Page 27 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2001
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milhões de  telefones fixos em servi­  tivo de eleger a América Latina e, em
                                           ço,  que  representam  quase  30%  do   especial,  o  Brasil  como  seus  merca­
                                           total das linhas do Grupo Telefônica   dos preferenciais. Assim, estará sem­
                                           em  todo  o  mundo,  atingindo  uma   pre disposta a realizar novos investi­
                                           teledensidade  de  35  linhas  por  100   mentos  em  oportunidades  de  negó­
                                           habitantes,  posição  de  liderança  na   cios  que  apresentem nível  de  atrati-
                                           América  Latina.  Esses  milhões  de   vidade adequado.
                                           novos telefones beneficiaram princi­  A liberalização do mercado bene­
                                           palmente  as  classes  sociais  menos   ficia  principalmente  o  consumidor.
       em vários segmentos de telecomuni­  favorecidas  -   nos  últimos três  anos,   Assistiremos a entrada de um maior
       cações, incluindo telefonia fixa e mó­  os lares da classe C com telefone pas­  número  de  novos  concorrentes  nos
       vel,  Internet,  call center,  transmissão   saram de 36% para 77%, crescimen­  serviços  mais  atraentes,  bem  como
       de  dados,  listas  telefônicas  e  cabos   to  de  113%, enquanto os das classes   uma  competição  que  certamente
       submarinos  para banda larga.  O  re­  D  e  E  pularam  de  11%  para  46%,   obrigará a busca de novos parâmetros   27
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       sultado dessa confiança no Brasil  é o   aumento  de  320%.  No  que  diz res­  de eficiência, resultando em serviços
       volume de investimentos. Em pouco   peito a celulares, temos hoje mais de   de  melhor  qualidade  e  preços  mais
       mais de três anos, investimos direta­  11  milhões  de  clientes,  incluindo  a   atrativos.  Isso  fará com  que  as  em­
       mente US$ 17 bilhões, o que levou o   joint venture com a Portugal Telecom,   presas  adotem agressivas estratégias
       Grupo  Telefônica  a  ser  o  maior in­  que totalizam um terço dos telefones   de negócios para defender seu mer­  TELEBRASIL/novembro-dezembro
       vestidor estrangeiro no País. Além dis­  móveis do grupo no mundo.      cado do assédio de “invasores”, bem
       so, as empresas do grupo investiram   Cumpridos os compromissos con­    como para conquistar áreas já domi­
       outros US$  10 bilhões na expansão e   tratualmente assumidos com o  Go­  nadas por concorrentes.
       modernização de suas plantas.       verno  e a sociedade  brasileiros para   Outra  consequência  desse  defini­
         Além de trazer para o Brasil o que   esta primeira etapa, é chegada a hora   tivo  salto  nas  telecomunicações  do
        há  de  mais  moderno  em  termos  de   de  a Telefônica,  conforme  previsto   País é uma nova onda de investimen­
        tecnologia de telecomunicação, a em­  na Lei Geral das Telecomunicações,   tos, o desenvolvimento de novas tec­
        presa deu outras demonstrações de seu   explorar o seu direito de ampliar sua   nologias e uma melhoria na qualida­
       compromisso com o País. Maior gru­  área de atuação, participando ativa­  de  dos  serviços  prestados.  Para  que
        po privado não-fmanceiro do País, a   mente  desse  mercado liberalizado  e   essa etapa seja concluída com êxito, a
       Telefônica gera 84 mil empregos di­  passando  de  um  operador  regional   exemplo do que aconteceu na  priva­
        retos e indiretos e é um dos maiores   para  um  operador  nacional.  Estes   tização, é necessário assegurar a esta­
        pagadores de impostos -  somente em   novos horizontes no País vão possi­  bilidade  das  regras  estabelecidas  no
        2000  foram  RS  3,5  bilhões.  Fomos   bilitar à empresa explorar o  merca­  modelo  que  determinou  essas  mu­
        ainda  a  primeira  concessionária  a   do de transmissão de dados no seg­  danças.  Foi  essa  estabilidade  que
        cumprir as metas de universalização,   mento  corporativo  e  as  ligações  de   garantiu o sucesso desse processo.  E
        com mais de dois anos de antecedên­  longa  distância  nacional  e  interna­  são nesses  princípios  que  nortearam
        cia em relação a 2003.             cional em todo o território brasilei­  a reestruturação das telecomunicações
         Com o cumprimento de metas, eli­  ro.  Ainda  há  muito  campo  para  a   que  estão  apostando  os  investidores
        minamos  uma  lista  de  espera  que   expansão da empresa no Brasil, pois   presentes no País, além dos que aqui
        chegou a contar com mais de 7 mi­  a previsão de evolução destes merca­  se estabelecerão a partir de agora.
        lhões de inscritos -  uma linha telefô­  dos é extremamente promissora.
        nica é instalada hoje em, no máximo,   Nesta nova fase de oportunidades,   Fernando Xavier Ferreira é presidente do
                                                                                  Grupo  Telefônica  no  Brasil.
        15  dias.  Só em  São Paulo temos  13  a Telefônica continua fiel a seu obje­
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