Page 10 - Telebrasil - Outubro/Novembro 2002
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                                                                             implantando  foi baseado  no  pressu­
                                                                             posto que a universalização e a com­
                                                                             petição  na  telefonia fixa  baixariam
                       Lb '¦»+.                                              serviço.  A  experiência  mundial,  no
              i           t   '•                                             tarifas  e  garantiriam  a qualidade  do
                                 v                                           entanto,  mostrou que “a competição

                                                                             no  mercado  local  nunca  se  efetiva,
             1  '                                                            pois as operadoras dominantes inibem
                                                                             a entrada de novos competidores”.
                                                                               Outro  engano  teria  ocorrido  na
                                                                             universalização  que  não  levou  em
            Zili,  da Telemar, e Purificación,  da Embratel:  discordância   consideração  a  má  distribuição  da
                                                                             renda nacional. Houve um crescimen­
            cessão  -  para julho  de  2003  -   será   mente razoável”. A infra-estrutura da   to  de  142% nos telefones instalados
            fundamental para contornar essa  si­  telefonia fi/a é importante não só para   nos  últimos  quatro  anos,  hoje  atin­
            tuação.  A  indústria precisa  ser reor­  a Internet como também para diminuir   gindo  quase  50  milhões.  Existe,  po­
            denada com um olho no mercado de   a exclusão digital.           rém, a oferta de  10 milhões de linhas
            capitais e em novos negócios que não                             inativas sem nenhum tomador, apesar
            devem ter uso abusivo da propriedade   ropostas do  PT           da  existência de  elevado  número  de
            e  só  quando  comprovada  sua viabi­  proposta do  Partido dos Traba­  domicílios sem telefones.
            lidade econômica.                         lhadores para as telecomu­  A proposta do PT critica a concen­
               Outro  sério  problema                 nicações,  atualizada  até   tração geográfica da telefonia. A tele-
            enfrentado pelo  setor é  a               junho de 2002 -  portanto,   densidade  média  é  de  27%  mas  há
            briga pelo acesso final ao                antes  da  eleição  de Luiz   cidades com menos de 6%. Dois mil
            cliente.  “As  concessioná­               Inácio Lula da Silva para   municípios têm teledensidade menor
            rias de Serviço Telefônico                a Presidência da República   da  que  possuía  o  País  em  1995.  A
            Fixo  Comutado  (STFC)”                   -,  lamenta a privatização   cidade  do Rio  de  Janeiro,  com tele­
            detém o monopólio real da                 do  Sistema  Telebrás  que   densidade de 69%, tem a vizinha No­
            infra-estrutura  de  acesso               “abriu  mão  de  fundir as   va Iguaçu com 14%.  São Paulo com
            que  procuram   estender                  teles  e  a Embratel  numa   63  linhas/100  habitantes  e  São Ber­
            para outros serviços”. Esta é a tônica   única grande empresa nacional”.  nardo com 51% têm as  110 mil pes­
            do  firme  discurso  de  Purificación   O documento critica o atual mode­  soas de Franco da Rocha com apenas
            Carpinteyro, da Embratel que vem de   lo que “requer mudanças”. O modelo  oito linhas para cada  100 habitantes.
            lançar  seu  serviço  local,  visando  o
            mercado corporativo.
                                               Livro Azui  TELEBRASIL, Acel, Abrafix e CNT
               Purificación sugere que se a regu­
            lamentação não impede o monopólio,   Área                       Objetivo
            será  preciso,  como  medida  radical,
                                              Universalização e competição  Consolidar os resultados obtidos com remuneração dos investimentos.
            criar uma infra-estrutura aberta, eqüi-
            distante  e  isonômica  para  todas  as   Política industrial  Substituiçãosèletiva de importações-ê crescimento das exportações-  1
                                                                 setoriais, incluindo toda cadeia produtiva.
            operadoras”. O mercado até já apeli­
            dou a empresa, que operaria tal solu­  Radiodifusão  Aprovação de uma lei de comunicação de massa coerente com os
            ção,  de  Infrabrás  -  Infra-Estrutura              demais seiviços.
            Brasileira S. A.
                                              Fortalecimento Institucional  Consolidar a capacidade regulatõria daAnatel com melhor
               Ércio Zili, da Telemar, acha que o                articulação entre as diferentes ãfeas do Governo.
            desafio é “garantir a rentabilidade e a
                                              Fust e Funttel     Evitar o desvio de recursos do setor para outras atividades
            sobrevivência das empresas que inves­                econômicas, gerando distorções intersetoriais.
            tiram pesado em seus ativos”. Lembrou
            ser essencial que haja “estabilidade nas   Taxas e tributações  Racionalizar a cobrança, preservando a êssèncialidade ê seletividade,  1
                                                                 inclusive com taxas de uso desolo e outras.
            regras do jogo” e que a universalização
                                             Fonte: Livro A zu l 2002; preparado pelo Com itê Governam ental TELEBRASIL; com apoio da Abraflx, Acel e demais
            está associada a “uma tarifa comercial­  membros do Conselho Nacional das TCs.
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