Page 40 - Telebrasil - Julho/Agosto 2001
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Antenas, transmissão Suhner, segundo o gerente de Vendas e tudo acredita que as com ercializações
e otimização M arketing, Carlos Avelar, teve em 2000 um para integradoras deverão superá-las em
Torres e postes são a parte mais visível ano relativamente bom, mas reclama de pouco tempo.
de sites de operadoras wireless mas estes 2001 “que não tem sido bom, visto que as A H arris oferece uma linha de equi
são compostos por outros elementos de operadoras G S M estão demorando a des- pamentos de transmissão para sites w ire
importância fundamental. lanchar”. Ele lamentou os estoques feitos less e o seu coordenador de M arketing,
Na opinião do presidente da Kathrein e as vendas não-realizadas, porém confia M arcos Araki, com entou que o mercado
M obilcom Brasil, K arl-H einz Lensing, numa recuperação neste segundo semes ficou aquém do que se esperava, visto que
após um crescimento acelerado no segun tre. Avelar acredita que as operadoras das os leilões das Bandas C , D e E decepci
do semestre de 2000, que continuou nos Bandas A e B migrem para o G SM , prin onaram, assim com o os investimentos das
dois primeiros meses de 2001, a demanda cipalmente em áreas metropolitanas. operadoras das Bandas A e B, que estão
para antenas celulares se reduziu fortemen No entanto, o geren em operação. E le ressal
te devido a dois fatores principais. O pri te ressaltou a tendência tou o impacto da desva
Foi destacada a
meiro foi a conscientização das operado tecnológica de antenas lorização do Real, ocor
ras com tdma de que esta tecnologia não para banda larga e as rida no primeiro semes
tendência tecnológica
terá a possibilidade do upgrade para a ter duais (que possibilitam tre e que persiste no se
ceira geração do U M T S , que levou-as a até três bandas) e que gundo, observando que
de antenas para
parar os seus investimentos para sua análi podem otim izar as es as operadoras celulares
se e decisão a favor do upgrade em G S M truturas existen tes, já tend em a c o n c en tra r
banda larga e as
ou C D M A . O segundo foi que a falta de que o com partilham en seus investim entos na
interesse de operadoras em adquirir as li to de sites tende a se ex melhoria dos existentes
duais
cenças da Banda C eliminou a demanda pandir, num processo e no lançam ento de no
para as antenas com entrega prevista no se que restringirá a venda vos serviços.
gundo trimestre de 2001. Neste segundo de alguns produtos da empresa, com o ca A tendência para a banda larga impli
semestre, ele espera uma normalização da bos e conectores, mas abre mercado para cará na adoção de novos equipamentos de
demanda, com a retomada dos planos de as antenas duais. A empresa teve 20% do transmissão e a tecnologia G S M - em im
expansão na área celular e a instalação dos faturamento em exportações para Argen plantação - exigirá m aior núm ero de
sistemas em S M P nas Bandas D e E. O b tina e Chile no ano passado e deve repe E R B s com mais equipamentos de trans
servou que, mesmo assim, a falta de inte tir este percentual em 2001, mas em 2003 missão. Ele não previu para 2001 um cres
resse na Banda C e parcialmente na Banda espera ter 50% da receita no mercado ex cimento de faturamento em relação ao ano
E reduzirá a demanda destas antenas nes terno. A empresa está há dois ano no Bra passado, devendo repeti-lo. Acredita que
te ano quase para a metade do inicialmen sil e vende mais para as operadoras, con- soluções de 3G deverão demorar uns qua
te previsto. A empresa espera crescer aci tro anos no Brasil. Além disso, estimou
ma da demanda, aumentando sua partici em 23% a participação da Harris no mer
pação por oferecer antenas de polarização cado de transmissão.
cruzada, que permitem E R B s com três A Metawave desenvolve e comercializa
antenas em vez das nove tradicionais. Tam sistemas de otimização de tráfego celular em
bém desenvolveu Antenas Tripole, que E R B s que são conhecidos com o sm art
combinam a funcionalidade de três ante antennas e realizam o balanceamento deste
nas. As na faixa do SM P, com banda larga, tráfego entre diferentes setores, tendo como
permitem troca de aplicações em sites com foco principal sistemas cdma, mas também
partilhados S M P e W L L , e upgrade para a G SM . Segundo o diretor para a América
terceira geração/UMTS sem troca de an Latina, Federico Pischel, o mercado brasi
tenas. Outro enfoque tecnológico é a fa leiro deve ficar maduro para estes sistemas,
bricação de antenas com dow tilt elétrico principalmente a partir de 2002. Ele obser
ajustável, com flexibilidade na otimização vou que as operadoras brasileiras já são re
da cobertura com padronização com um ceptivas a sistemas de otimização, mas hoje
mínimo de modelos de antenas. Ela fabri as das Bandas A e B estão indecisas quanto
ca no Brasil, desde 1998, antenas para sis a tecnologia que irão utilizar.
temas de telefonia celular e exporta regu A Metawave foi fundada em 1995 nos
larmente para quase todos os países da EU A , a partir de uma divisão de tecnolo
América do Sul. A alemã Kathrein-Werke gia avançada de uma Baby Bell, e mundi
produz antenas desde 1923, hoje também almente seu faturamento dobrou de 1999
com quase 40% do mercado líder mundial para 2000. Atua nos mercados do M éxi
em antenas para sistemas de telefonia mó co, Peru, Argentina e Brasil, além de C h i
vel. O fornecedor de antenas Huber + na, Coréia, Taiwan e Rússia.