Page 18 - Telebrasil - Agosto Extra 2003
P. 18

etebro/il
                                                        ------------extra


                                                                                al para se atender às necessidades dos
                                                                                clientes  da  forma  mais  competitiva
                                                                                possível.

                                                                                Inclusão
                                                                                   Ao  lado  dos  desafios  técnicos,
                                                                                mercadológico  ou gerencias,  a  ques­
                                                                                tão  da  inclusão  digital,  até  há pouco
                                                                                tempo  relegada a um segundo plano,
                                                                                tem  surgido  como  uma  das  preocu­
                                                                                pações  comuns  a  todo  o  segmento.
                                                                                Embora o número de internautas ati­
                                                                                vos tenha saltado de menos de  1  mi­
                                                                                lhão há cinco anos para  14,3 milhões
                                                                                atualmente,  a penetração  do  serviço
                                                                                ainda atinge apenas 8% da população.
                                                                                O número de acessos de TV por assi­
                                                                                natura está estagnado em 3,4 milhões,
                                                                                diante  de  46,5  milhões  de  domicílios
              A inclusão digital é um dos maiores desafios                      do  país.  Rogério  Furtado,  diretor  de
                                                                                marketing estratégico da área de tele­
              técnicas  de  transmissão  e  comutação   viços  de voz atuais.  “A Lucent Tech­  comunicações  da  Siemens,  lembra
              de  Voice  over  IP  -   ou  VoIP  -   já  é   nologies participa ativamente dos Fó­
                                                                                que,  se  o  atendimento  às  necessida­
              possível  fazer chamadas  de voz  com   runs  Internacionais  que  definem  os
                                                                                des  de  comunicação  de  voz  deu  um
              qualidade  semelhante  a  da  telefonia   padrões  a serem adotados. Além dis­
                                                                                salto gigantesco,  a  taxa  desse  cresci­
              convencional,  embora seu  uso  ainda   so,  temos  soluções  convergentes tan­
                                                                                mento  desabou,  indicando  a  satura­
              esteja  relativamente  restrito.  “Para   to para a  evolução das redes  existen­
                                                                                ção  do  mercado.  Por outro  lado,  em
              nós,  que  temos  98,6%  da  planta  de   tes  quanto  soluções  baseadas  em ar­
                                                                                outros  campos  das  telecomunicações
              telefonia  digitalizada  na                quiteturas  Softswitches”,
                                                                                ainda há muito a ser feito.
              área  originária  de  conces­              atenta o executivo. Rodri­
                                       í ( j O                                     “O grande  desafio  será  encontrar
              são, a telefonia digital é sa­  c  preciso   guez  tam bém   enxerga
                                                                                meios  de vencer a  estagnação  e  esti­
              tisfatória, garantindo trans­  criar novos   como  oportunidade para   mular a volta do  crescimento  da de­
              missões  com  qualidade  e                 o  futuro  a  tendência  das
                                                                                manda.  E preciso  criar novos  servi­
              confiabilidade”,  atestou   serviços       operadoras em terceiriza­  ços,  com apelo  de  forma,  conforto
              Marcos  Grodetzky, diretor                 rem  cada vez  mais  ativi­
              de  Finanças  e  Relações  com apelo e     dades. “Isso reflete a pre­  de  uso,  velocidade  de  resposta  e,
                                                                                principalmente,  de  conteúdo  e  de
              com  Investidores  da Tele-   demanda”     ocupação  crescente  das   preço,  que  venham  a  trazer  benefí­
              mar Norte Leste. Ele acres­                empresas  em estarem fo­
                                          Furtado,  Siemens                     cios  reais  aos  consumidores”,  iden­
              centa que,  com uma estra­                 cadas  em  seu  negócio
                                                                                tifica Furtado.  Para  ele,  o  desafio  é
              tégia  focada  no  mercado  corporati­  principal:  o  atendimento  de  seus  cli­
                                                                                ainda maior porque esses novos ser­
              vo,  a Telemar  está  expandindo  suas   entes  e  a  multiplicação  das  receitas
                                                                                viços do século XXI serão, cada vez
              operações  para as  regiões  II  e III.  com a introdução de novos serviços”,   mais,  voltados  à  informação,  pre­
                 ‘Tara isso,  estamos  estudando  al­  explica Rodriguez. A opinião  é parti­  ponderantemente  em  formato  mul­
              ternativas de uso do IP, que apresen­  lhada  por André  Galvão,  gerente  de   timídia, à sua transmissão e seu pro­
              ta a vantagem de permitir um inves­  negócios  do  setor de  infra-estrutura   cessamento.  Porém,  eles  dependeri­
              timento com custo reduzido e meno­  da Motorola.  “O cenário aponta para   am  da  capacidade  das  pessoas  ope­
              res modularidades”, concluiu Grodet­  uma  melhor  especialização  das  em­  rarem equipamentos terminais com­
              zky.  Para  Marcelo  Rodriguez,  vice-   presas.  Cada  um  mantém  o  seu  core   plexos,  como  computadores.  “Ou
              presidente  de  Operações  da  Lucent   business  e  terceiriza  os  demais  servi­  seja, sem um amplo programa de in­
              Worldwide  Services para o Brasil e  o   ços, mantendo a estrutura mais enxu­  clusão  digital,  que  permita  a  difu­
              Cone  Sul,  a  telefonia IP  pode  gerar   ta e eficiente possível”, sentencia Gal­  são  de  tal conhecimento pela maio­
              uma ampla redução de custos, garan­  vão,   acrescentando   que   o   ria da população, o crescimento será
              tindo  qualidade  semelhante  aos  ser­  conhecimento do mercado  é  essenci­  lento  e limitado”.
   13   14   15   16   17   18   19   20