Page 27 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2001
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milhões de telefones fixos em servi tivo de eleger a América Latina e, em
ço, que representam quase 30% do especial, o Brasil como seus merca
total das linhas do Grupo Telefônica dos preferenciais. Assim, estará sem
em todo o mundo, atingindo uma pre disposta a realizar novos investi
teledensidade de 35 linhas por 100 mentos em oportunidades de negó
habitantes, posição de liderança na cios que apresentem nível de atrati-
América Latina. Esses milhões de vidade adequado.
novos telefones beneficiaram princi A liberalização do mercado bene
palmente as classes sociais menos ficia principalmente o consumidor.
em vários segmentos de telecomuni favorecidas - nos últimos três anos, Assistiremos a entrada de um maior
cações, incluindo telefonia fixa e mó os lares da classe C com telefone pas número de novos concorrentes nos
vel, Internet, call center, transmissão saram de 36% para 77%, crescimen serviços mais atraentes, bem como
de dados, listas telefônicas e cabos to de 113%, enquanto os das classes uma competição que certamente
submarinos para banda larga. O re D e E pularam de 11% para 46%, obrigará a busca de novos parâmetros 27
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sultado dessa confiança no Brasil é o aumento de 320%. No que diz res de eficiência, resultando em serviços
volume de investimentos. Em pouco peito a celulares, temos hoje mais de de melhor qualidade e preços mais
mais de três anos, investimos direta 11 milhões de clientes, incluindo a atrativos. Isso fará com que as em
mente US$ 17 bilhões, o que levou o joint venture com a Portugal Telecom, presas adotem agressivas estratégias
Grupo Telefônica a ser o maior in que totalizam um terço dos telefones de negócios para defender seu mer TELEBRASIL/novembro-dezembro
vestidor estrangeiro no País. Além dis móveis do grupo no mundo. cado do assédio de “invasores”, bem
so, as empresas do grupo investiram Cumpridos os compromissos con como para conquistar áreas já domi
outros US$ 10 bilhões na expansão e tratualmente assumidos com o Go nadas por concorrentes.
modernização de suas plantas. verno e a sociedade brasileiros para Outra consequência desse defini
Além de trazer para o Brasil o que esta primeira etapa, é chegada a hora tivo salto nas telecomunicações do
há de mais moderno em termos de de a Telefônica, conforme previsto País é uma nova onda de investimen
tecnologia de telecomunicação, a em na Lei Geral das Telecomunicações, tos, o desenvolvimento de novas tec
presa deu outras demonstrações de seu explorar o seu direito de ampliar sua nologias e uma melhoria na qualida
compromisso com o País. Maior gru área de atuação, participando ativa de dos serviços prestados. Para que
po privado não-fmanceiro do País, a mente desse mercado liberalizado e essa etapa seja concluída com êxito, a
Telefônica gera 84 mil empregos di passando de um operador regional exemplo do que aconteceu na priva
retos e indiretos e é um dos maiores para um operador nacional. Estes tização, é necessário assegurar a esta
pagadores de impostos - somente em novos horizontes no País vão possi bilidade das regras estabelecidas no
2000 foram RS 3,5 bilhões. Fomos bilitar à empresa explorar o merca modelo que determinou essas mu
ainda a primeira concessionária a do de transmissão de dados no seg danças. Foi essa estabilidade que
cumprir as metas de universalização, mento corporativo e as ligações de garantiu o sucesso desse processo. E
com mais de dois anos de antecedên longa distância nacional e interna são nesses princípios que nortearam
cia em relação a 2003. cional em todo o território brasilei a reestruturação das telecomunicações
Com o cumprimento de metas, eli ro. Ainda há muito campo para a que estão apostando os investidores
minamos uma lista de espera que expansão da empresa no Brasil, pois presentes no País, além dos que aqui
chegou a contar com mais de 7 mi a previsão de evolução destes merca se estabelecerão a partir de agora.
lhões de inscritos - uma linha telefô dos é extremamente promissora.
nica é instalada hoje em, no máximo, Nesta nova fase de oportunidades, Fernando Xavier Ferreira é presidente do
Grupo Telefônica no Brasil.
15 dias. Só em São Paulo temos 13 a Telefônica continua fiel a seu obje