Page 41 - Telebrasil - Julho/Agosto 2001
P. 41

Fábrica  da  Ascom
          Energia,  ponto  fundamental     das operadoras celulares não afetou a co­
        Nestes tempos de “apagão”, a importân­  mercialização destas baterias.
       cia de sistemas para energia para a opera­  A produção desses produtos deve cres­
       ção de sites  w ireless cresce ainda mais.  cer  100%  em  2001  e  uma  expansão  de
        A  Ascom  Energy  Systems,  de  acordo   40% em 2002. Entre os clientes estão ope­
       com o gerente  de M a r k e t in g  José Fortes,   radoras celulares comoTelemar, BCP, Te­
       cumpriu as metas de 2000, com a empre­  lefônica, Telet, C TB C ; e fixas como Em -
       sa tendo faturado  R$  26  milhões,  sendo   bratel e GVT. Outras  empresas, voltadas
                                                                                         Principais características:
       70% junto a operadoras de telefonia celu­  para instalação e infra-estrutura em tele­
       lar.  Para  2001,  a  expectativa  é  de  R$  28   comunicações,  como  Siemens,  Lucent,   •  Solução de baixo custo para teste
       milhões; e as operadoras GSM, cujos con­  Tyco,  N E C ,  Hughes,  Belmerix,  Gilat,   de telefones GSM.
       tratos  estão  demorando  mais  do  que  o   Ascon, J  Kobara e Kyocera,  também ad­
                                                                                    •  Alta velocidade de teste: medidas
       previsto, devem predominar já que as ope­  quiriram tais produtos.
                                                                                      simultâneas de TX e RX.
       radoras das Bandas A  e B estariam inde­  Marco Aurélio Vilela de Oliveira, ge­
       finidas quanto à tecnolo­                        rente  da  Divisão  de  Sis­  •  Analisador de Espectro do canal.
       gia a adotar. Exportações                        temas de Alimentação de     •  Indicação tipo ‘Bar graph’ para
       não  devem  ocorrer  este   0  apagão torna  os   Energia  da  Efacec,  disse   alinhamento.
       ano. Contudo, para 2003                          que, apesar da crise ener­  •  Personalização da seqüência de
       a  meta  é  que  elas  repre­  sistemas  de  energia   gética  e  da  alta  do  dólar   testes.
       sentem  20%  do  fatura­                         em  2001,  a  empresa  está
                                                                                    •  Fácil de operar: operação através
       mento.  O  grupo  suíço   mais  importantes      apostando  no  mercado
       Ascom  absorveu  em  ou­                         brasileiro  de  telecomuni­   de comandos e janelas na tela
                                                                                      de um monitor através do ‘click’
       tubro  do  ano  passado  a                       cações  e  que  o  potencial
                                                                                      do mouse.
       Sisten S. A., que há 20 anos fornecia sis­  de vendas deve  acontecer só  que de for­
       temas  de  energia  para  telecomunicações   ma mais lenta. Ele lembrou que algumas   •  Melhora a eficiência do processo
       no  mercado brasileiro. O grupo atua  nas   empresas que fariam sites de aluguel para   do conserto:  Software opcional
       áreas  de  telecomunicações,  automação  e   operadoras desistiram e outras estão pen­  permite o gerenciamento de
       energia em  mais  de 40  países, principal­  sando em sair do Brasil. Mas, as grandes   todas as tarefas do serviço
       mente na Europa, Ásia, América do Norte   integradoras  que  fornecem  tradicional­
                                                                                       técnico.
       e América do  Sul.                  mente  para o  setor de telecomunicações
         O Grupo Moura, líder do mercado sul-   continuarão  atuando  e  necessitando  de
       americano de baterias para montadoras de   insumos  para  atender  as  operadoras.  O
       veículos, entrou no  setor  de  telecomuni­  gerente  disse  que  os  problemas  na  área      1 9 8 6 / 2 0 0 1
       cações  com  o  lançamento,  em  2000,  de   de telecomunicações são passageiros, mas
       uma bateria especialmente dedicada à so­  enquanto perdurarem, a empresa deverá
       lução  de  problemas  críticos  relacionados   ampliar a sua participação nos setores de   SCOM
       ao  uso  de  baterias junto  a  equipamentos   geração e distribuição de energia, forne­
       eletrônicos. O gerente de M a rk e t in g  Mar­  cendo equipamentos como fontes de ali­
       cos  Ferreira disse  que  o  crescimento  das   mentação e baterias para companhias de   A S C O M   C o m ., Im p .  e  E x p .  l t d a .
       vendas  deste produto foi  acima do  espe­  energia  e  igualmente  em  outras  áreas,   Rua Bragança Paulista,  158 - VI. Cruzeiro
                                                                                          CEP.: 04727-000 - São Paulo - SP
       rado e que a contenção de investimentos  como robótica e ferrovias.
                                                                                       Fone:  11  5641-5074 / Fax: 11  5641-5081
                                                                                          E-mail: ascom.aIix@uol.com.br
   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46