Page 12 - Telebrasil - Agosto Extra 2003
P. 12

nffielebfQ/il
                                                   ----—--------------extra



           A  com petição


           falhou?




          José Luiz Vieira de Oliveira

                                            dezenas de  firmas  que venceram  as
           A     venda da Vésper para a Em-   licitações estão efetivamente em ope­
                 bratel  pode marcar o fim de
                                            ração.  São  elas  a Am pla, que opera
                 uma proposta de modelo  de
           competição para o setor de telecomu­  em Uchôa, São Paulo, aA poio, que
           nicações formulada pela Anatei.  Pri­  atua em Marituba, no Pará, a Nortel-
           meira empresa espelho  a entrar em   pa, que tem linhas  funcionando  em
                                                                             Espelhos à venda,
           operação, no início de 2000, aVésper   Marituba, também  no Pará, a Opti-
                                                                             espelhinhos que nunca
           não  conseguiu  se posicionar como   ons, que opera em Itapema, Santa Ca­
           uma alternativa para os clientes insa­  tarina, a Sermantel, que atua em Sa-   sairam do papel. O que
           tisfeitos com aTelem ar e a Telefôni­  quarema, no Rio de janeiro, aTmais,   falhou no modelo de
           ca, suas competidoras. Consultada, a   que  funciona  em  Lajeado,  no  Rio   com petição proposto pela
           Vésper optou por não comentar o seu   Grande do Sul, e aTransit do Brasil,
                                                                             Anatei para a telefonia fixa?
           desempenho nestes anos.          que tem operações em cinco cidades
                                                                             A falta de acesso ao usuário
              Aproposta da Anatei para implan­  gaúchas e em Vinhedo, São Paulo. As
                                                                             das operadoras tradicionais
           tar a competição foi incentivar a for­  dificuldades da economia brasileira nos
           mação  de novos  concorrentes —as   últimos  anos, aliadas  aos problemas   é apontado como um dos
           espelhos e, posteriormente  as espe-   encontrados para se conseguir crédi­  principais problemas para a
           lhinhos, que atuariam em cidades de   tos  que viabilizassem   a entrada  em   implantaçãode uma
           menor porte. As primeiras  apresen­  operação, fez dezenas de vencedoras   com petição efetiva no setor.
           tam  resultados  diversos  e apenas  a   das licitações adiarem ou mesmo can­
                                                                             Com uma nova
           GVT anuncia intenção de ampliar os   celarem os seus projetos. Milhares  de
           seus investimentos no Brasil. A V és­  cidades brasileiras compopulação abai­  regulamentaçãoe com a
           per, depois  de instalar uma rede ca­  xo de 200 mil habitantes continua ten­  entrada das fixas locais em
           paz de atender a 2 milhões, foi adqui­  do como uma opção de telefonia fixa   outras regiões, que não a
           rida pelaEmbratei e a Intelig, que atua   local apenas a operadora tradicional.  sua de origem, o quadro
           principalmente na telefonia de longa                              tende a melhorar. A
           distância, também estaria sendo ne­  GVT
                                                                             tendência de fusão de
           gociada, com seus  controladores já   Espelho de telefonia fixa local, a   operadoras, contudo, éuma
           tendo  anunciado  a intenção  de não   GVT, apresentaria melhores  resulta­
                                                                             ameaça efetivaà
           apostar nesta operadora. Ebom  ob­  dos do que aVésper, até por compe­
           servar que estas três espelhos realiza­  tir com uma única operadora, aBra-   com petição e exigirá normas
           ram investimentos  expressivos, só a   silTelecom, Esta operadora fechou   bem definidas.
           Intelig, por exemplo, gastou em 2000   2002 com 500 mil terminais  em ope­  O mercado maisdisputado
           e  2001  cerca  de  R$  2,8  bilhões,  e   ração  e planeja atingir 700 mil até o   é o dos clientes corporativos
           mesmo assim  enfrentam  sérias  difi­  fim deste ano. A espelho adotou uma
                                                                              mas o segmento residencial
           culdades para competir com as ope­  estratégia comercial diferente da Vés­
           radoras oriundas do Sistema Telebrás   per concentrando-se em alguns nichos   de telefonia local também
           e que foram privatizadas por grandes   de mercado  e oferecendo  serviços   será disputado.  Nas
           grupos internacionais do setor.  mais diversificados. Estes nichos são   ligações  DDD e DDI a
              Em pior situação estariam as cha­  clientes residenciais que exigem ser­  com petição obteve
           madas  espelhinhos.  A m aioria  das   viços avançados,profissionais liberais,   melhores resultados, com
           empresas  que  conquistou licenças   pequenos e médios negócios, além de   espelhos e locais afetando
           para operar em cidades  com menor   grandes corporações.  A conta média   o mercado da operadora
           população  acabou não implantando   do cliente está em tomo de R$ 74,00,
           seus projetos. Hoje, apenas  sete das  incluindo interconexão, e mais de 60%  tradicional.
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17