Page 40 - Telebrasil - Julho/Agosto 2001
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Antenas,  transmissão         Suhner,  segundo  o  gerente  de  Vendas  e   tudo  acredita  que  as  com ercializações
                    e  otimização             M arketing, Carlos Avelar, teve em 2000 um   para integradoras deverão superá-las  em
           Torres  e  postes  são a parte  mais visível   ano  relativamente  bom,  mas  reclama  de   pouco  tempo.
         de  sites  de  operadoras  wireless  mas  estes   2001  “que  não  tem sido bom, visto que as   A   H arris  oferece  uma  linha  de  equi­
         são  compostos  por  outros  elementos  de   operadoras G S M  estão demorando a des-   pamentos de transmissão para sites w ire­
         importância fundamental.             lanchar”.  Ele  lamentou  os  estoques  feitos   less  e  o  seu  coordenador  de  M arketing,
           Na  opinião  do  presidente  da  Kathrein   e  as  vendas  não-realizadas,  porém  confia   M arcos Araki, com entou que o  mercado
         M obilcom   Brasil,  K arl-H einz  Lensing,   numa  recuperação  neste  segundo  semes­  ficou aquém do que se esperava, visto que
         após um crescimento acelerado no segun­  tre. Avelar  acredita  que  as  operadoras das   os  leilões das  Bandas  C ,  D   e  E   decepci­
         do  semestre  de  2000, que  continuou  nos   Bandas A  e B  migrem para o G SM , prin­  onaram, assim com o os investimentos das
         dois primeiros  meses de 2001, a demanda   cipalmente em áreas metropolitanas.  operadoras das  Bandas A   e  B,  que  estão
         para antenas celulares se reduziu fortemen­  No  entanto, o geren­                     em operação. E le ressal­
         te  devido  a  dois fatores  principais. O   pri­  te  ressaltou  a  tendência         tou o impacto da desva­
                                                                         Foi  destacada  a
         meiro  foi  a  conscientização  das  operado­  tecnológica  de  antenas                lorização do  Real, ocor­
         ras com  tdma  de que esta  tecnologia não   para  banda  larga  e  as                 rida no primeiro semes­
                                                                      tendência  tecnológica
         terá a possibilidade  do upgrade para a ter­  duais  (que  possibilitam                tre e  que persiste  no se­
         ceira  geração  do  U M T S ,  que  levou-as  a   até  três  bandas)  e  que           gundo,  observando  que
                                                                         de  antenas  para
         parar os seus investimentos para sua análi­  podem  otim izar  as  es­                 as  operadoras  celulares
         se  e  decisão  a  favor  do  upgrade em  G S M    truturas  existen tes,  já          tend em   a  c o n c en tra r
                                                                         banda  larga  e  as
         ou C D M A .  O   segundo foi  que  a falta de   que o com partilham en­               seus  investim entos  na
         interesse de operadoras  em  adquirir  as li­  to de sites tende a se ex­              melhoria  dos  existentes
                                                                              duais
         cenças  da  Banda  C   eliminou  a  demanda   pandir,  num  processo                   e  no  lançam ento de  no­
         para as antenas com entrega prevista no se­  que  restringirá  a  venda                vos  serviços.
         gundo  trimestre  de  2001.  Neste  segundo   de alguns produtos da empresa, com o ca­  A   tendência para a banda  larga  impli­
         semestre,  ele espera uma  normalização da   bos e conectores, mas abre mercado para   cará na adoção de novos equipamentos de
         demanda, com  a  retomada  dos  planos  de   as antenas duais. A  empresa teve 20%  do   transmissão e a tecnologia G S M  -  em im ­
         expansão  na área celular e a instalação dos   faturamento em exportações para Argen­  plantação  -   exigirá  m aior  núm ero  de
         sistemas em S M P  nas Bandas D  e E. O b ­  tina e Chile  no ano passado e deve repe­  E R B s  com  mais  equipamentos  de  trans­
         servou  que, mesmo  assim, a  falta  de  inte­  tir este percentual em 2001, mas em 2003   missão. Ele não previu para 2001 um cres­
         resse na Banda C  e parcialmente na Banda   espera ter 50%  da receita no mercado ex­  cimento de faturamento em relação ao ano
         E  reduzirá a demanda destas antenas nes­  terno. A  empresa está há dois ano no Bra­  passado, devendo  repeti-lo. Acredita  que
         te ano quase para a metade do inicialmen­  sil e vende  mais para as operadoras, con-  soluções de 3G  deverão demorar uns qua­
         te  previsto. A   empresa  espera crescer  aci­                          tro  anos  no  Brasil.  Além  disso,  estimou
         ma da demanda, aumentando sua partici­                                   em 23%  a participação da Harris no mer­
         pação por oferecer antenas  de polarização                               cado  de  transmissão.
          cruzada,  que  permitem  E R B s  com  três                               A   Metawave  desenvolve  e  comercializa
          antenas em vez das nove tradicionais. Tam ­                              sistemas de otimização de tráfego celular em
          bém  desenvolveu  Antenas  Tripole,  que                                 E R B s  que  são  conhecidos  com o  sm art
          combinam  a  funcionalidade  de  três  ante­                             antennas e realizam o balanceamento deste
          nas. As na faixa do SM P, com banda larga,                               tráfego entre diferentes setores, tendo como
          permitem troca de aplicações em sites com ­                              foco principal sistemas cdma, mas também
          partilhados S M P  e W L L , e upgrade para a                            G SM .  Segundo  o  diretor  para  a  América
          terceira  geração/UMTS  sem  troca de  an­                               Latina, Federico Pischel, o  mercado brasi­
          tenas.  Outro  enfoque  tecnológico é  a fa­                             leiro deve ficar maduro para estes sistemas,
          bricação  de  antenas  com  dow tilt elétrico                            principalmente a partir de 2002. Ele obser­
          ajustável, com  flexibilidade  na otimização                            vou que  as operadoras brasileiras já  são re­
          da  cobertura  com  padronização  com  um                                ceptivas a sistemas de otimização, mas hoje
          mínimo de modelos de antenas. Ela fabri­                                 as das Bandas A  e B estão indecisas quanto
          ca no Brasil, desde 1998, antenas para sis­                              a tecnologia que irão utilizar.
          temas  de  telefonia celular e exporta regu­                              A  Metawave  foi  fundada  em  1995  nos
          larmente  para  quase  todos  os  países  da                             EU A , a partir de uma divisão de tecnolo­
          América do Sul. A  alemã Kathrein-Werke                                  gia avançada de uma Baby Bell, e mundi­
          produz antenas  desde  1923, hoje também                                 almente seu faturamento dobrou de  1999
          com quase 40% do mercado líder mundial                                   para 2000.  Atua  nos  mercados  do  M éxi­
          em antenas para sistemas de telefonia mó­                                co, Peru, Argentina e Brasil, além de C h i­
          vel.  O   fornecedor  de  antenas  Huber  +                              na, Coréia, Taiwan e  Rússia.
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