restrito. “Para to para a evolução das redes existen
ção do mercado. Por outro lado, em
nós, que temos 98,6% da planta de tes quanto soluções baseadas em ar
outros campos das telecomunicações
telefonia digitalizada na quiteturas Softswitches”,
ainda há muito a ser feito.
área originária de conces atenta o executivo. Rodri
í ( j O “O grande desafio será encontrar
são, a telefonia digital é sa c preciso guez tam bém enxerga
meios de vencer a estagnação e esti
tisfatória, garantindo trans criar novos como oportunidade para mular a volta do crescimento da de
missões com qualidade e o futuro a tendência das
manda. E preciso criar novos servi
confiabilidade”, atestou serviços operadoras em terceiriza ços, com apelo de forma, conforto
Marcos Grodetzky, diretor rem cada vez mais ativi
de Finanças e Relações com apelo e dades. “Isso reflete a pre de uso, velocidade de resposta e,
principalmente, de conteúdo e de
com Investidores da Tele- demanda” ocupação crescente das preço, que venham a trazer benefí
mar Norte Leste. Ele acres empresas em estarem fo
Furtado, Siemens cios reais aos consumidores”, iden
centa que, com uma estra cadas em seu negócio
tifica Furtado. Para ele, o desafio é
tégia focada no mercado corporati principal: o atendimento de seus cli
ainda maior porque esses novos ser
vo, a Telemar está expandindo suas entes e a multiplicação das receitas
viços do século XXI serão, cada vez
operações para as regiões II e III. com a introdução de novos serviços”, mais, voltados à informação, pre
‘Tara isso, estamos estudando al explica Rodriguez. A opinião é parti ponderantemente em formato mul
ternativas de uso do IP, que apresen lhada por André Galvão, gerente de timídia, à sua transmissão e seu pro
ta a vantagem de permitir um inves negócios do setor de infra-estrutura cessamento. Porém, eles dependeri
timento com custo reduzido e meno da Motorola. “O cenário aponta para am da capacidade das pessoas ope
res modularidades”, concluiu Grodet uma melhor especialização das em rarem equipamentos terminais com
zky. Para Marcelo Rodriguez, vice- presas. Cada um mantém o seu core plexos, como computadores. “Ou
presidente de Operações da Lucent business e terceiriza os demais servi seja, sem um amplo programa de in
Worldwide Services para o Brasil e o ços, mantendo a estrutura mais enxu clusão digital, que permita a difu
Cone Sul, a telefonia IP pode gerar ta e eficiente possível”, sentencia Gal são de tal conhecimento pela maio
uma ampla redução de custos, garan vão, acrescentando que o ria da população, o crescimento será
tindo qualidade semelhante aos ser conhecimento do mercado é essenci lento e limitado”.